Onde você está?
Faturamento - Microvix > Serviços de Terceiros > Cadastro de Serviços de Terceiros
Ao acessar Faturamento > Serviços de Terceiros > Cadastro de Serviços de Terceiros será possível realizar o Cadastro do Seguro.
Configurações da Rotina
Permissão de Usuário
- A permissão de usuário "Administrar Serviços de Terceiros" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, deve estar marcada para que possa ser realizado o cadastro do serviço e a visualização do relatório de venda de serviços.
Executando a Rotina
Ao acessar Faturamento > Serviços de Terceiros > Cadastro de Serviços de Terceiros os seguintes dados devem ser informados:
Serviços de Seguro (Terceiros)
- Empresas: deve ser informada uma ou mais empresas definindo que o serviço em questão estará disponível para vendas nestas;
- Descrição: deve ser informada uma descrição para o serviço;
- Operadora: deve ser informada a operadora responsável pela integração das informações;
- Código do Produto na Seguradora: este código é informado pela seguradora;
- Valor Serviço: deve ser informado um valor fixo para o serviço;
- Percentual: deve ser informado um percentual para o serviço. Nas vendas (POS), o sistema verifica preferencialmente o valor deste campo para definir o valor do serviço.
Exemplo:
O valor do produto vendido é R$ 2.500,00 e o percentual do serviço que está vinculado a ele é 10. O sistema utiliza a fórmula:
- Percentual * Valor do produto na tabela padrão.
Desta maneira o valor do serviço será;
- R$ 250,00, pois 2.500,00 * 10 % = R$ 250,00.
Se o percentual não for informado, nas vendas (POS) o sistema utilizará o valor fixo configurado.
- Valor Cobertura 1: informar o valor da primeira cobertura;
- Valor Cobertura 2: informar o valor da segunda cobertura;
- Valor Cobertura 3: informar o valor da terceira cobertura;
- Valor Franquia: informar o valor da franquia;
- % Remuneração Representante: informar o percentual do valor da remuneração representante;
- Validade (meses): deve ser informado os meses de validade do serviço;
- Alíquota IOF %: deve ser informada a alíquota de Imposto sobre Operações Financeiras;
- Alíquota PIS %: deve ser informada a alíquota do Programa de Integração Social;
- Alíquota CONFINS %: deve ser informada a alíquota da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
- Apólice: deve ser informada uma apólice que está vinculada a empresa selecionada no cadastro. Mais informações sobre cadastro e vínculo de apólice podem ser consultadas clicando aqui;
- Prazo limite para venda do serviço no ERP x dias: ao inserir a quantidade de dias limite para a venda do serviço o usuário poderá selecionar duas opções para o prazo:
- Após a venda do aparelho;
- Antes da conclusão do seguro da fábrica;
- Ativo: caso marcado, o serviço em questão está ativo, caso desmarcado não.
Para conseguir efetuar o cadastro, deve-se informar, além dos campos obrigatórios, pelo menos o valor do serviço ou seu percentual, caso contrário, se nenhum desses valores for informado, o sistema não permitirá finalizar o cadastro.
Após preencher os campos necessários basta salvar, além disso, através do botão "Exibir Registros" será exibida a listagem com os serviços já cadastrados.
Listagem de Serviços de Seguro (Terceiros)
Nota
- Ao tentar cadastrar um Serviço de Seguro sem o valor de percentual será exibida uma mensagem exigindo a confirmação do cadastro.
Percentual com Valor Zerado
- Os campos Valor Cobertura 1, Valor Cobertura 2, Valor Cobertura 3, Valor Franquia e % Remuneração Representante somente serão exibidos caso a parametrização Exibir campos adicionais no cadastro de Serviços de Terceiros em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais > Grupo Serviços de Terceiros estiver marcada;
Quando o parâmetro Exibir campos adicionais no cadastro de Serviços de Terceiros for desativado, deverá ser ajustada a configuração dos bilhetes que contém as tags relacionadas aos campos para que não ocorra divergência na configuração do bilhete.
Filtros
Após gerar a listagem, serão exibidos alguns filtros que o usuário poderá definir para aprimorar a pesquisa dos cadastros de seguros.
- Nome: poderá inserir o nome do produto que está cadastrado com seguro;
- Apólice: poderá selecionar a apólice de seguros cadastrado para o produto;
- Código do Produto na Seguradora: poderá informar o número do código do produto que foi registrado na seguradora;
- Exibir inativos;
Filtros para Busca de Seguros
Como vincular o serviço ao produto
Após a realização do cadastro dos serviços de seguro é necessário vinculá-los aos produtos. Essa associação deverá ser realizada em “Suprimentos > Estoque > Produtos > Cadastro, no grupo “Serviço de Seguro (Terceiros)”.
Cadastro de Produtos