Versões comparadas

Chave

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Aqui você vai encontrar:

Índice
styledisc


Image Modified O que é a ferramenta? 

É um método de pontuação de crédito, usada pelas instituições financeiras para medir o risco que correm ao conceder crédito para uma determinada pessoa. É amplamente usada nos EUA, para concessão de crédito na compra de uma casa, carro, bens duráveis e financiamento estudantil. Aqui no Brasil a pontuação também é utilizada, ainda que em menor escala, por bancos e instituições financeiras, principalmente por operadoras de cartões de crédito. 

Image Modified Como funciona no SetaERP? 

Credit Score

O Credit Score é uma ferramenta de gestão financeira que tem como objetivo atrair e controlar a liberação de crédito para novos clientes com a intenção de evitar a inadimplência gerada por dívidas de curto, médio e longo prazo. Tem como base os históricos de comportamento, que são analisados em grupos de indivíduos, separando suas informações através do auxílio de tabelas de pontuação, que permitem prevenir as chances do cliente cumprir o compromisso com sua dívida. Quanto maior for a pontuação, maiores são as chances de se conseguir o crédito. 

Behaviou Score

O Behaviou Score é uma ferramenta de método similar ao Credit, onde a diferença está nos fatos geradores. Enquanto o Credit se baseia em dados estatísticos para liberação de crédito para os clientes a partir de seus cadastros (fator presente), o Behaviour considera os históricos dos pagamentos dos títulos como comparativo para a liberação ou retenção de crédito com a empresa.


Image Modified Dúvidas frequentes (FAQ)

Essa ferramenta é paga?

Sim. Deve ser contratada. Pode solicitar dentro do retaguarda > SetaStore > Menu Vendas. Clique em 'Tenho Interesse'.


Image Modified Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Semáforo

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo 'Semáforo' e deixe marcado a opção 'Acessar', 'Modificar', 'Relatórios', 'Outros'

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Acessar.: Acesso a tela Retaguarda>Financeiro>Controle do SCPC e cartório
Modificar.: Permite selecionar os títulos que serão enviados/removidos do SCPC.
Excluir...: Permite retirada manual dos títulos do SCPC
SCPC Online: Acesso ao SCPC Online.

Configuração

Vamos aprender a configurar o Credtiscore no SetaERP: 

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Acesse o Cadastro de Empresa e marcar a Config no campo “CredtiScore” (mesmo que a mesma Config seja utilizado para mais de uma empresa, é necessário marcar em todos os cadastros e com isso é possível utilizar configurações diferentes entre as empresas do mesmo grupo). 

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Configurações Externas da Ferramenta no SETA ERP

Após a realização das configurações Internas da ferramenta feitas por nossos consultores e analistas da Seta agora partimos para as configurações que podem ser feitas pela própria loja

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Redução do limite sem comprovação de renda: Quantos reais o limite do cliente será reduzido sem a comprovação de alguma renda

Clonar uma Config

Também é possível clonar uma Config com as mesmas informações, ele irá gerar um novo código de config que poderá ser vinculado a outro cadastro de Empresa por exemplo. É possível clonar o código da config e também o cliene (Ativo ou Especial)

Resultado

Configurações da Pontuação do CreditScore

Após ter efetuado essas configurações gerais, é o momento de parametrizarmos as pontuações do Creditscore. Basta clicar na opção Credit Score.

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Dessa forma o cálculo sobre o Limite Global vai ser realizado com o valor que o Credit vai gerar para o Limite Mensal multiplicando o valor informado na Global: Multiplicador do Limite. 

Situação-problema 2

O cliente Roberto da Silva possui as seguintes informações em seu cadastro: 

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O crédito (Limite Mensal) do cliente Roberto da Silva vai ser 25% sobre sua renda de R$ 1500,00, ou seja, o valor que o cliente vai ter com a loja vai totalizar em R$ 375,00. Já o Limite Global vai finalizar em 375 x 6 = R$ 2250,00. 

 Configurações do Behaviour Score

Para acessar as configurações do Behaviour Score basta clicar no botão Behaviour Score 

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Reparcelamento: Nesta opção é definida a quantidade de dias para a confirmação das informações do cliente caso em algum momento houve reparcelamento em seu histórico. 

Situação-Problema 3

O Senhor Roberto da Silva se encontra na faixa de crédito 001040, lembrando que essa analisa apenas o Behavior Score. Isso devido ao fato que o cliente possuir de 1 a 2 títulos pagos, o pagamento do título se fez dentro de uma média de atraso de 0 a 40 dias. O que vai liberar para o cliente percentual de 200% sobre o seu limite mensal. 

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Por exemplo: Um cliente possuía uma renda de R$ 1.000,00 e um crédito de R$ 300,00 com a loja, devido a qualquer fator sua renda foi reduzida para R$ 400,00 porem seu crédito se manteve em R$ 300,00. Para esse tipo de situação o sistema considera como limite de liberação de crédito a porcentagem informada no campo Percentual Limite Venda, caso houvesse 50% lançado nesse campo o cliente passaria do crédito de R$ 300,00 para R$ 200,00 e o semáforo amarelo apareceria na tela de Análise de Crédito como aviso da situação. Logo o campo Percentual Limite Venda serve como porcentagem para liberação de crédito sobre a Renda/Salário levando em consideração reduções dos mesmos. 

Bloqueios no Semáforo

Painel
titleSEMÁFORO AMARELO

Venda Condicional — Quando existem vendas condicionais vencidas a mais dias que o permitido na Global: Dias de Condicional.

Compras Quitadas — Quando o numero de compras quitadas no alcançou o limite estabelecido na Global: N° de Compras Quitadas. Apenas são consideradas compras quitadas as Vendas no Crediário e Cheque.

Títulos Atrasados — Quando a quantidade de títulos atrasados supera o limite permitido na Global: Títulos Atraso Para Bloqueio..

Valor da Entrada — Quando 0 cadastro do cliente se encaixa em uma faixa no Behaviour Score onde se sugere que o cliente esteja dando um percentual de entrada para a conclusão da venda.

Desconto na Venda — Quando há desconto maior que o permitido, em vendas a prazo, do que o liberado no cadastro do usuário que efetua a venda. Caso necessite liberar a venda, É preciso rever os percentuais de descontos permitidos dentro do cadastro do funcionário.

Analise de Crediário — Quando o cliente não possui analise de crediário realizado após os dias estipulados na Global: Dias para Analise de Crediário.
Limite — Limite Máximo de Endividamento Mensal Ultrapassado — Amarelo (Global: Percentual Limite Renda - Valor da Renda Multiplicado pela Faixa
que me encontro no percentual limite Renda)

Limite Mensal — é realizado 0 calculo do limite mensal e verificado o numero de parcelamento desejado, pois posso ter um limite liberado no primeiro mês de 30,00 e no segundo de 50,00 e a minha nova parcela é de 40,00, ou seja, ele excede somente no primeiro mês.

Consulta ao SCPC — Falha de Conexão — Quando a falha de conexão na consulta ao SCPC.

Consulta ao SCPC — Erro - Quando a erro na consulta ao SCPC. Conforme mensagem que apresenta. Ex.: telefone, Endereço...

Limite Mensal — Quando a soma dos títulos a receber supera o valor do limite de crédito mensal que o cliente possui, incluindo a nova venda, caso já não superado anteriormente.

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Aviso

Obs.: Uma observação importante a ser considerada é que a “Venda Condicional” apenas será liberada no Caixa, deixando de ser permitida no módulo Balcão, se o Credit/Behaviour estiver ativado na empresa. Isso devido à validação automática dos dados no SCPC, que é configurado por P.A. (Ponto de Ajuste). 

Consulta ao SCPC

Consulta ao SCPC:existe um Ponto de Ajuste (Clientes / ConsultarSCPC) personalizado que faz a consulta online ao site do SCPC e importa os dados gerando uma ocorrência no cadastro do cliente. 

Cadastro dos Clientes 

 Para que a funcionalidade do CreditScore e Behaviour Score funcione corretamente é necessário que todos os campos que estão sublinhados no cadastro do cliente estejam preenchidos para que a análise da ferramenta seja eficaz.

Existe um Ponto de Ajuste (clientes_fisica: Validar) personalizado que faz a validação de alguns campos, sendo possível utilizar para qualquer cliente independente se utiliza o Credit Score ou não. São campos obrigatórios dentro do cadastro de cliente para validação do Credti Score: Data de Nascimento, Tipo da Residência, Atividade Profissional, Salário, Renda Mensal, Tempo de Serviço, Estado Civil e Escolaridade. 

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Valide também os campos obrigatórios

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Acesse a aba Crediário

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RELATÓRIOS

RELATÓRIOS: Credit Behaviour no SetaERP

RELATÓRIOS: Semáforo no SetaERP

Utilizando o CreditScore

Cadastro de Cliente

Retaguarda > cadastros > clientes > pesquisa o usuário, clique no menu lateral Abrir

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Depois vá na aba Crediário e clique no botão 'Solicitar Análise Cadastral'

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Irá aparecer as informações da Analise de Crédito

A imagem abaixo é meramente ilustrativa e não é referente ao cliente do primeiro print.

Caixa Fácil

Entre no SetaERP, entre no Caixa, Inserir o vendedor responsável pela venda 

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Inserir o cliente da venda 

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Inserir os produtos e informar a forma de pagamento 

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Caso não aparece nenhum semáforo, basta clicar no botão OK e ir para a opção e finalização e gerar o documento fiscal. 

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Venda efetuado no caixa rápido utilizando a ferramenta do Credit Score para análise do Crediário. 

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