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Sumário

O troco pay trata-se do troco digital gerado pela API Rodobank, onde o posto pode transferir os valores para uma conta específica que será usada para que a API faça transferências bancárias dos trocos para o motorista ou contratado. O sistema comporta as implementações necessárias para tratar as vendas com troco pay que foram realizadas no PDV. Quando o usuário fazer uma venda com troco pay, vai popular as novas colunas criadas no banco e gerar a despesa no momento da confirmação do caixa.

Pré - Requisitos


  1. Solicitar à Rodobank/Troco Pay os dados: ID Cliente e Token para a integração.
  2. Verificar no portal Rodobank/ Troco Pay e com o cliente, quais usuários e senhas de operadores que tem acesso ao portal. Essa informação é importante para definir quais operadores poderão cancelar vendas com vínculo de Troco Pay. Na configuração do operador do TAC, logo mais abaixo, esta informação é melhor detalhada.
  3. Utilizar a versão do TAC igual ou superior a 3.1.0.420 e versão do EMSys 3.5.22.25.


Configurações no EMSys

Siga os procedimentos abaixo para a configurar a Integração com Troco Pay.

Parâmetros Empresa

Acesse os Parâmetros Empresa no EMSys:

EMSys3 > Sistema > Parâmetros Empresa > Troco Pay.


  1. Clique na opção Troco Pay no menu esquerdo da tela.
  2. Marque a opção: "Ativar a Integração com Troco Pay."
  3. Informe o código ID Cliente Integração repassado pela Rodobank.
  4. Informe o Token de Integração repassado pela Rodobank
  5. Clique no botão Confirmar para salvar as configurações.


Cadastro Forma de Pagamento


Acesse o cadastro de Forma de Pagamento através da tela:

EMSys3 > Gerencial > PDV > Forma de Pagamento > Cadastro Forma de Pagamento.

Pesquise a forma de pagamento que será utilizada na integração Troco Pay. Marque a opção Troco Pay conforme destacado na imagem abaixo:



Cadastro de Pessoas


É possível parametrizar o cliente para receber somete um tipo de troco e para agendar o pagamento caso seja um contratado.

Esse processo não é obrigatório pois ao finalizar a venda no PDV as mesmas opções serão exibidas na tela de finalização de venda.

Mas caso seja configurado a opção de troco no cadastro de pessoa no EMSys para esse motorista / contratado, somente será possível finalizar uma venda com esta opção no PDV TAC, não sendo possível o operador alterar para uma diferente deste cadastro no EMSys. 

Essa opção será melhor utilizada para grandes empresas e transportadoras onde é possível ter um cadastro de Contratado para vários motoristas, por exemplo.

Para isso é preciso informar no cadastro de Pessoas (Cliente) a opção do troco no momento da venda, o código do contratado e a quantidade de Dias de Depósito. 

Acesse a tela Gerencial > Pessoas > Pessoa > Pessoas > Outros > Troco Pay:



  1. Selecione uma das opções de troco para ser realizado a baixa corretamente no momento da venda no PDV: 
  • Troco para o Contratado;
  • Troco para o Contratado com repasse ao Motorista;
  • Troco para o Motorista;
  • Definido no momento da venda;


2. Se optar por opção de troco para o Contratado é necessário selecionar o cadastro de pessoa do Contratado através desta opção.


3. Se informar o campo Quantidade de Dias de Depósito, a transferência bancária será realizada pela Troco Pay na conta destino contado a partir da data da venda, em dias corridos.
Exemplo: Se a venda ocorreu no dia e foi informado neste campo quantidade de dias depósito 3, a transferência será realizada no dia .


Exportação de Dados


TAC Online: Ao salvar os registros, os parâmetros são enviados automaticamente para o TAC via Web Service.

TAC Offline: Realizar a exportação de dados através do menu:

Gerencial > PDV > Exportação de Dados.

  1. Selecione o PDV que irá receber os dados;
  2. Marque a opção Cliente;
  3. Marque a opção Forma de Pagamento;
  4. Marque a opção Parâmetros;
  5. Clique no botão Exportar e aguarde a conclusão do processo.

Configurações no TAC 

Controle de Acesso Operador 


Por padrão todos os operadores cadastrados no TAC possuem permissão para finalizar venda com Troco Pay.

Porém é necessário habilitar o(s) usuário(s) que terão permissão para cancelar uma venda com transação Troco Pay. É possível habilitar todos os operadores ou somente o supervisor. Ao habilitar somente o suporte, ao efetuar o cancelamento da venda basta informar os dados de acesso do supervisor e prosseguir a liberação.

Acesse o TG3Config > Selecionar o Operador > Configurar Operador.

Na nova tela será exibido o botão Troco Pay na parte superior da tela. Clique neste botão e informe o usuário e senha do operador cadastrado no portal Troco Pay (verifique Pré-Requisito). Clique em Ok para finalizar a configuração.

Observação

O usuário e senha solicitado nesta tela deverá ser repassado pelo Troco Pay.



Funcionalidades no TAC 

Consulta Cadastro Troco Pay


No TAC possui uma tela para realizar consultas de Motorista, Contratado e transações realizadas. O acesso a cada tela é feita através dos menus abaixo:

  • TAC -> Administração -> Troco Pay -> Consultar Motorista;
  • TAC -> Administração -> Troco Pay -> Consultar Contratado;


Basta informar o CPF ou CNPJ do cliente/contratado/motorista no campo Identificação e clicar no botão pesquisar:



Jornada de Venda


Ao realizar uma venda com troco, será exibido uma tela perguntando se deseja utilizar o Troco Pay:


  • Se o usuário clicar em "Não", o sistema segue a venda normal e o operador deve efetuar o troco em dinheiro.
  • Se o usuário clicar em "Sim", o sistema segue para uma nova tela onde é possível dividir o troco entre Dinheiro e Troco Pay (caso deseje dividir o valor do troco em dinheiro e troco pay):


No campo Espécie informe o valor que será repassado ao cliente em espécie. Se o valor total do troco for repassado à Troco Pay deixe esse campo com valor 0.

No campo Valor Troco Pay informe o valor que será repassado à Troco Pay.

Clique no botão OK. Uma nova tela onde será inserido o cpf/cnpj de quem irá receber o trocopay:

No campo Identificação informe o CPF/CNPJ do motorista/contratado e clique no botão pesquisar.

Na pesquisa se o motorista / contratado for encontrado, o sistema exibirá a tela abaixo contendo os dados completos do motorista/Contratado:


Observação

Se o CPF ou CNPJ do motorista / contratado não for encontrado na pesquisa, será exibido uma mensagem: Motorista / Contratado não encontrado. 

O operador poderá realizar o cadastro de uma nova ativação, preenchendo todos os dados na tela abaixo. Ao clicar em Ok para prosseguir, será enviado para a Troco Pay os dados desse novo cadastro.




Após preencher e seguir com a venda, o trocopay será realizado e a venda finalizada.


Será emitido o comprovante do troco enviado à Troco Pay:

Consulta transações


É possível consultar todas as transações realizadas com Troco Pay diretamente no PDV. Basta acessar o menu:

TAC > Administração > Troco Pay > Transações.

Opção de filtros por Status, Perído das transações ou selecionando um turno específico. Clique no botão pesquisar para exibir os dados na tela:


Cancelamento Troco Pay 


Hoje o Cancelamento de um Troco Pay é vinculado ao cancelamento do documento fiscal, basta realizar o cancelamento da nota que o troco pay será cancelado automaticamente.

Para realizar o cancelamento é necessário ter um operador com um usuário troco pay que tenha permissão para realizar o cancelamento.

Abra o aplicativo TG3Config na pasta padrão do TAC e acesse a opção:

TG3Config > Seleciona Operador > Troco Pay:



O cancelamento é possível ser feito completo e parcial:

  • Completo: é feito o estorno total do valor trocopay;
  • Parcial: é feito o estorno parcial do valor de acordo com o que tem disponível na conta do cliente (necessário acesso de supervisor);


Fechamento de Caixa no EMSys


Os caixas integrados no EMSys, online ou offline, exibirá as transações realizadas com Troco Pay. 

Ao acessar a tela de menu: Gerencial > PDV > Fechamento de Caixa, na árvore de menu esquerdo da tela, clique em Troco Pay. Todas as transações serão exibidas no lado direito da tela:

Informações Técnicas


  • Ao realizar a exportação de Parâmetros para o PDV TAC, o indicativo que a empresa está habilitada para realizar troco com Troco Pay é armazenado na tabela tab_parametro_sistema conforme imagem abaixo com os seguintes códigos de parâmetros:

  • Ao realizar a exportação de Forma de Pagamento para o PDV TAC, o indicativo que a forma de pagamento está habilitada para TrocoPay é armazenado na coluna ind_trocopay da tabela tab_forma_pagto.
    Recebe valores 'S' para Sim está habilitado e 'N' para Não está habilitado.


  • Ao realizar a exportação de Cliente para o PDV TAC, o indicativo de opções de troco informada no EMSys é gravado na coluna ind_destino_trocopay da tabela tab_cliente, de acordo com a opção marcada:
    1. Troco para o Contratado = TC
    2. Troco para o Contratado com Repasse ao Motorista = CM
    3. Troco para o Motorista: = TM
    4. Definido no momento da venda = DV

A informação Quantidade de Dias para depósito será gravado na coluna dta_pagto_trocopay da tabela tab_cliente.




  • Sem rótulos