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Bem-vindo ao Troco Pay! O Troco Pay é uma solução inovadora que permite a gestão do troco digital, integrado com a API Rodobank. Por meio deste sistema, o estabelecimento pode transferir automaticamente o valor do troco para uma conta específica, de onde a API realizará a transferência bancária diretamente para o motorista ou contratado. O sistema |
foi implementado para tratar as vendas |
realizadas com o Troco Pay no PDV, automatizando todo o processo. Ao registrar uma venda com troco |
digital, |
as informações necessárias são automaticamente salvas nas novas colunas |
do banco de dados, e |
a despesa é gerada no momento da confirmação do caixa, garantindo agilidade e precisão na contabilização. |
Assista o vídeo e confira:
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Pré-Requisitos1. Solicitar os dados de integração à Rodobank/Troco Pay |
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2. |
Verificar no portal da Rodobank/Troco Pay e com o cliente |
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Observação: A configuração detalhada dos operadores no TAC será abordada na seção a seguir. 3. Versões recomendadas:
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Configurações no EMSys |
Siga os procedimentos abaixo para a configurar a Integração com Troco Pay.
Parâmetros Empresa |
Acesse os Parâmetros Empresa no EMSys:
EMSys3 > Sistema > Parâmetros Empresa >Acesse EMSys3 → Sistema → Parâmetros Empresa → Troco Pay. |
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Cadastro Forma de PagamentoAcesse o cadastro de Forma de Pagamento |
: |
EMSys3 → Gerencial → PDV → Forma de Pagamento → Cadastro Forma de Pagamento. Pesquise a forma de pagamento que será utilizada na integração Troco Pay |
, e marque a opção Troco Pay conforme destacado na imagem abaixo: Cadastro de PessoasÉ possível |
configurar o cliente para receber |
somente um tipo de troco e, se for um contratado, também para agendar o pagamento |
. |
Embora essa configuração não seja obrigatória, ao finalizar a venda no PDV, as |
opções de troco e pagamento agendado serão exibidas automaticamente na tela de finalização |
da venda. |
Caso a opção de troco tenha sido configurada no cadastro de pessoa no EMSys para |
um motorista |
ou contratado, somente |
essa opção ficará disponível para finalizar a venda no PDV TAC |
. O operador não poderá alterar para uma opção diferente |
da registrada no cadastro |
do EMSys. |
Essa |
funcionalidade é especialmente útil para grandes empresas e transportadoras |
, que possuem um cadastro de |
"Contratado" que inclui múltiplos motoristas por exemplo. |
No cadastro de Pessoas (Cliente), será necessário informar, a opção |
de troco no momento da venda, o código do contratado, e a quantidade de |
dias de |
depósito. |
Acesse |
: Gerencial → Pessoa → Pessoas → Outros → Troco Pay. 1. Selecione uma das opções de troco para |
garantir o correto processamento da baixa no momento da venda no PDV: |
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2. Se |
a opção desejada for Troco para o Contratado, é necessário selecionar o cadastro de pessoa do |
contratado utilizando a opção correspondente. 3. |
Caso informe a Quantidade de Dias de Depósito, a transferência bancária será realizada pela Troco Pay |
para a conta destino |
, contando a partir dadata da venda, em dias corridos, conforme o período informado. Exemplo: Se a venda |
foi realizada em e |
a quantidade de dias de depósito informada for 3, a transferência será |
feita em . Exportação de Dados TAC Online: Ao salvar os registros, os parâmetros |
serão enviados automaticamente para o TAC via Web Service. |
TAC Off-line: Para realizar a exportação de dados |
, acesse Gerencial → PDV → Exportação de Dados.
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Configurações no TACControle de Acesso Operador |
Por padrão, todos os operadores cadastrados no TAC |
têm permissão para finalizar |
vendas com Troco Pay. |
No entanto, é necessário habilitar o(s) usuário(s) que terão permissão para cancelar uma venda com transação Troco Pay. |
É possível habilitar todos os operadores ou |
restringir a permissão apenas aosupervisor. Caso seja habilitado apenas o supervisor, para cancelar a venda, será necessário informar os dados de acesso do supervisor e prosseguir com a liberação. |
Acesse: TG3Config > Selecionar o Operador > Configurar Operador.
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Funcionalidades no TACConsulta Cadastro Troco PayNo TAC possui uma tela para realizar consultas de Motorista, Contratado e transações realizadas. O acesso a cada tela é feita através dos menus abaixo:
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Basta informar o CPF ou CNPJ do cliente/contratado/motorista no campo Identificação e clicar no botão pesquisar: Jornada de Venda com Troco PayAo realizar uma venda com troco, será |
exibida uma tela perguntando se deseja utilizar o Troco Pay |
Se
para o repasse do troco, conforme mostrado abaixo. 1. Se o usuário clicar em |
Não |
, o sistema |
continuará com o processo de venda normal, e o operador |
deverá efetuar o troco em dinheiro. 2. Se o usuário clicar em |
Sim |
, o sistema |
avançará para uma nova tela onde |
será possível dividir o troco entre Dinheiro e Troco Pay |
, caso deseje dividir o valor do troco |
entre essas duas opções. 3. No campo Espécie, informe o valor que será repassado ao cliente em espécie. Se o valor total do troco for repassado à Troco Pay, deixe |
este campo com valor |
zerado. 4. No campo Valor Troco Pay informe o valor que será repassado |
ao Troco Pay. |
Após isso, clique em OK. 5. A tela de Forma de Pagamento será exibida. Nesse momento, deve ser inserido no campo de identificação deve ser inserido o CPF ou CNPJ de quem irá receber o |
Troco Pay, clique na lupa para pesquisar. |
- No campo Identificação informe o CPF/CNPJ do motorista/contratado e clique no botão pesquisar.
6. Durante a pesquisa, se o motorista |
ou contratado for encontrado, o sistema exibirá a tela abaixo |
com os dados completos do motorista/ |
contratado.
O operador poderá realizar o cadastro de uma nova ativação, preenchendo todos os dados na tela abaixo. Ao clicar em Ok para prosseguir, será enviado para a Troco Pay os dados desse novo cadastro. |
Após preencher e seguir
7. Após preencher as informações e prosseguir com a venda, o |
Troco Pay será |
processado e a venda será finalizada. 8. Será emitido o comprovante do troco enviado |
ao Troco Pay |
. Consulta transações |
É possível consultar todas as transações realizadas com Troco Pay diretamente no PDV. Basta acessar o menu:
TAC > Administração > Troco Pay > Transações.
Selecione uma das opções de filtros por Status, Período das transações ou um turno específico. Clique no botão pesquisar para exibir os dados na tela:
Cancelamento Troco Pay
Hoje o Cancelamento de um Troco Pay é vinculado ao cancelamento do documento fiscal, basta realizar o cancelamento da nota que o Troco Pay será cancelado automaticamente.
Para realizar o cancelamento é necessário ter um operador com um usuário Troco Pay que tenha permissão para realizar o cancelamento.
Para liberar o acesso de cancelamento do operador, volte e siga o passo 2.1
O cancelamento é possível ser feito completo e parcial:
- Completo: é feito o estorno total do valor Troco Pay.
- Parcial: é feito o estorno parcial do valor de acordo com o que existe disponível na conta do cliente (necessário acesso de supervisor).
Fechamento de Caixa no EMSys
Os caixas integrados no EMSys, online ou offline, exibirão as transações realizadas com Troco Pay.
Ao acessar a tela de menu: Gerencial > PDV > Fechamento de Caixa, na árvore de menu esquerdo da tela, clique em Troco Pay. Todas as transações serão exibidas no lado direito da tela:
Informações Técnicas
Ao realizar a exportação
Cancelamento Troco PayO cancelamento do Troco Pay não pode ser feito de forma independente, pois está vinculado à venda. Para cancelar o Troco Pay, é necessário cancelar toda a venda, não sendo possível cancelar apenas o valor do troco. O processo de cancelamento do troco exige que a nota fiscal associada seja cancelada primeiro. Após o cancelamento da nota, o sistema realizará automaticamente o cancelamento do Troco Pay. Para realizar essa ação, é necessário que o operador tenha um usuário Troco Pay com a permissão adequada para cancelamento. Usuários sem essa permissão não poderão realizar o cancelamento do Troco Pay. O administrador tem a possibilidade de remover ou alterar permissões de usuários, restringindo ou concedendo acesso para cancelar transações (conforme descrito nas orientações do item 2.1). 1. Para realizar o cancelamento, acesse o Gerenciado de Documentos Fiscais, clique no botãoCancelar, em seguida insira a Justificativa do Cancelamento, clique em OK para confirmar. 2. Caso o cancelamento seja efetuado, será exibida a mensagem "Troco Pay Cancelado com Sucesso", esta transação será refletida no Portal do Rodobank, confirmando o cancelamento da operação. |
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Informações TécnicasExportação de Parâmetros
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Exportação de Forma de PagamentoAo realizar a exportação |
da Forma de Pagamento para o PDV TAC, o indicativo de que a forma de pagamento está habilitada para |
Troco Pay é armazenado na coluna ind_trocopay da tabela tab_forma_pagto. O valor será: |
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Exportação de Cliente para o PDV TAC:Ao realizar a exportação de Cliente para o PDV TAC, o indicativo |
das opções de troco |
informadas no EMSys é gravado na coluna ind_destino_trocopay da tabela tab_cliente, |
conforme a opção |
selecionada:
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Além disso, aQuantidade de Dias para |
Depósito será |
gravada na coluna dta_pagto_trocopay da tabela tab_cliente. |