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Manual do projeto E-Commerce da Nissan, contendo os passos de configuração e as funcionalidades no Linx DMS. |
Produto | LinxDMS |
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Menu | LinxDMSIntegrador |
Data | |
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Autor | Distribuição Linx DMS |
Área | P&D DMS |
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Este documento tem a finalidade de detalhar a configuração e a operação do projeto E-Commerce da Nissan no Linx DMS. |
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Este documento destina-se a todas as concessionárias da marca Nissan. |
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O projeto E-Commerce Nissan trata-se de um processo de troca de informações entre a Rede de Concessionárias com o Data Lake Nissan. Esta troca de informações contemplam os dados dos veículos novos disponíveis no estoque da concessionária que serão apresentados no portal do E-Commerce Nissan. Após a confirmação do veículo selecionado no portal, a Nissan gera um lead para a concessionária que será enviado através do Nissan DI na interface Hot Leads. Configuração no Linx DMSA seguir são descritos os pontos de configuração do sistema para a utilização do processo. Parâmetros do Fábrica Menu: Fabrica > Nissan > Parâmetros Acessar a aba E-Commerce e preencher os campos solicitados. Figura 1 : Manutenção de Parâmetros Nissan - E-commerceCampos:
Dica: o parâmetro ficando desmarcado, não haverá o envio da movimentação do veiculo imediatamente a sua integração, somente na próxima Carga Full, portanto, será possível editar o cadastro do veículo e indicar o parâmetro "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan: Indica se este veículo será enviado para o portal do E-Commerce Nissan". Origem do de Tráfego Menu: CRM Plus > Cadastros > Origem de Tráfego Deve ser realizado o De > Para da da Mídia de Atração Nissan código "28. E-Commerce". Figura 2 : Mídia de Atração E-commercePermissão de Função Menu: Configuração > Cadastros > Menus / Usuários > Permissão por Menu / Função Para permitir a alteração do campo “Preço E-Commerce Nissan” nas telas do Linx DMS é necessário liberar a função “879 - ALTERAR PREÇO E-COMMERCE” aos usuários responsáveis. Configuração no Linx DMS Integrador A seguir são descritos os pontos de configuração para envio das informações. Linx DMS Integrador Menu: LDIConfig > Configuração > E-Commerce Nissan Na aba Configuração, informar os dados de acesso ao banco de dados. Figura 3 : Configuração E-Commerce NissanO campo “Permanência do log no Banco” controla a forma de gravação das informações do log. Valores possíveis:
Clicar em “Testar Conexão” para validar as informações. Clicar em “Next” somente se for apresentada a mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso!”. Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS. Na aba E-Commerce – Estoque, informar os dados de acesso ao serviço. Figura 4 : Configuração E-commerce NissanCampos (o endereço de comunicação foi fornecido pela Montadora portanto, pode ser alterada. Qualquer situação relacionada a isso, a própria montadora deve ser acionada.)
Importante: Mesmo a comunicação via integrador ocorrendo as 05:15 hrs para a carga full e a realização do envio dos gatilhos durante o dia, a Nissan tem horários pré-definidos para carregar as informações enviadas pelas concessionárias no portal E-commerce, estes horários são: 06Hrs, 12Hrs, 16Hrs e 20Hrs portanto, somente após estes horários os veículos irão ficar disponíveis no portal. Estes horários foram fornecidos pela própria Montadora portanto, qualquer alteração com relação a isso ou dificuldades em visualizar os veículos no portal, a Nissan deve ser acionada. Importante:
Clicar em “Next” para acessar a aba Conclusão. Figura 5 : Configuração E-commerce NissanClicar em “Finish” para salvar as informações. Para iniciar a comunicação é necessário reiniciar o serviço do Linx DMS Integrador. Durante a execução do processo, é possível consultar a comunicação através do menu Configuração > Monitor Log de Execução. Esta opção está disponível apenas quando a configuração estiver com o parâmetro “Permanência do Log no Banco” diferente de 0 (zero). Figura 6 : Monitor do Log de Execução do Linx DMS IntegradorOs registros específicos do E-Commerce podem ser acessados filtrando pelo “Módulo – dll” igual a “eLDIECommerceNissan.exe”. Os registros com Tipo XML e SQL podem ser acessados através de dois cliques. Para o tipo XML é apresentada a requisição enviada/recebida e para o tipo SQL é apresentado o comando executado no banco. Para verificação de informações mais completas, poderá acessar o log que fica na pasta Linx DMS Integrador, nomeado com a data conforme exemplo: “LDIServer_20220517.log”, onde 20220517 corresponde à data invertida. Utilização no Linx DMSO Linx DMS Integrador é responsável por enviar as informações dos veículos novos em estoque da concessionária para a o portal da Nissan. Será enviado diariamente uma carga Full contendo todos os veículos novos que estão Disponíveis conforme a situação, e também os eventos conforme detalhamento abaixo. O veículo é considerado disponível no estoque com base na Situação do veículo. São consideradas as seguintes Situações:
Menu Veículos > Cadastros > Tipo de Situação Figura 7 : Manutenção de Tipos de Situação
O código padrão para a situação de Trânsito Montadora é informado nos parâmetros do módulo de Veículos, aba Faturamento da Fábrica, campo “Situação” Figura 8 : Manutenção dos Parâmetros de Veículos - Dados do Veículo - SituaçãoImportante: Todos os veículos que estejam na situação acima serão enviados para a Nissan, tanto na Carga Full como nos eventos, porém o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” do cadastro do veículo é que vai indicar se ele deverá ser exibido ou não no portal do E-commerce. Este parâmetro será detalhado em um tópico específico deste manual. O Linx DMS Integrador efetua o envio do estoque nas seguintes situações:
Eventos:
A seguir, são detalhados os pontos de integração das informações com o Portal da Nissan. Cadastro de Veículos Menu Veículos > Cadastros > Veículos No cadastro do veículo é possível informar se ele será enviado a Nissan com a disponibilidade para venda no Portal E-commerce. Figura 9 : Manutenção de VeículosOpções do processo:
Caso o valor estiver abaixo do limite determinado nos parâmetros do Fábrica será apresentada a mensagem a seguir e não será possível prosseguir: Figura 10 : MensagemO preço apresentado é o valor mínimo conforme o parâmetro do Fábrica em relação à Ficha Gama do veículo. Para a mensagem acima, a Ficha Gama é de 97.390,00 e o parâmetro de % Mínimo é igual 80. Caso o valor estiver acima do valor da Ficha Gama do veículo, será a mensagem a seguir apenas como um alerta, ou seja, o Veículo será enviado para o portal com o valor acima da Ficha Gama. Figura 11 : MensagemO preço apresentado é o valor da Ficha Gama do veículo. Importante: Se o campo “Preço E-Commerce Nissan” ficar em branco, será enviado o valor atual da Ficha Gama do veículo para o portal. Caso seja modificado algum dos campos a seguir, o registro do veículo será enviado para o Portal da Nissan como um evento:
O botão “Integra E-Commerce” permite enviar um veículo novamente para o portal sem que sejam alteradas as informações. Utilizado apenas para reenviar o veículo, ou seja, não é necessário utilizar a todo momento. Os seguintes campos, quando alterados na Ficha de Seguimento, também enviam uma atualização para o Portal da Nissan:
Os Campos "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan" e "Preço E-Commerce Nissan (879)", somente ficam habilitados para veículos novos em Estoque. Recebimento de Veículos Menu Veículos > Transações > Entradas > Recebimento de Veículos Durante o processo de efetivação da Nota de entrada de veículos Novos também é possível informar se o veículo ele será enviado a Nissan com a disponibilidade para venda no Portal E-commerce. Esta opção fica visível para os usuários que tem permissão para essa função. Figura 12 : Recebimento Veículos
Atualização da Ficha Gama Nissan DI- Configuração (679)- Ficha Gama de Veículos. No processo de atualizada da Ficha Gama de Veículos, que é efetuado pelo Nissan DI, os valores dos modelos podem ser atualizados. A cada modelo atualizado é verificada a necessidade de envio de um Evento para a Nissan. Exemplo de cálculo realizado: Parâmetro do Fabrica indicando no campo %Mínimo da Ficha Gama para o Preço E-Commerce" = 70% Valor do modelo do veículo (ficha Gama) = 113.000,00 Valor do Mínimo da Ficha Gama para o Preço E-Commerce = 79.100,00 Veículo (Veículos > Cadastros > Veículos) Com o campo Preço E-Commerce Nissan(879) = 79.100,00 Veículo teve a atualização da Ficha Gama, passando o valor do modelo para um valor de R$ 125.000,00, o valor %Minimo da Ficha Gama passa a ser R$ 87.500,00, portanto o valor do veiculo no cadastro, será Zerado. Após a execução completa da atualização da Ficha Gama, é enviado um Correio Eletrônico para o usuário configurado no Nissan DI, contendo os veículos atualizados, conforme a seguir: Figura 13 : CorreioManutenção de Preços E-Commerce Nissan Menu Veículos > Cadastros > Preço E-Commerce Nissan Figura 14: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - FiltroPrograma criado para consultar os veículos novos disponíveis em estoque, respeitando os parâmetros de situação citados anteriormente. Opções de filtro:
Ao pesquisar os veículos, é apresentada uma grade com os registros selecionados. Figura 15: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - ResultadoNa grade são apresentados os principais dados do veículo e as informações do último envio de "eventos" realizados para a Nissan. Na coluna "Tipo Inclusão" é apresentado qual evento específico disparou o envio. Ao clicar duas vezes no registro, é possível efetuar a manutenção dos seguintes campos:
O valor informado é validado da mesma forma que no Cadastro de Veículos.
Figura 16: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - ManutençãoO registro será enviado automaticamente ao salvar as informações, respeitando a situação atual do veículo. A grade “Comunicação com o E-Commerce Nissan” apresenta uma consulta a todas as comunicações realizadas para o veículo com os respectivos valores de Tipo Estoque, Disponibilidade Venda, Tipo Reserva. Os valores possíveis para estas colunas são:
A coluna "Tipo Inclusão" indica o evento que ocasionou o envio da informação a Nissan. Os veículos com Status VE-Vendidos, também serão apresentados nesta tela como forma de consulta, nestes casos, os campos não ficam editáveis para nenhum tipo de manutenção. Figura 17: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - ManutençãoReservas Todo veículo reservado é sinalizado para a Nissan, portanto, no envio da Carga full todo veículo que está marcado com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan”, é enviado a Nissan com o campo Disponibilidade para a Venda como "1-SIM". Quando ocorre uma reserva, será disparado um evento de envio da seguinte forma: | ||||||
Informação | Valor | |||||
Disponibilidade Venda | 0 – Não | |||||
Tipo Reserva | 3 – Venda Showroom | |||||
Informação | Valor | |||||
Disponibilidade Venda | 0 – Não | |||||
Tipo Reserva | 2 – Bloqueio manual Ecom | |||||
Informação | Valor | |||||
Disponibilidade Venda | 1 – Sim | |||||
Tipo Reserva | Em branco | |||||
Informação | Valor | |||||
Tipo Estoque | 2 – Trânsito | |||||
Disponibilidade Venda | 1 – Sim | |||||
Tipo Reserva | Em branco | |||||
Preço E-Commerce | Igual a Ficha Gama do veículo | |||||
Informação | Valor | |||||
Tipo Estoque | 3 – Devolução | |||||
Disponibilidade Venda | 0 – Não | |||||
Tipo Reserva | 99 – Outros | |||||
Preço E-Commerce | Conforme o cadastro do veículo. | |||||
Informação | Valor | |||||
Tipo Estoque | 1 – Físico | |||||
Disponibilidade Venda | Conforme a posição atual do veículo. | |||||
Tipo Reserva | Conforme a situação atual do veículo. | |||||
Preço E-Commerce | Conforme o cadastro do veículo | |||||
Informação | Valor | |||||
Tipo Estoque | 3 – Devolução | |||||
Disponibilidade Venda | 0 – Não | |||||
Tipo Reserva | 99 – Outros | |||||
Operação | Tipo de NF | Subtipo | Tipo Estoque | Disp. Venda | Tipo Reserva | |
Emissão | Entrada | Devolução | 1 – Físico | 1 – Sim | - | |
Entrada | Transferência | 1 – Físico | 1 – Sim 0 – Não | - 3 – Venda Showroom | ||
Saída | Normal | 1 – Físico | 0 – Não | 3 – Venda Showroom | ||
Saída | Transferência | 2 – Trânsito | 0 – Não | 99 – Outros | ||
Saída | Devolução | 3 – Devolução | 0 – Não | 99 – Outros | ||
Cancelamento | Entrada | Devolução | 1 – Físico | 0 – Não | 3 – Venda Showroom | |
Entrada | Transferência | 2 – Trânsito | 1 – Sim 0 – Não | - 3 – Venda Showroom | ||
Saída | Normal | 1 – Físico | 1 – Sim 0 – Não | - 3 – Venda Showroom | ||
Saída | Transferência | 1 – Físico | 1 – Sim 0 – Não | - 3 – Venda Showroom | ||
Saída | Devolução | 1 – Físico | 1 – Sim 0 – Não | - 3 – Venda Showroom |
Informação | Valor |
Disponibilidade Venda | 0 – Não |
Tipo Reserva | 3 – Venda Showroom / 1-Venda Ecom |
Mesmo que o veículo esteja marcado para ficar disponível para venda no portal E-commerce, quando é realizado uma Reserva no Linx DMS, esse veículo então é enviado com a Disponibilidade igual a "Não" porque não poderá mais ser visível no Portal. Enquanto a reserva ficar ativa, o veículo sempre será enviado desta forma na Carga Full.
Caso a Reserva expire ou seja cancelada manualmente, também será enviado um evento, e então conforme a situação do veículo, será disparado um evento de envio da seguinte forma.
Quando o veículo está com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” desmarcado.
Informação | Valor |
Disponibilidade Venda | 0 – Não |
Tipo Reserva | 2 – Bloqueio manual Ecom |
Quando o veículo está com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” marcado:
Informação | Valor |
Disponibilidade Venda | 1 – Sim |
Tipo Reserva | Em branco |
No caso de ocorrer a Venda do veículo reservado, será enviado o evento conforme detalhamento do tópico "Emissão e Cancelamento de Notas Ficais" deste manual.
Dica:Para as concessionária que utilizam o "Processo Linx DMS" para derrubar as reservas automaticamente, quando a reserva expirar, também será disparado para a Nissan as informações conforme detalhamento acima.
Importante- Reserva recebidas pela Integração do E-commerce não são derrubadas pelo Processo Apollo e nem caem no tempo determinado informado nos parâmetros de Veículos. Reservas do E-commerce tem a duração (fixa) de 1 ano.
Notas Fiscais de Veículos Faturados
O Nissan DI é responsável por efetuar o recebimento das notas fiscais de veículos faturados da Nissan.
A interface “NFE Nissan Concessionária (Atacado)” faz o recebimento das Notas Fiscais emitidas pela Nissan para a concessionária. Dentre estas notas, estão as notas referentes aos veículos novos.
Ao receber a nota, caso o parâmetro do Fabrica "Envia Estoque em Trânsito Montadora ao Receber a Nota Fiscal no Nissan DI" esteja marcado, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Informação | Valor |
Tipo Estoque | 2 – Trânsito |
Disponibilidade Venda | 1 – Sim |
Tipo Reserva | Em branco |
Preço E-Commerce | Igual a Ficha Gama do veículo |
Caso o parâmetro esteja desmarcado, o veículo será enviado na próxima Carga Full, seguindo as mesmas informações.
A interface “Cancelamento NFE Nissan Concessionária (Atacado)” faz o recebimento dos dados de cancelamento das NF-e que foram previamente faturados para a concessionária.
Ao receber o cancelamento, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Informação | Valor |
Tipo Estoque | 3 – Devolução |
Disponibilidade Venda | 0 – Não |
Tipo Reserva | 99 – Outros |
Preço E-Commerce | Conforme o cadastro do veículo. |
Recebimento de Veículos
Menu Veículos > Transações > Entradas > Recebimento de Veículos
No recebimento dos veículos novos que estavam em trânsito da montadora, é possível atualizar o “Preço E-Commerce Nissan”, na aba Veículo.
Ao confirmar a nota fiscal, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Informação | Valor |
Tipo Estoque | 1 – Físico |
Disponibilidade Venda | Conforme a posição atual do veículo. |
Tipo Reserva | Conforme a situação atual do veículo. |
Preço E-Commerce | Conforme o cadastro do veículo |
Manutenção de Movimento de Notas Fiscais
Menu Faturamento > Notas Fiscais > Manutenção
Ao excluir uma nota fiscal em andamento referente à veículos novos faturados pela fábrica, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Informação | Valor |
Tipo Estoque | 3 – Devolução |
Disponibilidade Venda | 0 – Não |
Tipo Reserva | 99 – Outros |
Emissão e Cancelamento de Notas Ficais
Na emissão e no cancelamento das notas fiscais referentes aos veículos novos, a informação será atualizada no portal da Nissan conforme a seguir:
Operação | Tipo de NF | Subtipo | Tipo Estoque | Disp. Venda | Tipo Reserva |
Emissão | Entrada | Devolução | 1 – Físico | 1 – Sim | - |
Entrada | Transferência | 1 – Físico | 1 – Sim 0 – Não | - 3 – Venda Showroom | |
Saída | Normal | 1 – Físico | 0 – Não | 3 – Venda Showroom | |
Saída | Transferência | 2 – Trânsito | 0 – Não | 99 – Outros | |
Saída | Devolução | 3 – Devolução | 0 – Não | 99 – Outros | |
Cancelamento | Entrada | Devolução | 1 – Físico | 0 – Não | 3 – Venda Showroom |
Entrada | Transferência | 2 – Trânsito | 1 – Sim 0 – Não | - 3 – Venda Showroom | |
Saída | Normal | 1 – Físico | 1 – Sim 0 – Não | - 3 – Venda Showroom | |
Saída | Transferência | 1 – Físico | 1 – Sim 0 – Não | - 3 – Venda Showroom | |
Saída | Devolução | 1 – Físico | 1 – Sim 0 – Não | - 3 – Venda Showroom |
Observações:
- Para as notas com mais de uma opção em “Disponibilidade de Venda” e “Tipo Reserva”, na primeira linha são os valores para os veículos disponíveis e a segunda linha são os valores para veículos reservados.
- Em todos os casos, o Preço E-Commerce Nissan será lido do cadastro do veículo. Se estiver em zerado ou em branco, será enviado o valor da Ficha Gama.
- Todos os veículos que não estão com o parâmetro marcado "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan", tem o envio para a Nissan do campo Disponível para venda=0 e Tipo de Reserva = 2- Bloqueio Manual. para qualquer tipo de nota.
Reservas Recebidas via Portal Nissan
O Linx DMS Integrador é responsável por receber as reservas realizadas no portal da Nissan. A partir da integração dos dados no Linx DMS:
- Será incluído o cadastro do cliente, ou atualizado em caso de já existir na base da concessionária
- Em caso de atualização, somente serão atualizados os dados do Telefone ou e-mail do cliente.
- Será gerado um contato e encaminhado para a fila do vendedor ou para distribuição de contatos , de acordo com os parâmetros informados no fabrica;
- Será gerada a Reserva do veículo;
- Será criado um adiantamento para o cliente, no valor do sinal recebido na integração;
- Será disparado um E-mail e um correio eletrônico para o usuário que recebeu o atendimento e para o gerente, de acordo com os parâmetros informados no fabrica;
- Para clientes que utilizam o CRM Linx, será enviado via Nissan DI, a comunicação do Atendimento gerado via interface Registro e Atualização de Atendimento (FL001), com a origem do atendimento = 5- indicando que é um atendimento criado pelo E-commerce Nissan.
- Será disparado o primeiro Status para a Nissan.
A ordem destas informações depende de algumas situações que serão detalhadas a seguir.
Atendimento gerado e reserva realizada- Distribuição de Contatos
Quando o recebimento da Reserva Nissan ocorre para um veículo que não possui reserva na concessionária, será criado o atendimento e enviado o e-mail e correio informando o nome do cliente, a criação do Adiantamento e a reserva realizada. O e-mail será sempre enviado para os usuários que estiverem informados nos parâmetros do Fabrica aba Reserva, neste caso será enviado para o "Usuário Gerente" . Quando houver a distribuição do Contato, será também enviado um e-mail para o vendedor que receber o contato.
Importante: Para o correto funcionando do envio do e-mail, deverá ser configurado os dados na aba Agenda de processos do Cadastro de Empresas e Revendas Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas.
Além disso, será pesquisado o e-mail dos usuários vendedores/gerentes no cadastro do vendedor em Faturamento > Cadastros > Vendedores. Para os usuários no qual não estiver preenchido, o e-mail não será enviado, somente o correio.
Figura: Agenda de processos-Empresas e Revendas.
Para um detalhamento maior a respeito dessa rotina, pode ser observado o Manual do Linx Dms.
E-mail enviado com o recebimento da Reserva:
Figura: Correio
Reserva
Ao consultar o veículo, a reserva já será apresentada com a observação que é uma Reserva Integração E-Commerce Nissan e tem a Duração de 1 ano a contar do dia da integração.
Importante: Reservas recebidas pela Integração do E-commerce não são derrubadas pelo Processo Apollo e nem caem no tempo de terminado nos parâmetros de Veículos. Considerando que foi pago um sinal de adiantamento pelo cliente.
Figura: Manutenção do Veículo-Reserva
Todo veículo reservado é sinalizado para a Nissan, portanto, será gerado o evento informando sobre essa reserva, enviando para este chassi o campo Disponibilidade para Venda = 0-Não com o Tipo da Reserva = Venda Ecom.
Informação | Valor |
Disponibilidade Venda | 0 – Não |
Tipo Reserva | 1 – Venda Ecom |
Consultando o veículo através do
Menu Veículos > Cadastros > Preço E-Commerce Nissan
Figura : Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - Manutenção
Adiantamento do Cliente
Consultando o Adiantamento do Cliente que foi gerado
Menu Financeiro > Lançamentos > Adiantamentos
Será apresentado o Adiantamento gerado automaticamente com a integração da reserva e o sinal informado pelo cliente.
Dica: O valor será repassado pela Nissan as concessionárias através de processos Financeiros que não envolvem a Linx.
Figura: Geração do Adiantamento
Também poderá ser visualizada a Movimentação Financeira do Cliente, e identificar a Origem e banco que foram associados os pagamentos.
Menu Faturamento > Consulta/Relatórios > Movimentação Fiscal de Clientes.
Consultando a opção Movimentação Financeira (160) na opção Cartão de Crédito é apresentada a Origem e o Banco usados na criação do título.
( Reservas recebidas com a condição de pagamento via PIX também são apresentadas nessa opção.)
Figura: Manutenção Financeira do Cliente
Distribuindo o contato- Clientes que utilizam o CRM Linx
Quando o processo for utilizado via Distribuição de contato, o usuário responsável pelo recebimento indicado no Fabrica, deve acessar:
Gestão de Showroom > Acompanhamento (596) > Gestão de Leads (656) para encaminhar o Lead (contato) para o vendedor que irá atender o cliente.
Nesta tela poderá ser observado os dados da Reserva Gerada com sucesso e o número do Pedido da Reserva na Nissan, associados ao contato.
Figura: Distribuição de Contato
Deve ser habilitado os campos para que sejam exibidos.
Figura: Habilitando campos gestão de Showroom
O atendimento segue para a fila do vendedor, que através do Gestão de Show Room realiza o atendimento ao cliente.
Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1, indicando o vendedor que foi alocado para o atendimento ao cliente. e o número da Proposta gerada.
É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador.
Nissan DI
Para clientes que utilizam o CRM da Linx, no momento da integração e criação do Atendimento, foi disparado o evento gerado via interface Registro e Atualização de Atendimento (FL001) do Nissan DI, com a origem do atendimento = 5- indicando que é um atendimento criado pelo E-commerce Nissan.
Trabalhando o Atendimento
No atendimento será apresentado a Proposta criada automaticamente com a integração da Reserva, mostrando o valor do sinal como parte da Negociação.
Figura: Dados da Proposta-Gestão de Showroom
Na proposta, constará a condição de pagamento do Adiantamento.
Importante: A proposta será sempre criada com o valor do veículo que consta o portal e portanto, o valor que foi apresentado ao cliente quando ele selecionou o veículo com a Nissan.
Figura: Proposta de Venda
Atendimento gerado e reserva realizada- Direto ao Vendedor
Quando o recebimento da Reserva Nissan ocorre para um veículo que não possui reserva na concessionária, será criado o atendimento, e enviado o e-mail e correio informando o nome do cliente para o vendedor que recebeu o contato, a criação do Adiantamento e a reserva realizada. O e-mail será sempre enviado para o vendedor da Vez selecionado pelo Linx DMS. O Contato será enviado diretamente para a fila do Vendedor no Gestão de Show Room na aba Agenda (487) para que seja realizado o atendimento.
Para clientes que não usam o CRM Linx, o contato será encaminhado ao vendedor e a Proposta de Venda já estará disponível para ser continuada.
Figura: Agenda-Gestão de Showroom
Status da Reserva- Nesse caso será disparado para a Nissan o Status = 1 assim que o contato for criado, e será informado a Nissan o nome do vendedor que vai atender o cliente .
Aprovação Gerencial
Considerando o cenário de venda do veículo, ao completar a proposta com as demais condições de pagamento e enviar para aprovação gerencial / financeira será gerado um Status a montadora.
Para concessionárias que utilizem o parâmetro de Veículos > Geral- "Emissão de Nota gerada ao financeiro" marcado, será gerado o Status após a aprovação financeira, para clientes que não utilizam esse parâmetro marcado, será gerado o Status após a Aprovação Gerencial.
Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 2- Negociação confirmada.
É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador.
Emissão da Nota de venda
Com a Emissão da Nota Fiscal de Venda, será gerado um novo Status de envio a Nissan.
Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 3- Nota fiscal Emitida, serão fornecidos os dados de emissão da Nota, incluindo a chave de acesso, número da Nota e data de emissão, permitindo que o cliente final tenha a acesso a estas informações no portal e possa consultar os dados da nota.
No caso do Cancelamento da Nota onde a proposta é mantida, ao emitir a nova nota, será novamente disparado o Status = 3, enviando os dados da chave de acesso, número da Nota e data de emissão.
Agenda de entrega
Após a emissão da Nota, deverá ser efetuado a entrega do veículo.
Para concessionárias que optaram pela geração automática da agenda de entrega após a emissão da Nota ( Parâmetro de Veículos- Agenda Entrega- "Gerar agenda de entrega de veículos automaticamente). Será disparado o Status referente ao agendamento da entrega.
Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 4- Veículo em Preparação, informando a data prevista da entrega.
Será considerado o campo para envio da Data prevista Original para envio a Nissan.
Figura: Agendamento de Entrega
Ao realizar a entrega do veículo e preencher o campo, será disparado o Status referente a esse evento
Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 5- Veículo entregue, informando a data da entrega.
Figura: Agendamento de Entrega
Atendimento gerado e reserva Não Realizada
No caso do recebimento da Reserva e o Sinal para um determinado chassi que já possua ou uma proposta ou uma reserva gerada na concessionária. Será gravado o Atendimento e o Adiantamento, porém não será gerado a Proposta e a Reserva. Deverá então ser tomada uma ação pelo Gerente para dar andamento no atendimento ao cliente.
Importante: Para a reserva automática do veículo e criação da proposta, será considerado o uso do parâmetro de Veículos-Geral-Bloquear veículo em Negociação, este parâmetro marcado, impede a geração de uma proposta para um veículo que já possui uma proposta em aberto. Neste caso, será gerado o adiantamento do cliente, mas não será gerada a proposta e a reserva. Mas caso o parâmetro esteja desmarcado, a Proposta será incluída, somente a reserva do veículo não será realizada.
E-Mail e Correio eletrônico informando sobre a não geração da Proposta / Reserva:
Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 0- Problemas na Reserva.
O mesmo processo ocorrerá quando na integração da reserva houver a disponibilidade do veículo, porém não houver as Referências Cruzadas para a criação dos título do Adiantamento ao cliente e ou os títulos do pagamento.
Neste caso será gravado o Atendimento, porém não será gerado o Adiantamento, nem a Reserva e nem a Proposta. Deverá então ser tomada uma ação pelo Gerente para dar andamento no atendimento ao cliente.
E-Mail e Correio eletrônico informando sobre a não geração do Adiantamento/ Proposta / Reserva:
Nestes casos, para dar andamento ao atendimento, realize os passos descritos no tópico abaixo.
Distribuindo o contato- Reserva Não gerada
Quando o processo for utilizado via Distribuição de contato, o usuário responsável pelo recebimento indicado no Fabrica, deve acessar:
Gestão de Showroom > Acompanhamento (596) > Gestão de Leads (656) para realizar a ação de ou gerar uma proposta sem Chassi ou gerar uma proposta para o mesmo Chassi recebido originalmente na reserva, antes de encaminhar o Lead (contato) para o vendedor que irá atender o cliente.
Na tela da distribuição do contato, poderá ser observado as indicações sobre o Status o Lead não OK e o Status da Reserva indicando que não foi gerada. Também pode ser marcada a opção "Contatos com Reserva Nissan não criada".
Figura: Distribuição de Contato- Gestão de Showroom
Para associar um novo veículo, ou o mesmo veículo recebido na reserva original vinda do Portal, clicar com o botão direito para abrir as opções. Selecionar a opção "Gerar Reserva Nissan".
Dica: Não será permitido distribuir o contato sem antes usar a opção Gerar Reserva Nissan e indicar qual ação será tomada com relação ao contato.
Figura: Distribuição de Contato- Gestão de Showroom
Quando na integração da reserva houver a disponibilidade do veículo, porém não houver as Referências Cruzadas para a criação dos título do Adiantamento ao cliente e ou os títulos do pagamento. Nessa etapa, caso não tenha sido realizada ainda a Referência Cruzada informada no e-mail e no Correio, não será permitido realizar o passo de associar um chassi. Ao clicar em Gerar Reserva Nissan, será informado novamente sobre a falta da Referência cruzada.
Após a montagem da referência cruzada, poderá ser executado os passos abaixo para associação do Chassi.
Acessar novamente a opção Gerar Reserva Nissan e Selecionar qual ação vai ser realizada:
Opção -Sem Chassi
Ao selecionar a opção "Sem Chassi"- será gerado uma proposta sem associar a ela nenhum veículo. Com isso o atendimento poderá ser encaminhado para o Vendedor atender o cliente e dar andamento a venda. Será apresentado a mensagem informando da criação da Proposta sem chassi.
Após realizar essa ação, deverá ser distribuído o contato para um vendedor. Somente após essa ação, será disparado o Status para a Nissan.
O atendimento segue para a fila do vendedor, que através do Gestão de Show Room realiza o atendimento ao cliente.
Nissan DI - Considerando que no momento da integração e criação do Atendimento, foi disparado o evento gerado via interface Registro e Atualização de Atendimento (FL001) do Nissan DI, com a origem do atendimento = 5- indicando que é um atendimento criado pelo E-commerce Nissan.
No atendimento será apresentado a Proposta criada automaticamente com a integração da Reserva, mostrando o valor do sinal como parte da Negociação mas sem nenhum veículo associado.
Figura: Negociação-Gestão de Showroom
Na proposta, deverá ser associado um veículo do Estoque.
Figura: Proposta de Venda
Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1, indicando o vendedor que foi alocado para o atendimento ao cliente e o chassi novo que foi alocado a proposta.
É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador.
A partir deste ponto o atendimento ao cliente segue o fluxo normal e os Status enviados a Nissan seguem a mesma ordem descrita no passo acima "Atendimento gerado e reserva realizada".
Opção -Para o Chassi do Portal
Ao selecionar a opção "Para o Chassi do portal"- Deverá antes ter sido excluído a reserva já existente para o chassi.
Importante: Para a reserva automática do veículo e criação da proposta, será considerado o uso do parâmetro de Veículos-Geral-Bloquear veículo em Negociação, este parâmetro marcado, impede a geração de uma proposta para um veículo que já possui uma proposta em aberto.
Ao realizar essa operação, será gerado a Proposta associada ao veículo que foi recebido originalmente na reserva.
Ao realizar essa ação, será enviado o Status para a Nissan.
Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1, indicando o vendedor que foi alocado para o atendimento ao cliente e mantendo o chassi que foi originado com a reserva/sinal.
Após realizar essa ação, deverá ser distribuído o contato para um vendedor.
O atendimento segue para a fila do vendedor, que através do Gestão de Show Room realiza o atendimento ao cliente.
Nissan DI - Considerando que no momento da integração e criação do Atendimento, foi disparado o evento gerado via interface Registro e Atualização de Atendimento (FL001) do Nissan DI, com a origem do atendimento = 5- indicando que é um atendimento criado pelo E-commerce Nissan.
No atendimento será apresentado a Proposta criada automaticamente , mostrando o valor do sinal como parte da Negociação mas sem nenhum veículo associado.
Figura: Negociação-Gestão de Showroom
A partir deste ponto o atendimento ao cliente segue o fluxo normal e os Status enviados a Nissan seguem a mesma ordem descrita no passo acima "Atendimento gerado e reserva realizada".
Distribuição de Contatos- Clientes que não utilizam o CRM Linx
Para clientes que não utilizam o CRM e desejem usar a opção de Distribuição de Contato, essa operação poderá ser efetuada através do programa Fabrica.exe
Menu: Fabrica > Nissan > Processos > Fabrica-Rede > Distribuição de Reservas-Ecommerce Nissan
Os atendimentos criados via integração estarão disponíveis para serem distribuídos e ou realizadas as ações para os atendimentos que forem gerados com alguma inconsistência.
Na tela principal serão apresentados os Atendimentos integrados
Figura: Distribuição de Contato-Fabrica
Para distribuir os Atendimentos gerados e reserva realizadas , que são destacados em Verde.
Deverá selecionar o contato, informado o Vendedor que vai receber o contato, selecionar a aba Contatos Novos e usar a opção "Seleciona" para direcionar o atendimento para ser encaminhado.
Figura: Distribuição de Contato-Fabrica
Será apresentado o contato na aba Contatos Novos, para realizar a distribuição, clicar em "OK".
Figura: Distribuição de Contato-Fabrica
Para efeito de Consulta nesta tela, a aba Contatos do Vendedor apresenta todos os atendimentos que estão na fila do Vendedor.
Figura: Distribuição de Contato-Fabrica
Para distribuir os Atendimentos gerados e reserva Não Realizadas , que são destacados em Amarelo.
Deverá realizar a ação de ou gerar uma proposta sem Chassi ou gerar uma proposta para o mesmo Chassi recebido originalmente na reserva, antes de encaminhar o Lead (contato) para o vendedor que irá atender o cliente.
Marcar o contato e clicar com o Botão direto para apresentar a opção Gerar Reserva Nissan. As ações realizadas neste passo, seguem a mesma funcionalidade descritas no passo acima.
Figura: Distribuição de Contato-Fabrica
Quando na integração da reserva houver a disponibilidade do veículo, porém não houver as Referências Cruzadas para a criação dos título do Adiantamento ao cliente e ou os títulos do pagamento. Nessa etapa, caso não tenha sido realizada ainda a Referência Cruzada informada no e-mail e no Correio, não será permitido realizar o passo de associar um chassi. Ao clicar em Gerar Reserva Nissan, será informado novamente sobre a falta da Referência cruzada.
Após a montagem da referência cruzada, poderá ser executado os passos abaixo para associação do Chassi. Selecionar qual ação vai ser realizada:
Opção -Sem Chassi
Ao selecionar a opção "Sem Chassi"- será gerado uma proposta sem associar a ela nenhum veículo. Com isso o atendimento poderá ser encaminhado para o Vendedor atender o cliente e dar andamento a venda. Será apresentado a mensagem informando da criação da Proposta sem chassi.
Opção -Para o Chassi do Portal
Ao selecionar a opção "Para o Chassi do portal"- Deverá antes ter sido excluído a reserva já existente para o chassi.
Importante: Para a reserva automática do veículo e criação da proposta, será considerado o uso do parâmetro de Veículos-Geral-Bloquear veículo em Negociação, este parâmetro marcado, impede a geração de uma proposta para um veículo que já possui uma proposta em aberto.
Ao realizar essa operação, será gerado a Proposta associada ao veículo que foi recebido originalmente na reserva.
Após realizar essa ação, deverá ser distribuído o contato para um vendedor seguindo as orientações do passo acima.
Dica: Todos os Status gerados usando o programa do fabrica, seguem as mesmas regras já destacadas nos tópicos acima.
Cancelamento de Proposta.
Nos casos onde a venda não se concretizar e a proposta for cancelada, será enviado para a Nissan o Status informando essa ação.
Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva recebido- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 6-Venda cancelada.
É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador.
Com isso se encerra o processo de Reserva iniciado com o cliente no portal da Nissan e o Chassi volta a ser disponibilizado para o portal novamente.
Dica: O tratamento referente a devolução do Sinal pago pelo cliente, devem ser tratados diretamente com a Montadora. Esse processo não envolve a Linx.
Troca de Chassi na Proposta
Caso concessionária efetue a troca chassi que foi recebido originalmente na Reserva via Nissan, por um outro veículo na Proposta de venda. São consideradas duas ações para envio do Status do pedido a Nissan:
- Caso seja efetuado a troca com um veículo do mesmo modelo, porém alterando a COR, será apresentada a mensagem:
Ao concordar, será cancelada a Proposta atual automaticamente e deve ser preenchido normalmente o motivo do cancelamento.
Será Gerado outra Proposta ( e outro contato) que estará associada ao chassi novo escolhido. Será apresentado a mensagem com o número da Nova proposta e o usuário já será direcionando a ela para dar andamento se estiver trabalhando com o Apollo.exe.
Para os usuários que estiverem trabalhando pelo Gestão de ShowRoom, com o cancelamento da proposta, o contato que está sendo trabalhado será encerrado. Será então necessário iniciar o atendimento ao cliente através do contato novo originado com a criação automática da Proposta feita por esse processo. Portanto acessar a aba Agenda (487) e filtrar pelo nome do cliente para localizar o novo contato e dar andamento no processo de venda.
Na nova proposta, será mantida idêntica a anterior portanto, com a condição de pagamento do Adiantando do cliente, e o mesmo valor do veículo.
O Chassi antes reservado será disponibilizado novamente a venda com o cancelamento da proposta e para o novo chassi associado a nova proposta, será gerada a reserva idêntica a anterior com a reservado por 1 ano, considerando que o adiantamento do cliente feito pelo site, segue em aberto nessa proposta.
Mas a Reserva original caindo, a Nissan entende que o processo de venda segue diretamente com o cliente a partir desse ponto. Com isso será enviado a Nissan o Status dessa operação.
Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 6-Venda Cancelada, indicando que a venda para o chassi originalmente selecionado , não vou confirmado a venda. E será enviado o número da Nova Proposta e o número do novo chassi associado a ela.
- Caso seja efetuado a troca com um veículo do mesmo modelo, versão e COR, mudando portando somente o chassi.
A proposta é preservada e será realizada a troca, porém o valor da proposta não mais apresentará o valor que foi originado pelo site e que pertencia ao chassi antes selecionado. No andamento do processo de venda, todos os passos descritos neste manual para os Status que se seguem, serão realizados normalmente.
Pra a operação de troca do chassi, será enviado a Nissan o Status dessa operação.
Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1-Veículo Reservado, indicando neste caso número do novo chassi que foi indicado na Proposta.
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