Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleASSUNTO

Processos de garantia da Chrysler no Linx DMS Apollo.



Produto

Linx DMS Apollo

Menu

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS




Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleFINALIDADE

Manual contendo o detalhamento dos processos de garantia da Chrysler no Linx DMS Apollo.



Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleABRANGÊNCIA

Este documento aplica-se a todas as concessionárias da bandeira CHRYSLER.



Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleAPLICAÇÃO

Abaixo serão descritos os processos existentes no módulo de Garantia.


Configuração - Geral

O programa para manutenção dos parâmetros do módulo está disponível no Fábrica Chrysler conforme menu a seguir:

Fábrica > Chrysler > Parâmetros 
Inicialmente são apresentados os campos utilizados em todos os processos. Os demais campos serão apresentados nos respectivos tópicos descritos neste manual.
Aba Geral:

Figura 1 : Manutenção de Parâmetros da Chrysler

Campos:

  • Código Concessionária: Fornecido pela montadora.
  • Diretório de Entrada de Arquivos: Selecionar uma pasta existente para armazenamento dos arquivos de entrada.
  • Diretório de Saída de Arquivos: Selecionar uma pasta existente para armazenamento dos arquivos de saída.


 

Garantia

Configuração Inicial
O programa de configuração está disponível  no Fabrica conforme menu a seguir:
Fábrica Chrysler > Parâmetros
Aba garantia:

 

Figura 2 :Tela de Processamento Chrysler - Garantia


O campo "Último SIG10CJD Gerado" indica a numeração do último arquivo de garanta criado. No início da utilização do processo de garantia o campo pode ser mantido em branco pois o sistema grava automaticamente o número 1 na primeira geração.


Processo de Garantia

Abaixo é apresentado o fluxo de informações referentes ao processo de garantia:

Figura 3 : Fluxo do processo de Garantia



Detalhamento das etapas:

1. Seleção da O.S. de Garantia e Revisão

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Seletor
Programa que efetua a seleção das O.S. de Garantia ou Revisão.

Figura 4 : Seleciona O.S. Garantia


A opção "Selecionar Todas" desconsidera os demais filtros e seleciona todas as O.S. disponíveis.

A O.S. deve estar com a situação em aberto, em andamento ou encerrada, e o lançamento fechado,

ou encerrada com o lançamento em aberto, para iniciar o processo de garantia.

Figura 5 : Seleciona O.S. Garantia - Resultado

Clicar no botão "Abrir S.G." para incluir a O.S. no processo de garantia.


2. Manutenção da Solicitação de Garantia

Menu Fábrica Chrysler > Oficina > Garantia > Manutenção
Programa que efetua a manutenção das solicitações de garantia.

Figura 6 : Manutenção de Solicitações de Garantia


Ao acessar a manutenção através do Seletor, o programa é apresentado na aba Manutenção :

Figura 7 : Manutenção de Solicitações de Garantia


O primeiro passo consiste em clicar no botão "Gravar" para incluir a solicitação de garantia.
Ao clicar com o botão direito do mouse no grid de solicitações é apresentado o menu abaixo:

Figura 8 : Manutenção de Solicitações de Garantia - Menu


Opções disponíveis:

  • Nova solicitação
    Efetua a inclusão de uma nova solicitação.
  • Manutenção de Solicitação
    Efetua a manutenção de uma solicitação existente.
    A manutenção é permitida somente para as solicitações com status "Faturada" ou anterior.
  • Reapresentação
    Efetua a manutenção das informações de reapresentação da SG.
    A reapresentação é permitida somente para as solicitações com status "Reapresentação" ou "Debitada".
  • Exclui Solicitação
    Exclui uma solicitação.
    A exclusão é permitida somente para as solicitações com status "Faturada" ou anterior.
  • Desmarca Solicitação
    Desmarca uma solicitação com status "Transmitida", para efetuar manutenção ou nova transmissão.
  • Manutenção de Peças Consequência/M.O. Adicional
    Acessa a tela de manutenção de Peças Consequência/M.O. Adicional.
    Esta manutenção é permitida somente para as solicitações com status "Faturada" ou anterior.


Ao selecionar a opção Nova Solicitação é apresentada a tela abaixo:

Figura 9 : Manutenção de Solicitações


Campos:

  • Tipo de Garantia
    O cadastro é inserido manualmente através do menu Fabrica < Chrysler < Oficina < Garantia < Cadastros < Tipo de Garantia
  • Letra Inconv.
    Letra atribuída para cada solicitação. A informação é gerada automaticamente, mas pode ser alterada pelo usuário.
  • Data da Solicitação
    Informação gerada automaticamente no cadastramento da solicitação.
  • Serviços Requisitados na O.S.
    Listagem dos serviços existentes na O.S.
  • Aba Mão de obra Principal
    Mão de obra Principal, é o serviço principal da solicitação de garantia.

Se o serviço estiver presente na O.S., deve ser selecionado no grid de Serviços Requisitados na O.S. através do botão "Selecionar Serviço".
Se o serviço não estiver presente na O.S., deve ser selecionado através do botão .


Os botões "Peça Consequência" e "M.Obra Consequência" estarão disponíveis após a gravação da solicitação.
São utilizados para selecionar as peças e mão de obra adicionais do processo.

Figura 10 : Manutenção de Peças Consequentes/ M.O. Adicional


Aba Detalhamento


Figura 11 : Manutenção de Peças Consequentes/ M.O. Adicional


  • Anomalia
    O cadastro é inserido manualmente no menu Fabrica - Chrysler - Oficina - Garantia - Cadastros - Anomalia
  • Descrição do Inconveniente
    Informação lida da solicitação existente na O.S.
    Será enviado no arquivo de transmissão para a fábrica.
  • Observação do Inconveniente (Etiqueta da Peça)
    Informação lida da solicitação existente na O.S.
    Será utilizada na geração das etiquetas de peças.
  • Nro. Autorização
    Campo obtido com a fábrica para determinados tipos de garantia.
  • N.F. Despesas Extras
    Informações da nota fiscal de despesas extras com a solicitação de garantia. Ex.: Serviços de terceiros.
    Utilizado também para garantias de reposição (garantia Balcão).
  • Cód. Espelho N.F.
    Campos somente para consulta. A informação é atualizada na importação do arquivo de Espelho de Nota Fiscal de Transporte. Mais detalhes no item 7.
  • Aba Aceite
    Informações sobre o Aceite / Rejeição da solicitação de garantia. Maiores informações no item 4.
  • Aba Crédito/Débito
    Informações sobre o Crédito / Débito da solicitação de garantia. Maiores informações no item 5.
  • Totais – Valor requisitado
    Valores totais de Mão de Obra e Peças referentes a mão de obra princopal e às peças e mão de obra adicionais.
  • Data de Transmissão
    Informação gerada na transmissão do arquivo para a fábrica.
  • Núm. De Transmissão
    Informação gerada na transmissão do arquivo para a fábrica. A cada nova transmissão o valor será incrementado.
  • Situação
    Situação atual da solicitação de garantia.
    Após preencher as informações necessárias é necessário consistir as informações através do botão "Consiste S.G.".


As seguintes consistências são realizadas:

    • Preenchimento do campo Tipo de Garantia
    • Dependendo do tipo de garantia selecionado:
    • Exige autorização

Verifica o preenchimento do campo Nro. Autorização

    • Classificação

Se a classificação é diferente de Campanha, verifica o preenchimento dos campos Localização / Inconveniente, Anomalia e Posição.
Se a classificação é Reposição (garantia Balcão), verifica o preenchimento do campo N.F. Despesas Extras.

    • Tipo de Intervenção

Se o tipo é "Pré-Venda (veículo em estoque)", verifica se o veículo está com a data da primeira venda em branco na Ficha de Seguimento.
Se o tipo é "Pós-Venda (veículo de terceiros)", verifica se o veículo está com a data da primeira venda preenchida na Ficha de Seguimento.

    • Preenchimento da Concessionária que vendeu o veículo (Ficha de Seguimento > Proprietários), quando o veículo for do cliente.
    • Preenchimento do campo Mão de Obra Principal
    • Dependendo da mão de obra principal selecionada
    • Verifica se o serviço exige a informação do motor e/ou do câmbio na ficha de seguimento.


O parâmetro que indica a exigência está presente no cadastro do serviço.

Figura 12 : Serviços da Oficina


Após a solicitação de garantia estar consistida, a situação passa para "Faturada" permitindo a transmissão para a fábrica.
Ao sair do programa de manutenção, é realizada uma verificação das peças e serviços existentes na O.S. Se algum não estiver presente em alguma solicitação de garantia será apresentada a mensagem abaixo:

Figura 13 : Mensagem de confirmação


3.Transmissão do arquivo de Garantia

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Geração do Arquivo Transmissão
Programa que realiza a geração do arquivo de transmissão da garantia.

Figura 14 : Geração do arquivo de transmissão


Selecionar a opção "Solicitação de Garantia" e clicar em "Procurar".
Serão apresentadas todas as OS's disponíveis para envio.

Figura 15 : Geração do arquivo de transmissão - Resultado


O usuário deve selecionar as O.S.'s para envio e clicar no botão "Exportar" para a geração do arquivo contendo as solicitações.
O arquivo será gravado na pasta de saída configurada nos parâmetros do módulo com a seguinte nomenclatura: SIG10CJD.999, onde 999 corresponde a sequência de geração.

O valor da sequência de geração será gravado nos parâmetros do módulo conforme explicado no item Configuração Inicial.
Abaixo segue a tela apresentada no final do processamento:

Figura 16 : Geração do arquivo de transmissão - Log de execução

Após a geração os arquivos devem ser transmitidos para a fábrica para validação.


4. Atualizando a Rejeição

Todas as inserções/manutenções de "aceites" são manuais no DMS.

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Manutenção

Selecionar a Ordem de serviço transmitida

clicar com o mouse do lado direito

selecionar a opção - manutenção do aceite e inserir as informações

Atualizar os campos

    • Número do Aceite

Somente para as solicitações aceitas.

    • Data de Validação
    • Situação
      • 4 – Reapresentação: para as solicitações rejeitadas.
      • 5 – Aceita: para as solicitações aceitas.
    • Número da SG

Somente para as solicitações aceitas.

    • Valor pago

Somente para as solicitações aceitas.

    • Multa Penal
    • Diferença de horas
    • Diferença de peças
    • Erro de Validação

Somente para as solicitações rejeitadas.
OBS.: O cadastro de Erros de Validação também deverá ser inserido manualmente através do Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Códigos de Erro de Validação.
A manutenção das informações do Aceite da Solicitação deverá ocorrer de forma manual.
Para isso efetuar os seguintes passos:

    • Acessar a tela de Manutenção de Solicitações de Garantia
    • Localizar a O.S.
    • Selecionar a solicitação de garantia no grid de solicitações
    • Clicar com o botão direito no grid
    • Selecionar a opção Manutenção do Aceite da Solicitação


Será apresentada a tela abaixo:

Figura 17 : Manutenção do Aceite da Solicitação


Preencher com as informações solicitadas.
Ao confirmar no botão "OK", será efetuada a seguinte consistência para gravação do campo Situação:

    • Se o campo "Número da SG" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 5 – Aceita.
    • Se o campo "Erro de Validação" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 4 – Reapresentação.


5.Atualização do Crédito / Débito

Todas as inserções/manutenções de "Crédito/Débito" são manuais no DMS.
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Manutenção
Depois que a SG é aceita pela fábrica, ela então realiza o pagamento ou estorno da mesma.

    • Acessar a tela de Manutenção de Solicitações de Garantia
    • Localizar a O.S.
    • Selecionar a solicitação de garantia no grid de solicitações
    • Clicar com o botão direito no grid
    • Selecionar a opção Manutenção do Crédito / Débito da Solicitação


Será apresentada a tela abaixo:

Figura 18 : Manutenção do Crédito / Débito da Solicitação


Preencher com as informações solicitadas.
Ao confirmar no botão "OK", será efetuada a seguinte consistência para gravação do campo Situação:

    • Se o campo "Número da Nota de Crédito" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 7 – Creditada;
    • Se o campo "Estorno" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 6 – Debitada.

6. Emissão da nota fiscal de recebimento de peças

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Recebimento de Peças Defeituosas
Programa que efetua o recebimento das peças defeituosas das O.S.'s de garantia.

 
Figura 19: Recebimento de Peças Defeituosas


Informar o número da O.S. ou Código Espelho e clicar no "raio" para buscar os dados de Contato, Data de Emissão e Cliente.

Clicar em "4 – Ler O.S."
Neste momento serão lidos todos os itens da O.S. para recebimento. Por padrão o campo "Nro. SG" é gravado com o próprio número da O.S., mas é obrigatório que o número da SG real seja informado em cada item a ser devolvido para a fábrica. Esta informação é necessária para o programa de geração da Nota Fiscal de Transporte (item 8) conseguir efetuar as atualizações necessárias no processo.
Esta nota fiscal deve ser emitida no Frente de Caixa.

Observação: Caso o número da SG não esteja disponível no momento da emissão da nota fiscal, é possível informar depois que a nota for emitida neste mesmo programa. Para informar o número da SG o usuário deve clicar duas vezes na coluna do registro correspondente:

Figura 20: Recebimento de Peças Defeituosas


7. Importação do Espelho da Nota de Transporte

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Processamento de Arquivos
Programa para importação do arquivo de Espelho da Nota Fiscal de Transporte.
Após a liquidação das SG's (crédito) a montadora gera diariamente um arquivo de Espelho da Nota Fiscal para a concessionária. Este arquivo contém as peças que deverão ser enviadas para o departamento de garantia da Fábrica e seus respectivos valores.
O arquivo deve possuir a seguinte nomenclatura:

    • Prefixo com o nome do sistema: DMS_
    • Código da concessionária, numérico, fixo com 6 caracteres.
    • Nome identificador da interface: ESPELHO.
    • Código do espelho, numérico, fixo com 7 caracteres.


Exemplo: DMS_111111.ESPELHO.0417442.DAT
Após a verificação do arquivo, é possível imprimir e/ou atualizar as informações.

Impressão:

Figura 21: Processamento de Arquivos


Modelo de relatório:

Figura 22: Processamento de Arquivos - Modelo de relatório


Atualização:

Figura 23: Processamento de Arquivos - atualização


Após o processamento é apresentada a tela de log com o resultado.

Figura 24: Processamento de Arquivos - Log de execução


É permitido importar o mesmo arquivo mais de uma vez.
Neste caso os novos itens serão incluídos e os já existentes serão atualizados, desde que estejam com status "Importado". Os itens que estiverem com status diferente, serão desconsiderados.


8. Emissão da Nota fiscal de remessa – Transporte

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Remessa de Peças Defeituosas
Programa que efetua a geração da Nota Fiscal de Remessa para a montadora (Nota de Transporte).

Informar o Número do Espelho para a NF de transporte e clicar no botão "raio".

Figura 25 : Remessa de Peças de execução


Se o número do espelho estiver em branco, será apresentada um com os espelhos disponíveis para emissão da NF.

Figura 26 : Seleção do Espelho


Os itens são lidos automaticamente.

Figura 27 : Remessa de Peças


A geração da Nota Fiscal é por espelho e deve ser emitida no Frente de Caixa.


Programas complementares:

Relatórios

Espelho

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Relatório > Espelho

Figura 28 : Relatório de Espelho


Preencher os dados necessários e clicar em imprimir.
Abaixo é apresentado o modelo de relatório:

Figura 29 : Relatório de Espelho


Posição geral

Menu Fábrica Chrysler > Oficina > Garantia > Relatório > Posição geral

Figura 30 : Relatório de Posição Geral


Preencher os dados necessários e clicar em imprimir.
Abaixo é apresentado o modelo de relatório:

Figura 31 : Relatório de Posição Geral de Garantia

Cadastros

Anomalias

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Anomalias

Figura 32 : Manutenção de Anomalias e Posições

O cadastro é manual de acordo com os códigos da montadora


Tipo de Garantia

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Tipo de Garantia

Figura 33 : Manutenção Tipo de Garantia

O cadastro é manual de acordo com os códigos da montadora


Códigos de Erro de Validação

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Códigos de Erro de Validação

Figura 34: Manutenção Código de Erro de Validação

O cadastro é manual de acordo com os códigos da montadora



Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleDÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.