...
- Possuir o sistema DMS ;
- Possuir uma rede Wi-fi;
- Possuir um tablet com os pré-requisitos mínimos:
- Tamanho mínimo: 10 Polegadas;
- Processador Octa Core de 1.6GHz;
- 3GB de RAM;
- Câmera de 8MP;
- Versão do Sistema: Android 7.0+;
Dica |
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É necessário criar o arquivo Apollo.ini no diretório C:\windows\SysWOW64\inetsrv\.Este arquivo precisa ser preenchido com o endereço de configuração do Linx DMS. |
Ficha de Atendimento
LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade "Ficha de Atendimento".
...
Ao clicar em "Buscar" será apresentado o resultado da pesquisa. Caso seja um novo cliente, o usuário pode iniciar um novo atendimento através do botão "Novo Atendimento". Ao clicar em algum registro é mostrado o endereço do cliente.
Caso o usuário deseje alterar um registro ou adicionar um novo atendimento, o usuário será levado a uma tela com os dados do cliente e os consultores.
No menu superior, o botão "Limpar" deleta os dados cadastrados na ficha. Já o botão de "Enviar" encerra o processo, enviando a ficha e retornando à tela anterior.
Aprovação de Proposta
LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade "Aprovação de Proposta".
Após acessar a funcionalidade o usuário será levado para a tela de "Aprovação de Propostas", onde será exibida a lista de propostas pendentes de aprovação e os dados da proposta selecionada.
O usuário pode então, aprovar a proposta no botão "Aprovar", rejeitar a proposta no botão "Rejeitar" ou renegociar a proposta no botão "Renegociar". É possível atualizar a lista de propostas carregadas
clicando no ícone de sincronização ().
...
Se o cliente possuir um alerta definido no menu Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro Clientes, na aba "Dados Adicionais", de acordo com o exemplo abaixo:
ao clicar no ícone ao lado das informações do cliente, o sistema irá apresentar uma mensagem de alerta.
Dica | ||
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O mesmo acontecerá no Check-in de Oficina. |
Caso seja um novo cliente, o usuário pode iniciar um novo atendimento através do botão "Novo Atendimento". Ao clicar em algum registro é mostrado o endereço do cliente.
Caso o usuário deseje alterar um registro ou adicionar um novo atendimento, o usuário será levado a uma tela com os dados do cliente e os consultores.
No menu superior, o botão "Limpar" deleta os dados cadastrados na ficha. Já o botão de "Enviar" encerra o processo, enviando a ficha e retornando à tela anterior.
Aprovação de Proposta
LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Inspeção do Veículo"Aprovação de Proposta".
Busca da ordem de serviço
...
Inspeção do Veículo
Após acessar "Inspeção" o usuário será redirecionado para a tela "Formulário de Inspeção", onde serão apresentados os quadros com quatro checklists previamente cadastrados. Cada checklist tem três opções de marcação:
- EM ORDEM (Verde)
- DEFICIENTE (Amarelo)
- NÃO VERIFICADO (Vermelho).
Para adicionar evidências aos itens dos checklists, o usuário deve clicar no ícone de da câmera. Clicar em "Salvar Inspeção", para finalizar o preenchimento do checklist e salvar todas as alterações.
...
Após clicar no ícone de câmera o usuário será direcionado para a tela de inclusão de evidências. Será apresentada a descrição do item no qual está incluindo a imagem.
No quadro "Evidências Adicionadas" ficam as imagens já inseridas. Para adicionar uma nova foto
Após acessar a funcionalidade o usuário será levado para a tela de "Aprovação de Propostas", onde será exibida a lista de propostas pendentes de aprovação e os dados da proposta selecionada.
O usuário pode então, aprovar a proposta no botão "Aprovar", rejeitar a proposta no botão "Rejeitar" ou renegociar a proposta no botão "Renegociar". É possível atualizar a lista de propostas carregadas
clicando no ícone de sincronização ().
Inspeção do Veículo
LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Inspeção do Veículo.
Busca da ordem de serviço
Para a busca o usuário deve digitar o número da O.S. desejada e clicar na lupa de pesquisa. Após efetuar a busca, os dados da ordem de serviço serão carregados e o usuário pode acessar as funcionalidades
Inspeção do Veículo
Após acessar "Inspeção" o usuário será redirecionado para a tela "Formulário de Inspeção", onde serão apresentados os quadros com quatro checklists previamente cadastrados. Cada checklist tem três opções de marcação:
- EM ORDEM (Verde)
- DEFICIENTE (Amarelo)
- NÃO VERIFICADO (Vermelho).
Para adicionar evidências aos itens dos checklists, o usuário deve clicar no ícone de da câmera. Observações podem ser inseridas no campo de "Observação".
Para salvar as alterações, clicar em "Salvar Evidência".
...
Formulário de Inspeção Final
Após acessar "Inspeção Final" Clicar em "Salvar Inspeção", para finalizar o preenchimento do checklist e salvar todas as alterações.
Adicionando evidências
Após clicar no ícone de câmera o usuário será direcionado para a tela "Formulário de Inspeção Final", contendo duas abas:
- Procedimento
- Solução.
A aba "Procedimento" contém uma lista onde o usuário poderá incluir "Procedimento / Reparos Realizados – Técnico", marcando como "OK" ou "NG" e inserir uma "Observação / Retorno – Piloto".
Para adicionar um novo item, clicar em "+ Adicionar Item". de inclusão de evidências. Será apresentada a descrição do item no qual está incluindo a imagem.
No quadro "Evidências Adicionadas" ficam as imagens já inseridas. Para adicionar uma nova foto, o usuário deve clicar no ícone de câmera. Observações podem ser inseridas no campo de "Observação".
Para salvar as alterações, clicar em "Salvar Evidência".
Formulário de Inspeção Final
Após acessar "Inspeção Final" o usuário será direcionado para a tela "Formulário de Inspeção Final", contendo duas abas:
- Procedimento
- Solução.
A aba "Procedimento" contém uma lista onde o usuário poderá incluir "Procedimento / Reparos Realizados – Técnico", marcando como "OK" ou "NG" e inserir uma "Observação / Retorno – Piloto".
Para adicionar um novo item, clicar em "+ Adicionar Item". Para salvar as alterações, clicar em "Salvar Itens".
...
Em seguida basta fotografar o item desejado e tocar em "Salvar".
Evidências
Ao tocar na aba "Evidências" será apresentada a tela para o usuário incluir onde estão os problemas do veículo. O usuário deve escolher qual o tipo de veículo.
- Caminhão
- Ônibus
- Carro Forte
- Van
Após a escolha do tipo de veículo, é necessário escolher o tipo de dano que será adicionado.
- Lateral Direita
- Lateral Esquerda
- Frente
O usuário deve clicar no desenho do veículo a posição respectiva do dano observado. Após finalizar todas as marcações o usuário deve salvar as alterações clicando no botão "Salvar Evidências". Para adicionar fotos aos danos adicionados, o usuário deve clicar no dano marcado. O funcionamento dessa etapa é idêntico a adição de imagens nos itens da aba de "Checklist".
...
...
Ao tocar na aba "Solicitações" é apresentada a tela para o usuário incluir os dados do veículo. O usuário poderá visualizar a lista de solicitações já inseridas no agendamento e tocando no botão "+" é possível adicionar novas solicitações. O campo "Total" mostra o valor total das solicitações adicionadas.
...
- Salva os itens selecionados;
- Descrição do que será solicitado;
- Tipo de serviço;
- Pacotes de itens ou Kits cadastrados;
- Serviços;
- Peças;
- Lista de itens de pacotes, serviços e peças;
- Quantidade: Neste local é possível mudar a quantidade referente ao serviço ou peça em que será incluído na solicitação.
- Observação: Ao incluir um Kit, serviço ou peça, esta quantidade já vem pré-determinada, podendo ser alterada pelo usuário.
- Ícone X dentro do círculo: Este elemento define se a peça considerada é a principal ou alternativa. Se o ícone estiver "desabilitado" (em cinza), significa que está sendo usada a peça principal. Se o ícone estiver "aceso", significa que a peça principal está em falta, porém o sistema já disponibilizou uma peça alternativa.
- Observação: A função de substituição automática de peça alternativa só ocorrerá se a peça principal não tiver estoque e se estiver cadastrado sua peça alternativa.
- Ícone X: Ao tocar neste ícone o Serviço ou Peça será retirado da solicitação.
Resumo
Ao tocar na aba "Resumo" serão mostradas todas as evidências registradas durante o processo de check-in.
- Botão Enviar "Checklist": utilizado ao fim do processo, após assinatura.
- Quadro de Evidências: Fotos registradas durante o check-in.
- Assinatura do Cliente: Local reservado para a assinatura do cliente.
- Assinatura do Consultor: Local reservado para a assinatura do consultor.
Após assinar, o check-in estará pronto para ser enviado. Assim clicando no botão em "Enviar recebimento", será aberto um pop-up com os parâmetros para o envio do check-in.
- Deseja gerar ordem de serviço:
- Quando selecionada a opção "Sim":
- Quando selecionada a opção "Única": será gerada uma ordem de serviço do tipo da categoria selecionada.
- Quando selecionada a opção "Por tipo": será gerada uma ordem de serviço para cada tipo de serviço existente no check-in. Deve ser selecionada a prioridade do veículo. Disponível somente para revendas do tipo caminhão.
- Quando selecionada a opção "Não" será gerado apenas o check-in.
- Quando selecionada a opção "Sim":
- Como deseja enviar o documento para o cliente? :
- Local em que o usuário faz as definições das maneiras de envio ao cliente.
- Caso ele selecione "Imprimir", o usuário deve selecionar se quer incluir os itens fotos e solicitações.
- Caso ele selecione "Enviar por E-mail", o usuário deve decidir se o envio será efetuado para o e- mail de cadastro ou para outro(s) endereço(s) de e-mail.
- Neste último caso, o usuário deve preencher o campo "Outros" com o(s) e-mail(s) adicionais, sempre separando os e-mails por ";" caso seja inserido mais de um. Lembrando que a configuração do e-mail utilizado para o envio deve ser efetuada em seu sistema DMS.
- Local em que o usuário faz as definições das maneiras de envio ao cliente.
...
Checkout
O Checklist de saída é disponibilizado no quadro de agendamento após o Check-in ser enviado e importado para o DMS. No Checkout, os campos das abas: "Solicitações", "Checklist" e "Evidências" ficam bloqueados, sendo disponibilizados apenas para conferência.
...
Visualização de O.S
LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Visualização de O.S.
...
Filtro de O.S
Através da primeira tela da aplicação, o usuário pode realizar o filtro de O.S que deseja visualizar. O filtro poderá ser realizado através do:
- Nome;
- Número da O.S;
- Placa;
- Chassi;
- Status (abertas/encerradas);
...
Visualização de detalhes da O.S
Após acessar uma O.S o usuário poderá visualizar os detalhes.
...
Para as revendas do tipo caminhão, é disponibilizado dois botões de coleta de assinatura da ordem de serviço. A primeira assinatura é referente a entrada do veículo na revenda (a assinatura do check-in é vinculada automaticamente à ordem de serviço ao gerá-la pelo aplicativo) e a segunda é referente a retirada do veículo. Ao coletar a segunda assinatura, é feita a impressão da ordem de serviço.
Aprovação de Descontos O.S
LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Visualização de O.S.
...
Aprovação de descontos
Ao acessar a tela de aprovação de descontos, será apresentado ao usuário a lista de aprovações pendentes e ao lado o conteúdo da aprovação selecionada. Para calcular a rentabilidade, clicar em "Rentabilidade". Para visualizar a O. S., clicar em "Visualizar OS". Para aprovar o desconto, clicar em "Aprovar" e confirmar na caixa de diálogo. Para reprovar o desconto, clicar em "Reprovar" e confirmar na caixa de diálogo. Para atualizar a lista de aprovações, clicar no ícone de sincronização.
...
Nota |
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Para revendas do tipo caminhão, ao sair da aba Checklist, os itens preenchidos nesta tela são salvos no dispositivo para caso ocorra algum erro e o aplicativo feche, os dados não sejam perdidos. Ao acessar novamente o check-in que estava sendo preenchido, os dados são carregados. Caso clique no Sim, os dados salvos serão apagados. Caso clique em Não, a operação é cancelada e o acesso ao novo check-in não é feito. |
Evidências
Ao tocar na aba "Evidências" será apresentada a tela para o usuário incluir onde estão os problemas do veículo. O usuário deve escolher qual o tipo de veículo.
- Caminhão
- Ônibus
- Carro Forte
- Van
Após a escolha do tipo de veículo, é necessário escolher o tipo de dano que será adicionado.
- Lateral Direita
- Lateral Esquerda
- Frente
O usuário deve clicar no desenho do veículo a posição respectiva do dano observado. Após finalizar todas as marcações o usuário deve salvar as alterações clicando no botão "Salvar Evidências". Para adicionar fotos aos danos adicionados, o usuário deve clicar no dano marcado. O funcionamento dessa etapa é idêntico a adição de imagens nos itens da aba de "Checklist".
Solicitações
Ao tocar na aba "Solicitações" é apresentada a tela para o usuário incluir os dados do veículo. O usuário poderá visualizar a lista de solicitações já inseridas no agendamento e tocando no botão "+" é possível adicionar novas solicitações. O campo "Total" mostra o valor total das solicitações adicionadas.
Itens escolhidos: Local em que ficam listados os itens selecionados para entrar na solicitação, sejam eles, Kits, Serviços ou Peças.
- Salva os itens selecionados;
- Descrição do que será solicitado;
- Tipo de serviço;
- Pacotes de itens ou Kits cadastrados;
- Serviços;
- Peças;
- Lista de itens de pacotes, serviços e peças;
- Quantidade: Neste local é possível mudar a quantidade referente ao serviço ou peça em que será incluído na solicitação.
- Observação: Ao incluir um Kit, serviço ou peça, esta quantidade já vem pré-determinada, podendo ser alterada pelo usuário.
- Ícone X dentro do círculo: Este elemento define se a peça considerada é a principal ou alternativa. Se o ícone estiver "desabilitado" (em cinza), significa que está sendo usada a peça principal. Se o ícone estiver "aceso", significa que a peça principal está em falta, porém o sistema já disponibilizou uma peça alternativa.
- Observação: A função de substituição automática de peça alternativa só ocorrerá se a peça principal não tiver estoque e se estiver cadastrado sua peça alternativa.
- Ícone X: Ao tocar neste ícone o Serviço ou Peça será retirado da solicitação.
Nota |
---|
Para revendas do tipo caminhão, ao sair da aba Solicitações, os itens preenchidos nesta tela são salvos no dispositivo para caso ocorra algum erro e o aplicativo feche, os dados não sejam perdidos. Ao acessar novamente o check-in que estava sendo preenchido, os dados são carregados. Caso clique no Sim, os dados salvos serão apagados. Caso clique em Não, a operação é cancelada e o acesso ao novo check-in não é feito. |
Resumo
Ao tocar na aba "Resumo" serão mostradas todas as evidências registradas durante o processo de check-in.
- Botão Enviar "Checklist": utilizado ao fim do processo, após assinatura.
- Quadro de Evidências: Fotos registradas durante o check-in.
- Assinatura do Cliente: Local reservado para a assinatura do cliente.
- Assinatura do Consultor: Local reservado para a assinatura do consultor.
Após assinar, o check-in estará pronto para ser enviado. Assim clicando no botão em "Enviar recebimento", será aberto um pop-up com os parâmetros para o envio do check-in.
- Deseja gerar ordem de serviço:
- Quando selecionada a opção "Sim":
- Quando selecionada a opção "Única": será gerada uma ordem de serviço do tipo da categoria selecionada.
- Quando selecionada a opção "Por tipo": será gerada uma ordem de serviço para cada tipo de serviço existente no check-in. Deve ser selecionada a prioridade do veículo. Disponível somente para revendas do tipo caminhão.
- Quando selecionada a opção "Não" será gerado apenas o check-in.
- Quando selecionada a opção "Sim":
- Como deseja enviar o documento para o cliente? :
- Local em que o usuário faz as definições das maneiras de envio ao cliente.
- Caso ele selecione "Imprimir", o usuário deve selecionar se quer incluir os itens fotos e solicitações.
- Caso ele selecione "Enviar por E-mail", o usuário deve decidir se o envio será efetuado para o e- mail de cadastro ou para outro(s) endereço(s) de e-mail.
- Neste último caso, o usuário deve preencher o campo "Outros" com o(s) e-mail(s) adicionais, sempre separando os e-mails por ";" caso seja inserido mais de um. Lembrando que a configuração do e-mail utilizado para o envio deve ser efetuada em seu sistema DMS.
- Local em que o usuário faz as definições das maneiras de envio ao cliente.
Para finalizar o envio basta tocar no ícone . Neste momento o sistema fará a gravação final detodos os dados no DMS. Durante este processo, caso o usuário tenha selecionado a opção "Imprimir", abrirá uma tela com as opções de impressão. Após este processo o check-in é finalizado.
Observação: Este processo pode levar alguns segundos.
Checkout
O Checklist de saída é disponibilizado no quadro de agendamento após o Check-in ser enviado e importado para o DMS. No Checkout, os campos das abas: "Solicitações", "Checklist" e "Evidências" ficam bloqueados, sendo disponibilizados apenas para conferência.
Na aba "Resumo", o consultor poderá inserir uma observação e, antes de encerrar o Checkout, deverá coletar as assinaturas do consultor e do cliente. Para enviar o Checkout, clique no botão "Enviar Checklist". Preencha o campo "E-mail" com um e-mail válido e clique no botão para enviar ().
Visualização de O.S
LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Visualização de O.S.
Filtro de O.S
Através da primeira tela da aplicação, o usuário pode realizar o filtro de O.S que deseja visualizar. O filtro poderá ser realizado através do:
- Nome;
- Número da O.S;
- Placa;
- Chassi;
- Status (abertas/encerradas);
Visualização de detalhes da O.S
Após acessar uma O.S o usuário poderá visualizar os detalhes.
Para as revendas do tipo caminhão, é disponibilizado dois botões de coleta de assinatura da ordem de serviço. A primeira assinatura é referente a entrada do veículo na revenda (a assinatura do check-in é vinculada automaticamente à ordem de serviço ao gerá-la pelo aplicativo) e a segunda é referente a retirada do veículo. Ao coletar a segunda assinatura, é feita a impressão da ordem de serviço.
Aprovação de Descontos O.S
LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Visualização de O.S.
Aprovação de descontos
Ao acessar a tela de aprovação de descontos, será apresentado ao usuário a lista de aprovações pendentes e ao lado o conteúdo da aprovação selecionada. Para calcular a rentabilidade, clicar em "Rentabilidade". Para visualizar a O. S., clicar em "Visualizar OS". Para aprovar o desconto, clicar em "Aprovar" e confirmar na caixa de diálogo. Para reprovar o desconto, clicar em "Reprovar" e confirmar na caixa de diálogo. Para atualizar a lista de aprovações, clicar no ícone de sincronização.
Ficha complementar
LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade Ficha Complementar.
Tipo da revenda: caminhão.
Filtro de O.S
Através da primeira tela da aplicação, o usuário pode realizar o filtro de O.S que deseja visualizar. O filtro poderá ser realizado através do:
- Nome;
- Número da O.S;
- Placa;
- Chassi;
- Status (abertas/encerradas);
Visualização e preenchimento da ficha complementar
Após acessar uma O.S o usuário poderá visualizar e preencher a ficha complementar vinculada à ela.
Tipo de atendimento: informar o tipo de atendimento feito dentre as opções disponíveis;
Defeitos: pode-se adicionar, editar e excluir os defeitos da ficha complementar;
Ampliação de serviço: pode indicar se será feita a ampliação. Marcando a opção "Sim", os campos "Causa" e "Medida corretiva" são habilitados para preenchimento. Marcando a opção "Não", os campos são desabilitados.
Salvar ficha: salva os dados preenchidos na ficha complementar. É possível adicionar a assinatura do técnico responsável e se desejar, imprimir a ficha complementar.
Impressão Romaneio
LinxDMSMobileMBB.apk: Instalado no tablet com a funcionalidade
...
Impressão Romaneio.
Tipo da revenda: caminhão.
...
Filtro de
...
Romaneio
Através da primeira tela da aplicação, o usuário pode realizar o filtro de O.S do romaneio que deseja visualizar. O filtro poderá ser realizado através dodas opções:
...
- Nome;
- Número da O.S;
- PlacaRomaneio;
- Chassi;
- Status (abertas/encerradas);
...
Visualização e preenchimento da ficha complementar
Após acessar uma O.S o usuário poderá visualizar e preencher a ficha complementar vinculada à ela.
Tipo de atendimento: informar o tipo de atendimento feito dentre as opções disponíveis;
Defeitos: pode-se adicionar, editar e excluir os defeitos da ficha complementar;
Ampliação de serviço: pode indicar se será feita a ampliação. Marcando a opção "Sim", os campos "Causa" e "Medida corretiva" são habilitados para preenchimento. Marcando a opção "Não", os campos são desabilitados.
Salvar ficha: salva os dados preenchidos na ficha complementar. É possível adicionar a assinatura do técnico responsável e se desejar, imprimir a ficha complementar.
- Data;
Somente serão exibidos romaneios onde o contato possua um check-in vinculado.
Impressão do romaneio
Após Localizar o romaneio, o usuário poderá visualizar se possui assinatura ou não.
- Possui Assinatura: Nesta coluna, o usuário poderá visualizar se o já foi coletada a assinatura ou não do romaneio.
- Não: Ao clicar, abrirá a tela para coleta da assinatura e posteriormente realizará a impressão do romaneio;
- Sim: Ao clicar, irá abrir o arquivo de romaneio com as informações dos itens e o campo com a assinatura;
Armazenamento do Romaneio
- O PDF da impressão do romaneio será salvo no diretório de fotos e vídeos configurado, na pasta CHEKINS/NroCheckin.