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1 Conceito
A integração do Linx Postos AutoSystem com o POS Autttar permite que as vendas de combustíveis sejam realizadas em um único equipamento POS TEF. A seleção do abastecimento, transação de TEF e a impressão do documento fiscal com identificação do cliente (CPF ou CNPJ) na Danfe, ocorrem diretamente no equipamento POS TEF.
No Linx Postos Autosystem ocorrem a emissão do documento fiscal, o registro da venda e a movimentação financeira e de estoque, possibilitando dessa forma, que o cliente efetue o pagamento com cartão e obtenha o documento fiscal no momento da transação, sem necessitar se deslocar ao PDV.
2 Requisitos
Para que a Integração do sistema AutoSystem com o POS Auttar funcione corretamente, será necessário possuir:
- Equipamento
Equipamento Ingênico modelo IWL285 e Verifone C680 homologados pela Linx.
- CTFClient Auttar versão 1.0.9 ou superior instalado e configurado.
- Módulos POS Auttar e TEF Auttar liberados na intranet para uso da integração.
- NFC-e ou CF-e habilitados no cliente.
3 Restrições
Não homologados para PAF/ECF;
O POS Auttar possui limitação de até 8 abastecimentos por bico.
4 Funcionalidades
A solução POS Auttar integrada ao AutoSystem permite:
- A abertura e fechamento manual ou automaticamente da conta PDV definida para a integração com o POS.
- A venda de combustíveis através da seleção do bico de abastecimento. Somente um abastecimento por venda.
- A venda com as formas de pagamento: Crédito e Débito.
- A identificação do frentista através de RFID ou manualmente, informando o código do frentista cadastrado no AutoSystem.
- A identificação do cliente através de CPF ou CNPJ, apresentando o CPF ou CNPJ no DANFe.
- Realizar a transação TEF imprimindo a via do estabelecimento após aprovada, além de permitir a impressão da via do cliente (opcional).
- A integração automática da movimentação financeira, do estoque e emite o documento fiscal modelos 65 (NFC-e) ou 59 (CF-e SAT) no AutoSystem, realizando a impressão do DANFe no POS.
5 Configurações
Para realizar a configuração no Linx Postos AutoSystem, acesse no módulo Gerencial o menu Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > Auttar e a seguinte tela será apresentada:
Esta tela apresenta os seguintes botões:
- Novo: permite realizar um novo cadastro Caixa vs POS Auttar, ou seja, o caixa que estará integrado ao equipamento e os dados do próprio equipamento;
- Editar: permite editar os dados cadastrados;
- Excluir: exclui as informações cadastradas;
- Filtrar: permite realizar o filtro de Caixa vs POS Auttar cadastrados para consulta;
- Fechar: permite fechar a tela atual.
Ao clicar no botão Novo na tela de cadastro,
Esta tela apresenta os seguintes campos a serem preenchidos:
- Código: informar o código PDV configurado no equipamento e no aplicativo CTFClient Auttar (consulte o técnico Auttar para obter esta informação);
- Conta caixa: informar a conta PDV que está configurada para a Integração TEF POS;
- Cód. Estab.: informar o código do estabelecimento configurado no aplicativo CTFClient e no equipamento;
- Código loja: informar o código da loja configurado no aplicativo CTFClient e no equipamento.
- Código Terminal: informar o código do POS, com 3 dígitos (Consulte o técnico Auttar para obter esta informação);
Esta configuração serve para a validação que os parâmetros configurados no POS estão relacionados a empresa correta.
5.1 Configuração da
estaçãoEstação PDV
No Config_local.exe na guia TEF do PDV responsável pela movimentação POS, habilite o módulo TEF Auttar, e em Configurações informe o caminho para o diretório Auttar, por padrão “C:\Program Files (x86)\ CTFClient\bin” e teste a comunicação.
5.2 Configurações de Caixa
Nas configurações de PDV que podem ser acessadas através do menu Gerencial / > Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda foi disponibilizada a guia POS e subguia Auttar. Nessa subguia, a opção Habilitar conta caixa para integração com POS Auttar/Getnet deverá ser marcada para utilizar a integração.
O painel Opções conterá o campo Responsável no qual será possível informar o responsável por abrir e fechar o turno da conta no servidor de integração.
Será possível também selecionar as seguintes opções:
- Habilitar abertura automática de turno: ao selecionar essa opção, no processo de venda caso o turno já tenha sido fechado, será aberto automaticamente.
- Habilitar fechamento automática de turno: ao selecionar essa opção, caso no caixa haja configuração de horário de fechamento, o turno será encerrado obrigatoriamente no horário parametrizado.
- Habilitar início automático do serviço de integração: ao selecionar essa opção, o serviço de integração será iniciado automaticamente em uma determinada estação, bastando informar seu nome no campo Nome da estação.
As opções de abertura e fechamento automática do turno são necessárias quando a conta PDV for exclusiva para os equipamentos POS, neste cenário nenhum operador fará a abertura e fechamento manual. Quando utilizar a mesma conta PDV já em uso no estabelecimento, estas opções não serão necessárias, pois o operador responsável pela conta PDV deve realizar a abertura e encerramento, conforme definido por cada estabelecimento.
Aviso |
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A abertura e fechamento do caixa serão validados sempre que iniciado um novo processo de venda, ou seja, quando informado o código do bico. |
Feitas as alterações, clique em Confirmar para salvar as configurações.
6 Serviço
Para rodar a integração é necessário o serviço C:\Autosystem\paf.exe --posauttar.
Para utilizar um seguindo equipamento POS é necessário um segundo serviço rodando em porta diferente. Para isso utilize a opção --porta=’XXXX’, onde XXXX é o número da porta utilizada.
Projeto Auttar | ||||
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Número de POS | Serviço AutoSystem | Serviço Auttar | Conta PDV | Status |
1 | 1 | 1 | 1 | Homologado |
2+ | 1 | 1 | 1 | Homologado |
2+ | 1 | 2+ | 2+ | Homologado |
Aviso | ||
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7 Realizando uma
vendaVenda
A venda é realizada diretamente no equipamento POS TEF Auttar.
O fluxo de vendas ocorre conforme imagens abaixo:
Quando o estabelecimento utilizar a identificação do frentista através de RFID, o POS apresenta o nome do frentista automaticamente. Nos estabelecimentos que não utilizam esta identificação, existe uma tela que é apresentada no fluxo solicitando que seja informado o código do frentista cadastrado no sistema, então o POS envia o frentista que é associado à venda.
8 Cancelamento da
vendaVenda
O Cancelamento da venda realizada no POS deve ser realizado no PDV, na opção F10 > Operações > Cancelar a última Venda. O sistema então aciona o TEF que apresenta os dados da última venda para conferência do operador, com o OK do operador é solicitado para inserir o cartão e informar a senha, com isso a venda é cancelada.
Este abastecimento cancelado fica como pendente para ser novamente baixado na guia pré-venda do sistema.