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Venda Externa de Peças

Manual de Operação

Data: 12/05/2017
Autor: Distribuição Linx DMS
[email protected]
Área: P&D DMS Porto Alegre

ÍNDICE

Índice
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O que é o módulo VEP

Ferramenta de apoio para as Concessionárias da Rede Volkswagen aperfeiçoarem a gestão do fluxo de Vendas Externas de Peças.
O sistema permite o planejamento e controle de todas as etapas de uma venda, desde o primeiro contato com o cliente até a entrega da peça no destino final.
Através do VEP no BRAVOS os gestores possuem a gestão à vista de suas metas e principais indicadores de performance.


Principais vantagens do módulo VEP

Além de estar 100% alinhado com todas as boas práticas e processos do programa VEP da Volkswagen, o sistema traz novidades em relação à versão padrão do BRAVOS:

  • Tela única para controle de todas as etapas de vendas;
  • Gestão da carteira de vendedores;
  • Agenda para os vendedores e promotor externo;
  • Relatórios para reuniões de desempenho com equipe;
  • Gestão à vista para vendedores e gestores com atualização em tempo real;
  • Atendimento nos padrões do script comercial VEP;
  • Cadastro rápido de novos clientes;
  • Consulta aos dados de crédito do cliente para vendedores;
  • Histórico de todos os contatos do cliente com a concessionária;
  • Segmentação correta dos clientes de Vendas Externas;
  • Controle de indicadores para o Estoque: separação e expedição;
  • Gráficos do Diagnóstico VEP para consulta do gestor.


Como funciona o módulo VEP

Instrução: 

Veja abaixo como é a tela do módulo VEP (VendasExternaPecas.exe):


Quais são as funções do sistema

O módulo VEP possui seis abas principais:

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Cada aba deve ser utilizada em uma etapa diferente do ciclo de Vendas Externas de Peças, possuindo restrições de acordo com o perfil de cada usuário.

Carteira de Cliente

Como funciona a aba Contatos

A aba Contatos deve ser utilizada pela equipe comercial da Concessionária, possuindo recursos para os vendedores TELE-PEÇAS, BALCONISTAS e EXTERNOS; bem como para o PROMOTOR EXTERNO.
Nessa aba a equipe comercial realiza o planejamento de suas atividades no dia-a-dia. Aqui é possível visualizar quatro pilares:

  • Carteira de Clientes;
  • Aguardando;
  • Andamento;
  • Enviados para Expedição.

Como funciona a aba Carteira de Clientes

  • Os vendedores podem visualizar todos os clientes atribuídos por seu gestor em sua Carteira de Vendedor;
  • É importante que os vendedores atualizem sua carteira clicando com o botão direito sobre a tela "Carteira de Vendedor > Atualizar".

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  • Movimentação:
      • Última NF;
      • Data Última Venda;
      • Valor Última Venda.


Subaba Carteira

Essa aba consiste em mostrar, de forma resumida, algumas informações referentes ao vendedor. Clicando com o botão direito é possível ver alguns dados de forma analítica.


Subaba Gestão a vista


O vendedor poderá acompanhar suas vendas conforme o dia e o acumulado do mês nessa aba. É importante salientar que nessa aba mostram todas as vendas realizadas pelo vendedor, inclusive as vendas para clientes que não fazem parte da sua carteira.

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Ao clicar nos indicadores é possível visualizar cada nota de venda.

Como funciona a aba Agenda

Os vendedores podem visualizar todos os clientes que estão aguardando um atendimento que foram atribuídos a sua "agenda" pelo gestor.

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O campo Providência Compra indica a situação da providencia de compra do item selecionado no atendimento.


Como funciona a aba Enviados para Expedição

Quando um atendimento é enviado para a expedição, entra na aba Expedição. É possível acompanha o andamento do item na expedição clicando com o botão direito na opção Situação do contato. O sistema irá apresentar em qual etapa da expedição o contato se encontra: Aguardando Separação, Separação ou Expedição.


Atendimento

  • Todos os orçamentos para clientes devem ser realizados através da aba Atendimento. Dessa forma, o vendedor estará sempre registrando as vendas perdidas e atualizando a base e o cadastro dos clientes da Concessionária;
  • Para iniciar um atendimento pelo sistema, o vendedor deve sempre perguntar o nome e o telefone do cliente, seguindo o Script Comercial do programa VEP;

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Após o envio para o ETKA o vendedor pode acessar o portal do ETKA e incluir os itens no orçamento. Ao concluir o processo no portal o vendedor deve clicar no botão Atualizar, assim, as peças incluídas no portal serão incluídas no atendimento.

Expedição

Esse processo visa o controle da separação do material até a expedição a partir do romaneio. Com ele, os usuários deverão registrar o momento de começar a separação, terminar a separação, começar a conferência e terminar a conferência. Com esses registros, será possível estimar o tempo que o romaneio ficou aguardando o início da separação, tempo de separação, tempo de aguardo para início da conferência e tempo de conferência.

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  • Quando o contato entrar na aba "Expedição", o usuário deve clicar duas vezes no romaneio informando o usuário e senha de login do VEP nos campos. Para mais informações consulte o manual do BRAVOS, capítulo "Expedição de Itens".

Gestão

Nessa aba os gestores poderão controlar todos os indicadores e fatores importantes para o andamento do fluxo VEP.
A aba possui três subcategorias:

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  • Existe a possibilizada de geração do relatório de Análise de Peças, onde possui informações sobre estoque e financeiro. Esse relatório é o mesmo disponível no programa "ConsultaGerencial.exe".

Configurações

A maiorias das configurações do programa VEP seguem as mesmas estabelecidas pelo BRAVOS, ou seja, parâmetros como política de preço e controle de romaneio seguiram as definições dos parâmetros de peças do BRAVOS.
Na aba Configurações do VEP serão definidos itens que serão obedecidos somente por esse programa.

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  • Volume médio de vendas: Esse parâmetro defini como os clientes serão avaliados em Cliente 1, Cliente 2 e Cliente 3.
  • Opções para cálculo de rentabilidade: Todos os campos do VEP que fizerem referência a custo e rentabilidade terão a mesma formula de cálculo da Consulta Gerencial. Para isso, se faz necessária a configuração. A configuração realizada nessa aba terá validade para todos os usuários da mesma empresa e revenda.

Dúvidas

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