Na rotina Venda de Serviços de Terceiros, além da venda, o usuário também poderá visualizar todas as vendas feitas com produtos associados a venda de serviços de terceiros.

Configurações da Rotina

Parametrização

Todos os parâmetros abaixo estão localizados em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento > Grupo "Serviços de Terceiros" 

  • No parâmetro "Apólice de Seguro" deve ser realizado o cadastro e vínculo da apólice com as empresas, para que posteriormente seja informada no cadastro do serviço. Mais informações podem ser consultadas clicando aqui;

  • No parâmetro "Envio de bilhete para e-mail do cliente automaticamente:", é possível definir se será ou não enviado o bilhete para o e-mail do cliente após a venda do serviço. Mais informações podem ser consultadas clicando aqui.

Parametrização Restrita


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx

Para bloquear a venda de serviços de terceiros para cliente internacional, tanto no ERP quanto no POS, é necessário que o parâmetro "Bloquear venda de seguro para cliente internacional" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Venda de Serviços de Terceiros esteja marcada.



Permissão de Usuário

  • A permissão de usuário "Administrar Serviços de Terceiros" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, deve estar marcada para que possa ser realizado o cadastro do serviço e a visualização do relatório de venda de serviços.

Executando a Rotina

Ao acessar Faturamento > Serviços de Terceiro > Venda de Serviços de Terceiros, iniciar processo de venda.


Venda de Serviços de Terceiros


Ao acessar a rotina, no campo "Tipo de Listagem" estarão disponíveis duas opções:

  • Top 10 desta loja: esta opção estará marcada por padrão e lista as últimas dez vendas realizadas na empresa logada;
  • Utilizar filtros para busca: através desta opção serão exibidos os filtros para que o usuário possa visualizar todas as vendas associadas a venda de serviço de terceiros. Os filtros exibidos são:
    • Empresas: neste campo serão exibidas todas as empresas cadastradas no portal e o usuário poderá selecionar uma ou mais;
    • Cliente: será possível pesquisar o cliente ( através do recurso de lupa ) ou inserir seu código de cadastro do CRM diretamente no campo;
    • Documento da Venda: pode ser inserido o número do documento da venda;
    • Nome do Produto: identificação do produto vendido, que poderá ser inserido através do código ou do recurso da lupa ();
    • Controle/Serial: a busca pode ser realizada por controle/serial;
    • Vendas no período de / Até: será possível definir um período (data inicial e final) para a busca das vendas. 


Filtros


Listagem

Na listagem serão exibidas as seguintes colunas:


Listagem de vendas


  • Data: data em que foi emitida a nota;
  • Doc./Série: serão apresentados os números do documento e série. Ao clicar no link do número será aberta uma janela exibindo o documento interno da venda (cópia da nota fiscal).
  • Empresa: será apresentada a empresa onde a nota foi gerada;
  • Cliente: será apresentado o nome do cliente;
  • Itens: será exibida a quantidade de itens;
  • Valor Total: será apresentado o valor total da nota;
  • Detalhes da Venda: é apresentada a opção "Expandir".


Nota

  • Caso sejam listadas muitas vendas, o usuário poderá realizar uma busca através do campo "Pesquisar" ou escolher a quantidade de registros listados por páginas no campo "Mostrar x registros por página".
  • Ao clicar nas setas () antes do nome da coluna a listagem será organizada em ordem alfabética, crescente () ou decrescente (). Somente uma das setas poderá organizar as colunas.
  • Poderão ser listadas notas de vendas com produtos com e/ou sem controle de serial. Serão listadas todas as notas em que tenham ao menos um produto relacionado a serviço de terceiro em seu cadastro;


Ao clicar em "Expandir" serão exibidos os dados da venda:


Expandir


  • Código: será exibido o código do produto vendido;
  • Produto: será apresentada a nomenclatura do produto vendido;
  • Controle/Serial: será apresentado o controle/serial do produto vendido;
  • Preço Venda: será apresentado o preço de venda do produto;
  • Preço Tabela Padrão: será apresentado o preço do produto na tabela padrão;
  • Serviços Vinculados ao Produto: será apresentado o serviço associado ao produto, caso o cliente já tenha adquirido algum serviço associado, estes estarão bloqueados para uma nova compra. Caso o prazo limite para venda do serviço tenha sido expirado será exibido o ícone "" ao lado do serviço;

Mais de um serviço poderá ser vinculado ao produto com o mesmo controle/serial. Porém, os seguros selecionados têm que estarem no mesmo cadastro de combinações, vide manual Cadastro de Combinações. Caso os seguros selecionados para o mesmo controle/serial não estiveram cadastrados numa mesma combinação, será exibido um aviso.


Aviso de combinações de seguros


Nota

Caso uma combinação de cadastros de seguros não possa ser vendido para um determinado produto, será exibido um aviso em tela;


Caso os seguros selecionados estejam no mesmo cadastro de combinação, a venda seguirá normalmente. Para realizar a compra do serviço deve-se ser selecionado o serviço acionado a opção "Adquirir", neste momento será apresentada a página Venda de Serviços de Terceiros onde as seguintes informações devem ser adicionadas:

 

Finalização da venda


  • Cliente: caso a venda tenha sido realizada para Consumidor Final, ao adquirir o seguro será necessário informar um cliente válido. Além disso, se em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo Campos Obrigatórios, o parâmetro "Validar campos obrigatórios na Venda de Serviços de Terceiros:" estiver marcado como "Sim", o sistema verificará se todos os campos obrigatórios do cadastro do cliente selecionado foram preenchidos, caso contrário exibirá um alerta para que as informações sejam completadas. 


Alerta

  • Vendedor: será exibida a listagem de todos os vendedores cadastrados, para auxiliar na busca basta inserir o nome do vendedor no campo de pesquisa;
  • Preço do(s) Serviço(s): já virá preenchido com o valor do serviço que será contratado;
  • Plano de Pagamento: deve ser selecionado um plano de pagamento para o pagamento do serviço e selecionar o ícone para a aprovação. Caso seja necessário efetuar a troca de algum dos planos, basta clicar em "Remover".  Será possível utilizar múltiplos planos, para tanto, é necessário escolher um plano e definir o valor parcial que será pago com ele, e assim sucessivamente até completar o valor total da venda do serviço. Se o valor total do serviço não for distribuído corretamente entre os planos o sistema impedirá o usuário de finalizar a venda e o campo "Valor ainda a ser pago" ficará em vermelho para alertar o usuário.
  • NSU/Cod. Autorização: caso nas configurações o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF" estiver marcado e a venda estiver sendo efetuada com cartão de crédito ou débito não TEF será obrigatório informar os dois campos na tela para cada plano de pagamento inserido na venda.
  • Vale: deve ser informado o código do vale neste campo. O usuário poderá pesquisar um vale através do recurso da lupa (). Para cancelar um vale inserido incorretamente basta clicar no ícone ().
  • "Preço Final" será apresentada a soma de todos os planos de pagamento inseridos. 


Ao finalizar, caso a empresa trabalhe com envio de e-mail , ao finalizar uma venda será exibida uma mensagem de alerta para que o usuário confirme ou não o envio das apólices para o e-mail do cliente. O envio do e-mail é determinado via parametrização, para mais informações consulte o item "Configurações da Rotina" deste manual.


Mensagem de alerta


Ao confirmar ou cancelar o envio do e-mail o usuário será direcionado para a tela de relatório gerencial que disponibilizará três opções: Imprimir o relatório gerencial, imprimir bilhete de seguro ou retornar para a tela inicial da rotina.


Relatório Gerencial


Imprimir Relatório Gerencial


Relatório gerencial


Imprimir Bilhetes de Seguro

As informações exibidas no bilhete são configuradas via parametrização, para mais informações consulte o item "Configurações da Rotina" deste manual.


Bilhete de Seguro


Venda para Consumidor Final

Ao emitir uma nota fiscal para consumidor final, ao realizar a venda do serviço para o produto desta nota, o campo "Cliente" será exibido e não poderá ser informado o consumidor final. Caso seja informado o consumidor final, um alerta será exibido.


Venda para consumidor final


Alerta