Através desta rotina será possível realizar a venda de seguro e garantia estendida a aparelhos eletrônicos, vinculando-a aos produtos e emitindo o bilhete que comprova a adesão do serviço. A venda de serviços só pode ser realizada para notas fiscais emitidas em alguma das empresas do portal. É importante salientar que esta funcionalidade não faz parte do produto padrão e somente estará disponível para configuração e utilização após contratação junto ao setor Comercial da Linx.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Parametrização Restrita

  • Para utilizar este recurso é necessário estar em um grupo econômico com a contratação deste serviço ou entrar em contato com a área comercial para liberação:



Suporte Técnico

Parametrizações Necessárias

Acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo "Venda de Serviços de Terceiros" e definir as parametrizações:


Parametrizações

  • Utiliza integração de validação de venda e cancelamento com API de terceiros: indica se o portal enviará as informações de venda e cancelamento diretamente para API da Samsung Care + ou para SURA. Ao marcar esta opção devem ser inseridos os dados para integração.

Dados para Integração

  • Permite Venda de Serviços de Terceiros para Pessoa Jurídica no Microvix POS: com esta opção marcada, o usuário estará permitido a vender serviços de terceiros para pessoas jurídicas (CNPJ) no Microvix POS. Este parâmetro só será exibido quando o parâmetro "Utiliza integração de validação de venda e cancelamento com API de terceiros" estiver marcado.
  • Utiliza a rotina de venda de serviço de terceiros: permite definir se esta rotina poderá ser utilizada no ERP, POS, ERP e POS (se os dois forem marcados) ou nenhum (caso os dois estejam desmarcados).


Parametrização

Todos os parâmetros abaixo estão localizados em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento > Grupo "Serviços de Terceiros" 

  • No parâmetro "Código do Representante" deve ser informado o código do representante que é fornecido pela seguradora;

  • No parâmetro "Apólice de Seguro" deve ser realizado o cadastro e vínculo da apólice com as empresas, para que posteriormente seja informada no cadastro do serviço. Mais informações podem ser consultadas clicando aqui, tópico "Grupo - Serviços de Terceiros";

  • Impressão do bilhete de garantia/seguro:

  • Código Produto

  • No parâmetro "Utiliza cálculo de restituição automático no cancelamento do seguro", é possível definir se o cálculo para restituição será ou não automático no cancelamento do serviço. Quando marcado, verifica a quantidade de dias para cancelamento total automático, ou seja, caso o cancelamento esteja dentro do período de carência a restituição será automática, caso contrário será por meio de rateio, e quando este parâmetro estiver desmarcado, o período de carência será desconsiderado e o usuário poderá optar pela restituição total ou rateio no momento do cancelamento.

  • No parâmetro "Dias de carência para cancelamento total automático", é possível definir uma quantidade de dias para que haja a restituição total automática no cancelamento, depois desta quantidade de dias a restituição é calculada através de rateio.

  • No parâmetro "Envio de bilhete para e-mail do cliente automaticamente:", é possível definir se será ou não enviado o bilhete para o e-mail do cliente após a venda do serviço. Mais informações podem ser consultadas clicando aqui, tópico "Grupo - Serviços de Terceiros".

Permissão de Usuário

  • A permissão de usuário "Cancelar Aquisição de Serviço de Terceiros" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, deve estar marcada.
  • A permissão de usuário "Administrar Serviços de Terceiros" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, deve estar marcada para que possa ser realizado o cadastro do serviço, visualização do relatório de vendas e venda de serviços.
  • A permissão de usuário "Cancelar Aquisição de Serviço de Terceiros" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, deve estar marcada para que possa ser realizado o cancelamento da aquisição de serviço.
  • A permissão de usuário "Não gerar vale-compras avulso" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Frente de Loja, deve estar desmarcada para que possa ser gerado o vale troca.

Outras Configurações

Os Serviços de Terceiros serão contabilizados na seguintes operações padrões e a suas configurações se dão ao acessar Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Operações Padrões

  •  Venda a Vista de Serviços de Terceiros (1090);
  • Venda Cartão de Serviços de Terceiros (1153);

Para verificar a contabilização acesse: Adm./Financeiro > Contabilidade > Relatórios > Livro Razão, neste relatório é possível identificar todos os lançamentos contábeis efetuados no sistema agrupados por conta contábil.