Documentação interna para auxiliar o time da Plugg.to na configuração da Linx Commerce
Esse documento tem o objetivo de auxiliar o time de implantação de lojas na configuração da conexão nativa da Plugg.to com a plataforma Linx Commerce.
NOVIDADE: JÁ ESTÁ DISPONÍVEL O MÓDULO DE COMPATIBILIDADE, PARA MIGRAÇÃO DE CLIENTES V1 → V2.
ATIVAÇÃO PLUGG.TO
Processo anterior :Plugg é vendida, time da plugg é acionado para criação do painel Plugg e após o time V1 (DESCONTINUADO:
Time da Plugg realiza abertura de uma issue no Jira uma demanda na Linx para que o time de projetos ou atendimento, realize todo o procedimento necessário para que funcione a integração Plugg.to <> Linx Commerce via Layer de integraçao Commerce.
Novo processo:
Plugg é vendida, time da Plugg é acionado para criação do painel Plugg.to e após o time da Plugg conseguirá acessar a Linx Commerce, para auxiliar o cliente no processo de configuração da Linx, sem necessidade de abertura de uma issue ao time de projetos. Caso surja algum problema/empecilho, na qual necessite de ajuda do time de projetos/atendimento, seguir fluxo de abertura de issue.
realize a configuração das filas para funcionamento da API Layer.
Novo processo V2:
Time da Plugg possui autonomia para realizar as configurações necessárias dentro do painel Linx Commerce, integração é realizada através de Integrações > Pluggin Linx Commerce URL https://notify.hub.dcg.com.br
CONEXÃO PLUGG.TO
A conexão da Linx agora é atracés da API da PLUGG https://developers.plugg.to/reference/getting-started-with-your-api, ou seja, a integração foi desenvolvida conforme documentação fornecida.
CONFIGS
...
AVANÇADAS
STATUS DE PEDIDOS - ETAPA 1 - PRECISA SER REALIZADA INDEPENDE SE O CLIENTE TINHA HUB DE MARKETPLACES LINX1
- Após o lojista criar a conta da Plugg.to, dentro da Linx Commerce. Acessar Configs > Configurações gerais > Configurações por grupo, em fluxos, selecione todos os canais que constam como “Canal Pluggto” e relacione os status dos pedidos.
- Para saber quais status selecionar, pesquise por “Fluxos”, filtre o contexto por Pedido de Compras e tipo Sequencial e nome “pedidos”. Irá localizar os respectivos status que devem ser utilizados nessa configuração.
STATUS DE PEDIDOS - ETAPA 2
ATENÇÃO: SE O CLIENTE JÁ UTILIZAVA O HUB DA LINX, ESSA CONFIGURAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA., POIS JÁ FOI FEITAREALIZADA ANTERIORMENTE.
- Acessar o menu de Sistemas Sistema > Módulo de Hub, dentro deConfigs > Fluxo Módulo HUB
- Realizar o preenchimento do ID dos fluxos de Status.
- Para saber qual o ID do fluxo, acessar “Fluxos”, filtrar o contexto por Pedido de Compras e tipo Sequencial e nome “pedidos”. Localizar os respectivos IDs e preencher os campos de fluxo: Fluxo de pagamento = Marcar como pago, fluxo de faturamento = Marcar como faturado, Fluxo de expedição = marcar como enviado, Fluxo de entrega = marcar como entregue e fluxo de cancelamento = marcar como cancelado.
EVENTOS DE PEDIDOS - ETAPA 3
- Acessar Configs > Configurações gerais > Sistema > Migração:
- No grupo da Release 2.38 habilite o parâmetro Emitir eventos de Pedidos para Pedidos de Hub e salve:
STATUS DE PEDIDOS - ETAPA 4
CLIENTE SEM IO
- Caso o cliente não tenha IO, após todo o processo de conexão e configuração, será necessário abrir uma issue no Jira, para que o time de projetos/suporte Linx, realizar a configuração do envio do pedido do COMMERCE para o ERP.
MIGRAÇÃO DE CLIENTES
- 01/11 ~ Será disponibilizada a versão para todos os clientes, porém essa conexão estará desativada, para ativar acessar: Configs > Configurações gerais> Sistemas > Módulo Hub
- 01/11 ~ Iremos ativar a funcionalidade em um cliente piloto
- 08/11 ~ A partir dessa data, novos clientes Plugg.to <> Linx Commerce, devem ser ativados através dessa integração, não utlizar a integração antiga para novas clientes. Exceção para clientes OMNI, que precisarão seguir na versão antiga até o multi estoque estiver estavél.
Após BF, organizaremos um calendário para migração dos clientes da versão antiga para a nova conexão.
O processo de migração será gradual e acompanhado pelo time da Plugg.to e pelo time da Linx Commerce ( RC, CS e PRODUTO)ATENÇÃO: SE O CLIENTE JÁ UTILIZAVA O HUB DA LINX, ESSA CONFIGURAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA., POIS JÁ FOI REALIZADA ANTERIORMENTE.
- Acessar o menu BACKOFFICE >STATUS DE PEDIDO
- É obrigatório que exista status de pedido para todos os fluxo acima, caso não utilize/não tenha, algum desse status, será necessário cria-lo.
- EXEMPLO:
- Mapeado o status NOVO para o fluxo AGUARDANDO PAGAMENTO
- Será necessário mapear todos os status abaixo:
- AGUARDANDO PAGAMENTO
- PAGAMENTO APROVADO
- FATURADO
- ENVIADO
- EXCEÇÃO DE ENTREGA
- ENTREGUE
- CANCELADO
- PAGAMENTO REEMBOLSADO
- AGUARDANDO ANÁLISE
- AGUARDANDO TROCA
- PRONTO PRA RETIRADA
- NÃO RETIRADO
CONFIGURAÇÃO DAS VARIAÇÕES
ATENÇÃO: SE O CLIENTE JÁ UTILIZAVA O HUB DA LINX, ESSA CONFIGURAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA., POIS JÁ FOI REALIZADA ANTERIORMENTE.
- Acessar o menu CONFIGS>METADADOS
- Filtrar entidade por SKUS
- Filtrar por NOME
- COR
- TAMANHO
- SABOR
- VOLTAGEM
- Selecionar o item que for do tipo "LISTAGEM SIMPLES" e abrir cada um deles para associação, conforme abaixo:
- Em ATRIBUTOS DO HUB opção VARIAÇÃO NO MARKETPLACE, selecionar a respectiva variação do marketplace para aquele item.
- As 4 variações devem ser mapeadas, caso o lojista não tenha alguma delas na loja, será necessário cria-la.
INTEGRAÇÃO ERP X COMMERCE
- Caso o cliente não tenha LINX IO, após todo o processo de conexão e configuração e criação de um pedido teste na loja, será necessário abertura de um chamado junto ao time de RC Linx, para apoiar nas configurações com o ERP.
CONFIGURAÇÃO BÁSICA DO CANAL
- O cliente precisa preencher na Linx Commece canal Plugg.to, o login/senha do painel da plugg.to.
- Será Caso esteja na V1, será necessário que a Plugg.to, interrompa a conexão Linx dentro da plugg.to, para habilitar a nova integração via API. A partir disso, ao ativar o canal na Linx Commerce, a integração irá ser realizada via API https://developers.plugg.to/reference/getting-started-with-your-api Antes de ativar o canal, será necessário:
- Configurações:
- Criar o catálogo com todos os produtos da Master.
- Revisar qual lista de preço o cliente está utilizando na Plugg.to.
- Revisar qual lista de estoque que o cliente está utilizando na Plugg.to.
Após ativação do canal, será necessário: - Acompanhar a integração e sincronização dos pedidos.
- Acompanhar a integração e sincronização dos produtos.
DIFICULDADES
- O APLICATIVO NÃO APARECE INSTALADO - O QUE FAZER?
- No menu de LOJA> SOLUÇÕES haverá uma engrenagem para usuários admins poderem trocar o status do aplicativo, sendo possivel ajustar para INSTALADO. Uma vez que for feito isso, ficará disponivel em LOJA > MEUS APLICATIVOS.
DEFINIÇÕES
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- Está sendo realizada uma melhoria que possibilita o envio de até 10 listas de preço.
- O Multi estoque só estará disponível para clientes Omni ou OMS.
- Dentro da plugg.to será possível realizar campanhas e personalizações de preços.
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- Regras de marketplaces serão gerenciadas pela Plugg.to.
- Não é realizado envio de produtos do tipo KIT do site E-commerce. Os kits devem ser montados na Plugg.to. Na integração do pedido, os produtos virão desmembrados.
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- Na Linx Commerce, iremos disponibilizar os pedidos do OMS somente para registro e relatórios, não sendo possível sincroniza-los com o Marketplace.
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DEFINIÇÕES
- Não será enviado produtos do tipo KIT de E-Commerce, pois não são compatíveis com o Marketplace.
- Configuração de atributos, categorias e outras regras de negócio relacionadas ao marketplace, devem ser realizadas direto no painel da Pluggto. A integração transmite os produtos no formato na qual estão cadastrados no Commerce.
- A configuração de frete é realizada diretamente na Pluggto <> Marketplace, não é realizada cotação de frete na Linx Commerce.
- Lojistas que possuem várias conexões no IO, uma para cada loja, poderão configurar um painel da Pluggto para cada loja dentro do Commerce.
- Sempre que surgir um novo marketplace na Plugg.to, é necessário encaminhar um e-mail para [email protected], com o nome do marketplace (da forma como está cadastrado na Pluggto) e a URL da imagem na Plugg.to.
- Sempre que surgir a necessidade de desenvolvimento de um recursos, é necessário encaminhar um email para [email protected], com detalhes da necessidade.
- Existe a configuração que permite que o seller aceite integrar pedidos SEM ESTOQUE, ela precisa ser ativada em Configs > Configurações gerais> Sistemas > Módulo Hub.
- Existe a configuração que permite que os status não sigam a ordem obrigatória de AGUARDANDO PAGAMENTO > APROVADO > FATURADO > ENVIADO > ENTREGUE, aceitando qualquer status oriundo da Plugg.to, precisa ser ativado em Configs > Configurações gerais> Sistemas > Módulo Hubabertura de uma task na Linx Commerce para adição do novo marketplace na conexão V2.