Onde você está?
Linx Microvix POS > Funcionalidades > Menu Gerencial > Troca Fácil
Esta rotina unifica alguns dos fluxos de troca atendidos pelo Linx Microvix POS e ERP, através dela será possível realizar a troca de mercadorias na mesma empresa em que foi feita a venda ou em empresas da mesma rede.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Parametrização Restrita
- Para utilizar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico e solicitar a seguinte parametrização:
Aviso | ||
---|---|---|
| ||
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx
Parametrização
Habilitar parâmetro Redes que não compartilham Token na base central, não conseguirão utilizar Token de outros portais. A ativação da base central de compartilhamento é feita via OS para o banco de dados e mediante a análise e viabilidade verificada pela equipe. |
Parametrização
Após habilitar a rotina é necessário configurar os parâmetros básicos para utilização, para tanto, ao acessar Faturamento > Troca Fácil > Realizar Troca Fácil e clicar no ícone será possível defini-los.
Configurações
- Natureza de Operação - Devolução;
- Série - Devolução;
- Natureza de Operação - Entrada;
- Série - Entrada;
- Operação padrão: devem ser configuradas corretamente as seguintes operações:
- Troca Fácil - Devolução de Saída
- Devolução de Venda - Loja (53);
- ICMS sobre devolução de vendas de mercadoria (200);
- IPI sobre devolução de vendas de mercadoria (201);
- PIS sobre devolução de vendas de mercadoria (202);
- COFINS sobre devolução de vendas de mercadoria (203);
- ICMS/ST sobre devolução de vendas de mercadorias (157);
- Venda com utilização de vale troca (1073);
Troca Fácil – Entrada
- Produtos Troca - Garantia Nacional (1071).
- Plano de Pagamento;
- Validade padrão dos produtos (dias): deve ser definida a quantidade de dias válidos para troca. Quando este campo não estiver definido no cadastro do produto, o sistema considerará esta informação;
- Replicar para outras empresas: permite replicar as parametrizações definidas para as demais empresas do portal.
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Caso seja configurado contas sintéticas nas operações padrões, poderá ocorrer problemas na geração de faturas e/ou lançamentos contábeis das vendas realizadas. |
O sistema validará os campos obrigatórios e caso não definidos, não será possível salvar a alteração. Além disso, caso o usuário não possua a permissão "Parâmetros de Faturamento" definida em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento ao acessar as configurações, o botão de alteração será exibido bloqueado.
Bloqueio de Alteração
Atalhos
Na tela inicial do Troca Fácil serão exibidos dois botões de atalhos sendo o para acessar o relatório do Troca Fácil e o para acessar o Gerar Ticket Manual Troca Fácil.
Executando Utilizando a Rotina
Abaixo serão apresentados os processos para a Troca Fácil.
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Expandir | ||||||
|
Nota | ||
---|---|---|
| ||
O Token para troca será gerado independente de estar habilitado ou não o parâmetro do Troca Fácil. |
Dica | ||
---|---|---|
| ||
Para que o comprovante seja enviado por e-mail é necessário que em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Comprovante para Fins de Troca, o parâmetro "Enviar comprovante de troca por e-mail" esteja marcado e configurado. Para mais informações, clique aqui. |
Dica | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
|
Venda com Produto Serial
O processo de venda com produto serial é semelhante ao de venda normal, a única diferença é a necessidade de inserir o número de serial do produto durante a venda.
Tela de Venda do POS
Seleção de Vendedor
Seleção do Tipo de Operação
Caso não tenha sido informado um Cliente anteriormente, a janela de identificação poderá ser apenas fechada para continuar a venda.
Identificação de Cliente
Nesta etapa será necessário inserir o número de serial do produto da venda.
Inserção do Serial do Produto
Ao inserir o número de serial o produto será inserido na venda e será possível prosseguir para o pagamento.
Produto Inserido na Venda
Tela de Pagamento da Venda
Venda Sendo Finalizada
Ao finalizar a venda, a NFC-e será impressa.
Nota Emitida
Uma nova janela será exibida para a impressão do ticket de troca.
Tela para Realizar a Impressão do Ticket de Troca
Mensagem de Impressão Realizada
Ticket para Fins de Troca
title | Troca Fácil |
---|
A Troca Fácil
Buscar vendas
Após a parametrização, em: Faturamento > Troca Fácil > Realizar Troca Fácil ou através do Menu Gerencial do Microvix POS, será possível acessar a rotina para realizar o novo processo de troca.
Ao acessar a rotina a venda poderá ser pesquisada através das seguintes formas:
- Por código do produto e/ou Cliente: permite buscar a venda pelo código do produto e/ou pelo cliente. Dando também a possibilidade de pesquisar por produtos vendidos à Consumidor final, para isso basta clicar no check box Consumidor Final.
Busca por Cliente/Produto
- Por token: impresso no comprovante e enviado por e-mail. Ele poderá ser inserido via leitor de código de barras ou manualmente.
Busca por Token
- Caso o token informado corresponda a uma venda cancelada o sistema exibirá um alerta bloqueando a ação.
Alerta
title | Nota |
---|
- Caso o token informado não tenha sido gerado a partir de vendas que possuem a rotina de Troca Fácil, o sistema exibirá um alerta indicando que a troca deve ser realizada através do módulo de Loja. Para mais informações clique aqui.
Alerta
- Caso a NF-e de uma devolução tenha sido cancelada, será possível ainda utilizar o Token referente a devolução para que possa ser realizada a troca;
- Ao informar um Token e o sistema identificar que o cliente não existe na base de dados do portal onde será feita a troca, o próprio sistema irá buscar pelos dados do cliente em todos os portais e empresas da rede e efetuar uma atualização automática dos dados, sem precisar realizar o cadastro manual;
- Por Serial: permite buscar a venda pelo código serial do produto, específico para produtos que trabalhem com esse tipo de código (serial).
Busca Por Serial
- Importar Devolução: Onde será possível importar uma nota de Devolução de Compra emitida por um cliente pessoa jurídica e a partir dessa nota realizar uma troca. Este fluxo será melhor detalhado no decorrer do deste Manual.
- Através do botão Filtros avançados: é possível realizar uma filtragem por vendas a serem trocadas, de forma mais específica.
Busca Avançada
- Data Inicial/Final;
- Empresas;
- Cliente: CPF, CNPJ ou Código;
- Código/Referência do produto;
- Documento: preencher com o número do documento da venda;
- Série: irão ser exibidas as séries cadastradas para a empresa;
- Natureza de operação: serão mostradas todas as naturezas de operação que estiverem registradas para a empresa.
Nota | ||
---|---|---|
| ||
|
Ao clicar em "Buscar", serão exibidas todas as vendas que correspondem as informações de pesquisa inseridas.
Listagem de Vendas
Nota | ||
---|---|---|
| ||
|
A listagem apresentará os dados:
- Qtde;
- Doc/Série;
- Cliente;
- Cód. Produto;
- Lote
- Serial;
- Descrição;
- Preço Líquido + IPI;
- Loja Origem: exibirá a loja em que a venda foi efetivada originalmente;
- Empresa Baixa: será exibida a empresa onde o produto foi trocado, apenas em situações onde a Validade Garantia estiver como "Utilizada";
- Data Venda: será exibida a data em que foi feita a venda e gerado o token;
- Validade Garantia: exibirá o prazo de validade da garantia para empresas configuradas para utilizar a rotina de Garantia Nacional. Além disso, quando a troca já tiver sido efetuada, a venda não poderá ser selecionada e a coluna estará notificada com o termo "Utilizada".
- Data Venc. Degustação: será exibida a data de vencimento quando for realizar uma troca por degustação;
- Data Troca Degustação: será exibida a data em que foi realizado a troca por degustação. Será informada uma data apenas se o produto já foi trocado e o motivo da troca tenha sido o mesmo selecionado no campo “Motivo de devolução para identificar troca em período de adaptação”.
Trocas já Utilizadas
Nota | ||
---|---|---|
| ||
|
Caso o produto para troca tenha sido vendido com quantidade decimal, ou seja, que tenha casas decimais, será possível alterar a quantidade de troca para números fracionados.
Troca de Quantidade Fracionada
Se for informada uma quantidade menor que a total, será marcada essa linha como utilizada e a quantidade será alterada do valor total para a utilizada. Assim, será criado um novo item com a diferença restante do produto fracionado com o mesmo token, semelhante ao que acontece no vale troca. Por exemplo: A quantidade do produto era de 2,500, o usuário informou apenas 0,400 para realizar a troca, assim foi criado um novo item com a quantidade restante de 2,100.
Novo Item Criado
Caso a quantidade para troca seja superior a quantidade disponível, será exibido um alerta.
Alerta de Quantidade
Finalizar Troca
Para concretizar a troca é necessário selecionar um produto da listagem e informar:
- Motivo de troca: justificativa pela qual a troca está sendo realizada. Para informações sobre o cadastro clique aqui;
- Cliente;
- Vendedor;
Iniciar troca
title | Nota |
---|
- Caso a pesquisa de troca fácil retorne apenas uma venda ou documento, será retornado por padrão na observação o CNPJ de origem da empresa que fez a venda e também o documento/série; Caso retorne mais de uma venda/documento o campo será apresentado em branco;
- Para NF-e, será necessário que o cliente da venda tenha o CEP cadastrado no sistema. Caso não tenha, será exibido um alerta com a opção "Cadastro do Cliente", que irá redirecionar o usuário para a rotina de cadastro e assim incluir o CEP;
Alerta de CEP não cadastrado
Inseridas as informações necessárias para troca, ao clicar em "Finalizar" o processo será concluído e o sistema retornará uma mensagem com o número do vale, o valor, o tipo de operação e o número do documento.
Troca Realizada com Sucesso
Para imprimir ou enviar por e-mail o ticket de troca basta clicar sobre "Comprovante para Fins de Troca" após a geração do ticket.
Imprimir/Enviar por email comprovante de Troca Realizada
Nota | ||
---|---|---|
| ||
|
Validações
Durante a o processo de troca serão realizadas algumas validações:
- Configuração Tributária: caso o detalhamento de Configuração Tributária não esteja realizado de acordo com a operação o sistema apresentará um alerta e será necessário corrigi-lo para prosseguir e finalizar gerando a troca.
Validação de Configuração Tributária
- Produtos de única venda: caso sejam selecionados produtos de vendas diferentes, não será possível prosseguir com a troca e o sistema exibirá um alerta.
Validação de Produtos da Mesma Venda
- Campos obrigatórios: se algum dos campos obrigatórios (motivo, cliente e vendedor) não forem preenchidos, não será possível finalizar o processo e o sistema exibirá o seguinte alerta.
Validação de Campos Obrigatórios
title | Troca Fácil com Serial |
---|
A Troca Fácil com Serial
Para realizar a Troca Fácil com Serial, basta acessar Menu Gerencial > Troca Fácil.
Acesso ao Menu de Troca Fácil
Uma janela será aberta para realizar a troca. A ideia é que mesmo acessando a rotina do Troca Fácil através do POS, a experiência seja a mesma conforme já foi descrito anteriormente nesse manual.
Buscar Produto para Troca
Caso o produto para Troca seja de Serial, será exibida a opção de pesquisa pelo número de Serial do Produto também.
Pesquisa de Troca Fácil com Serial do Produto
Nota | ||
---|---|---|
| ||
|
Troca Fácil com Serial vinculado a Bilhete de Seguro
Caso o Serial inserido para a troca tenha um Bilhete de Seguro vinculado, será exibida a informação para realizar o cancelamento do bilhete.
Nota | ||
---|---|---|
| ||
É necessário que o cancelamento do bilhete de seguro seja realizada antes do processo de troca; |
Cancelar Bilhete de Seguro
Ao clicar em "Definir Ação", será exibida uma nova janela onde o usuário deverá clicar em "Cancelar".
Cancelar seguro
Caso ocorra algum erro durante o cancelamento será retornado para a janela com a opção de tentar cancelar novamente ou não cancelar.
Falha ao cancelar
Se escolher não cancelar será necessário confirmar na mensagem de alerta que será exibida.
Confirmar não cancelamento
Dica | ||
---|---|---|
| ||
Para saber mais sobre o Cancelamento de Serviços de Terceiros acesse o manual clicando aqui. |
Após o cancelamento, o sistema retornará para a tela do Troca Fácil com o Bilhete de Seguro cancelado.
Bilhete de Seguro Cancelado
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Caso a troca seja finalizada antes do cancelamento do seguro, será exibido um alerta para confirmar a troca sem o cancelamento. |
title | Importar Devolução |
---|
Importar Devolução
O fluxo de importar devolução de compra acontecerá quando a loja vender produtos para uma cliente pessoa jurídica, que utilizará os produtos para uso da sua empresa. Porém, por algum motivo a empresa(cliente pessoa jurídica) que fez a compra decide devolver/trocar um dos produtos comprados e para isso emite uma nota de devolução de compra. Ao retornar para a loja que fez a venda, através do Troca Fácil será possível realizar a importação da nota de devolução de compra emitida pelo cliente pessoa jurídica, como uma devolução de saída. Assim a nota e os produtos serão identificados pelo sistema e a loja poderá prosseguir com a devolução/troca pelo Troca Fácil de uma maneira mais prática e fácil.
Para executar a devolução de venda, ao acessar o Troca Fácil, selecione a opção "Importar Devolução".
Tela inicial do Troca
Será exibida a tela inicial da rotina de Entrada XML.
Entrada XML para a devolução de venda
A importação manual de uma nota poderá ser realizada clicando sobre o botão "Importar". Para importar insira a chave de acesso ou selecione o arquivo XML da Nota de Devolução de Compra.
Inserir nota XML
Ao importar a nota, selecione-a na listagem e clique em "Finalizar".
Finalizar nota
A seguir passará pela identificação dos produtos para devolução e clique em "Avançar".
Identificar produtos
A nota então será exibida na rotina de Troca Fácil e o usuário poderá prosseguir com a troca conforme já funciona atualmente.
Realizar troca
Ao clicar em Trocar o sistema seguirá o fluxo que já existe hoje, porém dando a opção do usuário escolher se ao finalizar a troca será gerado um Vale Troca como ressarcimento ou não.
Motivo de Troca
title | Gerar Ticket Manual Troca Fácil |
---|
Gerar Ticket Manual Troca Fácil
A permissão "Permite Gerar Ticket de Troca Manual do Troca Fácil" deve estar marcada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Troca Fácil.
Permissão de Usuário
Após definir a permissão, em Faturamento > Troca Fácil > Gerar Ticket Manual Troca Fácil é possível efetuar o lançamento do vale manualmente, para situações em que a venda não partiu do Microvix.
Gerar Ticket Manual
Para isso devem ser preenchidos os seguintes campos:
- Número Nota Fiscal de Origem: número da nota que dará origem ao vale;
- Série Nota Fiscal de Origem: serão exibidas as séries cadastradas para a empresa;
- Data de Emissão da Nota de Origem: deve ser igual ou inferior a atual;
- Data de Validade do Ticket;
- Cliente: permite selecionar o Cliente para o qual será gerado o vale, além disso, permite o cadastro de um novo, caso necessário;
- Itens: permite inserir os produtos através de pesquisa ou upload de arquivos.
Inserção de itens
Após inserir todas as informações, basta clicar em "Gerar Ticket".
Informações Preenchidas
Através do ícone é possível abrir o Relatório de Troca Fácil.
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Para alterar o preço unitário do produto é necessário que a permissão de usuário "Permite alterar preço unitário do produto ao gerar ticket manual de troca" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Troca Fácil esteja marcado; |
Caso a data informada seja superior a atual, será exibido o seguinte alerta:
Alerta de Data Superior
Ao finalizar o processo com sucesso, será exibida a seguinte mensagem:
Alerta de Sucesso
Para imprimir ou enviar por e-mail o ticket de troca basta clicar sobre "Comprovante para Fins de Troca" após a geração do ticket.
Imprimir/Enviar email - Comprovante para Fins de Troca
Ao clicar em imprimir o sistema irá emitir o seguinte comprovante para fins de troca:
Comprovante Fins de Troca
title | Nota |
---|
- Quando se tratar de uma empresa que seja FRANQUEADORA, será feita uma busca do cliente informado nos filtros em toda a base de dados das franquias, independente de qual empresa o cliente esteja cadastrado;
- Para que franquias possam gerar um ticket manual, é necessário que o parâmetro "Liberar acesso à rotina Gerar Ticket Manual Troca Fácil para franquias" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Fr. de Loja > Grupo Troca Fácil deve estar marcado. O parâmetro deve ser habilitado no portal da Franqueadora e assim a rotina ficará disponível para as Franquias;
title | Cliente Anônimo - LGPD |
---|
Troca Fácil com Cliente Anônimo - LGPD
Para clientes que foram anonimizados, ao incluir o número do token de troca será listada a venda com as informações ocultadas, no entanto a troca poderá ser efetivada normalmente. Basta selecionar o motivo, o Cliente, o Vendedor e finalizar.
Listagem de Vendas - Cliente Anônimo
Realizar Troca - Cliente Anônimo
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Para mais informações sobre o cliente anônimo, clique aqui. |
title | Trocar e Vender |
---|
Trocar e Vender
Ao efetuar uma venda no Microvix POS, é possível gerar um vale troca para o cliente em questão e automaticamente vinculá-lo à venda. Para isso, é necessário acessar Menu Gerencial > Troca Fácil ou na Tela de Pagamento > Aba "Troca" > Ícone . Através destas opções será exibida a página do Troca Fácil para que o processo seja realizado.
Lançar Vale Através do Menu Gerencial
Lançar Vale Através da Tela de Pagamento
Troca Fácil
Após selecionar a venda, clique em "Trocar/Vender". Em seguida será apresentada a tela para informar o motivo da troca e em seguida clicar em confirmar para finalizar o processo. Assim que a troca for efetivada, clique em fechar e o vale será vinculado à venda automaticamente. Quando gerado através do Menu Gerencial, ao fechar, será apresentada a tela inicial de venda já com o cliente selecionado, após definir os itens e ir para tela de pagamento, o vale já estará adicionado. Quando gerado a partir da tela de pagamento, assim que gerado, o vale será considerado automaticamente como parte do pagamento.
Vale Gerado
Vale Vinculado
Nota | ||
---|---|---|
| ||
|
title | Utilizar Vale-Troca |
---|
Utilizar Vale-Troca
Ao efetuar uma venda para um cliente que possui vales disponíveis em seu nome, ao acessar a tela de pagamento, na aba de troca será exibida uma notificação com a quantidade de vales existentes.
Vales Disponíveis
Ao acessá-la será exibida a listagem com os vales disponíveis, para utilizá-los caso o usuário possua a permissão necessária basta ativar a chave da coluna "Utilizar" e o valor será adicionado à venda.
Troca: permite informar e inserir manualmente o número do vale;Listagem
Se o usuário logado não possuir a permissão necessária para efetuar o uso de vale-troca, será exibida a tela pra efetuar o login com um usuário permitido e preencher com uma justificativa da concessão da permissão.
Tela para liberar permissão
title | Nota |
---|
Para realizar a liberação acesse Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Troca Fácil > Permite Utilizar Vale Troca como Pagamento.
Permissão para Utilizar Vale Troca como Pagamento
- Pesquisa: permite localizar um vale gerado anteriormente;
Pesquisa de Vale
- Gerar nova troca: permite acessar o Troca Fácil para gerar um novo vale.
- Teclado: caso a venda não seja identificada, ou seja, realizada para Consumidor Final, serão apresentadas as opções acima e o teclado será exibido, do contrário a listagem será apresentada e para acioná-lo clique em .
title | Relatório Vale Troca |
---|
Relatório Vale Troca
Através de Faturamento > Troca Fácil >Relatório Vale Troca será possível consultar o relatório/histórico de uso de Vale Troca emitidos no Troca Fácil, por meio dos seguintes filtros:- Data Final/Data Inicial: Limite máximo de 90 dias;
- Empresa(s);
- Número do vale;
- Cliente: CPF, CNPJ ou Código;
- Listar somente os que possuem saldo maior que zero.
Relatório de Vale Trocas
Após aplicar os filtros e gerar a listagem, poderão ser consultadas as seguintes informações:
- Data Troca: data que o vale foi gerado;
- Número do vale;
- Saldo: saldo atual do vale;
- Cliente: para quem foi gerado o vale;
- Status:
Disponível: permite ainda realizar a troca;
Utilizado: indica que a troca já foi efetivada;
Ao clicar no botão histórico de cada vale, serão exibidas as suas respectivas movimentações através dos campos:
Histórico de Vale Trocas
Nota | ||
---|---|---|
| ||
|
title | Relatório Troca Fácil |
---|
Relatório Troca Fácil
Após a parametrização, em Faturamento > Troca Fácil > Relatório Troca Fácil, serão exibidos os registros de todas as trocas realizadas pela nova rotina e os registros que ainda não foram trocados.
Relatório
Para gerar o relatório poderão ser aplicados os seguintes filtros:
- Data Inicial/Final;
- Empresa;
- Status: disponível, utilizada, expirada e cancelada;
- Token: gerado a partir da venda;
- Cliente;
- Documento: número do documento da venda;
- Agrupar por: define o agrupamento da listagem, por: empresa, cliente ou produto.
title | Nota |
---|
- Quando o filtro "Token" for definido, os outros filtros não serão obrigatórios para a busca do relatório.
- Para as empresas Franqueadoras, poderá ser listado todos os portais da rede, possibilitando que a empresa franqueadora possa visualizar os registros de troca de todas as empresas/lojas da rede;
Lista de portais e empresas da rede
Ao aplicar os filtros e gerar a listagem, poderão ser consultadas as seguintes informações:
- Data de Vencimento: correspondente a garantia de troca, caso não tenha data é um indicativo de que a garantia será ilimitada;
- Token: gerado a partir da venda;
- Documento/Série: o número de série e documento fiscal de saída que originou o token;
- Produto;
- Valor;
- Empresa Compra: empresa onde foi efetivada a venda;
- Empresa Baixa: empresa onde foi efetivada a troca;
- Data Baixa;
- Status:
Disponível: permite ainda realizar a troca;
Expirado: indica que a garantia expirou e não foi utilizada. Através do ícone será possível regera-la, o sistema irá considerar os dias de garantia configurados no produto para gerar o novo prazo de validade. Esta opção estará disponível apenas para empresas que tenham essa rotina disponibilizada e para usuários que tenham permissão de acesso à essa rotina (acesse Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Troca Fácil > Permite gerar Ticket Manual do Troca Fácil);
- Utilizada: indica que a troca já foi efetivada;
- Cancelada: indica que a venda gerada foi cancelada e não será possível efetuar a troca.
Listagem Gerada
O resultado poderá ser impresso ou exportado conforme as opções "Imprimir" e "Gerar Excel" respectivamente.
Nota | ||
---|---|---|
| ||
|
Cliente Anônimo - LGPD
Caso o cliente informado tenha sido anonimizado, na listagem a identificação será ocultada.
Cliente Anônimo
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Para mais informações sobre o cliente anônimo, clique aqui. |
title | Troca Fácil via Mobile |
---|
Sobre a utilização da rotina
Exibir filhos |
---|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|