Introdução
Infraestrutura requerida
Papeis e responsabilidades
Premissas quanto a Regras de Negócio


Introdução


Sisdia Evo 2016
O Sisdia Evo 2016, é a terceira geração do DMS (Dealer Management System ou Sistema de Gestão de Concessionárias) Sisdia.
O Sisdia é uma solução que vem sendo desenvolvida e aperfeiçoada há mais de 25 anos. Sempre evoluindo e se adaptando às novas tecnologias e exigências do mercado, ao mesmo tempo em que é um sistema de gestão sofisticado e extremamente simples de ser operado.
O Sisdia Evo 2016 foi totalmente revitalizado proporcionando um visual mais moderno nas telas de entrada do Sistema, na tela principal e nas telas dos programas individuais.
Além de maior usabilidade, agora o Sistema conta com uma primeira liberação de novas funcionalidades que trarão uma experiência de uso mais interativa entre os usuários da empresa e os processos de negócio.
Estas novas funcionalidades terão sempre características de uso que, com menos cliques, proporcionarão uma fácil utilização pelo usuário.

Quadro Eletrônico de Serviços
O módulo de Quadro Eletrônico de Serviços do Sisdia Evo 2016 é uma ferramenta de controle do agendamento de serviços e de progresso do trabalho na oficina, cujo os objetivos são:

  • Balancear a carga de trabalho entre os recursos da oficina (box, técnicos e consultores);
  • Melhorar a eficiência do trabalho;
  • Aumentar a capacidade de serviço;
  • Permitir que todos acompanhem o andamento das operações na oficina;
  • Visualizar "Carry-overs" e serviços paralisados;
  • Reduzir tempo perdido dos recursos da oficina (box, técnicos e consultores).


O conceito dos Quadros de Controle vem do TSM (Toyota Service Management) e está baseado nos três fatores de instrução da produção:

  1. Informação (veículo, serviço solicitado, etc.);
  2. Sequência (Qual o próximo? Prioridade pelo prazo de entrega);
  3. Material (Técnico, box, etc.).




Sobre este documento
Apresentamos a Configuração Mínima dos equipamentos onde serão instalados o Sisdia Evo 2016 e Quadro Eletrônico de Serviços.
Podem ocorrer alterações nas configurações, em virtude de fatores relacionados ao movimento diário da Concessionária: número de passagens na oficina, entre outros.
O Servidor e as Estações de Trabalho devem seguir as configurações mínimas e evoluir estas configurações à medida em que a Concessionária crescer.

Este documento complementa, e não substitui, o documento de Configurações Mínimas do Sisdia enviado em momento de Contrato de Cessão de Direito de Uso de Programas e Sistemas e Prestação de Serviços de Informática ou em atualizações/renovações do mesmo.

Infraestrutura requerida


Servidor de Aplicação e Banco de Dados

  1. Requisitos de Hardware
    • Processador Quad-Core Intel Xeon ou superior;
    • 8 GB de RAM ou superior;
    • HD SCSI ou SAS com mínimo de 200 GB de espaço disponível em disco;
    • Placa Gigabit Ethernet 100/1000;
    • DVD-RW (para instalação e Backup);
    • Configuração de IP manual (Fixo);
    • Drive de Fita DAT (opcional);
    • Sistema RAID (opcional).

      Obs.1: Esta configuração pode variar para mais ou para menos. É recomendado um estudo antecipado junto a Linx, ou parceiro por ela indicado, para definir os requisitos ideais de hardware que comportem a quantidade de usuários, massa de dados e volume de movimentações da Concessionária, com base na situação atual e previsões de crescimento futuro.
      Obs.2: A Linx recomenda servidor DELL, IBM ou HP.

  2. Requisitos de Software
    • RedHat Enterprise Linux (recomendada a versão 6.5 kernel 2.6.32-431);
    • IBM® Informix® server 11.50 ou superior (recomendada a versão 11.70);
    • Four Js Genero 2.50 (obrigatória);
    • Apache Tomcat 6 ou superior;
    • JVM 1.6 ou superior.

      Obs.1: As versões dos produtos podem variar de acordo com a necessidade do projeto de implantação do sistema, necessidade de evolução tecnológica do sistema e disponibilidade dos fornecedores de cada produto. É recomendado consultar a Linx antes de adquirir ou instalar os softwares acima, para que se obtenha a versão ideal do momento do projeto. 

      Obs.2: O Licenciamento dos softwares acima são de responsabilidade da Concessionária. 



Estações de Trabalho
I. Usuários de Quadro Eletrônico de Serviços, principalmente Controladores de Quadro e Agendadores de Serviços

  1. Requisitos mínimos de Hardware
    • Processador Intel i5 com 1,8 GHz ou superior;
    • 8 GB de RAM ou superior;
    • HD SATA com no mínimo 40 GB de espaço em disco disponível;
    • Placa Ethernet 100 Mbps ou superior;
    • Monitor com resolução 1366x768, 16:9 e de tamanho mínimo de 17";
    • Teclado e Mouse (ou similares).

  2. Requisitos mínimos de Software
    • Windows 7 ou superior;
    • Firefox última versão (com Java script habilitado).


II. Demais Usuários do Sisdia Evo 2016

  1. Requisitos mínimos de Hardware
    • Processador Intel i5 de 1,5 GHz ou superior;
    • 4 GB de RAM ou superior;
    • HD SATA com no mínimo 40 GB de espaço em disco disponível;
    • Placa Ethernet 100 Mbps ou superior;
    • Monitor com resolução 1024x768, 16:9 e de tamanho mínimo de 15";
    • Teclado e Mouse (ou similares).

  2. Requisitos mínimos de Software
    • Windows 7 ou superior;
    • Firefox última versão (com Java script habilitado).

      Obs.1: É recomendado um estudo antecipado junto a Linx, ou parceiro por ela indicado, para definir os requisitos ideais de hardware que comportem a operação específica de cada usuário. 

      Obs.2: As versões dos produtos podem variar de acordo com a necessidade do projeto de implantação do sistema, necessidade de evolução tecnológica do sistema e disponibilidade dos fornecedores de cada produto. É recomendado consultar a Linx antes de adquirir ou instalar os softwares acima, para que se obtenha a versão ideal do momento do projeto

      Obs.3: O Licenciamento dos softwares acima são de responsabilidade da Concessionária. 


III. Geral

  1. Outros Recursos e recomendações
    • Todas as estações deverão ter acesso à rede e à porta 8080 do Servidor de Aplicação do Sisdia Evo 2016;
    • Não utilizar Thin Client - o Quadro Eletrônico de Serviços utiliza alguns componentes que são processados na estação do usuário e no caso dos Thin Clients o processamento destes componentes é transferido para servidor de TS, o que pode causar impacto na operação do Quadro Eletrônico de Serviços quando vários usuários o estiverem utilizando ao mesmo tempo;
    • Revisar as estações que usam Sisdia Evo 2016, quanto à esta configuração de Cache do Firefox abaixo. Principalmente nos computadores da Central de Agendamentos e Pós-Vendas, que utilizam Quadro Eletrônico de Serviços (VIPE2008, VIPE2010 e VIPE2012).



    • Além da qualidade do Hardware e do Software, existem outros fatores que influenciam diretamente na performance das máquinas e, consequentemente, nos processos da Concessionária, entre eles: rede lógica, elétrica, hubs e switch, os quais devem ser de boa qualidade e estar devidamente instalados e configurados.



Link de comunicação

  1. 2 Mbps de Link FULL dedicado ao produto Sisdia Evo 2016 para cada 40 usuários.
  2. Latência de comunicação entre o servidor e as estações de trabalho de no máximo 70ms. Principalmente nas concessionárias que estão fisicamente distantes do Servidor (geralmente as filiais).


Equipamentos específicos para o Quadro Eletrônico de Serviços

  1. Fluxo de Agendamento de Serviços:

    • Computador (conforme definido em Estações de Trabalho) com Monitor de resolução 1366x768, 16:9 e de tamanho mínimo de 17".
  2. Quadro de Agendamento de Serviços:

    • Computador (conforme definido no item Estações de Trabalho deste documento) sem monitor;
    • TV com tamanho mínimo de 40" e resolução mínima de 1920x1080 pixels, Full HD, LCD/LED (aconselhável);
    • Cabo de vídeo de tamanho e tipo (RGB/HDMI) adequado ao ambiente escolhido para instalação do conjunto.
  3. Quadro de Execução de Serviços:

    • Computador (conforme definido no item Estações de Trabalho deste documento) sem monitor;
    • TV com tamanho mínimo de 40" e resolução mínima de 1920x1080 pixels, Full HD, LCD/LED (aconselhável);
    • Cabo de vídeo de tamanho e tipo (RGB/HDMI) adequado ao ambiente escolhido para instalação do conjunto.

      Obs.: Dependendo do ambiente, é possível utilizar apenas 1 (um) computador para exibição dos quadros de Execução e Agendamento em televisores diferentes.
  4. Controlador do Quadro:
    • Computador (conforme definido no item Estações de Trabalho deste documento) com Monitor de resolução 1366x768, 16:9 e de tamanho mínimo de 17", sendo de modo exclusivo, para o controle do Quadro (não deve ser compartilhado com o Quadro de Execução de Serviços).


Papeis e responsabilidades


Controlador de Quadro
Receber as informações vindas do agendamento, tratá-la e organizá-la para atendimento no próximo dia. Ficar a par dos processos atendidos e vendidos pelos consultores. Distribuir as tarefas, orientar e tirar dúvidas da equipe de oficina. Acompanhar os serviços em execução. Acompanhar os pedidos solicitados pela oficina junto ao setor de peças. Reportar aos consultores sobre o andamento de cada veículo. Monitorar os prazos de entrega de cada veículo. Oferecer suporte no controle do pátio. Somente o operador de quadro poderá fazer as devidas modificações caso haja no quadro eletrônico.
Obrigatório: mínimo 1 (um) por loja.
Líder Kaizen (ou cargo correspondente conforme cada marca)
Líder de Qualidade ou Melhoria Contínua. Conhecer o processo da marca e garantir que está sendo aplicado na operação de pós-venda, principalmente em relação ao Agendamento e Execução dos serviços no Quadro Eletrônico.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.
Recepcionista
Garantir o primeiro atendimento ao cliente, o direcionamento do cliente a área de recepção e a entrada dos veículos no estacionamento e na oficina.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.
Agendador de Serviços
Realizar de forma ativa ou passiva o agendamento dos serviços periódicos ou corretivos de cada cliente/veículo.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.
Consultor Técnico
Promover a venda de serviços, peças e acessórios através de ordem de serviço, prestando atendimento pleno ao cliente.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.
Chefe de Oficina
Monitorar e Controlar os serviços executados pelos técnicos e garantir a qualidade dos mesmos.
Requerido: não há recomendação para esta função, pois não é requerido para o Quadro Eletrônico de Serviços.
Gerente de Pós-Venda
Gerenciar os recursos humanos e materiais de Pós-Venda e responder pela área na empresa.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.
Gestor de TI
Garantir as premissas de pré-requisitos de equipamentos, servidor e ambiente da Concessionária.
Requerido: mínimo 1 (um) por loja.

Premissas quanto a Regras de Negócio


Quadro Eletrônico de Serviços

  1. A Concessionária deve ter um responsável (ponto focal) para a implantação do Quadro Eletrônico de Serviços. Ou seja, uma pessoa que irá fornecer as informações do Pós-Venda para o Coordenador de Implantação Linx e acionar as pessoas responsáveis em qualquer necessidade;

  2. Na implementação do Quadro Eletrônico de Serviços, a Concessionária deve cancelar e reinserir as pré-ordens no sistema antes do início da operação do Quadro pelo Controlador. Ou seja, antes do primeiro dia útil de uso do Quadro Eletrônico de Serviços no Pós-Venda.

  3. A Concessionária deve ter um responsável (geralmente o Líder Kaizen) para realizar os ajustes das cores dos Chips (Identificador do Serviço), caso necessário.

  4. Todo serviço que não possui tempo padrão no CADP0130, deve estar indicado para Não Gerar Chip;

  5. Caso haja atualização dos Tempos Padrões, por importação de arquivo, deverão ser verificadas as cores dos chips no Quadro Eletrônico de Serviços. Caso haja algum chip transparente, ajustá-lo no programa CADP0130 o relacionamento do campo Tipo Serviço VIP-1.

  6. Caso haja a necessidade em relação ao serviço DIAGNOSTICO de utiliza-lo mais de uma vez na O.S. ou Pré-Ordem, sem causar a junção destes chips, deve-se criar no CADP0130 até 10 (dez) serviços de diagnósticos (DIAG1, DIAG2, DIAG3... DIAG10) e utilizá-los nesta sequência, ao invés de utilizar um único código. Com isso, será gerado somente um chip para cada serviço.