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titleQUESTÕES SOLUCIONADAS NESTE GUIA
  • Pedidos não importam no sistema?
  • Problemas na integração com Ifood?
  • Requisitos e configurações da integração com Ifood?

Requisitos

  • Sistema Degust PDV deve estar na versão 3.0.3536.5 ou superior., versões anteriores não estão aptas!
  • Ter os finalizadores no PDV cadastrados de acordo com os parâmetros fornecidos pelo Ifood (a tabela encontra-se abaixo).
  • Usuário / senha / ID da loja no Ifood (caso você não tenha em mãos, pode consegui-lo com o suporte do Ifood).
  • O Gestor de pedidos obrigatoriamente deve está configurado como Somente Leitura (solicitar essa configuração junto ao suporte iFood).

Configurações Degust PDV:

Deve ser realizada pela loja.

...

Habilitando Integração no PDV

...

Acesse no Degust PDV: Configurações e Cadastros > 3-PDV. 



          2. Digite o número do PDV que fará a importação dos pedidos e marque a flag "Import. Call-Center / Linx Food.

           3.

Aviso

A Importação pode ser utilizada apenas em 1 PDV! Se ela for ativada em mais de um terminal, dará conflito e os pedidos não serão importados.


Vá novamente em Configurações e cadastros, depois clique em > 1-Configuração Geral. 



      4.  Abra a aba Call-Center e clique em iFood. Marque a opção "Utilizar integração com Ifood". Insira o usuário, senha e código da loja no Ifood. Esse usuário e senha pode ser obtido com o atendimento suporte da equipe Ifood.


Nota

O usuário iFood e senha iFood são iguais (não esquecer das letras POS- antes dos números). O código Loja iFood também é conhecido como ID da loja no iFood. Essas informações podem ser obtidas com o suporte da equipe iFood.


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Nota
  • A opção "Loja trabalha com entregador do iFood" deverá ser marcada apenas se os motoboys são prestadores de serviço do iFood. Caso sejam da própria loja, essa opção não deverá ser marcada, pois pode causar problemas na importação. Não é possível trabalhar com as duas opções (entregador próprio / entregador iFood).
  • A opção "Imprimir canhoto de conferência com valores e formas de pagamento" habilita a impressão de um pequeno canhoto apenas com essas duas informações.

...


Configurando o gerenciamento

...

de importação - Lojas que utilizam NFC-e / SAT / MFE

Ainda na aba Call-Center, clique em Gerenciador Linx Food e marque a opção Importar pedidos pelo Gerenciador Linx Food. 


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Marque a opção "Distribuir impressões entre os PDVs configurados no setor Delivery" e selecione o PDV onde as importações deverão ocorrer, conforme imagem acima

...

  • Configurar formas de pagamento:
  1.  Para que os pedidos sejam importados com sucesso, as configurações de finalizadores (formas de pagamento) devem ser preenchidas corretamente em: Configurações e Cadastros > 11-Finalizadores > 07- Configuração de finalizadores. Abaixo, as imagens de exemplo:

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         2.  Na tela de configuração de finalizadores, arraste a barra inferior e localize o coluna "Código da instituição (Integração)".

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         3. Os campos devem ser configurados de acordo com as formas de pagamento que constam na tabela abaixo, respeitando a relação "Descrição X Código da Instituição   (Integração)":

...

Descrição

...

Código da Instituição

(Integração)

...

Pagamento Online / Offline

...

VALE – VR SMART

...

VR_SMA

...

.

Aviso
  • O Gerenciador LinxFood deverá estar aberto no PDV onde as importações serão realizadas. Ele é que abrirá a loja no iFood. Se ele estiver fechado, a loja ficará fechada no Aplicativo.
  • O atalho do Gerenciador LinxFood está na pasta de instalação do Degust no servidor da loja.


Configurando o gerenciamento de importação - Lojas que utilizam ECF

Devido a uma limitação da ECF, não é possível utilizar o Gerenciador LinxFood. Nesse caso, lojas que utilizam impressora fiscal não realizarão o passo descrito acima, e deverão ter um PDV exclusivo para importação de pedidos iFood, pois a tela de importação (imagem abaixo) deverá ficar aberta em tempo integral. 

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Aviso

Qualquer pedido que for recebido enquanto essa tela não estiver aberta, será rejeitado. Por isso há a necessidade de um PDV exclusivo para importação, assim não haverá risco de perder pedidos quando o cliente entrar na tela de módulo de venda balcão para realizar uma venda.



Configuração de expedição na Integração iFood

Veremos algumas configurações que você pode alterar para adequar o funcionamento da integração com a operação de sua loja: 

Configurando o momento de emissão do cupom fiscal

 Os pedidos podem ser configurados para que seja emitido seu cupom fiscal no momento da chegada do pedido pela integração ou para o momento da expedição. Você pode definir a emissão do cupom na chegada do pedido através do seguinte caminho: "Configurações e Cadastros > Configuração Geral > Delivery > Delivery I

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Nota

Para que o cupom fiscal seja impresso no momento que o pedido chega, a opção "Fechamento direto" deve estar marcada.

Para que o cupom seja emitido apenas no momento da expedição você precisará desmarcar a opção de "Fechamento direto".

Essa opção é apenas parte do processo de definir o momento de impressão do cupom fiscal. Ela não desabilita o modo de trabalhar com expedição, na integração, a expedição é obrigatória, pois é enviado ao iFood a informação de que o pedido saiu para entrega.

Em seguida, selecione no campo "Momento de impressão do Documento fiscal" quando você deseja imprimi-lo. Você chegará neste menu seguindo o caminho:  "Configurações e Cadastros > Configuração Geral > Delivery > Delivery II". As opções "Imprimir cupom auxiliar com dados do cliente", "Destacar produtos na conferência" e "Imprimir canhoto de conferência, será impresso junto com o cupom fiscal" devem estar obrigatoriamente marcadas. As demais opções são opcionais.


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Configurando formas de pagamento


Tabela com as formas de pagamento

Descrição

Código da Instituição (Integração)

Sugestão de Receita cadastrada (Franqueadora

Modo

Obrigatório

1

DINHEIRO

DIN

(IFOOD) DINHEIRO

*

X

2

VOUCHER

VOUCHER

(IFOOD) VOUCHER

*

X

3

DESCONTO

DES

(IFOOD) DESCONTO

*

X

4

IFOOD ONLINE

IFOOD_ONLINE

(IFOOD) ONLINE

Online

x

5

IFOOD OUTROS

IFOOD_OUTROS

(IFOOD) OUTROS

Online

x

6

CREDITO – DINERS (MAQUINA)

DNREST

OFFLINE

(OFF) DINNERS POS

Offline

 

7

DEBITO – MASTERCARD (MAQUINA)

MEREST

OFFLINE
VALE – TICKET RESTAURANTE (CARTAO)
TRE
VALE REFEICAO

(OFF) MASTERCARD DEBITO POS

Offline

 

8

DEBITO – VISA (MAQUINA)

VIREST

OFFLINE
PAYPAL
PAY
APP ONLINE

VALE – ALELO REFEICAO / VISA VALE (CARTAO)
VVREST
VALE REFEICAO
VOUCHER
VOUCHER
VOUCHER
DINERS
DNR
ONLINE
DINHEIRO
DIN
DINHEIRO
VISA
VIS
ONLINE
CHEQUE
CHE
CHEQUE
AMEX
AM
ONLINE
MASTERCARD
MC
ONLINE
DESCONTO
BON
DESCONTO
CREDITO – AMERICAN EXPRESS (MÁQUINA)
RAM
OFFLINE
VALE – GREEN CARD (CARTAO)
GRNCAR
VALE REFEICAO
VALE – SODEXO (CARTAO)
RSODEX
VALE REFEICAO
CREDITO – VISA (MAQUINA)
VSREST
OFFLINE
CREDITO – MASTERCARD (MAQUINA)
RDREST
OFFLINE
CREDITO – HIPERCARD (MAQUINA)
RHIP
OFFLINE
CREDITO – ELO (MAQUINA)
REC
OFFLINE
DEBITO – ELO (MAQUINA)
RED
OFFLINE
ELO
ELO
ONLINE
VALE – VALE CARD
VALECA
VALE REFEICAO
VALE – VEROCARD (CARTAO)
TVER
VALE REFEICAO
VALE – REFEISUL (CARTAO)
RSELE
VALE REFEICAO
CREDITO – BANRICOMPRAS (MAQUINA)
BANRC
OFFLINE
DEBITO – BANRICOMPRAS (MAQUINA)
BANRD
OFFLINE
CREDITO – GOODCARD (MAQUINA)
GOODC
OFFLINE
CREDITO – VERDECARD (MAQUINA)
VERDEC
OFFLINE

(OFF) VISA DEBITO POS

Offline

 

9

CREDITO – AMERICAN EXPRESS (MÁQUINA)

RAM

(OFF) AMEX POS

Offline

 

10

CREDITO – VISA (MAQUINA)

VSREST

(OFF) VISA CREDITO POS

Offline

 

11

CREDITO – MASTERCARD (MAQUINA)

RDREST

(OFF) MASTERCARD CREDITO POS

Offline

 

12

CREDITO – HIPERCARD (MAQUINA)

RHIP

(OFF) HIPERCARD POS

Offline

 

13

CREDITO – ELO (MAQUINA)

REC

(OFF) ELO CREDITO POS

Offline

 

14

DEBITO – ELO (MAQUINA)

RED

(OFF) ELO DEBITO POS

Offline

 

15

CREDITO – BANRICOMPRAS (MAQUINA)

BANRC

(OFF) BANRICOMPRAS CRED POS

Offline

 

16

DEBITO – BANRICOMPRAS (MAQUINA)

BANRD

(OFF) BANRICOMPRAS DEBT POS

Offline

 

17

CREDITO – GOODCARD (MAQUINA)

GOODC

(OFF) GOODCARD POS

Offline

 

18

CREDITO – VERDECARD (MAQUINA)

VERDEC

(OFF) VERDECARD POS

Offline

 

19

TERMINAL BANCARIA –PAGO CONTRA ENTREGA

GER_CT

(OFF) TERM BARCARIA POS

Offline

 

20

VALE – VR SMART

VR_SMA

(OFF) VR SMART POS

Offline

 

21

VALE – TICKET RESTAURANTE (CARTAO)

TRE

(OFF) TICKET POS

Offline

 

22

VALE – ALELO REFEICAO / VISA VALE (CARTAO)

VVREST

(OFF) ALELO POS

Offline

 

23

VALE – GREEN CARD (CARTAO)

GRNCAR

(OFF) GREEN CARD POS

Offline

 

24

VALE – SODEXO (CARTAO)

RSODEX

(OFF) SODEXO POS

Offline

 

25

VALE – VALE CARD

VALECA

(OFF) VALE CARD POS

Offline

 

26

VALE – VEROCARD (CARTAO)

TVER

(OFF) VEROCARD POS

Offline

 

27

VALE – REFEISUL (CARTAO)

RSELE

(OFF) REFEISUL POS

Offline

 

28

VALE – COOPER CARD (CARTAO)

CPRCAR

VALE REFEICAO
TERMINAL BANCARIA –PAGO CONTRA ENTREGA
GER_CT
OFFLINE

(OFF) COOPER CARD POS

Offline

 

29

VALE – GREEN CARD (PAPEL)

GRNCPL

VALE REFEICAO
VISA ELECTRON
VISE
ONLINE
MASTERCARD MAESTRO
MCMA
ONLINE
HIPERCARD ONLINE
HIPER
ONLINE
Nota
  • A coluna onde estão os pagamentos Online / Offline, informa que os finalizadores que estiverem com a informação online são aceitos diretamente no site/App do iFood, sendo assim, não há a necessidade do motoboy levar a máquina de cartão. Todas as formas online devem estar preenchidas.
  • A coluna onde estão os pagamentos Online / Offline, informa que os finalizadores que estiverem com a informação offline deverão ser preenchidos apenas se a loja aceitar essa forma de pagamento e a máquina de cartão deve ser enviada junto ao motoboy.
  • A coluna onde estão os pagamentos Online / Offline, informa que os finalizadores que estiverem com a informação Vale Refeição deverão ser preenchidos apenas se a loja aceitar essa forma de pagamento e a máquina de cartão deve ser enviada junto ao motoboy.
  • Os finalizadores Voucher e Bon obrigatoriamente devem estar preenchidos.
Aviso

Os finalizadores exibidos na tabela acima não aparecem no PDV?

  • Se você possui uma loja própria, pode fazer o cadastro consultando nosso guia clicando aqui
  • Se você é um franqueado, pode verificar se o finalizador está disponível para ser habilitado para a sua loja clicando aqui, caso não esteja, você deve solicitar à sua franqueadora que faça a inclusão dos novos finalizadores.

...

(OFF) GREEN CARD PAPEL

Offline

 

30

CHEQUE

CHE

(OFF) CHEQUE

Offline

 

31

CREDITO

CRE

(OFF) CREDITO

Offline

 

32

GER_CC CRÉDITO (MAQUINA)

GER_CC

(OFF) GER_CC CREDITO

Offline

 

33

GER_CC DÉBITO (MAQUINA)

GER_DC

(OFF) GER_CC DEBITO

Offline

 

34

NUGO CRÉDITO (MAQUINA)

NUGO

(OFF) NUGO CREDITO

Offline

 

35

VA OFFLINE

VA_OFF

(OFF) VA OFFLINE

Offline

 

36

BEN VISA REFEIÇÃO

BENVVR

(OFF) BEN VISA REFEICAO

Offline

 

37

NUTRICARD REFEIÇÃO E ALIMENTAÇÃO

NUTCRD

(OFF) NUTRICARD REFEICAO E ALIMENTACAO

Offline

 

38

VISA REFEIÇÃO

VISAVR

(OFF) VISA REFEICAO

Offline

 

39

QR CODE

QRC

(OFF) QR CODE

Offline

 



Aviso

É imprescindível que o sistema esteja na versão 3.0.36.5 ou superior para que não haja erro de finalizadores!

O preenchimento dos finalizadores Offline (POS) é opcional, só deverão ser preenchidas se forem aceitas na loja, e significa que a máquina de cartão deverá ser enviada ao consumidor final para o pagamento.


Nota

As formas de pagamento podem ser configuradas pelo PDV ou pela Web. Abaixo exibiremos as duas formas, reforçando que recomendamos a configuração pela Web.


Configurando formas de pagamento - pelo PDV

Os códigos de integração (conforme tabela acima), devem ser indicados na coluna "Código da Instituição (Integração)" para a respectiva forma de pagamento. Você pode acessar esse menu através do seguinte caminho: "Configurações e Cadastros > Finalizadores > Configuração de Finalizadores".

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Nota

A primeira coluna "Descrição" é o nome do finalizador no PDV. A segunda coluna "Código da Instituição (Integração)" é onde deve ser preenchido o código de Integração de acordo com a tabela acima.

O código deve ser preenchido apenas uma vez. Por exemplo, não deve haver dois campos com o código "DIN", se houver, poderá ocorrer conflito na importação.


Configurando formas de pagamento pela WEB - etapa realizada pela franqueadora

Grupo de Receita

Primeiramente devemos cadastrar um grupo de receita para discriminar as vendas feitas através do iFood, o que permitirá um melhor controle futuramente. Para isto, basta seguir o caminha indicado na imagem e incluir o novo grupo "IFOOD".

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Configurando Receita

O próximo passo será criar a receitas que serão usadas pelo iFood na integração, isso pode ser feito seguindo o caminho indicado pela imagem abaixo. Lembrando que a receita deve ser incluída como OPCIONAL, para que outras lojas, que não sejam optantes do iFood, não tenham essas receitas exibidas na tela de finalização de venda.

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Ao incluir uma receita opcional lembre de não habilitar esse finalizador para todas as lojas, assim as lojas que não usarem a integração não exibiram esse finalizador e não será necessário configura-lo nos PDVs. Você pode fazer isso indicando "Não" na mensagem indicada na imagem, ela será exibida a cada receita incluída.

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Configurando tipo de venda

Agora devemos adicionar os tipos de venda, você pode fazer isso seguindo o caminho indicado na imagem abaixo.


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Deverão ser cadastrados dois novos tipos de venda, "Integração" e "Take Out", como indicado abaixo.


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Aviso

Após essas configurações, deverá ser enviado um arquivo de produto para a loja, para que as informações sejam enviadas ao PDV.


Configurações que deverão ser realizadas pela Web (franqueado - loja)

Configurando Receita Opcional 

Agora na visão de loja, ativaremos as receitas que serão utilizadas pela loja na integração. Você pode fazer isso seguindo como mostrado na imagem abaixo.


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Configurando Tipo de Venda - Web

Devemos agora marcar os tipos de venda que fora cadastrados anteriormente "Integração" e "Take Out", você pode ativa-los seguindo o caminho indicado na imagem.

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Aviso

Após essas configurações, deverá ser enviado um arquivo de produto para a loja, para que as informações sejam enviadas ao PDV.


Configurando Tipo de Venda - PDV

Para configurar o novo tipo de venda: Configurações e cadastros > Configuração Geral > Códigos de venda no site > No campo "Linx Food App" (destacado em vermelho) selecione os novos tipos de venda clicando em "F2". Em seguida, clique em "Salvar". Observe as imagens abaixo:


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Aviso

Os tipos de venda exibidos acima não aparecem no PDV?

  • Se você possui uma loja própria, pode fazer o cadastro consultando nosso guia clicando aqui
  • Se a sua loja for uma franquia, você deve solicitar essa configuração para sua franqueadora

...


Recebimento de pedidos
Na tela principal do Degust, clique em Delivery:


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Vá na opção número 4- Importação Linx Food / Pedidos online (Call-center):


         3. Os pedidos importados serão exibidos nessa tela:

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Aviso

O Gerenciador LinxFood deverá estar aberto no PDV onde as importações serão realizadas. Ele é que abrirá a loja no iFood. Se ele estiver fechado, a loja ficará fechada no Aplicativo.

O atalho do Gerenciador LinxFood está na pasta de instalação do Degust no servidor da loja.

  • Porque eu preciso de uma forma de pagamento específica para descontos no Ifood?

Como o IFood pode fornecer descontos por conta própria, é preciso que esses descontos sejam entendidos pelo nosso PDV, pois independente do desconto do IFood, o valor total da compra será repassado para a loja.

Abaixo uma demonstração gráfica de como funciona essa transação:

Image Removedna tela abaixo. Nela você pode consultar os pedidos, sendo mostrada sua situação na coluna observação. Você pode expedir o pedido quando quiser indicar que o mesmo saiu para entrega, isso pode ser feito clicando no botão "Expedir" na parte inferior da tela, como mostrado na imagem.

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Após selecionar o operador serão exibidos os pedidos pendentes de expedição, então você pode expedi-lo clicando no pedido desejado e confirmando a expedição, como mostrado abaixo.

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Após a expedição, para que a venda entre no caixa você precisará fazer o fechato do pedido. Para isso, você pode usar os dois botões indicados na imagem: O primeiro "Fechato do Pedido", permite que você feche os pedidos um a um, e "Fechato Entregador" permite que feche todos os pedidos que foram expedidos para um entregador específico.

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Dica

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