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Para a contratação e configuração da Stone Entrega no Linx OMS, o passo-a-passo precisa ser seguido. A configuração é feita de maneira bem simples e rápida.
1 . Acordo comercial e regra de negócio para atendimento logístico.
2. Cadastrar transportadora
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- Transportadora: Selecionar STONE LOGÍSTICA
- Modalidade: Escolher a Modalidade de Frete desejada
- Id: Identificador utilizado em todo o sistema para referenciar a Tabela de Frete. O id deverá iniciar com a string "any-".
- Filiais: Filiais que estarão contempladas na Tabela de Frete.
- Realizar upload da Tabela de Frete alinhada comercialmente com a Stone Entrega.
4. Editar/Criar Modalidades
Para permitir a transição de status é necessário a configuração do status de
- Nomenclatura das Modalidades de Frete
No processo de integração com a Stone Entrega, é necessário utilizar uma nomenclatura padronizada para as modalidades de frete, conforme abaixo:
Expressa → corresponde à modalidade NextDay na Stone Entrega
Super Expressa → corresponde à modalidade SameDay na Stone Entrega
SHIPTO → corresponde à modalidade padrão da Stone Entrega
Em caso de divergência ou alteração nas nomenclaturas, será necessário realizar um mapeamento de DExPARA, atividade que ficará sob responsabilidade do time Linx, assegurando a correspondência correta entre os termos internos e os adotados pela transportadora.
- Garantir que a Tabela de Frete configurada acima esteja vinculada a Modalidade de Frete.
5. Configurar Etiqueta de Despacho e Mapa de Status
- Ajuste do Mapa de Status
Para viabilizar a transição de status conforme os fluxos da transportadora Stone Entrega, é necessário ajustar o mapeamento de status dos pedidos diretamente no Cockpit.
Local do ajuste:
Cockpit → Configurações → Pedidos → Ciclo de vida dos pedidos → Mapeamento dos status
Modificações necessárias:
- Status “Em tratamento”
Nome da API:TREATMENT
→ Incluir o status adicional: Despachado - Status “Aguardando transportadora”
Nome da API:SHIPPING_READY
→ Incluir o status adicional: Em tratamento
- Status “Em tratamento”
Esses ajustes garantem a correta sincronização entre os eventos operacionais e os status reconhecidos pela transportadora.
- Configurar etiqueta de despacho
A etiqueta de despacho faz parte do processo de envio do pedido dentro da ferramenta do Instore. Na etiqueta constam informações importantes para a entrega do pacote, como identificação da empresa e do cliente, transportadora e pedido, por exemplo.
Id | Nome no relatório | campo na estrutura de pedidos API |
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1 | Matriz | Construída conforma padrão Correios (anexo nessa doc) |
2 | Numero do contrato de serviço que você possui junto aos Correios. Modalidade de entrega | → Configuração no Remote config (abaixo detalhes de como efetuar a configuração). → fulfilments.shiment.carrierName |
3 | Dados do volume relacionado a essa etiqueta. | - NF: invoice.number - Pedido: numero do fulfillment - Volume: Volume atual / Total de volumes - Peso: Peso de cada volume (volumes.weight) |
4 | Logotipo relacionado ao serviço de envio dos Correios. | Configuração no Remote Config (abaixo detalhes de como efetuar a configuração). |
5 | Código de barras com a informação do Código de rastreio (numero do Objeto de rastreio) | order.fulfillment.volumes.trackingnumber |
6 | Numero do serviço adicional que existe naquele pedido. | VD = Valor do seguro, para fulfillment com valor R$ maior de 100,00 |
7 | Dados do Destinatário | order.fulfillment.shipment |
8 | Código de barras com o CEP do destinatário | fulfillment.billingAdress.zip |
9 | Dados do Remetente | Dados da location, razão social. |
- Utilizar na tabela de frete o prazo igual a zero.
- Cadastrar o "Prazo de Manuseio" da filial para a Modalidade de Frete desejada igual a zero.
- Horário de corte na filial ou Modalidade de frete de acordo com:
- Horário de funcionamento da loja.
- Região de coleta.
- Possibilidade de devolução ou tentativa de reenvio.
- O que for negociado na estratégia de atendimento com a Stone Entrega. Se faz necessário, de acordo com cada endereço de coleta, ter um horário de corte de cotação que respeite um tempo de tratamento mínimo para que o entregador possa concluir a etapa de transporte no mesmo dia. Caso o horário de corte e/ou tempo de tratamento sejam ultrapassados, o pedido poderá ter o atendimento finalizado no dia seguinte.
- Caso não seja possível realizar same day delivery no fim de semana, recomenda-se que a modalidade seja desligada.
- Se atentar com o que vai ser projetado no canal de venda. Talvez já tenha algum texto padrão "entrega hoje" ou "entrega em X horas". Importante homologar com este canal.
- Criar rotina operacional na loja para que seja filtrada a modalidade desejada. Isso se faz necessário para a rápida identificação e expedição do pedido same day delivery.
- Para o caso acima, recomenda-se que o tratamento do pedido seja feito em até 1 hora. O entregador receberá o pedido para realizar a coleta apenas após estiver o status estiver "aguardando transportadora".
- Caso o cliente esteja iniciando as operações de same day delivery, recomenda-se que seja feita uma implantação gradativa de loja a loja. Isso facilita a gestão da qualidade deste atendimento e no aumento da maturidade da loja para este tipo de serviço.
ImportanteNecessário entrar em contato com o time de Operação Linx OMS, para a conclusão e ativação da nova funcionalidade.