Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
titleColor#FFB200
titleBGColor#2C004B
titleSumário

1 Conceito
2 Requisitos
3 Configurações
3.1 Permissões de acesso
3.2 Plano de contas
3.3 Motivos de movimentação
3.4 Configurar conta corrente
3.5 Configurar produto
4 Funcionalidades
4.1 Contas a Receber
4.1.1 Lançar Contas a Receber
4.1.2 Baixa Contas a Receber
4.2 Renegociação de Títulos
4.3 Geração de Faturas
4.4 Geração de Boletos
4.5 Impressão de Boletos
4.6 Gerenciamento de Boletos
4.7 Remessa de Cobrança
4.8 Retorno de Cobrança
4.9 Cancelamento de Remessa
4.10 Instruções e Ocorrências
4.11 Títulos em Carteira
4.12 Receitas e Despesas Programadas
4.12.1 Lançar Despesas e Receitas
4.12.2 Conciliar Receitas e Despesas
4.13 Depósito de Cheques
4.14 Custódia de Cheques
4.15 Conciliação de Cartões
5 Relatórios
5.1 Clientes em Atraso
5.2 Contas a Receber por Cliente
5.3 Contas a Receber por Forma de Pagamento
5.4 Contas Recebidas
5.5 Extrato de Clientes
5.6 Extrato de Contas a Receber
5.7 Extrato de Contas a Receber por Clientes
5.8 Pendências por Responsável
5.9 Recebimentos
5.10 Receitas e Despesas Programadas
5.11 Saldo Devedor de Clientes
5.12 Valores Recebidos Referentes a Outro Posto
5.13 Vencimentos de Cartões
5.14 Vencimentos de Cartões Dia a Dia
5.15 Inadimplência
5.16 Transações de TEF

...

Contas a receber são os lançamentos pendentes dos clientes, o recebimento de clientes é uma das principais necessidades de funcionamento de um sistema. A seguir serão detalhadas todas as características dessa função no Linx Postos AutoSystem®.

...

Para utilizar as rotinas de Contas a Receber será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial.

...

As configurações para funcionamento das rotinas de Contas a Receber devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.

...

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:

  • Contas a Receber > Baixa;
  • Contas a Receber > Pagamento;
  • Relatórios > Relatório de clientes em atraso;
  • Relatórios > Relatório de contas a receber por forma de pagamento;
  • Relatórios > Relatório de contas recebidas;
  • Relatórios > Relatório de extrato de clientes;
  • Relatórios > Relatório de extrato de contas a receber;
  • Relatórios > Relatório de extrato de contas a receber por cliente;
  • Relatórios > Relatório de extrato de notas e faturas;
  • Relatórios > Relatório de pendência por responsável;
  • Relatórios > Relatório de recebimentos;
  • Relatórios > Relatório de saldo devedor de clientes;
  • Relatórios > Relatório de valores recebidos referentes a outro posto;
  • Relatórios > Relatório de inadimplência;
  • Relatórios > Relatório de vencimento de cartões
  • Relatórios > Relatório de vencimento de cartões dia a dia;
  • Relatórios > Relatório de transações TEF.

Conforme exemplo a seguir:

...

Para funcionamento das rotinas de contas a receber será necessário incluir contas no plano de contas do sistema. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Plano de Contas.
A tela a seguir será exibida:

...

  • Tipo contábil: selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome da conta, por padrão utilizar Custódia de Cheques;
  • Tipo: selecionar a opção Conta a receber.

Na aba Opções habilitar a opção:

  • Aceitar lançamentos: permitirá que a conta aceite lançamentos.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
Para mais informações referentes ao cadastro do plano de contas, acessar o Manual de Cadastros, página 82.

...

Para executar as rotinas de contas a receber, será necessário criar motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:

...

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação, por padrão utilizar Custódia de Cheques;
  • Conta debitar: informar a conta Custódia de Cheque;
  • Contra creditar: informar a conta Cheque Pré-datado;
  • Tipo movto: selecionar a opção Baixa de Pendência;
  • Tipo movto: selecionar a opção Forma Baixa.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

...

Cada conta corrente deverá ser cadastrada, dessa forma o sistema terá um maior controle das movimentações. Para realizar o cadastro, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Contas Correntes.
A tela a seguir será exibida:

...

  • Novo: permitirá incluir novas contas correntes;
  • Editar: permitirá editar a conta selecionada; 
  • Excluir: permitirá excluir a conta selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

...

A guia Informações possui os campos:

  • Código: gerado automaticamente após clicar no botão Novo;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Banco: informar o banco;
  • Agência/DV: informar a agência;
  • Número Conta/DV: informar o número da conta;
  • Limite crédito: informar o limite de crédito;
  • Nr. dias compensação: informar o número de dias para a compensação;
  • Conta utilizada para movimentação de Cheque Troco: tornará a conta padrão para o cheque troco;

Na aba Plano de Contas, informar as contas para que sejam realizadas as operações financeiras corretamente. Nesta aba será necessário informar a conta no campo Conta Custódia de Cheques para que a rotina de custódia de cheques funcione corretamente.

A opção Criar automático permitirá selecionar as opções:

  • Conta banco: criará a conta banco automaticamente;
  • Conta cheque pagar: criará a conta cheques a pagar automaticamente.

Esta aba possui os campos:

  • Conta Banco: informar a conta banco;
  • Conta Cheques a Pagar: informar a conta cheques a pagar;
  • Conta Custódia de Cheques: informar a conta custódia de cheques;

Na aba Impressão de Documentos será necessário configurar o modelo de impressão de cheques, a impressão de boletos e o tipo de impressora que será utilizada para impressão.

Conforme imagem a seguir:

Image Removed

A aba Intercâmbio de Informações será utilizada nos serviços de título em carteira, custódia de cheques e conciliação bancária via extrato de conta corrente. Nesta aba será necessário marcar a opção Custódia de cheques. Possui os seguintes campos:

  • Pólo: informar o pólo, esta informação será fornecida pelo banco, e constará no contrato de prestação de serviço de custódia;
  • Borderô: informar o número do borderô.

Conforme imagem a seguir:

Image Removed

...

Para funcionamento das rotinas de Contas a Receber será necessário possuir a aba Fiscal configurada no cadastro do produto. Para realizar a configuração, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Produtos > aba Fiscal. A tela a seguir será exibida:

...

Contas a receber são os lançamentos pendentes dos clientes, o recebimento de clientes é uma das principais necessidades de funcionamento de um sistema. A seguir serão detalhadas as rotinas presentes no menu Contas a Receber.

...

  • Cliente: informar o cliente;
  • Conta: informar a conta;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Vencto entre: informar o período de vencimento;
  • Emissão entre: informar o período de emissão;
  • Receb. entre: informar o período de recebimento;
  • Placa: informar a placa.

O filtro Situação permitirá habilitar as opções:

  • Recebida: exibirá os registros já recebidos;
  • Em atraso: exibirá os registros atrasados;
  • A vencer: exibirá os registros que não venceram.

...

  • Filtrar: retornará a tela de filtros;
  • Baixar: permitirá realizar baixa de títulos pendentes;
  • Renegociar: permitirá renegociar os títulos atrasados;
  • Colunas: permitirá adicionar ou remover os campos exibidos, ao clicar no botão a tela a seguir será exibida:

...

  • Nova: permitirá realizar novos lançamentos;
  • Editar: permitirá editar os lançamentos selecionados;
  • Excluir: permitirá excluir os lançamentos selecionados;
  • Rastrear: permitirá rastrear lançamentos;
  • Imprimir: permitirá imprimir relatórios constando as contas a receber selecionadas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

A rotina Contas a receber possui três abas:

  • A Receber: exibirá todos os títulos que não possuem baixa;
  • Recebidas: exibirá todos os títulos que não possuem baixa, mas já foram recebidos. Conforme imagem a seguir:

Image Removed

  • Baixas: exibirá todos os títulos que possuem baixa. Conforme imagem a seguir:

Image Removed

...

Para lançar contas a receber, clicar no botão Nova. A tela a seguir será exibida:

...

  • Empresa: informar a empresa do lançamento;
  • Data movto.: informar a data do lançamento;
  • Turno: informar o turno;
  • Usuário: exibirá o usuário do caixa;
  • Motivo: exibirá o motivo de movimentação selecionado;
  • Débito: informar a conta a debitar;
  • Crédito: informar a conta a creditar;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Data doc.: informar a data do documento;
  • Borderô: informar o número do borderô;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Pessoa: informar a pessoa vinculada ao lançamento;
  • Vencimento: informar a data de vencimento;
  • Valor: informar o valor do lançamento;
  • Observação: informar observações referentes ao lançamento.

Esta tela possui os botões:

  • Confirmar: permitirá confirmar as informações;
  • Cent. Custo: permitirá adicionar um centro de custo ao lançamento. Exibirá a tela conforme imagem a seguir:

Image Removed

...

  • Informações: permitirá incluir informações adicionais a este lançamento. Exibirá a tela conforme imagem a seguir:

...

  • Placa: informar a placa do veículo;
  • Veículo: informar o modelo do veículo;
  • Km: informar a quilometragem;
  • Motorista: informar o motorista.
  • Cancelar: permitirá cancelar o lançamento.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o lançamento.
Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

Ao selecionar os títulos desejados na aba A Receber, clicar no botão Baixar. A tela a seguir será exibida:

...

  • Visualizar: permitirá visualizar a conta a receber selecionada.

Esta guia possui os campos:

  • SubTotal: exibirá o valor subtotal dos títulos;
  • Multa: informar o valor de multa em R$ (reais) que será adicionado ao total;
  • Taxa (% a.m.): informar a taxa de juros ao mês, em porcentagem, após os títulos vencerem, esta porcentagem será adicionada ao valor total;
  • Juros: informar o valor do juros em reais que será adicionado ao total;
  • Desconto: informar o valor de desconto em porcentagem ou em reais;
  • Compensação: permitirá utilizar a rotina de compensação;
  • Total: exibirá o valor total.

A guia Formas de recebimento exibirá as formas de recebimento utilizadas. Esta guia possui os botões:

  • Image RemovedAdicionar: permitirá lançar formas de recebimento;
  • Image RemovedEditar: permitirá editar formas de recebimento;
  • Image RemovedExcluir: permitirá excluir formas de recebimento.

Para adicionar novas formas de recebimento, clicar no botão Adicionar. A tela a seguir será exibida:

...

  • Motivo: exibirá a forma de recebimento selecionada;
  • Conta: selecionar a conta onde o valor será depositado;
  • Data: informar a data do recebimento;
  • Valor: informar o valor recebido.

...

Índice

Âncora
conceito
conceito
1 Conceito

Contas a receber são os lançamentos pendentes dos clientes, o recebimento de clientes é uma das principais necessidades de funcionamento de um sistema. A seguir serão detalhadas todas as características dessa função no Linx Postos AutoSystem®.

Âncora
requisitos
requisitos
2 Requisitos

Para utilizar as rotinas de Contas a Receber será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial.

Âncora
configuracoes
configuracoes
3 Configurações

As configurações para funcionamento das rotinas de Contas a Receber devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.

Âncora
acesso
acesso
3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:

  • Contas a Receber > Baixa;
  • Contas a Receber > Pagamento;
  • Relatórios > Relatório de clientes em atraso;
  • Relatórios > Relatório de contas a receber por forma de pagamento;
  • Relatórios > Relatório de contas recebidas;
  • Relatórios > Relatório de extrato de clientes;
  • Relatórios > Relatório de extrato de contas a receber;
  • Relatórios > Relatório de extrato de contas a receber por cliente;
  • Relatórios > Relatório de extrato de notas e faturas;
  • Relatórios > Relatório de pendência por responsável;
  • Relatórios > Relatório de recebimentos;
  • Relatórios > Relatório de saldo devedor de clientes;
  • Relatórios > Relatório de valores recebidos referentes a outro posto;
  • Relatórios > Relatório de inadimplência;
  • Relatórios > Relatório de vencimento de cartões
  • Relatórios > Relatório de vencimento de cartões dia a dia;
  • Relatórios > Relatório de transações TEF.

Conforme exemplo a seguir:


Image Added


Âncora
contas
contas
3.2 Plano de Contas

Para funcionamento das rotinas de contas a receber será necessário incluir contas no plano de contas do sistema. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Plano de Contas.
A tela a seguir será exibida:


Image Added


Selecionar a conta Ativo > Valores a Receber e clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Image Added


Nesta tela informar os campos:

  • Tipo contábil: selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome da conta, por padrão utilizar Custódia de Cheques;
  • Tipo: selecionar a opção Conta a receber.

Na aba Opções habilitar a opção:

  • Aceitar lançamentos: permitirá que a conta aceite lançamentos.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
Para mais informações referentes ao cadastro do plano de contas, acessar o Manual de Cadastros, página 82.

Âncora
motivos
motivos
3.3 Motivos de Movimentação

Para executar as rotinas de contas a receber, será necessário criar motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:


Image Added


Nesta tela informar os campos:

  • Nome: informar o nome do motivo de movimentação, por padrão utilizar Custódia de Cheques;
  • Conta debitar: informar a conta Custódia de Cheque;
  • Contra creditar: informar a conta Cheque Pré-datado;
  • Tipo movto: selecionar a opção Baixa de Pendência;
  • Tipo movto: selecionar a opção Forma Baixa.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


Âncora
conta
conta
3.4 Configurar Conta Corrente

Cada conta corrente deverá ser cadastrada, dessa forma o sistema terá um maior controle das movimentações. Para realizar o cadastro, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Financeiro > Contas Correntes.
A tela a seguir será exibida:


Image Added


Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá incluir novas contas correntes;
  • Editar: permitirá editar a conta selecionada; 
  • Excluir: permitirá excluir a conta selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Para adicionar novas contas, clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:

Image Added

A guia Informações possui os campos:

  • Código: gerado automaticamente após clicar no botão Novo;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Banco: informar o banco;
  • Instituição: informar a instituição;
  • Agência/DV: informar a agência;
  • Número Conta/DV: informar o número da conta;
  • Conta utilizada para movimentação de Cheque Troco: tornará a conta padrão para o cheque troco.

Na aba Plano de Contas, informar as contas para que sejam realizadas as operações financeiras corretamente. Nesta aba será necessário informar a conta no campo Conta Custódia de Cheques para que a rotina de custódia de cheques funcione corretamente.

A opção Criar automático permitirá selecionar as opções:

  • Conta banco: criará a conta banco automaticamente;
  • Conta cheque pagar: criará a conta cheques a pagar automaticamente.

Esta aba possui os campos:

  • Conta Banco: informar a conta banco;
  • Conta Cheques a Pagar: informar a conta cheques a pagar;
  • Conta Custódia de Cheques: informar a conta custódia de cheques;

Na aba Impressão de Documentos será necessário configurar o modelo de impressão de cheques, a impressão de boletos e o tipo de impressora que será utilizada para impressão.

Conforme imagem a seguir:

Image Added


A aba Intercâmbio de Informações será utilizada nos serviços de título em carteira, custódia de cheques e conciliação bancária via extrato de conta corrente. Nesta aba será necessário marcar a opção Custódia de cheques. Possui os seguintes campos:

  • Pólo: informar o pólo, esta informação será fornecida pelo banco, e constará no contrato de prestação de serviço de custódia;
  • Borderô: informar o número do borderô.

Conforme imagem a seguir:


Image Added

Será disponibilizada os campos para seleção em Relação de serviços de intercâmbio de informações: títulos em carteira de cobrança, custódia de cheques e conciliação bancária via extrato de conta corrente.


Após realizadas as configurações clicar no botão Confirmar.

Âncora
produtos
produtos
3.5 Configurar Produto

Para funcionamento das rotinas de Contas a Receber será necessário possuir a aba Fiscal configurada no cadastro do produto. Para realizar a configuração, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Produtos > aba Fiscal. A tela a seguir será exibida:


Image Added


Âncora
funcionalidades
funcionalidades
4 Funcionalidades

Contas a receber são os lançamentos pendentes dos clientes, o recebimento de clientes é uma das principais necessidades de funcionamento de um sistema. A seguir serão detalhadas as rotinas presentes no menu Contas a Receber.

Âncora
receber
receber
4.1 Contas a Receber

Na rotina Contas a Receber será possível verificar as informações das contas a receber dos clientes, para utilizar esta rotina acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Contas a Receber.
A tela a seguir será exibida:

Image Added


Esta tela possui os filtros:

  • Cliente: informar o cliente;
  • Conta: informar a conta;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Vencto entre: informar o período de vencimento;
  • Emissão entre: informar o período de emissão;
  • Receb. entre: informar o período de recebimento;
  • Placa: informar a placa.

O filtro Situação permitirá habilitar as opções:

  • Recebida: exibirá os registros já recebidos;
  • Em atraso: exibirá os registros atrasados;
  • A vencer: exibirá os registros que não venceram.

Após informar os filtros, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:

Image Added


Esta tela possui os botões:

  • Filtrar: retornará a tela de filtros;
  • Baixar: permitirá realizar baixa de títulos pendentes;
  • Renegociar: permitirá renegociar os títulos atrasados;
  • Colunas: permitirá adicionar ou remover os campos exibidos, ao clicar no botão a tela a seguir será exibida:


Image Added


Após selecionar os campos desejados, clicar no botão Confirmar. Esta tela possui o botão Utilizar padrão, para que sejam exibidos os campos padrões.

  • Nova: permitirá realizar novos lançamentos;
  • Editar: permitirá editar os lançamentos selecionados;
  • Excluir: permitirá excluir os lançamentos selecionados;
  • Rastrear: permitirá rastrear lançamentos;
  • Imprimir: permitirá imprimir relatórios constando as contas a receber selecionadas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

A rotina Contas a receber possui três abas:

  • A Receber: exibirá todos os títulos que não possuem baixa;
  • Recebidas: exibirá todos os títulos que não possuem baixa, mas já foram recebidos. Conforme imagem a seguir:


Image Added


  • Baixas: exibirá todos os títulos que possuem baixa. Conforme imagem a seguir:


Image Added


Âncora
lancar
lancar
4.1.1 Lançar Contas a Receber

Para lançar contas a receber de forma manual, clicar no botão Nova.


Image Added


A tela a seguir será exibida:


Image Added


Selecionar o motivo de movimentação desejado, que neste exemplo seria Notas a Prazo, e clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:


Image Added


Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa do lançamento;
  • Data movto.: informar a data do lançamento;
  • Turno: informar o turno;
  • Usuário: exibirá o usuário do caixa;
  • Motivo: exibirá o motivo de movimentação selecionado;
  • Débito: informar a conta a debitar;
  • Crédito: informar a conta a creditar;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Data doc.: informar a data do documento;
  • Borderô: informar o número do borderô;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Pessoa: informar a pessoa vinculada ao lançamento;
  • Vencimento: informar a data de vencimento;
  • Valor: informar o valor do lançamento;
  • Observação: informar observações referentes ao lançamento.

Esta tela possui os botões:

  • Confirmar: permitirá confirmar as informações;
  • Cent. Custo: permitirá adicionar um centro de custo ao lançamento. Exibirá a tela conforme imagem a seguir:


Image Added


Nesta tela será possível adicionar ou excluir centros de custo. Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as alterações.

  • Informações: permitirá incluir informações adicionais a este lançamento. Exibirá a tela conforme imagem a seguir:


Image Added


Esta tela possui os campos:

  • Placa: informar a placa do veículo;
  • Veículo: informar o modelo do veículo;
  • Km: informar a quilometragem;
  • Motorista: informar o motorista.
  • Cancelar: permitirá cancelar o lançamento.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o lançamento.
Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.


Ao selecionar os títulos desejados na aba A Receber, clicar no botão Baixar.


Image Added


A tela a seguir será exibida:


Image Added


No painel Conta a Receber serão exibidas as contas a receber selecionadas. Esta tela possui o botão:

  • Visualizar: permitirá visualizar a conta a receber selecionada.

Esta guia possui os campos:

  • SubTotal: exibirá o valor subtotal dos títulos;
  • Multa: informar o valor de multa em R$ (reais) que será adicionado ao total;
  • Taxa (% a.m.): informar a taxa de juros ao mês, em porcentagem, após os títulos vencerem, esta porcentagem será adicionada ao valor total;
  • Juros: informar o valor do juros em reais que será adicionado ao total;
  • Desconto: informar o valor de desconto em porcentagem ou em reais;
  • Compensação: permitirá utilizar a rotina de compensação;
  • Total: exibirá o valor total.

A guia Formas de recebimento exibirá as formas de recebimento utilizadas. Esta guia possui os botões:

  • Adicionar: permitirá lançar formas de recebimento;
  • Editar: permitirá editar formas de recebimento;
  • Excluir: permitirá excluir formas de recebimento.

Para adicionar uma forma de recebimento, clicar no botão Adicionar. A tela a seguir será exibida:


Image Added


Selecionar a forma de recebimento desejada. Dependendo da forma selecionada, a tela será diferente. Ao selecionar a forma Dinheiro, a tela a seguir será exibida:


Image Added


Esta tela possui os campos:

  • Motivo: exibirá a forma de recebimento selecionada;
  • Conta: selecionar a conta onde o valor será depositado;
  • Data: informar a data do recebimento;
  • Valor: informar o valor recebido.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o recebimento.
Após informar as formas de recebimento, clicar no botão Confirmar para realizar a baixa.


Botão Contas

Também é possível realizar o recebimento por meio do botão Contas no módulo Gerencial, ou por meio do menu Financeiro > Movimentação de Contas. A tela a seguir será exibida:


Image Added


Esta tela possui os filtros:

  • Conta: informar a conta Notas a Prazo ou Faturas a Receber;
  • Período: informar o período de emissão dos lançamentos;
  • Turno: informar o turno;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Grupo: informar o grupo de pessoas;
  • Marcador: informar marcador;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Placa: informar a placa do veículo;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Vencto.: informar a data de vencimento;
  • Período baixa: informar o período de baixa;
  • Valor: informar o valor do lançamento;
  • Obs.: informar a observação;
  • Exibir: permitirá habilitar as opções: Apenas lançamentos pendentes, aguardando aprovação ou recusados.

Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar
Será exibida a seguinte tela:


Image Added


Para realizar lançamentos ou baixas clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:


Image Added


Selecionar o motivo de movimentação, e clicar no botão Confirmar. Neste exemplo foi utilizado Baixa de Notas Adm.

A tela a seguir será exibida:


Image Added


Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: informar empresa;
  • Motivo de baixa: preenchido automaticamente conforme o motivo selecionado anteriormente;
  • Motivo: informar o motivo de movimentação;
  • Pessoa: informar a pessoa;
  • Grupo de pessoa: informar o grupo de pessoas;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Número do lote: informar o número do lote;
  • Data de lançamento: informar a período de lançamento;
  • Vencto até: informar o período de vencimento.

Após preencher os filtros, clicar no botão Próximo. A tela a seguir será exibida:


Image Added


No painel Relação dos lançamentos encontrados, selecionar os lançamentos desejados e clicar no botão Próximo. A tela a seguir será exibida:  


Image Added


Na tela do Assistente selecionar a conta para entrada do valor baixado e preencher os campos:

  • Data baixa: informar a data da baixa;
  • Vencimento: informar o vencimento;
  • Total: exibirá o valor total;
  • Observação: informar uma observação;
  • Forma baixa: selecionar a forma de baixa.

Após preencher os campos, clicar no botão Concluir. A mensagem a seguir será exibida:


Image Added


Clicar no botão Sim para confirmar a baixa dos lançamentos selecionados. 
O sistema realizará a baixa dos lançamentos, e será possível retornar a tela inicial do assistente ao clicar no botão Início.

Âncora
receitas
receitas
4.1.2 Baixa Contas a Receber

Ao Após utilizar os filtros apresentados no item 4.1, selecionar os títulos desejados na aba A Receber, clicar . Em seguida clicar no botão Baixar. .


Image Added


A tela a seguir será exibida: 


Image RemovedImage Added


Na guia Conta a Receber serão exibidas as contas a receber selecionadas. Esta tela possui o botão: 

  • Image RemovedVisualizar: permitirá visualizar a conta a receber selecionada.

...

  •  Adicionar: permitirá lançar formas de recebimento;Image Removed

...

  • Editar: permitirá editar formas de recebimento;

...

  • Excluir: permitirá excluir formas de recebimento.

Para adicionar novas formas de recebimento, clicar no botão Adicionar. A tela a seguir será exibida


Image Added


Selecionar a forma de recebimento desejada, dependendo da forma selecionada, a tela será diferente. Ao selecionar a forma Dinheiro, a tela a seguir será exibida: 

Image Added



Esta tela possui os campos

Image Removed

Selecionar

  • Motivo: exibirá a forma de recebimento selecionada;
  • Conta: selecionar a conta onde o valor será depositado;
  • Data: informar a data do recebimento;
  • Valor: informar o valor recebido.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o recebimento.


Caso a forma de recebimento desejada, dependendo da forma selecionada seja cheque, a tela será diferente. Ao selecionar a forma Dinheiro, a tela a seguir será exibida: 

Image Removed

Esta tela possui os campos: 

...

apresentada será a seguinte:


Image Added


Esta tela possui os campos:

  • Data movto.: informar a data do lançamento;
  • Turno: informar o turno;
  • Usuário: exibirá o usuário do caixa;
  • Motivo: exibirá o motivo de movimentação selecionado;
  • Débito: informar a conta a debitar;
  • Crédito: informar a conta a creditar;
  • Documento: informar o número do documento;
  • Data doc.: informar a data do documento;
  • Borderô: informar o número do borderô;
  • Lote: informar o número do lote;
  • Pessoa: informar a pessoa vinculada ao lançamento;
  • Vencimento: informar a data de vencimento;
  • Valor: informar o valor do lançamento;
  • Observação: informar observações referentes ao lançamento.

Após informar os campos, clicar no botão botão Confirmar para  para registrar o recebimento.Após informar as formas de recebimento, clicar no botão Confirmar para realizar a baixa. 


Âncora
renegociação
renegociação
4.2 Renegociação de Títulos

A rotina de Renegociação de Títulos e Apropriação de Juros permitirá renegociar os títulos pendentes dos clientes aplicando juros mensais, ou até mesmo um valor fixo para as parcelas. Os juros serão contabilizados em uma conta especifica e serão contabilizados na conta padrão de juros somente após a baixa dos títulos.
Para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Renegociaçao Renegociação de Titulos Títulos e Apropriação de Juros.

Âncora
geração
geração
4.3 Geração de Faturas

A rotina de Geração de Faturas, permitirá gerar faturas de títulos a receber. 

Âncora
boletos
boletos
4.4 Geração de Boletos

A rotina de Geração de Boletos, permitirá gerar boletos de faturas geradas anteriormente. 

Âncora
impressao
impressao
4.5 Impressão de Boletos

A rotina de Impressão de Boletos, permitirá realizar a impressão de boletos gerados. 

Âncora
gerenciamento
gerenciamento
4.6 Gerenciamento de Boletos

A rotina de Gerenciamento de Boletos, permitirá gerenciar todos os boletos gerados. 

Âncora
remessa
remessa
4.7 Remessa de Cobrança

A rotina de Remessa de Cobrança, permitirá gerar os arquivos que serão enviados para o banco.

Âncora
retorno
retorno
4.8 Retorno de Cobrança

A rotina de Retorno de Cobrança, permitirá importar os dados do arquivo de retorno emitido pelo banco. 

Âncora
cancelamento
cancelamento
4.9 Cancelamento de Remessa

A rotina de Cancelamento de Remessa, permitirá o cancelamento de arquivos de remessas gerados. 

Âncora
instrucoes
instrucoes
4.10 Instruções e Ocorrências

A rotina de Instruções e Ocorrências, permitirá vincular instruções e ocorrências dos boletos gerados.

Âncora
títulos
títulos
4.11 Títulos em Carteira

A rotina de Títulos em Carteira, permitirá realizar a consulta dos boletos e títulos emitidos, de acordo com a situação e período.

Âncora
receitas
receitas
4.12 Receitas e Despesas Programadas

A rotina de Receitas e Despesas Programadas permitirá maior controle das receitas ou despesas fixas, além de gerar um histórico. Serão criadas regras de receitas e despesas, baseados nessas regras, os lançamentos serão realizados. Para utilizar esta rotina, acessar Financeiro > Contas a Receber > Receitas e Despesas
Programadas. A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Esta tela possui os botões:

...

  • Conciliáveis: serão exibidas as receitas/despesas que são previsões de lançamentos futuros. A seguir imagem da aba:


Image RemovedImage Added


  • Automáticas: serão exibidas todas as receitas/despesas automáticas. As conciliações serão realizadas automaticamente, de acordo com as datas programadas nas regras. A seguir imagem da aba:


Image RemovedImage Added


Âncora
lançar
lançar
4.12.1 Lançar Despesas e Receitas

Para lançar despesas ou receitas, clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Esta tela possui as opções:

...

Ao selecionar a opção Receita conciliada, a tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Esta tela possui os campos:

...

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
As opções Receitas automáticas e Receitas conciliadas possuem os mesmos campos.
Ao selecionar a opção Despesa conciliada, a tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Esta tela possui os filtros:

...

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
As opções Despesas automáticas e Despesas conciliadas possuem os mesmos campos.

Âncora
conciliar
conciliar
4.12.2 Conciliar Receitas e Despesas

Ao selecionar a receita ou despesa na aba Conciliáveis, clicar no botão Conciliar. A tela a seguir será exibida:

...

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar o lançamento.

Âncora
depósito
depósito
4.13 Depósito de Cheques

A rotina de Depósito de Cheque permitirá automatizar o processo de envio dos cheques em um determinado dia para o banco. A rotina permitirá a conferência através da leitura do CMC7 (Caracteres Magnéticos Codificados em 7 Barras) de cada cheque, onde o usuário poderá verificar se todos os cheques que estão sendo enviados para o banco são realmente "bons" para a data em questão. Para utilizar esta rotina acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Depósito de Cheques. A tela a seguir será exibida:

...

A seguir imagem do arquivo gerado:


Âncora
custódia
custódia
4.14 Custódia de Cheques

Esta rotina permitirá gerar o arquivo de remessa para o banco quando utilizada a custódia de cheques. É um serviço de guarda dos cheques recebidos pela empresa, evitando possível risco de roubo, incêndio ou extravio. Para utilizar esta rotina acessar o menu Financeiro > Contas a Receber > Custódia de Cheques. A tela a seguir será exibida:


...


Os arquivos que serão gerados possuirão o seguinte padrão de título:
custodia_ddmmaaaa_hhmmss, conforme tela a seguir:



Âncora
conciliação
conciliação
4.15 Conciliação de Cartões

O módulo Conciliação de Cartões permitirá uma conferência automatizada das informações relacionadas as transações de cartões de débito e de crédito, bem como despesas e acertos realizados em seu extrato da operadora.
Para mais informações referentes a rotina, acessar o Manual Conciliação de Cartões.

Âncora
relatórios
relatórios
5 Relatórios

Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o LINX Postos AutoSystem® possui alguns relatórios que auxiliarão no controle das contas a receber.


Âncora
clientes
clientes
5.1 Clientes em Atraso

Exibirá informações referentes a conta, vencimento, dias em atraso, valor e saldo para os clientes devedores. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Clientes em atraso.
A tela a seguir será exibida: Image Removed


Image Added



  • Empresa: informar empresa;
  • Conta: informar a conta desejada;
  • Grupo cliente: informar o grupo de clientes;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Referência: informar a data que será exibida no relatório;
  • Vencimento: informar um período de vencimento;
  • Emissão: informar um período de emissão.
  • PDD: selecionar o PDD;
  • Juros: informar os juros;

...

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Âncora
contas
contas
5.2 Contas a Receber por Cliente

Exibirá as informações referentes as contas a receber por cliente. Quando informada a empresa, o campo juros ao dia é preenchido automaticamente com base no cadastro da empresa, podendo também ser editado. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Contas a Receber por Cliente.
A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added



  • Empresa: informar a empresa;
  • Grupo cliente: informar o grupo de clientes;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Mot./Conv.: informar o motorista ou conveniado;
  • Conta: informar a conta;
  • UF cliente: informar o estado que será exibido no relatório;
  • Prefixo cliente: organizará os clientes em ordem alfabética de acordo com o filtro informado;
  • Emissão: informar um período de emissão;
  • Vencimento: informar um período de vencimento;
  • Número NF: informar número da NF;
  • Referência atraso: informar a data em que terminará o cálculo dos dias em atraso;
  • Juros ao dia: quando informada a empresa, o campo juros ao dia é preenchido automaticamente com base no cadastro da empresa.

...

  • Ativos: exibirá somente os clientes ativos; 
  • Inativos: exibirá somente os clientes inativos;
  • Excluídos: exibirá somente os clientes excluídos.

Na guia Contas será possível selecionar a conta desejada:

Image Added

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Âncora
pagamento
pagamento
5.3 Contas a Receber por Forma de Pagamento

Exibirá informações referentes a contas a receber, separando as informações por formas de pagamento. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Contas a receber por forma de pagamento.
A tela a seguir será exibida: Image Removed


Image Added



  • Empresa: informar a empresa;
  • Cliente: informar o cliente desejado;
  • Conta: informar a conta;
  • Período: informar um período.

...

  • Resumido: exibirá o relatório de forma resumida;
  • Dia a dia: exibirá o relatório dia a dia;
  • Por ClienteResumido por cliente: exibirá o relatório por clientes.

O filtro Nome completo da forma de pagamento permitirá exibir o nome completo das formas de pagamento.
Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Âncora
recebidos
recebidos
5.4 Contas Recebidos

Exibirá as informações referentes aos documentos que foram recebidos pelo posto, com a opção de filtrar por empresa geradora do documento ou do título. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Contas recebidas.
A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Possui os seguintes filtros:

...

  • Empresa de recebimento: exibirá apenas os recebimentos realizados pela empresa selecionada;
  • Empresa do título: exibirá apenas os títulos emitidos pela empresa selecionada;pela empresa selecionada;

A opção Conta destino possui os filtros:

  • Nome da conta: exibirá o nome da conta;
  • Código da conta: exibirá o código da conta;
  • Código + nome da conta: exibirá o código e o nome da conta.

O filtro Tarifa bancária permitirá que não seja exibida a tarifa bancaria no relatório.
Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Âncora
extrato
extrato
5.5 Extrato de Clientes

Exibirá as informações referentes as movimentações de cada cliente de forma analítico e sintética em formato de extrato, auxiliará na identificação e controle dos valores a receber e recebidos da empresa. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Extrato de clientes.
A tela a seguir será exibida:
Image Removed

Image Added


Esta tela possui os filtros:

...

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir: Image Removed


Image Added


Âncora
extratoreceber
extratoreceber
5.6 Extrato de Contas a Receber

Exibirá as movimentações realizadas nas contas a receber da empresa em formato de extrato de contas, podendo restringir a consulta por pessoa, grupo ou conta, ou ainda de acordo com a situação do documento. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Extrato de contas a receber.
A tela a seguir será exibida:
Image Removed
Image Added


Possui os filtros:

...

Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, de acordo com o modelo selecionado, em PDF ou CSV.
A seguir imagem do PDF:


Âncora
extratocliente
extratocliente
5.7 Extrato de Contas a Receber por Cliente

Exibirá as movimentações realizadas nas contas a receber do posto em formato de extrato de contas, podendo restringir a consulta por pessoa, grupo ou conta, como também por status de documento. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Extrato de contas a receber por cliente.
A tela a seguir será exibida:

Image RemovedImage Added
Possui os filtros:

  • Grupo empresa: informar o grupo de empresa;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Grupo pessoa: informar o grupo de pessoas;
  • Pessoa: informar a pessoa que deseja consultar;
  • Conveniado: informar o conveniado;
  • Motorista: informar o motorista;
  • Conta: informar a conta;
  • Emissão: informar o período de emissão;
  • Pagamento: informar o período de pagamento;
  • Vencimento: informar o período de vencimento;
  • Cadastro: informar o período de cadastro;
  • Referência: informar a data de referência do relatório.

...

A opção Quebra página por pessoa permitirá realizar a quebra de página por pessoa.
Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, de acordo com o modelo selecionado, em PDF ou CSV.
A seguir imagem do PDF:


Âncora
pendencias
pendencias
5.8 Pendências por Responsável

Exibirá as informações referentes as pendências dos clientes, permitindo visualizar o histórico do cliente e saldo devedor. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Pendências por responsável. Conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Possui os filtros:

...

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Âncora
recebimentos
recebimentos
5.9 Recebimentos

Exibirá as informações referentes aos documentos de contas a receber, que foram recebidos pelo posto. É possível verificar estas informações de forma analítica ou sintética, podendo restringir por movimentos não recebidos no banco ou caixa. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Recebimentos.
A tela a seguir será exibida:
Image Removed
Image Added


Possui os filtros:

...

Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Âncora
receitas
receitas
5.10 Receitas e Despesas Programadas

Exibirá as informações referentes ao controle de receitas e despesas fixas geradas. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Receitas e despesas programadas.
A tela a seguir será exibida:
Image Removed
Image Added


Possui os filtros:

...

Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Âncora
saldo
saldo
5.11 Saldo Devedor de Clientes

Exibirá as informações referentes ao saldo devedor dos clientes. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Saldo devedor de clientes.
A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Possui os filtros:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Grupo cliente: informar o grupo de clientes;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Conta: informar conta;
  • Limitar clientes: informar um número de clientes que serão exibidos;
  • Emissão: informar o período de emissão;
  • Data referência: informar a data de referência;
  • Dias em atraso: informar os dias em atraso.

...

Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Âncora
valores
valores
5.12 Valores Recebidos Referentes a Outro Posto

Exibirá as informações referentes aos valores recebidos referentes a outros postos. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Valores recebidos referentes a outro posto.
A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Possui os filtros:

...

Possui a opção Mostrar apenas baixas realizadas no caixa permitirá exibir apenas as baixas que foram realizadas através do módulo Caixa.
Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:
Image Removed
Image Added


Âncora
vencimentos
vencimentos
5.13 Vencimentos de Cartões

Exibirá de forma analítica e sintética as movimentações realizadas nas contas de cartões. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Vencimento de cartões.
A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Possui os filtros:

...

  • Não agrupar: exibirá as informações sem nenhum agrupamento;
  • Conta: exibirá as informações agrupadas por conta;
  • Emissão: exibirá as informações agrupadas por data de emissão; 
  • Vencimento: exibirá as informações agrupadas por data de vencimento;
  • Empresa: exibirá as informações agrupadas por empresa;
  • Conta: exibirá a conta em que foi realizado o lançamento;
  • Taxa de cartão: exibirá a taxa de cartão.

A opção Ordenar permitirá selecionar a ordem em que as informações serão exibidas.

...

  • Todos: exibirá todos as movimentações de cartões;
  • Pendentes: exibirá apenas as movimentações pendentes;
  • Recebidos: exibirá apenas as movimentações que possuem baixa;
  • Informações complementares: exibirá informações adicionais no relatório como documento e observações;
  • Não exibir taxa adm.: ao marcar esta opção não serão exibidas informações relacionadas a taxa adm;
  • Somente transações antecipadas: exibirá apenas as transações antecipadas.

O filtro Considerar possui a opção:

  • Tarifa aplicada no momento da baixa: realizará o cálculo utilizando o valor da tarifa cadastrada no momento da baixa.

Na guia Lista de empresas, será possível selecionar a empresa desejada.

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added


Âncora
vencimentosdiaadia
vencimentosdiaadia
5.14 Vencimentos de Cartões Dia a Dia

Exibirá as movimentações realizadas nas contas de cartões. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Vencimento de cartões dia a dia.
A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Possui os filtros:

...

Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Âncora
inadimplência
inadimplência
5.15 Inadimplência

Exibirá as informações referentes a inadimplência dos clientes, tendo uma visão analítica ou sintética, nesta será possível visualizar a porcentagem da evolução com base na data de referência. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Contas a Receber > Inadimplência.
A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Possui os filtros:

...

O filtro Vencidos + permitirá selecionar os dias corridos em que o título está vencido. Será necessário informar os dois primeiros campos.
Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added

Âncora
tef
tef
5.16 Transações de TEF

Exibirá as informações referentes as transações de TEF. Para visualizar este relatório acessar o menu Financeiro > Relatórios > Transações de TEF

A tela a seguir será exibida:


Image RemovedImage Added


Possui os filtros:

...

Após selecionar os filtros desejados clicar no botão Visualizar, o relatório será gerado, conforme imagem a seguir:


Image RemovedImage Added