Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleAssunto

Ao emitir uma nota fiscal ou consultar o status do WebService, no qual o certificado vencido, não esteja ativado ou o caminho da certificação esteja com algum certificado desativado, irá retornar o erroretorna o erro:

[9000]-[Erro ao consultar NF-eNfe]


Produto

ApolloLinx DMS / Autoshop / Bravos

Menu

Configuração > Cadastros > Status do WebService da NF-e.

Data

 

Autor

Lucio Fernando Vasconcelos Da Silva

Área

Suporte Linx DMS.

...

Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleAbrangência

Todos os clientes Apollo Linx DMS / Autoshop / Bravos.


Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleIncidente

Na emissão de alguma nota fiscal ou se consultar o WebService em Configuração > Cadastros > Status do WebService da NF-e. Aparece a seguinte mensagem:

Esta mensagem pode ser retornada nos seguinte motivos:


  • Webservice da SEFAZ está fora do ar;
  • Certificado vencido;
  • Certificado não está ativado;
  • Caminho da cadeia de certificação esteja com algum certificado desativado.



Esse problema pode estar ocorrendo por problemas no certificado.

O primeiro passo é acessar
Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleSolução


1 - Certifique que a SEFAZ origem esta com os serviços webservices ativos ou emitiu algum comunicado sinalizando instabilidades. 


Expandir
titlePara consultar os serviços webservices ativos

Clique no link Portal da Nota Fiscal Eletrônica (fazenda.gov.br)

Localize a SEFAZ origem e verifique se os serviços estão ativos.

Exemplo:

Image Added




Expandir
titlePara consultar se o Portal da NF-e ou a SEFAZ origem emitiu algum comunicado de instabilidade

Acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica (fazenda.gov.br)

Verifique o quadro de Avisos.

Localize a SEFAZ origem que será direcionado.


Image Added


Exemplo de um comunicado da SEFAZ-MG:


Image Added


2 - Acesse o caminho Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba NF-e > SubAba Sub Aba Configuração de Acesso > Clicar na chave serial do certificado digital




Expandir
titleCaso o certificado esteja vencido


Caos esteja vencido, primeiramente verificar o Tipo de Utilização do certificado em Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba NF-e > SubAba Sub Aba Configuração de Acesso



Caso seja Distribuído, cada máquina tem uma instalação e comunicação com a SEFAZ, ou seja, o certificado tem estar instalado e valido em cada máquina. Neste tipo de utilização, deverá clicar na chave para buscar o certificado validado e instalado na maquina e o Caminho do Certificado Digital não deve ser informado. Note que após selecionar o serial do certificado será preenchido.



Caso seja Centralizado, o certificado só precisa estar instalado no servidor e o caminho configurado no campo Caminho do Certificado Digital. Este certificado necessita estar acessível (liberado com permissão) no servidor, ou seja as maquinas na rede devem conseguir acessar a pasta onde esta o certificado.



Expandir
titleCaso o certificado não esteja vencido

Caso não esteja vencido verifique qual certificado está desativado ou apresentando problemas:


Em Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba NF-e > SubAba Configuração de Acesso > Clicar na chave serial do certificado digital > Exibir as propriedades do certificado > Aba caminho da certificação.




Verificar qual certificado está desativado ou apresentando problemas, no caso da imagem acima o certificado "Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5" está apresentando o problema.


Para solucionar esse problema faça o seguinte:


1) Windows + R > certmgr.msc > Localizar em qual lugar está esse certificado que está desativado. No caso do "Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5" fica em autoridades de certificação raiz confiáveis.


2) Clicar com o lado direito do mouse > Propriedades > Ativar todas finalidades do certificado.



Após os ajustes consultar novamente o WebService ou reenviar a NF e verificar que foi solucionado o problema.


Se o erro persistir e esteja relacionado ao envio de uma NF para outro estado, avalie a orientação Erro 9000 Consulta NFe | Consulta de NF de outro estado

...