Através da rotina Cancelar Aquisição de Serviços de Terceiros é possível realizar o cancelamento de um serviço contratado.
Configurações da Rotina
Parametrização
Todos os parâmetros abaixo estão localizados em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento > Grupo "Serviços de Terceiros"
No parâmetro "Utiliza cálculo de restituição automático no cancelamento do seguro", é possível definir se o cálculo para restituição será ou não automático no cancelamento do serviço. Quando marcado, verifica a quantidade de dias para cancelamento total automático, ou seja, caso o cancelamento esteja dentro do período de carência a restituição será automática, caso contrário será por meio de rateio, e quando este parâmetro estiver desmarcado, o período de carência será desconsiderado e o usuário poderá optar pela restituição total ou rateio no momento do cancelamento.
No parâmetro "Dias de carência para cancelamento total automático", é possível definir uma quantidade de dias para que haja a restituição total automática no cancelamento, depois desta quantidade de dias a restituição é calculada através de rateio.
Permissão de Usuário
- A permissão de usuário "Cancelar Aquisição de Serviço de Terceiros" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, deve estar marcada.
- A permissão de usuário "Não gerar vale-compras avulso" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Frente de Loja, deve estar desmarcada para que possa ser gerado o vale troca.
Executando a Rotina
Ao acessar Faturamento > Serviços de Terceiro > Cancelar Aquisição de Serviços de Terceiros os seguintes filtros devem ser informados
Cancelar Aquisição de Serviços de Terceiros
- Período: deve ser informado uma data inicial e final para abusca dos bilhetes de vendas de serviços:
- Período de Adesão: define que o período informado é referente ai período de adesão do serviço;
- Período de Venda: define que o período informado é referente a venda do produto;
- Cliente: deve ser informado o cliente;
- Produto Segurado: devem ser informados um ou mais produtos segurados que possuem alguma venda de seguro associada;
- Serviço de Seguro (Terceiros): devem ser informados um ou mais serviços que estão associados ao produtos informados;
- Número Bilhete: deve ser informado o número do bilhete de venda do serviço, esta informação será impressa no bilhete caso configurado na apólice do serviço;
- Listar - Bilhete Cancelado: quando marcada, exibe também bilhetes já cancelados.
Listagem
Após o preenchimento dos filtros e prosseguir é apresentada a listagem das vendas de serviços de 3 situações:
- Vendas de serviço cuja data de vigência do serviço não esteja expirada;
- Vendas se serviços cuja venda do produto segurado não esteja cancelada ou excluída;
- Vendas com bilhetes cancelados, caso o filtro "Listar - Bilhete Cancelado" esteja marcado
Listagem de vendas
- Data de Adesão/Data de Venda: será apresentada a data da de adesão do serviço ou data da venda, conforme selecionado no filtro "Período";
- Número Bilhete: será apresentado o número do bilhete de venda do serviço;
- Data da Venda: será apresentada a data da venda do serviço;
- Documento/Série: será apresentado os números de documento e série referente a nota fiscal de venda do produto associado ao serviço;
- Cliente: será apresentado o cliente;
- Descrição: serão apresentados código e nome do serviço vendido;
- Situação: será apresentada a situação do serviço;
- Data de Cancelamento: será apresentada a data de cancelamento, nos casos em que o bilhete estiver cancelado;
- Valor Restituído: será apresentado o valor restituído, nos casos em que o bilhete estiver cancelado;
- Valor do Serviço: será apresentado o valor do serviço;
- Ações :
- Cancelar Aquisição de Serviços: através desta opção é realizado o cancelamento da venda do serviço;
- Imprimir: através deste opção é possível imprimir
Bilhetes cancelados
Bilhetes já cancelados podem ser identificados através do ícone que quando acionado exibe o detalhamento do bilhete em questão.
Detalhes de bilhetes cancelados
- Bilhete de Seguro: apresentará o número do bilhete de seguro;
- Valor Seguro: apresentará o valor total do seguro;
Valor Pago: apresentará o valor total do seguro que já foi pago pelo cliente;
- IOF Recolhido: apresentará o valor total do IOF referente a operação;
PIS/COFINS: apresentará o valor total do PIS mais o valor total do COFINS do serviço com relação a operação;
- Valor Líquido: apresentará o valor líquido;
- R$ por Dia: apresentará o valor equivalente a cada dia do seguro;
- Valor Restituído: apresentará o valor que foi devolvido ao cliente.
- Data Adesão: apresentará a data em que o seguro entrou em vigência;
- Fim Vigência: apresentará a data em que o seguro perderá a vigência;
- Dias Cobertura Contrato: apresentará a quantidade de dias que o seguro estará em vigência;
- Dias Cobertos pelo Seguro: apresentará a quantidade de dias que foram cobertos pelo seguro;
- Dias Restantes do Contrato: apresentará a quantidade de dias restantes para finalizar o contrato do seguro;
- Data do Cancelamento: data em que foi cancelado o seguro;
- Vale Troca Gerado: este campo só será exibido caso o usuário tenha optado pela geração do vale troca e apresentará o número do vale.
Cancelamento de aquisição de serviços de terceiros
Ao clicar no ícone de cancelamento da venda do serviço , o sistema abrirá uma nova página que apresentará dois grupos: Forma de Cancelamento e Detalhamento:
Cancelamento
Grupo Forma de Cancelamento
Forma Cancelamento
- Restituição: a restituição é a forma em que o cliente irá ser restituído do valor pago pelo serviço.
- Total: determina que o cliente receberá todo o valor pago pelo serviço;
- Por rateio: determina que o cliente irá receber apenas parte do valor pago
- Gerar Vale troca: realiza a geração do vale troca para a aquisição de outro serviço.
Nota
- A opção de gerar vale troca é controlada através de permissão de usuário. Mais informações podem ser consultadas no tópico Configurações da Rotina deste manual.
- A forma de restituição dependerá da configuração de parâmetro. Mais informações podem ser consultadas no tópico Configurações da Rotina deste manual.
- Caso tenha sido vendido mais de um seguro para o mesmo produto com controle/serial, será necessário cancelar um seguro por vez. O cancelamento de um dos seguros vinculados a um determinado IMEI não cancelará automaticamente os demais seguros;
- Cálculo de restituição de valor em cancelamento de serviço de terceiros: (((valor do serviço - valor do iof - valor do pis - valor do cofins) / dias de cobertura do contrato) * dias de cobertura restantes);
Grupo Detalhamento
Detalhamento
- Bilhete de Seguro: apresentará o número do bilhete de seguro;
- Valor Seguro: apresentará o valor total do seguro;
Valor Pago: apresentará o valor total do seguro que foi pago pelo cliente até o momento, separando o total em dinheiro e o total em cartão;
- IOF Recolhido: apresentará o valor total do IOF referente a operação;
PIS/COFINS: apresentará o valor total do PIS mais o valor total do COFINS do serviço com relação a operação;
- Valor Líquido: apresentará o valor líquido em dinheiro e o valor líquido em cartão;
- Data Adesão: apresentará a data em que o seguro entrou em vigência;
- Fim Vigência: apresentará a data em que o seguro perderá a vigência;
- Dias Cobertura Contrato: apresentará a quantidade de dias que o seguro estará em vigência;
- Dias Cobertos pelo Seguro: apresentará a quantidade de dias que foram cobertos pelo seguro até o momento;
- Dias Restantes do Contrato: apresentará a quantidade de dias restantes para finalizar o contrato do seguro;
- R$ por Dia: apresentará o valor equivalente a cada dia do seguro;
- Valor a Restituir: apresentará o valor que deverá ser devolvido ao cliente.
Ao clicar no botão “Prosseguir” e será exibida uma mensagem para confirmar o cancelamento do bilhete. Caso o usuário confirme, será apresentada uma mensagem de sucesso e o número do bilhete cancelado. Através da opção "Novo Cancelamento" o usuário é redirecionado a página de filtros.
Confirmação