Introdução
Infraestrutura requerida
Papeis e responsabilidades
Premissas quanto a Regras de Negócio
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Sisdia Evo 2016
O Sisdia Evo 2016, é a terceira geração do DMS (Dealer Management System ou Sistema de Gestão de Concessionárias) Sisdia.
O Sisdia é uma solução que vem sendo desenvolvida e aperfeiçoada há mais de 25 anos. Sempre evoluindo e se adaptando às novas tecnologias e exigências do mercado, ao mesmo tempo em que é um sistema de gestão sofisticado e extremamente simples de ser operado.
O Sisdia Evo 2016 foi totalmente revitalizado proporcionando um visual mais moderno nas telas de entrada do Sistema, na tela principal e nas telas dos programas individuais.
Além de maior usabilidade, agora o Sistema conta com uma primeira liberação de novas funcionalidades que trarão uma experiência de uso mais interativa entre os usuários da empresa e os processos de negócio.
Estas novas funcionalidades terão sempre características de uso que, com menos cliques, proporcionarão uma fácil utilização pelo usuário.
Quadro Eletrônico de Serviços
O módulo de Quadro Eletrônico de Serviços do Sisdia Evo 2016 é uma ferramenta de controle do agendamento de serviços e de progresso do trabalho na oficina, cujo os objetivos são:
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Sobre este documento
Apresentamos a Configuração Mínima dos equipamentos onde serão instalados o Sisdia Evo 2016 e Quadro Eletrônico de Serviços.
Podem ocorrer alterações nas configurações, em virtude de fatores relacionados ao movimento diário da Concessionária: número de passagens na oficina, entre outros.
O Servidor e as Estações de Trabalho devem seguir as configurações mínimas e evoluir estas configurações à medida em que a Concessionária crescer.
Este documento complementa, e não substitui, o documento de Configurações Mínimas do Sisdia enviado em momento de Contrato de Cessão de Direito de Uso de Programas e Sistemas e Prestação de Serviços de Informática ou em atualizações/renovações do mesmo.
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Servidor de Aplicação e Banco de Dados
- Requisitos de Hardware
- Processador Quad-Core Intel Xeon ou superior;
- 8 GB de RAM ou superior;
- HD SCSI ou SAS com mínimo de 200 GB de espaço disponível em disco;
- Placa Gigabit Ethernet 100/1000;
- DVD-RW (para instalação e Backup);
- Configuração de IP manual (Fixo);
- Drive de Fita DAT (opcional);
- Sistema RAID (opcional).
Obs.1: Esta configuração pode variar para mais ou para menos.
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- É recomendado um estudo antecipado junto a Linx, ou parceiro por ela indicado, para definir os requisitos ideais de hardware que comportem a quantidade de usuários, massa de dados e volume de movimentações da Concessionária, com base na situação atual e previsões de crescimento futuro.
Obs.2: A Linx recomenda servidor DELL, IBM ou HP.
- É recomendado um estudo antecipado junto a Linx, ou parceiro por ela indicado, para definir os requisitos ideais de hardware que comportem a quantidade de usuários, massa de dados e volume de movimentações da Concessionária, com base na situação atual e previsões de crescimento futuro.
- Requisitos de Software
- RedHat Enterprise Linux (recomendada a versão 6.5 kernel 2.6.32-431);
- IBM® Informix® server 11.50 ou superior (recomendada a versão 11.70);
- Four Js Genero 2.50 (obrigatória);
- Apache Tomcat 6 ou superior;
- JVM 1.6 ou superior.
Obs.1: As versões dos produtos podem variar de acordo com a necessidade do projeto de implantação do sistema, necessidade de evolução tecnológica do sistema e disponibilidade dos fornecedores de cada produto. É recomendado consultar a Linx antes de adquirir ou instalar os softwares acima, para que se obtenha a versão ideal do momento do projeto.
Obs.2: O Licenciamento dos softwares acima são de responsabilidade da Concessionária.
Estações de Trabalho
I. Usuários de Quadro Eletrônico de Serviços, principalmente Controladores de Quadro e Agendadores de Serviços
- Requisitos mínimos de Hardware
- Processador Intel i5 com 1,8 GHz ou superior;
- 8 GB de RAM ou superior;
- HD SATA com no mínimo 40 GB de espaço em disco disponível;
- Placa Ethernet 100 Mbps ou superior;
- Monitor com resolução 1366x768, 16:9 e de tamanho mínimo de 17";
- Teclado e Mouse (ou similares).
- Requisitos Requisitos mínimos de de Software
- Windows 7 ou superior;
- Firefox última versão (com Java script habilitado).
II. Demais Usuários do Sisdia Evo 2016
- Requisitos mínimos de Hardware
- Processador Intel i5 de 1,5 GHz ou superior;
- 4 GB de RAM ou superior;
- HD SATA com no mínimo 40 GB de espaço em disco disponível;
- Placa Ethernet 100 Mbps ou superior;
- Monitor com resolução 1024x768, 16:9 e de tamanho mínimo de 15";
- Teclado e Mouse (ou similares).
- Requisitos Requisitos mínimos de de Software
- Windows 7 ou superior;
- Firefox última versão (com Java script habilitado).
Obs.1: É recomendado um estudo antecipado junto a Linx, ou parceiro por ela indicado, para definir os requisitos ideais de hardware que comportem a operação específica de cada usuário.
Obs.2: As versões dos produtos podem variar de acordo com a necessidade do projeto de implantação do sistema, necessidade de evolução tecnológica do sistema e disponibilidade dos fornecedores de cada produto. É recomendado consultar a Linx antes de adquirir ou instalar os softwares acima, para que se obtenha a versão ideal do momento do projeto.
Obs.3: O Licenciamento dos softwares acima são de responsabilidade da Concessionária.
III. Geral
- Outros Recursos e recomendações
- Todas as estações deverão ter acesso à rede e à porta 8080 do Servidor de Aplicação do Sisdia Evo 2016;
- Não utilizar Thin Client - o Quadro Eletrônico de Serviços utiliza alguns componentes que são processados na estação do usuário e no caso dos Thin Clients o processamento destes componentes é transferido para servidor de TS, o que pode causar impacto na operação do Quadro Eletrônico de Serviços quando vários usuários o estiverem utilizando ao mesmo tempo;
- Revisar as estações que usam Sisdia Evo 2016, quanto à esta configuração de Cache do Firefox abaixo. Principalmente nos computadores da Central de Agendamentos e Pós-Vendas, que utilizam Quadro Eletrônico de Serviços (VIPE2008, VIPE2010 e VIPE2012).
- Além da qualidade do Hardware e do Software, existem outros fatores que influenciam diretamente na performance das máquinas e, consequentemente, nos processos da Concessionária, entre eles: rede lógica, elétrica, hubs e switch, os quais devem ser de boa qualidade e estar devidamente instalados e configurados.
Link de comunicação
- 2 Mbps de Link FULL dedicado ao produto Sisdia Evo 2016 para cada 40 usuários.
- Latência de comunicação entre o servidor e as estações de trabalho de no máximo 70ms. Principalmente nas concessionárias que estão fisicamente distantes do Servidor (geralmente as filiais).
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- Fluxo de Agendamento de Serviços:
- Computador (conforme definido em Estações de Trabalho) com Monitor de resolução 1366x768, 16:9 e de tamanho mínimo de 17".
- Quadro de Agendamento de Serviços:
- Computador (conforme definido no item Estações de Trabalho deste documento) sem monitor;
- TV com tamanho mínimo de 40" e resolução mínima de 1920x1080 pixels, Full HD, LCD/LED (aconselhável);
- Cabo de vídeo de tamanho e tipo (RGB/HDMI) adequado ao ambiente escolhido para instalação do conjunto.
- Quadro de Execução de Serviços:
- Computador (conforme definido no item Estações de Trabalho deste documento) sem monitor;
- TV com tamanho mínimo de 40" e resolução mínima de 1920x1080 pixels, Full HD, LCD/LED (aconselhável);
- Cabo de vídeo de tamanho e tipo (RGB/HDMI) adequado ao ambiente escolhido para instalação do conjunto.
Obs.: Dependendo do ambiente, é possível utilizar apenas 1 (um) computador para exibição dos quadros de Execução e Agendamento em televisores diferentes.
- Controlador do Quadro:
- Computador (conforme definido no item Estações de Trabalho deste documento) com Monitor de resolução 1366x768, 16:9 e de tamanho mínimo de 17", sendo de modo exclusivo, para o controle do Quadro (não deve ser compartilhado com o Quadro de Execução de Serviços).
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Controlador de Quadro
Receber as informações vindas do agendamento, tratá-la e organizá-la para atendimento no próximo dia. Ficar a par dos processos atendidos e vendidos pelos consultores. Distribuir as tarefas, orientar e tirar dúvidas da equipe de oficina. Acompanhar os serviços em execução. Acompanhar os pedidos solicitados pela oficina junto ao setor de peças. Reportar aos consultores sobre o andamento de cada veículo. Monitorar os prazos de entrega de cada veículo. Oferecer suporte no controle do pátio. Somente o operador de quadro poderá fazer as devidas modificações caso haja no quadro eletrônico.
Obrigatório: mínimo 1 (um) por loja.
Líder Kaizen (ou cargo correspondente conforme cada marca)
Líder de Qualidade ou Melhoria Contínua. Conhecer o processo da marca e garantir que está sendo aplicado na operação de pós-venda, principalmente em relação ao Agendamento e Execução dos serviços no Quadro Eletrônico.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.
Recepcionista
Garantir o primeiro atendimento ao cliente, o direcionamento do cliente a área de recepção e a entrada dos veículos no estacionamento e na oficina.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.
Agendador de Serviços
Realizar de forma ativa ou passiva o agendamento dos serviços periódicos ou corretivos de cada cliente/veículo.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.
Consultor Técnico
Promover a venda de serviços, peças e acessórios através de ordem de serviço, prestando atendimento pleno ao cliente.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.
Chefe de Oficina
Monitorar e Controlar os serviços executados pelos técnicos e garantir a qualidade dos mesmos.
Requerido: não há recomendação para esta função, pois não é requerido para o Quadro Eletrônico de Serviços.
Gerente de Pós-Venda
Gerenciar os recursos humanos e materiais de Pós-Venda e responder pela área na empresa.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.
Gestor de TI
Garantir as premissas de pré-requisitos de equipamentos, servidor e ambiente da Concessionária.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.
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Quadro Eletrônico de Serviços
- A Concessionária deve ter um responsável (ponto focal) para a implantação do Quadro Eletrônico de Serviços. Ou seja, uma pessoa que irá fornecer as informações do Pós-Venda para o Coordenador de Implantação Linx e acionar as pessoas responsáveis em qualquer necessidade;
- Na implementação do Quadro Eletrônico de Serviços, a Concessionária deve cancelar e reinserir as pré-ordens no sistema antes do início da operação do Quadro pelo Controlador. Ou seja, antes do primeiro dia útil de uso do Quadro Eletrônico de Serviços no Pós-Venda.
- A Concessionária deve ter um responsável (geralmente o Líder Kaizen) para realizar os ajustes das cores dos Chips (Identificador do Serviço), caso necessário.
- Todo serviço que não possui tempo padrão no CADP0130, deve estar indicado para Não Gerar Chip;
- Caso haja atualização dos Tempos Padrões, por importação de arquivo, deverão ser verificadas as cores dos chips no Quadro Eletrônico de Serviços. Caso haja algum chip transparente, ajustá-lo no programa CADP0130 o relacionamento do campo Tipo Serviço VIP-1.
- Caso haja a necessidade em relação ao serviço DIAGNOSTICO de utiliza-lo mais de uma vez na O.S. ou Pré-Ordem, sem causar a junção destes chips, deve-se criar no CADP0130 até 10 (dez) serviços de diagnósticos (DIAG1, DIAG2, DIAG3... DIAG10) e utilizá-los nesta sequência, ao invés de utilizar um único código. Com isso, será gerado somente um chip para cada serviço.
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