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Bem-vindo ao Troco Pay! O Troco Pay é uma solução inovadora que permite a gestão do troco digital, integrado com a API Rodobank. Por meio deste sistema, o estabelecimento pode transferir automaticamente o valor do troco para uma conta específica, de onde a API realizará a transferência bancária diretamente para o motorista ou contratado. O sistema |
foi implementado para tratar as vendas |
realizadas com o Troco Pay no PDV, automatizando todo o processo. Ao registrar uma venda com troco |
digital, |
as informações necessárias são automaticamente salvas nas novas colunas |
do banco de dados, e |
a despesa é gerada no momento da confirmação do caixa, garantindo agilidade e precisão na contabilização. |
Assista o vídeo e confira:
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Pré-Requisitos1. Solicitar os dados de integração à Rodobank/Troco Pay |
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2. |
Verificar no portal da Rodobank/Troco Pay e com o cliente |
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Observação: A configuração detalhada dos operadores no TAC será abordada na seção a seguir. 3. Versões recomendadas:
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Configurações no EMSys |
Siga os procedimentos abaixo para a configurar a Integração com Troco Pay.
Parâmetros Empresa |
Acesse os Parâmetros Empresa no EMSys:
EMSys3 > Sistema > Parâmetros Empresa >Acesse EMSys3 → Sistema → Parâmetros Empresa → Troco Pay. |
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Cadastro Forma de PagamentoAcesse o cadastro de Forma de Pagamento |
: |
EMSys3 → Gerencial → PDV → Forma de Pagamento → Cadastro Forma de Pagamento. Pesquise a forma de pagamento que será utilizada na integração Troco Pay |
, e marque a opção Troco Pay conforme destacado na imagem abaixo: Cadastro de PessoasÉ possível |
configurar o cliente para receber |
somente um tipo de troco e, se for um contratado, também para agendar o pagamento |
. |
Embora essa configuração não seja obrigatória, ao finalizar a venda no PDV, as |
opções de troco e pagamento agendado serão exibidas automaticamente na tela de finalização |
da venda. |
Caso a opção de troco tenha sido configurada no cadastro de pessoa no EMSys para |
um motorista |
ou contratado, somente |
essa opção ficará disponível para finalizar a venda no PDV TAC |
. O operador não poderá alterar para uma opção diferente |
da registrada no cadastro |
do EMSys. |
Essa |
funcionalidade é especialmente útil para grandes empresas e transportadoras |
, que possuem um cadastro de |
"Contratado" que inclui múltiplos motoristas por exemplo. |
No cadastro de Pessoas (Cliente), será necessário informar, a opção |
de troco no momento da venda, o código do contratado, e a quantidade de |
dias de |
depósito. |
Acesse |
: Gerencial → Pessoa → Pessoas → Outros → Troco Pay. 1. Selecione uma das opções de troco para |
garantir o correto processamento da baixa no momento da venda no PDV: |
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2. Se |
a opção desejada for Troco para o Contratado, é necessário selecionar o cadastro de pessoa do |
contratado utilizando a opção correspondente. 3. |
Caso informe a Quantidade de Dias de Depósito, a transferência bancária será realizada pela Troco Pay |
para a conta destino |
, contando a partir dadata da venda, em dias corridos, conforme o período informado. Exemplo: Se a venda |
foi realizada em e |
a quantidade de dias de depósito informada for 3, a transferência será |
feita em . Exportação de Dados TAC Online: Ao salvar os registros, os parâmetros |
serão enviados automaticamente para o TAC via Web Service. |
TAC Off-line: Para realizar a exportação de dados |
, acesse Gerencial → PDV → Exportação de Dados.
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Configurações no TACControle de Acesso Operador |
Por padrão, todos os operadores cadastrados no TAC |
têm permissão para finalizar |
vendas com Troco Pay. |
No entanto, é necessário habilitar o(s) usuário(s) que terão permissão para cancelar uma venda com transação Troco Pay. |
É possível habilitar todos os operadores ou |
restringir a permissão apenas aosupervisor. Caso seja habilitado apenas o supervisor, para cancelar a venda, será necessário informar os dados de acesso do supervisor e prosseguir com a liberação. |
Acesse: TG3Config > Selecionar o Operador > Configurar Operador.
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Funcionalidades no TACConsulta Cadastro Troco PayNo TAC possui uma tela para realizar consultas de Motorista, Contratado e transações realizadas. O acesso a cada tela é feita através dos menus abaixo:
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Basta informar o CPF ou CNPJ do cliente/contratado/motorista no campo Identificação e clicar no botão pesquisar: Jornada de Venda com Troco PayAo realizar uma venda com troco, será |
exibida uma tela perguntando se deseja utilizar o Troco Pay |
Se
para o repasse do troco, conforme mostrado abaixo. 1. Se o usuário clicar em |
Não |
, o sistema |
continuará com o processo de venda normal, e o operador |
deverá efetuar o troco em dinheiro. 2. Se o usuário clicar em |
Sim |
, o sistema |
avançará para uma nova tela onde |
será possível dividir o troco entre Dinheiro e Troco Pay |
, caso deseje dividir o valor do troco |
entre essas duas opções. 3. No campo Espécie, informe o valor que será repassado ao cliente em espécie. Se o valor total do troco for repassado à Troco Pay, deixe |
este campo com valor |
zerado. 4. No campo Valor Troco Pay informe o valor que será repassado |
ao Troco Pay. Após isso, clique em OK. |
5. A tela de Forma de Pagamento será exibida. Nesse momento, deve ser inserido no campo de identificação deve ser inserido o CPF ou CNPJ de quem irá receber o |
Troco Pay, clique na lupa para pesquisar. |
No campo Identificação informe o CPF/CNPJ do motorista/contratado e clique no botão pesquisar.
Na pesquisa6. Durante a pesquisa, se o motorista |
ou contratado for encontrado, o sistema exibirá a tela abaixo |
com os dados completos do motorista/ |
contratado.
O operador poderá realizar o cadastro de uma nova ativação, preenchendo todos os dados na tela abaixo. Ao clicar em Ok para prosseguir, será enviado para a Troco Pay os dados desse novo cadastro. |
Após preencher e seguir
7. Após preencher as informações e prosseguir com a venda, o |
Troco Pay será |
processado e a venda será finalizada. 8. Será emitido o comprovante do troco enviado |
ao Troco Pay |
. Consulta transações |
É possível consultar todas as transações realizadas com Troco Pay diretamente no PDV. Basta acessar o menu:
TAC > Administração > Troco Pay > Transações.
Opção de filtros por Status, Perído das transações ou selecionando um turno específico. Clique no botão pesquisar para exibir os dados na tela:
Cancelamento Troco Pay
Hoje o Cancelamento de um Troco Pay é vinculado ao cancelamento do documento fiscal, basta realizar o cancelamento da nota que o troco pay será cancelado automaticamente.
Para realizar o cancelamento é necessário ter um operador com um usuário troco pay que tenha permissão para realizar o cancelamento.
Abra o aplicativo TG3Config na pasta padrão do TAC e acesse a opção:
TG3Config > Seleciona Operador > Troco Pay:
O cancelamento é possível ser feito completo e parcial:
- Completo: é feito o estorno total do valor trocopay;
- Parcial: é feito o estorno parcial do valor de acordo com o que tem disponível na conta do cliente (necessário acesso de supervisor);
Fechamento de Caixa no EMSys
Os caixas integrados no EMSys, online ou offline, exibirá as transações realizadas com Troco Pay.
Ao acessar a tela de menu: Gerencial > PDV > Fechamento de Caixa, na árvore de menu esquerdo da tela, clique em Troco Pay. Todas as transações serão exibidas no lado direito da tela:
Informações Técnicas
Ao realizar a exportação
Cancelamento Troco PayO cancelamento do Troco Pay não pode ser feito de forma independente, pois está vinculado à venda. Para cancelar o Troco Pay, é necessário cancelar toda a venda, não sendo possível cancelar apenas o valor do troco. O processo de cancelamento do troco exige que a nota fiscal associada seja cancelada primeiro. Após o cancelamento da nota, o sistema realizará automaticamente o cancelamento do Troco Pay. Para realizar essa ação, é necessário que o operador tenha um usuário Troco Pay com a permissão adequada para cancelamento. Usuários sem essa permissão não poderão realizar o cancelamento do Troco Pay. O administrador tem a possibilidade de remover ou alterar permissões de usuários, restringindo ou concedendo acesso para cancelar transações (conforme descrito nas orientações do item 2.1). 1. Para realizar o cancelamento, acesse o Gerenciado de Documentos Fiscais, clique no botãoCancelar, em seguida insira a Justificativa do Cancelamento, clique em OK para confirmar. 2. Caso o cancelamento seja efetuado, será exibida a mensagem "Troco Pay Cancelado com Sucesso", esta transação será refletida no Portal do Rodobank, confirmando o cancelamento da operação. |
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Informações TécnicasExportação de Parâmetros
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Exportação de Forma de PagamentoAo realizar a exportação |
da Forma de Pagamento para o PDV TAC, o indicativo de que a forma de pagamento está habilitada para |
Troco Pay é armazenado na coluna ind_trocopay da tabela tab_forma_pagto. O valor será: |
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Exportação de Cliente para o PDV TAC:Ao realizar a exportação de Cliente para o PDV TAC, o indicativo |
das opções de troco |
informadas no EMSys é gravado na coluna ind_destino_trocopay da tabela tab_cliente, |
conforme a opção |
selecionada:
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Além disso, aQuantidade de Dias para |
Depósito será |
gravada na coluna dta_pagto_trocopay da tabela tab_cliente. |