A integração com o sistema parceiro Simova é dividida em duas partes: o envio dos dados do sistema DMS para a Simova (sincronização) e o recebimento dos dados da Simova e integrando com o sistema DMS (integração). Para que estes dois processos possam ser realizados é necessário realizar a parametrização da integração. Parametrização (Apollo.exe) - Acessar o menu Oficina > Simova > Parâmetros (71621) e acessar a aba Parâmetros.
- Ao marcar o parâmetro Utilizar Integração Simova o sistema habilitará a funcionalidade de comunicação com o sistema parceiro, conforme a parametrização realizada. Segue descrição dos demais parâmetros:
- Utiliza grupo de serviço: determina que a revenda utiliza grupo de serviço ao sincronizar os serviços da ordem de serviço para o sistema parceiro;
- Integra CDT: determina que ao realizar a integração da ordem de serviço será efetuado os lançamentos de horas trabalhadas no CDT;
- Integra Devolução de Peças: determina que ao realizar a integração da ordem de serviço será efetuado as devoluções de peças;
- Integra Diagnóstico e Ação/Reparo: determina que ao realizar a integração da ordem de serviço será inserido o diagnóstico e a ação/reparo na solicitação;
- Integra Quilometragem/Horímetro: determina que ao realizar a integração da ordem de serviço será atualizado a quilometragem/horímetro do equipamento.;
- Os campos URL, Usuário, Senha e Empresa são fornecidos pela equipe da Simova. O último campo é o código da empresa e revenda do sistema DMS referente a empresa cadastrada no sistema parceiro.
- Na aba Sincronização Geral tem como objetivo poder realizar a carga inicial dos cadastros que serão sincronizados com o sistema da Simova selecionando o tipo de registro e clicando em Sincronizar registros, podendo ser:
- Cadastro de mecânico;
- Cadastro de motivo do tipo paralização de serviço da oficina;
- Cadastro de peças;
- Cadastro de serviços (quando não utiliza grupo de serviço);
- Cadastro de família de veículo;
- Cadastro de modelo de veículo;
- Cadastro de grupo de serviço (quando utiliza grupo de serviço).
Grupo de Serviço (Apollo.exe) O grupo de serviço é um conceito utilizado pelo sistema parceiro para indicar que um serviço é composto por n serviços, e a totalização do tempo destes serviços é igual a 100% do tempo de serviço que é composto (grupo de serviço/serviço pai/serviço principal) pelos serviços filhos. Para utilizar o grupo de serviço é necessário que o parâmetro Utiliza grupo de serviço esteja marcado, através do menu Oficina > Simova > Parâmetros (71621). Ao indicar que a revenda utiliza grupo de serviço, a sincronização manual e geral dos serviços não estará habilitada, pois ela será feita através do cadastro de grupo de serviço. Obs.: Apenas para a integração Simova haverá separação por mecânico, pois não é possível obter estas informações separadas no Linx DMS.
Estrutura de um grupo de serviço Através do menu Oficina > Simova > Grupo de Serviço (71623) é possível realizar o cadastro dos grupos de serviços. Todos os serviços utilizados nesta vinculação deverão estar previamente cadastrados a partir do menu Oficina > Cadastros > Serviço (71470).
- Ao clicar no botão (incluir) será aberta a janela de pesquisa de serviço, no qual deverá ser selecionado o serviço que será considerado como o serviço pai, que será incluído na ordem de serviço.
- Para incluir os serviços filhos basta clicar no botão (incluir) que será aberta janela de pesquisa de serviço para seleção dos serviços que compõem o grupo de serviço. Após a inclusão do serviço é possível definir a porcentagem ou a unidade de tempo que o serviço filho representa para o grupo de serviço.
- Após a inclusão dos serviços e duas respectivas porcentagens ou unidades de tempo é necessário salvar o cadastro. Neste momento será efetuado o cálculo para determinar as porcentagens/unidades de tempo dos serviços filhos e realizar a sincronização com o sistema da Simova.
Informações |
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O serviço que deverá constar na ordem de serviço é o serviço pai, ou seja, o serviço que foi selecionado para ser o grupo de serviço. Ao realizar a sincronização da ordem de serviço serão enviados os serviços filhos deste serviço pai. |
Sincronização (Apollo.exe) A sincronização é o processo no qual os cadastros do sistema DMS necessários são enviados para o sistema parceiro para que possam ser utilizados. Os cadastros são: - Cadastro de mecânico (para a Simova a nomenclatura é Técnico/Funcionário);
- Cadastro de motivo do tipo paralização de serviço da oficina (para a Simova a nomenclatura é Parada);
- Cadastro de peças;
- Cadastro de serviços;
- Cadastro de família de veículo (para a Simova a nomenclatura é Tipo de Equipamento);
- Cadastro de modelo de veículo (para a Simova a nomenclatura é Modelo de Equipamento);
- Ordem de serviço (incluindo os serviços, peças e mecânicos vinculados a esta ordem de serviço).
Tipos de sincronizaçãoDentro do sistema DMS existem três tipos de sincronização: a geral, automática e a manual. Sincronização GeralÉ a sincronização realizada através do botão Sincronizar registros disponível na aba Sincronização geral do menu Oficina > Simova > Parâmetros (71621). Neste tipo de sincronização somente serão enviados para o sistema parceiro os tipos de registros selecionados, que nunca foram integrados e que estão ativos.
Sincronização AutomáticaÉ a sincronização realizada através do botão OK disponível no menu Oficina > Atendimento de Campo > Nota Fiscal de Remessa de Peças (70241). Este tipo de sincronização será explorado na Sincronização da Ordem de Serviço - Atendimento Externo. Sincronização ManualÉ a sincronização realizada através das manutenções dos cadastros que são sincronizados (exceto da manutenção de Família de veículo). Neste tipo de sincronização serão enviados para o sistema parceiro o registro que estará sendo sincronizado, independente se já tiver sido enviado para a Simova. Esta operação é realizada automaticamente caso um registro for incluído ou alterado através da manutenção.
Nota |
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A opção de sincronização manual no menu Oficina > Cadastros > Serviço (71470) somente estará visível se a revenda não utilizar grupo de serviço. Caso contrário a sincronização ocorrerá pelo menu Oficina > Simova > Grupo de Serviço (71623). |
Sincronização da Ordem de ServiçoO item principal que é sincronizado é a ordem de serviço, sendo que ela poderá ser sincronizada de forma automática ou manual, de acordo com determinadas regras: Âncora |
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| Atendimento Externo |
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| Atendimento Externo |
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| Atendimento ExternoUm atendimento/agendamento que está identificado como atendimento externo seguirá um determinado fluxo para que a ordem de serviço que será gerada, seja sincronizada. - Abrir o atendimento e marcar que o atendimento será externo (pode ser através do menu Oficina > Agendamento Oficina (70100) ou pelo menu Oficina > Atendimento Oficina (70200));
- Incluir serviços, peças e abrir a ordem de serviço;
- Definir os mecânicos dos serviços e das peças;
- Requisitar as peças (elas ficarão com a situação Terceiros);
- Acessar o menu Oficina > Atendimento de Campo > Nota Fiscal de Remessa de Peças (70241), selecionar o romaneio das peças requisitadas anteriormente e clicar em OK.
- Neste momento é realizada a Sincronização Automática, enviando para o sistema parceiro os dados do cliente, veículo (para a Simova a nomenclatura é Equipamento), ordem de serviço, serviços, peças e mecânicos da ordem de serviço.
- Finalizar o envio da nota fiscal de remessa de peças para o Frente de Caixa e realizar a emissão da nota fiscal .
Nota |
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Uma ordem de serviço que será realizada externamente e não possui peças não seguirá o processo de Sincronização Automática e sim de Sincronização Manual, portanto se não houver peças não há necessidade de emitir a nota fiscal de remessa de peças. |
Informações |
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O processo de atendimento externo já existia no sistema DMS, apenas sendo incluída a Sincronização Automática dentro deste processo. |
Dica |
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Para a emissão da nota fiscal de remessa de peças é necessário parametrizar a transação do tipo Saída e subtipo Terceiro no menu Oficina > Parâmetros > Módulo, na aba Atendimento, no campo Atendimento de Campo > Tipo de Transação p/ Remessa de Peças.
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Atendimento na OficinaÉ o fluxo onde a ordem de serviço será realizada na oficina da revenda, não havendo a necessidade de ocorrer um atendimento externo. Neste processo a ordem de serviço será sincronizada de forma manual, quando o usuário desejar. - Abrir o atendimento (pode ser através do menu Oficina > Agendamento Oficina (70100) ou pelo menu Oficina > Atendimento Oficina (70200));
- Incluir serviços, peças e abrir a ordem de serviço;
- Definir os mecânicos dos serviços e das peças;
- Requisitar as peças (elas ficarão com a situação Requisitadas);
- Acessar a aba Simova e clicar em Enviar. Neste momento é realizada a Sincronização Manual, enviando para o sistema parceiro os dados do cliente, veículo (para a Simova a nomenclatura é Equipamento), ordem de serviço, serviços, peças e mecânicos da ordem de serviço.
Sincronização da Ordem de serviço - Grupo de serviçoQuando a revenda utiliza grupo de serviço existe uma etapa a mais nos dois processos descritos acima que é a seleção do mecânico vinculado ao serviço da ordem de serviço e dos mecânicos dos serviços filhos. O serviço principal estará em negrito.
Informações |
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| O botão Enviar da aba Simova da manutenção da ordem de serviço estará habilitado em três casos: - Se o atendimento for externo, houver peças e existir uma nota fiscal de remessa de peças emitida;
- Se o atendimento não for externo e houver peças;
- Se não houver peças.
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Informações |
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| Quando o atendimento for externo somente serão sincronizadas as peças que estiverem com a situação Terceiros. Quando o atendimento não for externo serão sincronizadas as peças com a situação Requisitadas. |
Informações |
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A sincronização dos registros ocorre em cascata. Exemplo: ao sincronizar o modelo A, se a família 1 não tiver sido sincronizada, ao processar o modelo A, a família também será sincronizada. |
Integração (Apollo.exe) A integração é o processo no qual o sistema DMS solicita para o sistema parceiro as informações da ordem de serviço para serem integradas com o sistema DMS. As informações que são integradas são: - Apontamentos do CDT (para a Simova a nomenclatura é Apontamentos de Horas Trabalhadas);
- Diagnóstico e Ação/Reparo (para a Simova a nomenclatura é Descrição da Causa e Descrição da Correção);
- Peças que não foram utilizadas e serão devolvidas;
- Horímetro/Quilometragem do veículo.
Caso ocorra algum erro no processo de apontamento do CDT a integração não será interrompida, mas será exibida a mensagem com o erro que ocorreu. Após a integração dos apontamentos e do diagnóstico, será ofertado a opção de realizar a devolução das peças, caso existam peças a serem devolvidas. Integração dos apontamentos do CDTAo validar os dados recebidos do sistema terceiro será efetuado o lançamento dos apontamentos retornados no CDT do sistema DMS. Para que os lançamentos ocorram com sucesso o serviço deverá estar aberto, vinculado ao mecânico que foi apontado no sistema da Simova e o CDT precisa estar aberto para a data do apontamento que estará sendo integrado. Obs.: No mesmo serviço não pode haver apontamento para mais de um mecânico quando usar esta integração. Integração do diagnóstico e ação/reparoApós a integração dos apontamentos do CDT ocorre a inclusão do diagnóstico e ação/reparo na primeira solicitação válida dentro da ordem de serviço. Integração das peçasFinalizando a etapa anterior, é verificado se existem peças a serem devolvidas, de acordo com o retorno do sistema da Simova. Nesta etapa são consideradas as peças que estarão com a situação Requisitadas, pois são as peças que podem sofrer devolução. Caso a ordem de serviço for um atendimento externo e as peças estiverem na situação Terceiros é necessário realizar a nota fiscal de devolução destas peças indicando que elas retornaram para o estoque (processo que já existe dentro do fluxo de atendimento externo). Será questionado se o usuário deseja realizar a devolução das peças e caso seja confirmado, ocorrerá a devolução. Se a devolução já ocorreu em algum outro momento, pode negar a ação de devolução. Informações |
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O processo da emissão da nota fiscal de devolução das peças não é um item obrigatório para a Integração, porém sem ela as peças não estarão habilitadas para a devolução dentro da ordem de serviço. |
Integração do horímetro/quilometragemÉ atualizado o horímetro/quilometragem do veículo ao realizar a integração, atualizando a informação na ordem de serviço e na ficha de seguimento. Processo de integraçãoApós a ordem de serviço estiver pronta para integrar, isto definido pelo sistema parceiro, é necessário acessar a ordem de serviço desejada através do menu Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção (70780) na aba Simova e clicar no botão Receber. Neste momento é realizado o processo de integração descrito anteriormente: integração dos apontamentos do CDT, do diagnóstico e ação/reparo, e das peças.
Processo de integração.
Resultado da integração realizada anteriormente.
Nota |
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Cada integração descrita acima somente será realizada se o seus respectivo parâmetro estiver marcado no menu Oficina > Simova > Parâmetros (71621). |
Logs (Apollo.exe) É possível, através do menu Oficina > Simova > Log Comunicação (71622) verificar o envio e o retorno da comunicação com o sistema parceiro. É possível filtrar por empresa e revenda, período, se houve sucesso ou não no retorno do sistema parceiro, o tipo de comunicação (sincronização ou integração) e pela entidade principal da comunicação, podendo também ser filtrada pela chave identificadora desta entidade. Esta entidade pode ser: - Cliente - é possível filtrar pelo código do cliente;
- Equipamento - é possível filtrar pelo chassi do veículo;
- Funcionário - é possível filtrar pelo código do mecânico;
- Grupo de Serviço - é possível filtrar pelo código do grupo de serviço;
- Modelo de equipamento - é possível filtrar pelo código do modelo do veículo;
- Ordem de serviço - é possível filtrar pelo número da ordem de serviço;
- Ordem de serviço X Serviço - é possível filtrar pelo número da ordem de serviço;
- Ordem de serviço X Peça - é possível filtrar pelo número da ordem de serviço;
- Ordem de serviço X Funcionário - é possível filtrar pelo número da ordem de serviço;
- Ordem de serviço (todos) - é possível filtrar pelo número da ordem de serviço;
- Parada - é possível filtrar pelo código do motivo do tipo paralização de serviço da oficina;
- Peça - é possível filtrar pelo código público do item;
- Serviço - é possível filtrar pelo código do serviço;
- Tipo de equipamento - é possível filtrar pelo código da família do veículo;
- Token
Os resultados apresentam a URL que foi utilizada para realizar a comunicação, se a comunicação ocorreu para um registro específico ou não (se estiver marcado como não, a comunicação foi realizada através da Sincronização Geral), o token utilizado para a autenticação com o sistema parceiro, a mensagem de erro, o JSON que o sistema DMS enviou e o JSON que o sistema da Simova retornou.
Dica |
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Caso ocorra algum erro durante a sincronização e integração e não seja localizado o registro de comunicação, o erro pode ter acontecido dentre três, uma: ou a comunicação com o Linx DMS não está funcionando corretamente, ou a comunicação com o sistema da Simova não está ocorrendo ou o erro foi causado pelo sistema DMS. Além deste log pode-se verificar o log de comunicação do Linx DMS localizado na pasta Services, onde está instalado o Linx DMS ou também através do Monitor SQL do Apollo Linx DMS . |
Aviso |
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A integração com o sistema da Simova somente estará disponível se o módulo estiver contratado e configurado. |
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