Nesta aba apresenta as principais identificações e regras do cliente no convênio selecionado.
Matrícula: Este campo poderá ser preenchido manualmente com uma numeração desejada, como o número do telefone do cliente a fim de facilitar no atendimento Delivery/Tele Entregas, e também através da importação de arquivos encaminhados pela própria Empresa conveniada a farmácia (convênio), que contenham a matrícula dos clientes. Quando o campo "Matrícula" não for preenchido, ao gravar o cadastro, o sistema gerará uma numeração automaticamente a partir da junção: Código do Cliente + Código do Convênio, conforme poderá observar na imagem abaixo:
Informações |
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| Se o código do convênio for menor que 04 (quatro) dígitos, será completado com 00(zeros) à esquerda, conforme exemplo acima. |
Nota |
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Quando o convênio vinculado possuir a configuração de Integração com Itaipu, ao editar/aplicar as informações, o sistema irá exigir que o campo Matrícula contenha 12 dígitos (quantidade de dígitos apresentados na carteirinha do conveniado), caso contrário o sistema irá emitir mensagem solicitado que o campo seja ajustado. |
Situação: este campo sinalizará o status do vínculo do cliente com o convênio selecionado, ou seja, a situação se referencia ao vínculo e não ao cadastro do cliente. O cliente será considerado inativo quando a situação do vínculo, em TODOS os convênios vinculados a ele, estiver: INATIVO. Limite de Crédito: informe o limite de crédito, que o cliente terá neste convênio, para realizar compras durante o mês na farmácia. Ressaltando que, como o limite é por convênio, se o cliente possuir vínculo com 02 (dois) convênios, ele poderá ter 02 (dois) valores de limite de crédito mensais para compras. Este é o valor máximo que o cliente poderá comprar em cada fechamento do convênio. A partir de uma compra que ultrapasse esse valor, o sistema solicitará a senha de liberação para continuar a venda ao cliente. Caso a farmácia não queira utilizar limite de crédito para seus clientes, apenas deixe este campo em branco.
Expandir |
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title | Como funciona o limite de crédito? |
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| O limite de crédito é calculado por fechamento, ou seja, o valor informado pode ser gasto pelo cliente todos os meses desde que a farmácia possua cadastrada alguma condição de pagamento para 30, 60, 90, 120 dias ou mais. Toda compra feita pelo cliente terá uma data de fechamento e uma data de vencimento para o título, ambas serão às datas configuradas no cadastro do convênio selecionado. Quando o convênio for do tipo: Particular, VIP I ou VIP II poderá ser configurado uma data de vencimento diferenciada ao cliente, ou ainda conceder à ele dias de prazo para o vencimento de suas compras.
A configuração do mês em que a venda, para o cliente, será cobrada deve ser realizada no Cadastro de Convênios. Assim como a parametrização referente aos dias de carência para deduzir os títulos vencidos do seu limite de crédito. Além disso, neste mesmo programa, o convênio pode determinar como o limite será calculado e liberado ao cliente, utilizando o campo "Cálculo de Limite de Crédito", podendo optar entre: "Único para Compras" ou "Mensal/Database". Para melhor compreensão referente ao comportamento do sistema, mediante à cada opção escolhida, observe os exemplos abaixo. Neles consideramos uma farmácia que trabalha com modalidades de pagamento para 30,60 e 90 dias. Cálculo de limite de crédito "Mensal/Database": Exemplo 1 - O cliente possui um limite de R$ 200,00, não deve nenhum valor à farmácia e quer realizar uma compra. - Ao ver o valor total da compra, informou que deseja pagá-la em 3x. Neste caso o sistema liberará:
Exemplo 2 - O cliente possui limite de R$200,00 e deseja realizar uma compra, porém o vendedor identificou os seguintes títulos para este cliente.
- Ao tentar comprar para 30 dias, o sistema fará o seguinte cálculo:
- Ao tentar comprar para 60 dias o cálculo será o mesmo:
- Ao tentar comprar para 90 dias também seguirá o mesmo cálculo:
Cálculo de limite de crédito "Único para Compras": Exemplo 3 - O sistema somará todos os títulos ativos do cliente (vencidos e a vencer) e deduzirá do limite de crédito informado no cadastro do cliente. O que restar de saldo é o que o cliente ainda pode gastar na farmácia. - Ao tentar comprar para 90 dias o sistema fará o seguinte cálculo:
Aviso |
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title | Importante |
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- O limite de crédito não é influenciado pelo fechamento oficial do convênio e sim pelo Pagamento de Convênio. O que pode causar confusão é o fato da farmácia trabalhar somente com uma condição de venda a prazo (30 dias). Se o cliente usar todo o limite no mês não poderá comprar no próximo mês. Quando chegar a data de fechamento, as compras desse cliente vão para o próximo mês, liberando mais uma vez o limite.
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Quando a farmácia trabalha com a distribuição de cartões fidelidade aos clientes, insira no campo Cartão o número do mesmo que pertencerá ao cliente. A data de cadastro é preenchida automaticamente pelo sistema com a data em que o cliente foi cadastrado no sistema. Para segurança, este campo é bloqueado para alterações. A identificação refere-se ao código do cliente no convênio, deve ser preenchido se a farmácia possuir tal controle no cadastro de seus clientes. A data de alteração é atualizada pelo sistema, sempre que houver uma alteração no cadastro do cliente, para que seja possível saber quando foi alterado pela última vez. Para segurança, este campo é bloqueado para alterações. Através do menu Integração Fidelidade é possível selecionaro programa de fidelidade que o referido convênio utiliza para beneficiar os clientes. É possível visualizar a data de última compra realizada pelo cliente, que será atualizada automaticamente pelo sistema. Para segurança, este campo é bloqueado para alterações. O campo curva possibilita a análise de classificação de seu cliente, com relação ao seu potencial de compra. Dentro do cálculo da curva ABC do cliente o sistema informa se o nível de compra deste cliente na farmácia é: Alta (A), média (B), pouca (C) ou se ele não efetuou compras no período de classificação da curva (D). Esta classificação é feita pelo programa Curva ABC de Clientes. Informe o dia de Fechamento ou o Prazo para as vendas Fechamento/Vencimento: O sistema traz automaticamente o dia de fechamento que está configurado no cadastro do convênio. No caso de convênios particulares poderá ser informada a data de vencimento dos títulos. Dias Prazo: Caso deseja controlar por dias de prazo e não por data de fechamento/vencimento, informe para quantos dias após a compra será a data de vencimento do título. Exemplo: Se informado 30 (dias) neste campo, o título ficará com data de vencimento para 30 dias após a compra do cliente. Importante: O sistema aceita somente uma das informações (Vencimento ou Dias Prazo), para cada cliente.
Informações |
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| Os campos "Vencimento" e "Dias Prazo" serão exibidos, apenas quando o convênio selecionado pertencer aos tipos: Particular, VIP I ou VIP II. Se o convênio for do tipo: Normal, prevalecerão as datas configuradas no Cadastro de Convênios. |
Carência: Este campo somente é exibido para clientes pertencentes aos convênios do tipo Particular, VIP I e VIP II. A informação configurada na carência do cliente é superior à carência configurada para o convênio, ou seja, a carência do convênio será considerada somente quando este campo não possuir nenhuma carência configurada para este cliente.
Cobrar Juros/Multa por Atraso: Se este campo for marcado em todos os títulos em atraso deste cliente e que foram originados em compras realizadas no convênio selecionado, o sistema cobrará juros conforme configurado em Parâmetros Filiais. Caso contrário o sistema irá sugerir o juro, mas o mesmo não será adicionado automaticamente ao valor do título. Cobrar Juros na Venda: Quando o convênio selecionado for do tipo "Particular", este campo ficará habilitado para marcação e ao marcá-lo os juros serão cobrados no ato da venda. Se o tipo do convênio for diferente de "Particular" este campo ficará bloqueado e o sistema acatará a parametrização configurada no cadastro do convênio. Bloquear Sistema Fidelidade: Marque esta opção caso não queira que sejam gerados pontos de fidelidade para este cliente em específico. Este campo é utilizado quando, para o convênio está liberado o sistema de fidelidade, porém não deseja que gere pontos para alguns clientes. Cartão Entregue: Se a farmácia trabalha com a distribuição de cartões aos clientes, marque este parâmetro para sinalizar que o cartão foi entregue ao cliente. Quando PBM, não permitir entrada A Prazo: Ao marcá-lo definirá que, para o cliente em questão, a entrada na venda PBM não poderá ser recebida na condição "A Prazo".
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