Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


...

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:

  • Cadastros > Tabela de preço faturamento cliente;
  • Cadastros > Tabela de preço faturamento grupo de pessoa;
  • Configurações > Baixa de títulos com instruções pendentes, associados a fatura no caixa;
  • Configurações > Baixa de títulos já vencidos, associados a faturas no caixa;
  • Faturamento > Permite a seleção de Tabela de Preço na Geração de Faturas;
  • Faturamento > Permite dar desconto manual na Geração de Faturas;
  • Faturamento > Permite gerar boletos;
  • Faturamento > Permite imprimir boletos;
  • Faturamento > Permitir alteração de portador no momento da geração para todas as faturas selecionadas;
  • Faturamento > Permitir escolher portador no momento da geração para faturas sem portador configurado;
  • Fiscal > Permite acesso a rotina de faturamento de notas fiscais;
  • Fiscal > Notas Fiscais de Saída > Nota fiscal simples faturamento;
  • Relatórios.

Conforme exemplo a seguir: 

Image Removed

...

Painel
titleColor#FFB200
titleBGColor#2C004B
titleSumário

1 Conceito
2 Requisitos
3 Configurações
3.1 Permissões de Acesso
3.2 Plano de Contas
3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo
3.3 Motivos de Movimentação
3.4 Política Comercial
3.4.1 Grupo de Pessoas
3.5 Bancos
3.6 Contas Correntes
3.7 Instruções Bancárias
3.8 Portadores
3.9 Faturamento por Regime Especial
4 Funcionalidades
4.1 Gerar Faturas
4.2 Gerar Boletos
4.3 Imprimir Boletos
4.4 Gerenciar Boletos
4.5 Remessa de Cobrança
4.6 Retorno de Cobrança
4.7 Cancelar Remessa
4.8 Instruções e Ocorrências
4.9 Títulos em Carteira
5 Relatórios
5.1 Detalhar Faturas
5.2 Extrato de Notas e Faturas
5.3 Posição de Cobrança
5.4 Remessa de Cobrança
5.5 Retorno de Cobrança
5.6 Títulos em Carteira de Cobrança
5.7 Conciliação Bancária
5.8 Extrato Bancário

...

A rotina de Faturamento permitirá ao usuário realizar o faturamento dos lançamentos financeiros realizados no sistema, possibilitando maior controle financeiro. O faturamento é a soma dos valores das vendas emitidas em determinado período comercial, em um documento único.

...

Para utilizar as rotinas de faturamento será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.

...

Para executar as rotinas de faturamento, será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial, que serão descritas nos capítulos a seguir.

...

Índice


Âncora
conceito
conceito
1 Conceito

A rotina de Faturamento permitirá ao usuário realizar o faturamento dos lançamentos financeiros realizados no sistema, possibilitando maior controle financeiro. O faturamento é a soma dos valores das vendas emitidas em determinado período comercial, em um documento único.

Âncora
req
req
2 Requisitos

Para utilizar as rotinas de faturamento será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.

Âncora
conf
conf
3 Configurações

Para executar as rotinas de faturamento, será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial, que serão descritas nos capítulos a seguir.


Âncora
perm
perm
3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:

  • Cadastros > Tabela de preço faturamento cliente;
  • Cadastros > Tabela de preço faturamento grupo de pessoa;
  • Configurações > Baixa de títulos com instruções pendentes, associados a fatura no caixa;
  • Configurações > Baixa de títulos já vencidos, associados a faturas no caixa;
  • Faturamento > Permite a seleção de Tabela de Preço na Geração de Faturas;
  • Faturamento > Permite dar desconto manual na Geração de Faturas;
  • Faturamento > Permite gerar boletos;
  • Faturamento > Permite imprimir boletos;
  • Faturamento > Permitir alteração de portador no momento da geração para todas as faturas selecionadas;
  • Faturamento > Permitir escolher portador no momento da geração para faturas sem portador configurado;
  • Fiscal > Permite acesso a rotina de faturamento de notas fiscais;
  • Fiscal > Notas Fiscais de Saída > Nota fiscal simples faturamento;
  • Relatórios.


Conforme exemplo a seguir: 


Image Added


Âncora
plano
plano
3.2 Plano de Contas

Para funcionamento das rotinas de faturamento parcelado será necessário incluir contas no plano de contas do sistema. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Plano de Contas.

A tela a seguir será exibida:


Image Added 
 Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá adicionar uma conta ao plano de contas;
  • Editar: permitirá editar uma conta;
  • Excluir: permitirá excluir uma conta;
  • Procurar: permitirá procurar por uma conta;
  • Atualizar permitirá atualizar o plano de contas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela. 

 Nos capítulos a seguir serão descritas as configurações das contas a serem criadas no plano de contas.

Para incluir a conta Faturamento Parcelado, selecionar a conta Ativo > Valores a Receber > Faturas a Receber e clicar no botão Novo.


Image Added


Preencher os campos:

  • Tipo contábil: selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome da conta;
  • Tipo: selecionar a opção Conta a receber.

Habilitar as opções Aceitar lançamentos, Controlar pendências e Ativar programação.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

Âncora
parcel
parcel
3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo

Para funcionamento das rotinas de faturamento parcelado será necessário incluir configurar contas no plano de contas do sistema. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Plano de Contas.

A tela a seguir será exibida:

Image Removed
 Esta tela possui os botões:

...

 Nos capítulos a seguir serão descritas as configurações das contas a serem criadas no plano de contas.

Para incluir a conta Faturamento Parcelado, selecionar a conta Ativo > Valores a Receber > Faturas a Receber e clicar no botão Novo.

Image Removed

Preencher os campos:

  • Tipo contábil: selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome da conta;
  • Tipo: selecionar a opção Conta a receber.

Habilitar as para formas de pagamento a prazo que serão faturadas. Para finalidade de demonstração, utilizaremos a conta Parcelamento Notas a Prazo, referente a forma de pagamento Notas a Prazo.

Para incluir a conta, selecionar a conta Ativo > Valores a Receber > Faturas a Receber e clicar no botão Novo.


Image Added

Preencher os campos:

  • Tipo contábil: selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome da conta;
  • Tipo: selecionar a opção Conta a receber. Habilitar as opções Aceitar lançamentos, Controlar pendências e

...

  • Ativar programação.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

Âncora

...

mot

...

mot
3.

...

3 Motivos de Movimentação

Para executar as rotinas de faturamento parcelado será necessário configurar contas para formas de pagamento a prazo que serão faturadas. Para finalidade de demonstração, utilizaremos a conta Parcelamento Notas a Prazo, referente a forma de pagamento Notas a Prazo.

Para incluir a conta, selecionar a conta Ativo > Valores a Receber > Faturas a Receber e clicar no botão Novo.

Image Removedum motivo de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação, a tela a seguir será exibida:


Image Added

Preencher os campos:

  • Tipo contábil: selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome da conta;
  • Tipo: selecionar a opção Conta a receber. Habilitar as opções Aceitar lançamentos, Controlar pendências e Ativar programação.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

...

Para executar as rotinas de faturamento parcelado será necessário configurar um motivo de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação, a tela a seguir será exibida:

Image Removed

Preencher os campos:

  • Nome: por padrão utilizar o nome Faturamento Parcelamento;
  • Conta debitar: informar a conta Faturamento Parcelado;
  • Conta creditar: informar a conta Faturas a Receber;
  • Tipo movto: selecionar a opção Faturamento Parcelado.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações. 

...

No cadastro de clientes, será possível incluir políticas comerciais que permitirão definir configurações de venda, como cadastro de formas de pagamento, regras de preço, desconto entre outros.

Aviso

 Para utilizar as rotinas de faturamento, será necessário configurar os vencimentos das contas de clientes. Para configurar, acessar o menu Cadastros > Clientes > aba Política Comercial

...

A configuração do vencimento no cadastro do Grupo de Pessoas é a maneira mais rápida e fácil de configurar o faturamento. As configurações definidas no grupo serão padrão para todos os clientes pertencentes ao mesmo. Caso existir uma configuração específica para o cliente, ela será considerada, ignorando a configuração do grupo. Para configurar o vencimento acessar o menu Cadastros > Grupos de pessoas > aba Vencimentos

...

O cadastro dos bancos será utilizado para controlar as movimentações de cheque, troco, depósitos e cobrança. Acessar o menu Cadastros > Tabelas > Bancos

...

  • Nome: por padrão utilizar o nome Faturamento Parcelamento;
  • Conta debitar: informar a conta Faturamento Parcelado;
  • Conta creditar: informar a conta Faturas a Receber;
  • Tipo movto: selecionar a opção Faturamento Parcelado.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações. 

Âncora
polcoml
polcoml
3.4 Política Comercial

No cadastro de clientes, será possível incluir políticas comerciais que permitirão definir configurações de venda, como cadastro de formas de pagamento, regras de preço, desconto entre outros.

Aviso

 Para utilizar as rotinas de faturamento, será necessário configurar os vencimentos das contas de clientes. Para configurar, acessar o menu Cadastros > Clientes > aba Política Comercial

Âncora
grupo
grupo
3.4.1 Grupo de Pessoas

A configuração do vencimento no cadastro do Grupo de Pessoas é a maneira mais rápida e fácil de configurar o faturamento. As configurações definidas no grupo serão padrão para todos os clientes pertencentes ao mesmo. Caso existir uma configuração específica para o cliente, ela será considerada, ignorando a configuração do grupo. Para configurar o vencimento acessar o menu Cadastros > Grupos de pessoas > aba Vencimentos

Âncora
banc
banc
3.5 Bancos

O cadastro dos bancos será utilizado para controlar as movimentações de cheque, troco, depósitos e cobrança. Acessar o menu Cadastros > Tabelas > Bancos

Âncora
contco
contco
3.6 Contas Correntes

As contas correntes deverão ser cadastradas para que o sistema possua maior controle de movimentações, tais como: cheque troco emitido, cheques emitidos para pagamento, boletos a serem gerados e custódia de cheques. Para cadastrar a conta corrente acessar o menu Cadastros > Tabelas > Contas Correntes.

Âncora
instbanc
instbanc
3.7 Instruções Bancárias

Os dados cadastrados em Instruções Bancárias serão impressos no corpo do boleto bancário, como instruções. Acessar o menu Cadastros > Tabelas > Instruções Bancárias para criar uma nova instrução a ser utilizada nos boletos. 

Âncora
port
port
3.8 Portadores

Para utilizar cobranças bancárias através do sistema, será necessário cadastrar portadores no sistema. Os portadores serão configurados como Carteira, Depósito bancário ou Boleto bancário. Para cadastrar acessar o menu Cadastros > Tabelas > Financeiro > Portadores. Será exibida a tela conforme imagem a seguir: 


Image RemovedImage Added


Âncora
fatregesp
fatregesp
3.9 Faturamento por Regime Especial

Na rotina de faturamento será possível emitir as notas fiscais de faturamento de filiais da mesma UF (Unidade Federativa) da matriz em nome da matriz, agrupando todos
 os dados em uma única nota. Desta forma, não será mais possível emitir as notas fiscais de faturamento pela filial, somente pela matriz. Para filiais de UF diferentes da matriz, o processo será de cada empresa emitir suas próprias notas fiscais. Para configurar esta rotina, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Gerais. A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Habilitar a opção Utilizar regime especial para notas fiscais de faturamento, a tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Informar no campo, a mensagem que será impressa no DANF-e da nota fiscal de faturamento.

...

Aviso

Para correto funcionamento desta rotina será necessário que a sincronia entre matriz e filiais esteja ativa. 

...

A rotina de faturamento permitirá ao usuário realizar o faturamento dos lançamentos financeiros realizados no sistema, possibilitando maior controle financeiro. Para executar as rotinas acessar o módulo Gerencial > Financeiro. As opções deste menu serão detalhadas nos próximos capítulos.

...

Para realizar a geração de faturas acessar a rotina Financeiro > Contas a Receber > Geração de Faturas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Conta: informar a conta;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Grupo cliente: informar o grupo de clientes.

Caso for selecionado um grupo somente, o sistema ira agrupar os lançamentos cliente a cliente do respectivo grupo;

  • Portador: informar o portador;
  • Vencto. até: informar a data máxima de vencimento;
  • Vencto. entre: informar o período de vencimento;
  • Emissão até: informar a data máxima de emissão;
  • Emissão entre: informar o período de emissão;
  • Data referência: informar a data de referência;

O filtro Tipo cliente permitirá selecionar as opções:

  • Todos: permitirá selecionar todos os clientes;
  • Pessoa Física: permitirá exibir somente os clientes que são pessoa física;
  • Pessoa Jurídica: permitirá exibir somente os clientes que são pessoa jurídica.

O filtro Tipo vencto. permitirá selecionar as opções:

  • Diário: permitirá exibir os vencimentos configurados para diário;
  • Semanal: permitirá exibir os vencimentos configurados para semanal;
  • Semanal fixo: permitirá exibir os vencimentos configurados para semanal fixo;
  • Decendial: permitirá exibir os vencimentos configurados para decendial;
  • Quinzenal: permitirá exibir os vencimentos configurados para quinzenal;
  • Mensal: permitirá exibir os vencimentos configurados para mensal;
  • Mensal fixo: permitirá exibir os vencimentos configurados para mensal fixo.

O filtro Nota Fiscal permitirá selecionar a opção:

  • Utilizar data da fatura como data da nota fiscal: permitirá utilizar a data da fatura como data da nota fiscal.

O filtro Agrupamento permitirá selecionar as opções:

  • Empresa: permitirá exibir as informações agrupadas por empresa;
  • Placa: permitirá exibir as informações agrupadas pelas placas dos veículos;
  • Frota: permitirá exibir as informações agrupadas pela frota de veículos.

O filtro Ordenar permitirá selecionar a opção:

  • Unidade de origem: permitirá ordenar as faturas por unidade de origem.

Esta tela possui os botões:

  • Confirmar: permitirá confirmar as informações e abrir a tela de Geração de faturas;
  • Modo avançado: exibirá a guia de Lista de regras que permitirá adicionar conjuntos de regras à pesquisa, conforme imagem a seguir:

Image Removed

Esta tela possui os botões:

  • Image RemovedAdicionar permitirá adicionar regras a lista;:
  • Image RemovedRemover: permitirá remover uma regra da lista;
  • Image RemovedAbrir: permitirá carregar um conjunto de regras cadastrado previamente;
  • Image RemovedSalvar permitirá salvar o conjunto de regras criado.
  • Cancelar: permitirá fechar a tela de Regras para faturamento.

Ao clicar no botão Confirmar será exibida a tela conforme imagem a seguir, de acordo com os filtros selecionados:

Image Removed

Esta tela possui os botões:

  • Regras: permitirá retornar a tela de Regras para faturamento;
  • Detalhar: permitirá detalhar as faturas, conforme imagem a seguir:

Image Removed

    
Esta tela possui os campos:

  • Fatura nr exibirá o número da fatura; 
  • Emissão: exibirá a data de emissão da fatura;
  • Vencto.: informar a data de vencimento da fatura;
  • Cliente exibirá o cliente responsável pela fatura;:
  • Tabela preço informar uma t:abela de preços caso necessário;
  • % Desconto: informar a porcentagem de desconto;
  • Valor desconto: informar o valor ndo desconto.

A aba Composição exibirá os títulos que fazem parte da fatura. Será possível marcar ou desmarcar documentos da relação.

A aba Cobrança possui os campos:

...

Image Removed
 

A aba Opções permitirá marcar as opções:

...

Image Removed

A aba Histórico exibirá a relação de observações e histórico conforme imagem a seguir:

Image Removed
 

A aba Observações permitirá incluir informações sobre o faturamento e possui a seguinte opção:

...

Image Removed

A aba Parcelamento permitirá incluir informações sobre o parcelamento e possui as seguintes opções:

...

Image Removed

Na guia Relação de parcelas serão exibidas as parcelas, valores e respectivos vencimentos, de acordo com os campos informados.

...

Após selecionar o portador, clicar no botão Confirmar. Caso clicar no botão Portador mas não possuir nenhuma fatura selecionada, o sistema exibirá as seguintes opções:

Image Removed

...

Após selecionar o portador, a tela a seguir será exibida:

Image Removed

Aviso

O portador selecionado será registrado somente para o faturamento atual. Para faturamentos futuros, serão utilizados os regisros cadastrados, conforme descrito no capítulo 3.3.

  • Fechar: permitirá fechar a tela de Geração de faturas. Após selecionar as faturas, e definir o portador, clicar no botão Gerar faturas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

...

Para confirmar a geração de faturas clicar no botão Sim e será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

 

Clicar no botão OK para confirmar a mensagem. Será exibida a tela conforme a imagem a seguir:

Image Removed
 

Esta tela possui os botões:

  • Detalhamento completo: exibirá um relatório detalhando completamente a fatura;
  • Detalhamento simples: exibirá um relatório detalhando de forma mais simples a fatura;

Clicar no botão Fechar para fechar a tela de Detalhamento de fatura.

O sistema exibirá a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Clicar no botão Sim para gerar os boletos para cobrança. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Clicar no botão OK para confirmar a mensagem. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Clicar no botão Sim caso desejar iniciar a rotina de impressão de boletos. Será exibida a tela de Impressão de Boletos, conforme imagem a seguir:

Image Removed

Esta tela possui os botões:

  • Registrar boletos: permitirá realizar o registro dos boletos. Exibirá a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Clicar no botão Sim para confirmar a geração dos boletos.

  • Visualizar impressão permitirá visualizar a impressão do boleto.

...

3.10 Configuração Envio de E-mail 

Em Gerencial > Configurações > Gerais na guia Financeiro é possível configurar para que o sistema realize o envio de fatura por e-mail, selecionando as opções:

  • Perguntar se deve ser enviado o e-mail ao gerar gerar a fatura (que por padrão estará desmarcada, caso desejar esta opção, será necessário realizar a seleção);
  • Perguntar se deseja imprimir as etiquetas (mala direta) ao gerar a fatura;
  • Perguntar se deseja imprimir as duplicas ao gerar a fatura;
  • Formato para envio do detalhamento de fatura por e-mail (neste sendo possível escolher entre TXT ou PDF).

Image Added


É possível também realizar a configuração para que o envio de e-mail de faturamento seja enviado em cópia oculta para o e-mail de origem, através do Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresas - guia Configurações, conforme imagem:


Image Added

4 Funcionalidades

A rotina de faturamento permitirá ao usuário realizar o faturamento dos lançamentos financeiros realizados no sistema, possibilitando maior controle financeiro. Para executar as rotinas acessar o módulo Gerencial > Financeiro. As opções deste menu serão detalhadas nos próximos capítulos.

Âncora
gerarfat
gerarfat
4.1 Gerar Faturas

Para realizar a geração de faturas acessar a rotina Financeiro > Contas a Receber > Geração de Faturas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image Added


Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Conta: informar a conta;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Grupo cliente: informar o grupo de clientes.
  • Portador: informar o portador;
  • Vencto. até: informar a data máxima de vencimento;
  • Vencto. entre: informar o período de vencimento;
  • Emissão até: informar a data máxima de emissão;
  • Emissão entre: informar o período de emissão;
  • Data referência: informar a data de referência;

O filtro Tipo cliente permitirá selecionar as opções:

  • Todos: permitirá selecionar todos os clientes;
  • Pessoa Física: permitirá exibir somente os clientes que são pessoa física;
  • Pessoa Jurídica: permitirá exibir somente os clientes que são pessoa jurídica.

O filtro Tipo vencto. permitirá selecionar as opções:

  • Diário: permitirá exibir os vencimentos configurados para diário;
  • Semanal: permitirá exibir os vencimentos configurados para semanal;
  • Semanal fixo: permitirá exibir os vencimentos configurados para semanal fixo;
  • Decendial: permitirá exibir os vencimentos configurados para decendial;
  • Quinzenal: permitirá exibir os vencimentos configurados para quinzenal;
  • Mensal: permitirá exibir os vencimentos configurados para mensal;
  • Mensal fixo: permitirá exibir os vencimentos configurados para mensal fixo.

O filtro Nota Fiscal permitirá selecionar a opção:

  • Utilizar data da fatura como data da nota fiscal: permitirá utilizar a data da fatura como data da nota fiscal.

O filtro Agrupamento permitirá selecionar as opções:

  • Empresa: permitirá exibir as informações agrupadas por empresa;
  • Placa: permitirá exibir as informações agrupadas pelas placas dos veículos;
  • Frota: permitirá exibir as informações agrupadas pela frota de veículos.

O filtro Ordenar permitirá selecionar a opção:

  • Unidade de origem: permitirá ordenar as faturas por unidade de origem.

Esta tela possui os botões:

  • Confirmar: permitirá confirmar as informações e abrir a tela de Geração de faturas;
  • Modo avançado: exibirá a guia de Lista de regras que permitirá adicionar conjuntos de regras à pesquisa, conforme imagem a seguir:


Image Added


Esta tela possui os botões:

  • Adicionar permitirá adicionar regras a lista;:
  • Remover: permitirá remover uma regra da lista;
  • Abrir: permitirá carregar um conjunto de regras cadastrado previamente;
  • Salvar permitirá salvar o conjunto de regras criado.
  • Cancelar: permitirá fechar a tela de Regras para faturamento.

Ao clicar no botão Confirmar será exibida a tela conforme imagem a seguir, de acordo com os filtros selecionados:


Image Added


Esta tela possui os botões:

  • Regras: permitirá retornar a tela de Regras para faturamento;
  • Detalhar: permitirá detalhar as faturas, conforme imagem a seguir:
  • Marcar: Permitirá selecionar a fatura;
  • Portador: permitirá selecionar o portador.

  

Esta tela possui os campos:

  • Fatura nr exibirá o número da fatura; 
  • Emissão: exibirá a data de emissão da fatura;
  • Vencto.: informar a data de vencimento da fatura;
  • Cliente exibirá o cliente responsável pela fatura;:
  • Tabela preço informar uma t:abela de preços caso necessário;
  • % Desconto: informar a porcentagem de desconto;
  • Valor desconto: informar o valor ndo desconto.

A aba Composição exibirá os títulos que fazem parte da fatura. Será possível marcar ou desmarcar documentos da relação.

Image Added



A aba Cobrança possui os campos:

Image Added

  • Portador: informar o portador;
  • Conta corrente: informar a conta corrente.

A aba Opções permitirá marcar as opções:

Image Added


  • Emitir nota fiscal de faturamento: permitirá emitir uma nota fiscal de faturamento;
  • Imprimir detalhamento de fatura após faturamento: permitirá imprimir detalhamento de fatura após o faturamento;
  • Enviar fatura por e-mail: permitirá enviar as faturas por e-mail;
  • Enviar boleto por e-mail: permitirá enviar boleto por e-mail;
  • Enviar relatório por e-mail: permitirá enviar relatório por e-mail;
  • Enviar comprovante por e-mail: permitirá enviar comprovante por e-mail;
  • Enviar todas as notas por e-mail: permitirá enviar todas as notas por e-mail;
  • Modelo de documento: sendo opções a selecionar:
  • Individual: permitirá enviar documentos individualmente;
  • Agrupado: permitirá enviar detalhamento da fatura, boleto e nota fiscal em um único documento em formato PDF;
  • Formato de documento individual, sendo opções a selecionar: Configuração Geral, TXT ou PDF
  • Imprimir boleto mesmo que enviado poremail: permitirá imprimir o boleto mesmo que o mesmo esteja configurado para ser enviado por e-mail;
  • Relacionar no relatório de faturas a serem enviadas por FAX: permitirá que após faturar, seja gerado um relatório contendo informações do cliente e do faturamento como FAX, telefone, número e valor do documento;
  • Não detalhar as informações do veículo na DANFe: não permitirá que as informações do veículo sejam detalhadas no DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica);
  • Detalhar todas as KM's na observação da nota fiscal: exibirá as informações de quilometragem no campo de observações da nota fiscal.


A aba Histórico exibirá a relação de observações e histórico conforme imagem a seguir:


Image Added 
 

A aba Observações permitirá incluir informações sobre o faturamento e possui a seguinte opção:

  • Exibir observações na nota fiscal: permitirá exibir as observações na nota fiscal de faturamento.

Image Added



  • Fechar: permitirá fechar a tela de Geração de faturas. Após selecionar as faturas, e definir o portador, clicar no botão Gerar faturas.


Será exibida a tela conforme a imagem a seguir:


Image Added
 

Esta tela possui os botões:

  • Detalhamento completo: exibirá um relatório detalhando completamente a fatura;
  • Detalhamento simples: exibirá um relatório detalhando de forma mais simples a fatura;

Clicar no botão Fechar para fechar a tela de Detalhamento de fatura.


Clicar no botão Sim para gerar os boletos para cobrança. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Clicar no botão Sim para registrar as notas fiscais de faturamento OK para confirmar a mensagem. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Esta tela possui as abas:

  • Notas por empresa: exibirá as notas separadas por empresa;
  • Todas as notas: exibirá todas as notas.

Esta tela possui os botões:

...

Image Added



Clicar no botão Sim caso desejar iniciar a rotina de impressão de boletos, o sistema disponibilizará os boletos para impressão. 

Após imprimir os boletos, clicar no botão Fechar, para fechar a tela de Impressão de Boletos

Após selecionar as notas, clicar no botão Registrar e imprimir. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Clicar no botão Sim para confirmar a geração das notas fiscais.

Image Removed

Clicar no botão OK, para confirmar a mensagem. O sistema exibirá a mensagem conforme imagem a seguir:

Image Removedfiscais.


Image Added



Caso desejar enviar as notas fiscais eletrônicas, clicar no botão Sim. O o sistema enviará as notas fiscais para o sistema da SEFAZ e retornará a tela de Geração de Nota Fiscal de Faturamento. Após enviar as notas, clicar no botão Fechar, para fechar a tela. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed
Para gerar o DANFe das notas, clicar no botão Sim. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Após impressão do DANFe, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Clicar no botão Sim caso desejar imprimir etiquetas, conforme imagem a seguir:

Image Removed

Após, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Clicar no botão Sim caso desejar imprimir duplicatas, conforme imagem a seguir:

Image Removed, para fechar a tela, após a seleção será aberta a Nota Fiscal para impressão

Será exibida a tela de Regras de faturamento, caso desejar gerar mais faturas.

Âncora
gerarbol
gerarbol
4.2 Gerar Boletos

O sistema permitirá realizar a geração dos boletos após o faturamento, para isso acessar a rotina Financeiro > Contas a Receber > Geração de Boletos. 

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Esta tela possui os filtros:

...

A opção Exibir faturas que possuem boletos rejeitados e cancelados permitirá exibir as faturas que possuem boletos cancelados ou rejeitados, vinculados as mesmas.

Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Esta janela possui os botões:

  • Regras: retornará a janela de filtros;
  • Marcar: permitirá selecionar todas ou nenhuma nota fiscal.

Após cancelados ou rejeitados, vinculados as mesmas.

Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar, o sistema disponibilizará a relação dos boletos para gerar. Após selecionar as faturas clicar no botão Gerar boletos, a mensagem a seguir será exibida:

Image Removed

Para gerar os boletos, clicar no botão Sim. O sistema exibirá a mensagem conforme imagem a seguir:

Image Removedos boletos então serão gerados.

Âncora
impbol
impbol
4.3 Imprimir Boletos

Após gerar os boletos será possível realizar a impressão dos mesmos, para isso acessar a rotina Financeiro > Contas a Receber > Impressão de Boletos. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Esta tela possui os filtros:

...

Após preencher os filtros clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image Removed Image Added  

Esta tela possui os botões:

  • Regras: permitirá retornar à janela de filtros;
  • Detalhar: permitirá visualizar informações detalhadas do boleto. Ao clicar neste botão, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image RemovedImage Added


A guia Principal possui os campos:

...

Ao clicar no botão Fatura, será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Esta tela possui os campos:

...

Após selecionar os boletos a serem impressos, clicar no botão Registrar boletos, o sistema questionará se deseja imprimir os boletos, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Ao clicar no botão Sim será impresso o boleto em formato .pdf.

Após a impressão o sistema questionará se deseja gerar os boletos selecionados, conforme imagem a seguir:Image Removed
 Ao clicar no botão Sim o boleto o boleto será gerado e será exibida novamente a tela de Impressão de Boletos.

Âncora
gerbol
gerbol
4.4 Gerenciar Boletos

Será possível gerenciar as informações relacionadas aos boletos, além de permitir editar, excluir e incluir boletos bancários que não estejam ligados às faturas geradas pelo sistema. Com isso poderá ser realizado o lançamento de boletos para qualquer receita e não apenas àquelas provenientes do faturamento de contas no Linx Postos AutoSystem_®_Postos AutoSystem®. Para utilizar esta rotina acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Gerenciamento de Boletos.

Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Esta tela possui os filtros:

...

Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Esta tela possui os botões:

...

Ao clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir: 


Image Removed Image Added 
Esta tela possui os campos:

...

No campo Mensagem serão exibidas as observações cadastradas na instrução bancária. Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
remcob
remcob
4.5 Remessa de Cobrança

Os arquivos de remessa que serão enviados para o banco, poderão ser gerados pelo Linx Postos AutoSystem®. Para utilizar a rotina, acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Remessa de Cobrança. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Esta tela possui os campos:

...

O sistema exibirá a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Clicar no botão Sim para confirmar a geração do arquivo de remessa. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Image Added

Caso desejar visualizar o relatório da remessa, clicar no botão Sim. Será gerado um relatório conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


A remessa de cobrança gerará um arquivo .REM, conforme imagem a seguir:Image Removed.


Âncora
retcob
retcob
4.6 Retorno de Cobrança

Após enviar o arquivo de remessa, o banco emitirá o arquivo de retorno e o sistema permitirá a importação dos dados, realizando as baixas automaticamente. Para utilizar a rotina, acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Retorno de Cobrança. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Esta tela possui os campos:

...

Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar para importar o arquivo de retorno.

Âncora
cancrem
cancrem
4.7 Cancelar Remessa

Após enviar a remessa o sistema possibilitará o cancelamento da mesma, gerará um novo arquivo para o banco com a instrução de cancelamento. Para isso, acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Cancelamento de Remessa.

A tela a seguir será exibida:

Image Removed Image Added 
Esta tela possui os campos:

  • Portador: informar o portador;
  • Número remessa: será preenchido automaticamente, buscará o número do último arquivo de remessa;
  • Data geração: será preenchido automaticamente;
  • Arquivo: será preenchido automaticamente.

Após informar o portador, verificar as informações e clicar no botão Confirmar.

O sistema exibirá a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

Clicar no botão Sim para confirmar o cancelamento. Será exibida a tela conforme a imagem a seguir:

...

  • automaticamente.

Após informar o portador, verificar as informações e clicar no botão Confirmar o mesmo será cancelado.


Âncora
instoco
instoco
4.8 Instruções e Ocorrências

As instruções dos boletos enviados para a remessa poderão ser alteradas através do menu Financeiro > Contas a Receber > Instruções e Ocorrências. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Esta tela possui os campos:

...

Esta tela possui os campos:

  • Image Removed Novopermitirá adicionar uma nova instrução/ocorrência.

Exibirá a tela conforme imagem a seguir:

Image RemovedImage Added



No campo Instrução será possível selecionar as opções:

...

Preencher o campo Vencimento e clicar no botão Confirmar para registrar a instrução.


  • Image RemovedExcluir: permitirá excluir uma instrução/ocorrência.

Âncora
titcart
titcart
4.9 Títulos em Carteira

A rotina títulos em carteira permitirá realizar a consulta dos boletos e títulos emitidos, de acordo com a situação e período. Para isso, acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Títulos em Carteira. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added



Esta tela possui os filtros:

...

Esta tela possui os botões:

  • Image Removed Abrir: permitirá visualizar as instruções/ocorrências do título selecionado;
  • Imprimir F9 :permitirá visualizar o relatório títulos em carteira de cobrança contendo as informações dos títulos consultados de acordo com os filtros informados;
  • Fechar ESC: permitirá fechar a tela.

Ao clicar no botão Imprimir, será exibido o relatório conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Âncora
rel
rel
5 Relatórios

Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem® possui alguns relatórios que auxiliarão no controle do faturamento. Nos próximos tópicos serão detalhados os relatórios disponíveis para estas rotinas.

Âncora
detfat
detfat
5.1 Detalhar Faturas

Este relatório exibirá as faturas geradas no sistema e detalhará os documentos que foram faturados. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Detalhamento de faturas. A tela a seguir será exibida:


Image Removed Image Added

Esta tela possui os filtros:

...

O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Âncora
extnot
extnot
5.2 Extrato de Notas e Faturas

Este relatório exibirá informações das notas e faturas de cada cliente, registradas no sistema. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Extrato de notas e faturas. A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Esta tela possui os filtros:

...

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado conforme imagem a seguir:


Image Removed Image Added 
 

Âncora
posicob
posicob
5.3 Posição de Cobrança

Este relatório exibirá as informações referentes aos valores pendentes a receber por grupo de pessoa ou conta, em determinados períodos de acordo com o filtro informado. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Posição da cobrança.

A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added

Esta tela possui os filtros:

...

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Âncora
remcob
remcob
5.4 Remessa de Cobrança

Este relatório exibirá as informações referentes as remessas de cobranças emitidas para o banco. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Remessa de cobrança.

A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added

Esta tela possui os campos:

...

 Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Âncora
retcob
retcob
5.5 Retorno de Cobrança

Este relatório exibirá as informações referentes ao retorno de cobrança do banco. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Retorno de cobrança.

A tela a seguir será exibida:

Image RemovedImage Added



Esta tela possui os filtros:

  • Portador: informar o portador;
  • Número: do retorno: informar o número do retorno;
  • Processamento info:rmar informar o período do processamento;
  • Ocorrência: permitirá selecionar uma ocorrência ou instrução.

...

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Âncora
titcob
titcob
5.6 Títulos em Carteira de Cobrança

Este relatório exibirá as informações referentes aos títulos em carteira de cobrança. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Contas a receber > Títulos em carteira de cobrança. A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Esta tela possui os campos:

...

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Âncora
concbanc
concbanc
5.7 Conciliação Bancária

Este relatório e exibirá as informações relacionadas a conciliação bancária. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles Bancários > Conciliação bancária.

A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added

Esta tela possui os filtros:

...

Ao clicar no botão Configurações será possível selecionar os Créditos a Compensar e os Débitos a Compensar, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


Image Removed Image Added 
 

Âncora
extbanc
extbanc
5.8 Extrato Bancário 

Este relatório exibirá as informações referentes ao extrato bancário. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles Bancários > Extrato bancário.

A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added

Esta tela possui os filtros:

...

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será gerado conforme imagem a seguir:


Image Removed Image Added