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1 Conceito
A GO2GO Integração Hub Delivery Linx é uma API de comunicação que permite unificar os pedidos de plataformas como iFood, Hubster, Uber Eats Rappi e Rappi Zé Delivery em um só lugar. O sistema Linx Postos AutoSystem possui integração com a GO2GO. Esta integração permite Isso permitirá que esses pedidos sejam enviados ao PDV do AutoSystem para o melhor gerenciamento das vendas por delivery.
2 Requisitos
Para utilizar a integração com a GO2GO Hub Delivery Linx serão necessários alguns requisitos:
- O módulo GO2GO Hub Delivery Linx deve estar habilitado na chave do estabelecimento;
- A versão mínima exigida é a 3.3.1.7110 (AutoSystem) ou superior;Possuir o sistema GO2GO instalado e configurado em seu ambiente.
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- Ifood.
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Configurações
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3.1 Permissões de Acesso
As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações > Integrações > procurar por Hub > Integração GO2GOHub Delivery Linx, conforme exemplo a seguir:
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3.2 Configuração do Atalho no Servidor
Se desejado, é possível executar o serviço no próprio servidor do PDV (e não no Gerenciador conforme consta no item 5) através da configuração de atalho conforme indicado na imagem abaixo:
3.3 Configurar Integração
Para o funcionamento desta integração será necessário realizar algumas configurações:
No módulo Gerencial, acessar o menu Configurações > Módulos > Integração GO2GO. Hub Delivery API:
A seguinte tela será apresentada:
No grupo Geral, temos mostrada:
Dica | ||
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Uma empresa poderá ter mais de um parceiro cadastrado na etapa a seguir. |
Aviso |
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URL Parceiro, Cliente ID e Cliente Secret deverão ser preenchidos com os dados fornecidos pelo parceiro. |
Conforme demonstrado na imagem temos as seguintes opções:
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- Configuração da Empresa: esta
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- seção permite habilitar a integração com a
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- Hub Delivery à opção demarcada em Relação de Empresas;
- Intervalo entre requisições: permite assinalar o intervalo (medido em segundos) no qual o sistema se comunicará com o parceiro (indicado na imagem como Relação de Parceiros);
- Emissão da Venda: permite que, uma vez alterado o status do pedido de Entrega em Andamento para Finalizado no Caixa, a venda seja emitida. Neste campo também é possível alterar a emissão da venda para Ao Entregar, disponível na lista suspensa. Na opção Questionar por Venda, a cada venda efetuada o sistema exibirá uma mensagem para liberar ou não a emissão;
- Iniciar o serviço automaticamente ao abrir o caixa: nesta opção é possível deixar selecionado, pois sempre que o Caixa for aberto, as atualizações de pedido serão inicializados automaticamente;
- Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar o pedido:
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Exemplo: ao preencher o campo com a opção Questionar sempre, quando a venda estiver para Entrega, o sistema emitirá uma mensagem perguntando se é para emitir o cupom fiscal da venda ou não. Nas demais opções o cupom fiscal será apenas visualizado na tela, tendo que gerar a impressão manualmente.
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- uma vez confirmado o pedido no Caixa, caso essa opção estiver assinalada, a impressão da comanda será disponibilizada automaticamente. Feito isso, para o cliente que fez o pedido pelo aplicativo, o mesmo passará a constar como Em produção;
- Imprimir automaticamente o pré-fechamento: esta opção permite a impressão automática do pré-fechamento;
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- Destacar taxa de entrega e descontos provenientes do player nas observações do documento fiscal ao invés de exibir em valor outros: nesta opção é possível selecionar quando a taxa de serviço, taxa de entrega e descontos tratam-se do parceiro ou da loja, caso seja um desconto do parceiro, o cupom fiscal será impresso com uma observação.
3.3.1 - Relação de Parceiros
Em Relação de Parceiros não é possível excluir um parceiro, visto que podem haver pedidos vinculados a ele. No entanto, é possível inativá-lo ao clicar no botão .
3.3.2 - Produtos Vinculados
A guia Produtos Vinculados diz respeito aos produtos que estão permitidos ou não para venda. Essa sincronização de disponibilidade ocorre a cada 30 minutos.
O cadastro dos produtos/ itens é realizado manualmente selecionado a opção é possível realizar uma inclusão individual, inclusão por grupo de produtos e inclusão por regra de preços.
Nesta tela temos as opções:
- Realizar a inclusão de produto/item;
- Realizar a exclusão do produto/item;
- Atualizar a relação de produtos/itens;
- Salvar produto/item cadastrado.
3.3.2.1 - Cadastro de Produtos
Todos os produtos devem estar vinculados entre si, ou seja, o mesmo cadastro que consta no módulo Gerencial do AutoSystem também deve constar no cadastro de produtos da Hubster.
Caso um pedido seja efetuado no player (aplicativo) e o produto escolhido pelo cliente não tenha sido configurado na Hubster, o sistema não receberá este pedido, aparecendo como Rejeitado.
Para visualizar os pedidos rejeitados, acessar a tela principal no módulo Caixa - Gerenciamento de pedidos Hub Delivery Linx e marcar a opção Exibir os pedidos cancelados e finalizados. Com isso, serão demonstrados na tela todos os pedidos que tiveram algum tipo de problema. Caso o pedido esteja inativo ou não tenha a configuração na Hubster, estes serão sinalizados.
Ao assinalar um produto e clicar em Visualizar - F6 será possível identificar demais informações a respeito do mesmo:
Produto sem cadastro:
3.3.3 - Formas de Pagamento
Na guia Formas de Pagamento, é possível incluir outras formas de pagamento como por exemplo Vale Alimentação/ Refeição, selecionando a opção
4 Motivo de Movimentação
Uma vez que as configurações anteriores foram realizadas e a comunicação foi bem sucedida, será criado automaticamente o motivo de movimentação, para que sejam baixadas as vendas com o motivo configurado. É possível acessar os motivos de movimentação através do Gerencial > Cadastros > Motivo de Movimentação, com as informações:
5 Inicialização com Gerenciador
É possível iniciar a integração manualmente do Hub Delivery através do Gerenciador.
Feito isso, a sinalização do ícone passará a ser verde. Clicando novamente, o sistema perguntará se deseja encerrar o serviço.
Aviso | ||
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O serviço de Integração do Hub Delivery através do gerenciador só será iniciado automaticamente, quando a opção "iniciar o serviço automaticamente ao abrir o caixa (conforme configurado no passo 3.2)" estiver flegada. |
6 Vendas Delivery no Caixa
Após conclusão das configurações, na tela principal do módulo Caixa irá constar um botão referente ao Hub Delivery:
Quando há pedidos em aberto, o ícone se apresenta na cor verdevermelha, conforme imagem acima. Quando Quando não houver pedidos pendentes, o ícone ficará "vazio", sem corverde.
Ao clicar no botão Delivery (ou tecla de atalho Y), será apresentada a tela de Gerenciamento de Pedidos Hub Delivery Linx:
Os Os pedidos que são feitos através dos aplicativos (iFood , Uber Eats e demais) serão apresentados na tela de gerenciamento.
O grupo painel de Parâmetros possui os seguintes campos:
- Pedido: pode localizar o pedido utilizando por número do pedido, caso eu precise localizar algum pedido especifico eu informo o número dele e o período.
- Período: período para a pesquisa;
- Status: Você pode locarlizar os pedido com um determinado status, utilizando o período e caso seja um pedido especifico pode informar o número também no campo “Pedido”. preencha este campo com o número do pedido para localizá-lo no sistema;
- Período: preencha com o período desejado para localizar o pedido;
- Status: selecione o status desejado para que sejam demonstrados na tela apenas os pedidos com o status selecionado;
- Exibir os pedidos cancelados e finalizados: Com essa opção marcado será mostrado todo os pedidos “Finalizado – Cancelados – Rejeitado”. Portanto vc pode incluir o período ou o número do pedido tabm. Caso eu coloco que status junto (ex: Novo) ele vai pegar todos os cancelados e finalizado mais o status informado;Preencher lista: marque esta opção para buscar os pedidos com os status de Finalizado; Cancelado ou Rejeitado.
Para localizar um pedido específico, preencha mais de um campo com as informações.
As colunas disponíveis na Relação de pedidos mostram as seguintes situações:
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- Origem: mostra através de qual player (aplicativo) o pedido foi realizado;
- Pedido: mostra o número do pedido gerado;
- Data Entrega: mostra a data escolhida pelo cliente, para a entrega do pedido;
- Cliente: mostra o nome do cliente;
- Status: mostra a situação atual do pedido, podendo ser: Novo, Em Produção, Entrega em Andamento , e Concluído;
- Tipo de Pagamento: mostra como será o pagamento, se na Entrega do pedido ou efetuado pelo App;
- Forma de Pagamento: mostra a forma de pagamento, podendo ser no Dinheiro no Dinheiro ou Cartão. Observação: somente será aceito uma forma de pagamento.
Aviso | ||
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O Status não é atualizado automaticamente. Cada etapa do processo deve ser feito manual e respeitando a ordem. |
6.1 Status do Pedido
Os pedidos entram automaticamente na tela de Gerenciamento e serão apresentados com o status Novo. A partir daí, a movimentação do pedido deve ser realizada manualmente pelo operadorde Novo.
Aviso | ||
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Os status não são atualizados automaticamente. Cada etapa do processo deve ser feito manualmente pelo operador e respeitando a ordem. |
A forma de pagamento deve ser selecionada pelo cliente no momento da baixa da venda, ficando a critério de cada cliente cadastrar as formas de pagamento necessárias para a operação.Colocar um print da tela F5 com um exemplo
Exemplo de pagamento em
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Dinheiro
Para enviar o pedido à uma impressora configurada com regra de impressão (detalhes no item 6.2.1), a opção Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar o pedido” esteja pedido deve estar marcada, na tela de Configurações, o pedido selecionado será enviado para a impressora que está definida na regra de impressão.
Para aceitar um pedido, selecione o desejado e clique no botão Confirmar-F8.
O status do pedido muda de Novo para Em Produção, significando que o pedido está sendo preparado. Simultaneamente essa esta informação é repassada ao player (aplicativo) no qual o cliente efetuou o pedido e assim, o cliente pode , podendo ele acompanhar o andamento do seu pedido:
. Para finalizar um pedido, clicar no botão Entregar-F9:
Quando um pedido é finalizado com a emissão da venda, o status do pedido ficará como Concluído/Finalizado no AutoSystem e também no player (iFood por exemplo) , e a nota fiscal será emitida no PDV.
Também é possível verificar os Detalhes do pedido, com com as informações da entrega, itens do pedido e pagamento, clicando no botão Visualizar-F6:
Detalhes do Pedido
. .
Na guia Itens do pedido são apresentados são demonstrados os detalhes do pedido, como o Código, Nome, Quantidade, Valor unitário, Valor total e Observação de preparo:
. Na guia Pagamento, temos os seguintes campos:
- XXX
imagem PENDENTE C/ LUAN
Na confirmação da entrega, o usuário será questionado sobre a emissão da nota fiscal:
são demonstrados os detalhes do pagamento, como Tipo de pagamento, Meio de pagamento, Troco, Desconto, Acréscimos, Taxa de entrega, Valor Total e Observação de pagamento.
Os valores referentes às taxas de entrega como acréscimos e/ou descontos serão aplicados no documento fiscal como acréscimo/desconto.
Após a confirmação ou não da emissão da nota, o status do pedido é alterado para Entrega em Andamento:
Para finalizar o pedido, clicar no botão Finalizar-F10 conforme exemplo abaixo:
O cupom será demonstrado na tela do Caixa e o aviso da finalização do pedido:
Aviso | ||
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Quando uma venda é finalizada no sistema, o pedido também será finalizado. |
O cupom será demonstrado na tela do Caixa e o aviso da finalização do pedido:
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6.2 Impressão dos Pedidos
Os pedidos podem ser impressos através do botão Imprimir-F3 onde será aberta uma janela com as opções:
- Pré-fechamento - P: nesta opção serão impressos os dados do pedido, itens do pedido, endereço do cliente, observações e dados do pagamento. Este comprovante pode ser entregue ao cliente ou utilizado pelo entregador;
- Comanda - C: a comanda será encaminhada ao local onde se tem uma regra de impressão configurada. Exemplo: a comanda será impressa na cozinha, para controle na preparação.
Pré-fechamento - P
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Caso fiquem haja pedidos pendentes do dia anterior , ou , o Caixa caixa seja fechado e tenha ainda com pedidos pendentes, este entrará estes entrarão somente no próximo caixa. |
6.2.1 Regras de Impressão
Para os casos em que o operador tenha que enviar o pedido à cozinha por exemplo, é preciso criar uma regra de impressão, para que a impressão do comprovante seja emitida no lugar certo. O mesmo vale para quem utiliza terminal de comanda.
Para configurar uma regra de impressão, acessar o módulo Gerencial, menu Cadastros > Tabelas > Venda > Regras de Impressão.
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Esta situação é válida somente para os pedidos que exigem agilidade na hora da entrega. Exemplo: prato de comida. |
7 Cancelamento do Pedido
O cancelamento de um pedido poderá ser efetuado no módulo Caixa > tela de no módulo Caixa > Gerenciamento de Pedidos Hub Delivery Linx. É possível cancelar um pedido com os status de Novo, Em Produção e e Entrega em Andamento. Para isto, basta selecionar um pedido com um destes status e clicar no botão botão Cancelar-F7, conforme exemplo abaixo:
Já para os pedidos pedidos Finalizados, o cancelamento deve ser efetuado no sistema (utilizando o atalho F10 > Venda > Cancelar ou ou F10 > Operações > Cancelar a ultima venda).
6.1 Cancelamento da Venda
O cancelamento de uma venda é feito ... PENDENTE C/ LUAN
o Neste tópico descrever os passos para o cancelamento da venda
o Colocar uma informação de que o .
Um pedido finalizado não será cancelado no sistema e no player (aplicativo), mas a nota fiscal/financeiro/estoque serão cancelados/estornados. PENDENTE C/ FABRICIO
Ao efetuar um cancelamento, o cliente será notificado sobre o ocorrido em seu aplicativo.
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PENDENTE C/ LUAN
• Informar o que ocorre quando o cliente recebe um pedido e o produto não está cadastrado na Go2Go, deixar bem explicado esse ponto.
8 Relatórios
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O relatório pode ser definido de acordo com as seguintes opções:
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.1 Cancelamento da Venda
Ao tentar cancelar uma venda feita através do Delivery, será apresentada uma mensagem informando que não será possível efetuar o cancelamento da venda. Com isso, o cancelamento pode ser feito no Caixa, menu Venda ou pela opção Cancelar última venda.
8 Relatório de Pedidos
É possível solicitar no módulo Gerencial um relatório onde conste todas as vendas através do Hub Delivery Linx. Acessando Gerencial > Financeiro > Relatórios > Vendas > Venda pelo Hub Delivery Linx.
O Filtro do relatório possui as seguintes opções:
- Empresa: permite visualizar a empresa desejada;
- Parceiro: permite visualizar as plataformas com pedidos em aberto;
- Tipo de pagamento: selecionar permite selecionar entre Entrega ou Pré-Pago;
- Status pedido: selecionar permite selecionar entre Novo, Aprovado, Em Produção, Entrega em Andamento, Finalizado, Integrado, Rejeitado e Cancelado;
- Período: preencher o período desejado.
Após, clicar no botão Visualizar para a demonstração do relatório:
9 Vídeo Explicativo
Confira abaixo um vídeo explicativo com as informações descritas acima:
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