Versões comparadas

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ÍNDICE

Índice
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Configurações

Formas de Contato

Apollo Linx DMS > CRM Plus > Cadastros > Formas de Contato

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Aviso

A forma de contato, utilizada para registrar os atendimentos no Showroom, deve ser diferente da forma de contato marcada para atendimento automático de veículos.

Para verificar o cadastro, acesse:


Apollo Linx DMS > Veículos > Parâmetros

Aviso

Se ambas forem a mesma, cadastre uma nova forma de contato para showroom, e marque o tipo <Pessoal>, sem alterar os parâmetros de veículos.


Cadastro de Motivos

Apollo Linx DMS > Configuração > Cadastros > Motivos

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Também é necessário cadastrar três novos motivos, selecionando o tipo <Descarte de Clientes CAA>:


Origem de Tráfego

Apollo Linx DMS > CRM Plus > Cadastros > Origem de Tráfego

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  • Cadastre duas novas origens de tráfego:
  • Lead
  • Cliente Oficina
    O <Lead> será utilizado nos contatos originados no site da montadora.
    A origem <Cliente Oficina> deve ser utilizada ao registrar atendimento de clientes, que estão de passagem na oficina. No tópico seguinte, mais informações serão abordadas sobre esse tema.

    Parâmetros do CRM Plus

    Apollo Linx DMS > CRM Plus > Parâmetros > Módulo


    Aba Geral > Contatos


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Para bloquear o cadastro de cliente sem telefone e/ou categoria, marque as opções desta aba.
Informe a categoria de cliente padrão para novos cadastros.
Escolha o tipo de cliente, para novos cadastros, como <Prospecção>.

Aba Geral > Alertas



O sistema <ApolloLinx DMS > permite alertar os vendedores de veículos, quando um cliente passa pela oficina, e abre uma ordem de serviço.
Este processo funciona da seguinte forma:

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Os campos <Departamento do Resgate> e <Usuário do Resgate>, servem para indicar os usuários que devem receber os atendimentos de resgate.

O sistema <ApolloLinx DMS > permite configurar o encaminhamento automático, dos contatos de veículos, para resgate (perseguição).

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Este cliente será utilizado ao transferir a propriedade de um veículo, quando o cliente informar que vendeu para terceiros, sem informar os dados do novo proprietário.

Usuários e Permissões

Apollo Linx DMS > Configuração > Cadastros > Menus / Usuários > Usuários e Permissões

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Dica

O módulo <GestaoShowroom> permite configurar, por usuário, diferentes funcionalidades e visualizações.

É necessário habilitar, para cada usuário, as funções pertinentes às suas atribuições.

As funções ligadas diretamente ao módulo são:

  • Função 152 - VISUALIZAR TODOS OS VENDEDORES NA AGENDA

Permite consultar a agenda de qualquer vendedor.

Normalmente habilitada para os gerentes e o(a) recepcionista da concessionária.

  • Função 487 - VISUALIZA ABA CONTATOS DO FLUXO DE ATENDIMENTO

Função que deve ser liberada a todos que utilizarem a agenda do <Gestão Showroom>.

  • Função 493 - VISUALIZA ABA CLIENTES DO FLUXO DE ATENDIMENTO

Esta função controla se o usuário pode ou não abrir novos atendimentos.

  • Função 495 - VISUALIZA ABA CONFIGURACÕES DO FLUXO DE ATENDIMENTO

Normalmente habilitada para os gerentes e gestores da área de TI.

Permite configurar alguns processos do módulo <Gestão Showroom>.

Cadastro de Vendedores

Apollo Linx DMS > Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro Vendedores

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Além disso, selecione a função <Vendedor>.

Campos Obrigatórios

Apollo Linx DMS > Faturamento > Parâmetros

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Acesse todas as abas e configure conforme a sua necessidade.

Configurações do Módulo

Gestão Showroom > Aba Configurações > Geral

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O módulo <Gestão Showroom> permite cadastrar scripts de atendimento, para auxiliar o usuário em uma chamada telefônica.


Operações

O módulo <Gestão Showroom> foi desenvolvido para atender todas as necessidades dos vendedores e gestores do departamento de veículos, abrangendo, desde a recepção do cliente, até o faturamento do veículo.

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Além disso, é possível acompanhar os atendimentos, abrir novos contatos e gerar os indicadores do quadro de desempenho e DQ.

Funcionalidades básicas



Opções disponíveis:

  • Apenas Vendedores: Permite exibir apenas os vendedores de veículos cadastrados na filial ativa. (3.01).

Consulta Estoque Veículos


Opções disponíveis:

  • Calcular valores estoque: Ao marcar o campo indicado, o sistema calcula os dias de estoque, preço de venda, além de colorir as linhas conforme o tempo em estoque.

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  • Botão : Permite realizar a consulta de estoque de veículos sem necessitar ter um atendimento em andamento. Para habilitar o botão, o usuário precisa ter a função "648 - HABILITA BOTÃO DE CONSULTA DO ESTOQUE DE VEÍCULOS" habilitada. (3.01U01).


Agenda do Vendedor



  • Resgate Clientes: Permite exibir os contatos que estão em processo de resgate. Os contatos em resgate não podem ser alterados pelo vendedor. Apenas o usuário que recebe o contato, ou aquele que possue a função 152 liberada, tem o direito de alterar os dados do contato. (3.00U02).

  • Coluna Telefone: Permite informar o telefone do vendedor. (3.01U01).

  • Coluna Celular: Permite informar o celular do vendedor. (3.01U01).

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Ao teclar <Enter>, o filtro é aplicado automaticamente.



Histórico do Cliente



Exibe todas as providências, de todos os contatos, que o cliente já realizou no grupo.
Ao selecionar um contato na agenda, o histórico do cliente é exibido automaticamente.
Neste exemplo, é possível observar que o cliente fez um agendamento na oficina, abriu uma O.S. e registrou uma venda perdida, por motivo de preço.

Para mais informações, dê duplo clique sobre o atendimento, e consulte os dados do contato:




Para filtrar apenas as providências do atendimento corrente, clique no local indicado:


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Dados do Cliente

A aba <Dados > Básicos> do programa permite consultar e alterar os dados do cliente selecionado.
Esta opção serve para alterar o nome do cliente:

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Utilize esta opção para alterar a revenda de filtro dos atendimentos agendados.
Utilize esta opção para visualizar a grade de contatos, e de acompanhamento, em tela cheia.
Utilize esta opção para acessar o correio interno do sistema <ApolloLinx DMS >.
Caso houver alguma mensagem não lida, o ícone abaixo irá piscar no rodapé da tela:

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Ao passar com o mouse, na área indicada, o cursor será alterado para um ícone como este:
Com o cursor alterado, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse, e ajuste a altura da forma que melhor atenda suas necessidades.
Esta opção também está disponível na aba <Acompanhamento> e <Clientes>.
O programa irá armazenar, automaticamente, a última configuração utilizada.
Logo, no próximo login, será mantida a mesma configuração da última sessão.


Abertura de Novo Contato

Para iniciar um atendimento, acesse a aba <Clientes>.

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Ao gravar as informações, o contato será encaminhado, automaticamente, para a agenda do vendedor selecionado.



Registro de Atendimento

Para iniciar um atendimento, é necessário localizar o contato desejado.

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A tela, de inclusão de interesses, é a mesma que os vendedores já estão habituados, ao utilizarem o sistema <ApolloLinx DMS >:




A aba <Questionário> permite registrar e consultar todos os questionários já respondidos pelo cliente.
Selecione o questionário desejado, e clique em <Responder>:

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Ao confirmar, o programa irá abrir automaticamente o sistema <ApolloLinx DMS >, na tela de consulta estoque intermediário.

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Essa proposta irá utilizar o mesmo número de contato gerado inicialmente.
Deste ponto em diante, o processo segue idêntico ao que era utilizado no sistema <ApolloLinx DMS >.
Se assim desejar, o vendedor poderá encaminhar a proposta para aprovação, ou apenas imprimir para entregar ao cliente, e aguardar confirmação de fechamento da venda.
Ao terminar a manutenção da proposta, o usuário deve fechar a tela do <ApolloLinx DMS >, e continuar trabalhando no <Gestão Showroom>.
Para consultar o status atual da proposta, clique em <Atualizar Dados>.



A partir do momento em que uma proposta estiver em andamento, é possível acessar a aba de negociações a qualquer momento, para consultar o andamento da venda, e, se necessário, dar manutenção na proposta.
Para acessar novamente a proposta, clique em <Abrir Proposta>.
O sistema <ApolloLinx DMS > será iniciado, e a proposta selecionada será automaticamente exibida.
Enquanto a negociação estiver em andamento, o contato estará visível na agenda do vendedor.
Quando a proposta for faturada, ou for registrado uma venda perdida, o contato deixará de ser exibido na agenda.
No caso do cliente que decidiu pensar sobre a negociação, é necessário acessar a aba <Registrar>, e preencher o que foi acordado com o cliente. Se o cliente pediu para ligar amanhã, as 9h da manhã, preencha conforme exemplo:

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  • Registro da proposta de venda;
  • O que foi acordado com o cliente;
  • Quando foi agendado o retorno .

    Quando houver o novo contato com o cliente, clique em <Registrar Atendimento>, selecionando a forma de contato em que se está realizado o contato atual.
    Basicamente, este botão deve ser utilizado toda vez em que houver um contato, ou tentativa de contato, com o cliente.
    Caso houver uma tentativa de ligação, sem sucesso, é necessário registrar no sistema.
    Isso garante a rastreabilidade do atendimento, e evita a sensação de que o contato esteja "abandonado" nas mãos do vendedor.
    Para registrar, clique em <Registrar Atendimento>. Marque a forma de contato <Telefone>.
    Vá até a aba <Registrar>, e selecione a opção <Sem Contato>.


    Preencha as informações, conforme exemplo acima, e agende a nova tentativa de contato.
    Uma providência será registrada, conforme modelo abaixo: 

     

    No caso de uma campanha de vendas, o gerente irá acessar o sistema <ApolloLinx DMS >, e encaminhar uma lista de clientes, de origens diversas, como: seleção de clientes, mailing, etc.
    Os contatos serão listados na agenda, dos vendedores selecionados, para receber a campanha.
    Caso não seja possível contatar o cliente, seja por telefone incompleto, ou número não existente, é necessário descartar o atendimento.
    É semelhante a uma venda perdida, porém, neste caso, não houve contato com o cliente.
    Logo, para diferenciar essa situação, o registro deve ser realizado através do módulo de descarte.
    Para isso, selecione o contato na agenda, e clique em <Registrar Atendimento>.
    Marque a forma de contato <Telefone>, acesse a aba <Registrar>, e clique em <Descarte>, selecionado o motivo correspondente: 


    Ao gravar, o contato será encerrado automaticamente.
    Registro de venda perdida
    Esta opção está disponível na aba <Contatos (487)>, subaba <Registrar>:
    Selecione o motivo da venda perdida, informe os dados da providência e clique em <Gravar>:

...

Selecione o motivo que melhor se enquadra na realidade do cliente, e clique em <Gravar>.
O contato pode ser encerrado como venda perdida, mesmo que já exista uma proposta de venda em andamento para o contato.
O contato será encerrado com motivo escolhido.

A aba <Script> permite consultar os scripts de atendimento cadastrados.


Acompanhamento

Para monitorar e consultar o histórico de atendimentos, acesse a aba <Acompanhamento> Contatos:

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  • Cliente Indicou Vendedor: Permite visualizar e filtrar esta informação. (3.01).
  • Coluna Motivo não Fec. Negócio: Permite informar o motivo do negócio não ter sido fechado. (3.01U01).
  • Coluna Aniversariante: Permite indicar se o cliente faz aniversário no dia atual. (3.01U01).
  • Coluna Dia Aniver.: Permite indicar o dia de aniversário do cliente. (3.01U01).
  • Coluna Mês Aniver.: Permite indicar o mês de aniversário do cliente. (3.01U01).

Indicadores

Resumo

Esta aba exibe um resumo dos indicadores relacionados ao usuário ativo no sistema.
Para identificar a origem dos dados, clique sobre o número do indicador correspondente:

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O % do objetivo é a comparação entre a quantidade atingida e o objetivo correspondente.
Se o objetivo era 8 atendimentos, e 4 foram realizados, o percentual atingido, neste momento, é de 50%.
Para mais informações sobre a origem de cada indicador, clique no botão <Legenda>.

Indicadores

Aba Filtro



Ao clicar no Botão : Permite buscar as informações. (3.00U02).

Aba Resultado



Opções disponíveis:

  • Iniciativa Contato: Permite mostrar os indicadores "Ativo" e "Receptivo". (3.00U02).
  • Ativo: Permite mostrar a quantidade de contatos com a iniciativa de Ativo. (3.00U02).
  • Receptivo: Permite mostrar a quantidade de contatos com a iniciativa de Receptivo. (3.00U02).

Aba Fluxo de Loja

Esta aba permite gerar o relatório de fluxo de loja, que mostra informações sobre providências e contatos realizados por um vendedor em um determinado período de tempo. Ao clicar duas vezes sobre um dos registros, é realizado um mergulho, que irá trazer as informações dos contatos realizados pelo vendedor.

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  • Inclusão de Novo Contato: Permite selecionar um vendedor vinculado ao módulo de veículos para encaminhar o contato. (3.00U02).
  • Gravar: Permite gravar o vendedor de acordo com a iniciativa, forma de contato, origem do tráfego e subtipo de tráfego. (3.00U02). 

Configurações

Geral

Esta aba permite configurar o questionário padrão para os novos atendimentos e permite configurar os parâmetros de geração dos indicadores de atendimento.

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  • Bloquear envio de contatos para vendedores ocupados: Permite bloquear o envio de contatos para vendedores ocupados. (3.00U02).
  • Obriga preenchimento do questionário padrão.: Permite, ao registrar um atendimento presencial, tornar obrigatório o preenchimento do questionário padrão. (3.01).
  • Registro de Test-Drive obrigatório.: Permite, ao registrar um atendimento presencial, tornar obrigatório o registro de test-drive. (3.01).
  • Descrição Padrão para Novos Atendimentos: Permite utilizar o texto informado neste parâmetro toda vez que um contato for iniciado. (3.01U01).
  • Registro de motivo de não fechamento de negócio obrigatório: Permite obrigar a informar o motivo de não fechamento de negócio ao registrar uma providência de contato. (3.01U01).

Script

Permite cadastrar o script de atendimento para cada tipo de atendimento do vendedor. Se o vendedor vai prospectar uma venda de veículo, é possível cadastrar um roteiro do que o vendedor deve falar durante este tipo de atendimento.

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Ao confirmar a exclusão, todos os objetivos desta lista serão removidos.
Para alterar, ou excluir, um objetivo específico, selecione o registro e acesse a aba <Manutenção>.
Nesta aba, é possível alterar ou excluir o objetivo selecionado.


Vendedores

Esta aba permite visualizar os vendedores cadastrados e permite informar o "N° Mesa" em que é organizada a fila de atendimentos dos vendedores.


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Formação de Preço

Alterado o processo de atendimento de veículos pelo GAS para possibilitar que o usuário faça várias formações de preço para um determinado contato e posteriormente efetivar uma dessas formações de preço em uma proposta de compra de veículo. (3.00U02).

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Uma vez gravada a proposta de compra de veículos, visualizar na aba "Negociação > Dados da proposta":

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Kit de Acessórios

O menu de manutenção dos kits de acessórios é utilizado para agrupar acessórios formando kits que serão oferecidos aos clientes durante a abertura das propostas e na formação de preço.

Veículos > Cadastros > Kit de Acessórios




Na aba "Manutenção" a concessionária poderá cadastrar kits agrupando acessórios que podem ser oferecidos simultaneamente para os clientes no momento da abertura das propostas:

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