Passo a Passo CONCEITOSFlyChats é um sistema Omnichannel de atendimento Online por robô, de maneira a interagir com pessoas através de chat a fim de captar leads, esclarecer dúvidas, agendar serviços entre outros. A partir das interações entre a pessoa e o robô, o FlyChats irá consumir um Webservice do DMS LINX instalado no tomcat, que irá gravar automaticamente o agendamento do cliente no SISDIA, além de consultar informações relacionadas para a geração do agendamento. ![](/download/attachments/174653495/worddav3e6e140f057e64dd4257a20131a59742.png?version=1&modificationDate=1592919271976&api=v2)
Nesta API de Agendamentos, estes métodos deverão ser consumidos automaticamente pelo FlyChats, de acordo com a seguinte dinâmica: a) ListaEndereços: o FlyChats passa a cidade do cliente e a API retorna a lista de filiais mais próximas do cliente, com seus respectivos endereços, para que o cliente selecione a filial a ser feito a agendamento.
![](/download/attachments/174653495/worddav97763b0be3f7f201e0375d35234d4ae0.png?version=1&modificationDate=1592919272486&api=v2) b) ObtemCadastroCliente: o FlyChats passa o CPF/CNPJ do cliente e a API retorna os dados cadastrais do cliente.
![](/download/attachments/174653495/worddavc9f62e2525acf814c7d0bcf5002e3866.png?version=1&modificationDate=1592919272989&api=v2)
c) ObtemCadastroVeículo: o FlyChats passa a placa do veículo e a API retorna os dados cadastrais do veículo.
![](/download/attachments/174653495/worddavfa6659b46783b001689a42ef73e186e5.png?version=1&modificationDate=1592919273589&api=v2)
d) ListaPacotesModelo: o FlyChats passa o modelo do veículo e a API retorna a lista de pacotes de revisão disponíveis para o modelo, com os respectivos preços.
![](/download/attachments/174653495/worddav04d2c1abcb39290aeeae71c203aa7fcd.png?version=1&modificationDate=1592919274106&api=v2)
e) ListaHoráriosVagos: o FlyChats passa um intervalo de datas para agendamento (data inicial e data final) e a API retorna uma lista contendo as datas e os horários disponíveis dentro deste intervalo, com os respectivos consultores disponíveis em cada data/horário.
![](/download/attachments/174653495/worddav9d4fbc92e61424538bf5efa92ca4096f.png?version=1&modificationDate=1592919274607&api=v2)
f) GravaAgendamento: o FlyChats passa a data e o horário escolhido e a API realiza o agendamento no OFIT0375, retornando o número do agendamento realizado.
![](/download/attachments/174653495/worddav4f1c50d0a9e0b26da1c866e0e4448935.png?version=1&modificationDate=1592919275046&api=v2) ITENS DE CONFIGURAÇÃO- FlyChatsApi.war – Provedor de Web Service do DMS LINX
- Aplicação WEBSERVICE hospedada no servidor TOMCAT do cliente
- Disponibiliza uma API RESTful com o seguinte endereço Endpoint: http://localhost:8080/FlyChatsApi/agendamento
- Esta API possui recursos de consulta e gravação ao banco de dados INFORMIX do SISDIA, que são consumidos pelo FlyChats.
- Os recursos são acessados pelo cliente (FlyChats) através das URLs dos recursos com os verbos GET ou POST da aplicação REST.
- O cliente recebe uma mensagem de resposta no formato JSON.
- O contrato WADL da API está em: http://localhost:8080/FlyChatsApi/agendamento?_wadl
INSTALAÇÃO- Configurar o arquivo "<TOMCAT_HOME>/conf/ tomcat-users.xml" incluindo a role "tomcat" com um usuário relacionado. Este usuário será acessado pelo FlyChats;
Exemplo:
![](/download/attachments/174653495/worddav9b4268fddb2c65deebe0929c1fea6500.png?version=1&modificationDate=1592919275526&api=v2)
- Configurar o arquivo context.xml em /usr/local/tomcat/conf, criando a instancia 'agendamento' no qual será realizado a conexão com o banco de dados Informix;
Exemplo:
![](/download/attachments/174653495/worddav62b28c4c82b4b02dc0f2ae4792e2e619.png?version=1&modificationDate=1592919275985&api=v2)
- Copiar o arquivo FlyChatsApi.war para a pasta "<TOMCAT_HOME>/webapps"Exemplo:
![](/download/attachments/174653495/worddavbe5d7da212900f12649b335436ad9dd3.png?version=1&modificationDate=1592919276534&api=v2)
- Alternativamente é possível efetuar o deploy do FlyChatsApi.war pela interface gráfica do Apache Tomcat
Exemplo:
![](/download/attachments/174653495/worddavc22ae0219a1b24462fef5f48f846f357.png?version=1&modificationDate=1592919277081&api=v2)
![](/download/attachments/174653495/worddav4f2613a70b725963023a121a2c925756.png?version=1&modificationDate=1592919277575&api=v2)
OBS.: "<TOMCAT_HOME> = diretório de instalação do tomcat EXEMPLOS DE CHAMADAS API PELO SOAPUI![](/download/attachments/174653495/worddave7467cffbd2c46e43a0cca1c7eddda82.png?version=1&modificationDate=1592919278088&api=v2)
![](/download/attachments/174653495/worddave6b3c4cb2429724f874713dca79a3bb9.png?version=1&modificationDate=1592919278543&api=v2)
![](/download/attachments/174653495/worddavbd71bdd2c0c6368f17352bb9b247f7ed.png?version=1&modificationDate=1592919279053&api=v2)
![](/download/attachments/174653495/worddav6f32ca78c5902cbe366f7a1b83b4e7fd.png?version=1&modificationDate=1592919279718&api=v2)
![](/download/attachments/174653495/worddaveaf1641f28a404b066b9556585c1dea5.png?version=1&modificationDate=1592919280297&api=v2)
![](/download/attachments/174653495/worddavd34b3deb7f00cddef0bfe99ef343c255.png?version=1&modificationDate=1592919280852&api=v2)
![](/download/attachments/174653495/worddave3b8a5362da8d8146c99bb61c7f34038.png?version=1&modificationDate=1592919281338&api=v2)
![](/download/attachments/174653495/worddav6ec9ce10156d216bd1112e7b9c38d597.png?version=1&modificationDate=1592919281921&api=v2)
![](/download/attachments/174653495/worddav4f4e25b3e51d803cfebba56c049f0eef.png?version=1&modificationDate=1592919282510&api=v2)
![](/download/attachments/174653495/worddavdd76e282865d925305becd11436375fd.png?version=1&modificationDate=1592919283088&api=v2)
VALIDAÇÕES- Se o cliente não possuir endereço principal, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço obtemCadastroCliente e o processo não será continuado.
- Se a placa não estiver cadastrada, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço obtemCadastroVeiculo e o processo não será continuado.
- Se não existir pacotes para o modelo, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço listaPacotesModelo e o processo não será continuado.
- Se não existir horário vago na data, uma mensagem de erro será devolvida pelo serviço listaHorariosVagos e o processo não será continuado
- A origem da início e fim de expediente e o tempo padrão do intervalo a ser utilizado no serviço listaHorariosVagos é parametrizado a partir do VIPE1001, aba Quadro agendamento, conforme exemplo abaixo:
![](/download/attachments/174653495/image2020-11-4_17-59-2.png?version=1&modificationDate=1608827904589&api=v2)
- Distribuidor: Filial que o FlyChats enviou a partir do endereço selecionado pelo cliente
- Departamento: Selecionado automaticamente pelo DMS
- Consultor: Enviado pelo FlyChats a partir da lista de horários vagos
- Cliente: Enviado pelo FlyChats
- Endereço: endereço ativo principal do cliente
- Placa/Chassi: Enviado pelo FlyChats
- Tipo: informado pelo FlyChats (P=Periódica, C=Corretiva, I=Inspeção)
- Pacote/Cod.Serviço: Enviado pelo FlyChats a partir da lista de pacotes
- Tipo de OS: Se o FlyChats não enviar o tipo da Ordem então será pesquisado o padrão em DIAG2000 conforme Modelo/Grupo/Serviço, senão conforme parametrizado em CADA0900 para filial e o Código de Integração "FLYCHATS" e conforme definido no campo "Informações Adicionais 1"
- Tempo Estimado: Para DIAGNOSTICO: default 1h Para pacote será considerado o tempo cadastrado.
- Valor ME: default 0 (ZERO)
- Agendado Para: Usará a Data/Hora informada no Website
- Plano p/ Início do Serviço: Usará a Data/Hora informada no Website
- Prazo Prometido p/ Entrega: será o campo "Plano p/ Início do Serviço" + o número horas calculado.
- Para a integração do Sisdia com o FlyChats, o sistema considera os parâmetros 'Tempo Recepção para Agendamento Automático' e 'Tempo Entrega para Agendamento Automático' do VIPE1001, para adicionar esse tempo aos campos de 'Início' e 'Fim', respectivamente, do horário agendado tanto para o técnico quanto para o consultor.
- Para a integração do Sisdia com o FlyChats, o sistema considera o parâmetro "Pesquisa horário disponível para o Agendamento Automático? (S/N)" do VIPE1001. Sendo o valor N(NÃO) então a integração deverá refletir no quadro de agendamento o horário informado pelo usuário a partir do FlyChats. Sendo o valor S(SIM) então a integração deverá refletir no quadro de agendamento horário disponível para o Técnico, e poderá ser diferente do horário informado pelo usuário a partir do FlyChats. Para ambos os casos (S ou N), a integração considera os tempos adicionais gastos na recepção e na entrega dos veículos que são informados via parametrização no VIPE1001.
- Para a integração do Sisdia com o FlyChats, a API considera na consulta de técnicos disponíveis o campo "Tipo Box" no cadastro do recurso (OFIC4200), com a finalidade de separar os serviços especiais que serão executados por técnicos específicos (esses serviços especiais são: Reparo Geral, Manutencao Periodica, Acessorios, Diagnostico, Duo Tec, Apoio Duo Tec, Alinhamento, Lavagem e LQS), Ou seja, caso a haja no cadastro do recurso (OFIC4200) valor no campo "Tipo Box" para um desses serviços especiais, então quando a aplicação Flychats realizar a consulta dos horários disponíveis a API irá tratar os chips especiais, direcionando no quadro de agendamento conforme esse tipo de serviço(csservic-id_tpserv) para o técnico disponível correspondente.
IMPLEMENTAÇÃO NO SISDIAPassa a ser incluído no OFIT0375 uma nova opção, denominada "FlyChats", através da qual será disponibilizada uma consulta/relatório dos agendamentos realizados via integração com o FlyChats. Nesta consulta/relatório serão listados todos os veículos agendados pelo FlyChats e que geraram ordem de serviço, contendo as seguintes informações: Filial, Data/Hora Agendamento, Placa, Consultor e Número da OS. Para tanto, no momento da integração do Sisdia com o FlyChats por meio do serviço GravaAgendamento serão inserido na tabela flychats os dados para exibição no relatório. TELAS NO SISDIA ENVOLVENDO O PROCESSO FLYCHATSAtravés do OFIT0375: O programa OFIT0375 é utilizado para a geração e manutenção de agendamentos e pré-ordens.
A opção do "FlyChats" nessa tela, irá exibir um relatório de todos os agendamentos gerados durante um período que desejar. Também irá exibir as pré-ordens que se tornaram Ordens de Serviços:
![](/download/attachments/174653495/worddavcd1a34860785d53a71bcd6b34edb73c5.png?version=1&modificationDate=1592919284636&api=v2)
Para este caso, o filtro corresponde ao dia 01/01/2020 até 30/05/2020, retornando todas as pré-ordens abertas pelo FlyChats e na última coluna "Nro. OS" são exibidas as Ordens de Serviços geradas:
![](/download/attachments/174653495/worddavf1e49e084eccd23adb16fa22b2bbf789.png?version=1&modificationDate=1592919285108&api=v2)
Com a opção do relatório conforme o layout abaixo:
Essa mesma tela pode ser acessada diretamente através do programa FLCH0000: ![](/download/attachments/174653495/worddav83f91efe7ad14bf77a361830ac4d96a9.png?version=1&modificationDate=1592919286011&api=v2)
Para buscar o programa, basta preencher no MENU inicial do Sisdia e pressionar "Tab" ou "Enter":
Quando uma pré-ordem é gerada com sucesso através do FlyChats, será gravado no campo "Observação" da pré-ordem uma mensagem informando que foi aberta pelo FlyChats: ![](/download/attachments/174653495/worddavb2ae73de71e7db2c09b3d5ac2602591e.png?version=1&modificationDate=1592919286913&api=v2)
Essa mesma informação se mantém, mesmo quando a pré-ordem virar uma Ordem de Serviço:
![](/download/attachments/174653495/worddav902b1ad5227abd3ee3e577ba0f2e8a54.png?version=1&modificationDate=1592919287402&api=v2)
Para consultar uma Ordem de Serviço, basta acessar o OFIC1200. Para abrir uma Ordem de Serviço, é utilizado o OFIT1000, ou, quando já existe pré-ordem, a abertura da OS pode ser gerada diretamente do OFIT0375.
|