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Índice
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O troco pay trata-se do troco digital gerado pela API Rodobank, onde o posto pode transferir os valores para uma conta específica que será usada para que a API faça transferências bancárias dos trocos

    Bem-vindo ao Troco Pay!

    O Troco Pay é uma solução inovadora que permite a gestão do troco digital, integrado com a API Rodobank. Por meio deste sistema, o estabelecimento pode transferir automaticamente o valor do troco para uma conta específica, de onde a API realizará a transferência bancária diretamente para o motorista ou contratado.

    O sistema

comporta as implementações necessárias

foi implementado para tratar as vendas

com troco pay que foram realizadas no PDV. Quando o usuário fazer

realizadas com o Troco Pay no PDV, automatizando todo o processo. Ao registrar uma venda com troco

pay

digital,

vai popular as

as informações necessárias são automaticamente salvas nas novas colunas

criadas no

do banco de dados, e

gerar

a despesa é gerada no momento da confirmação do caixa, garantindo agilidade e precisão na contabilização.

Assista o vídeo e confira:


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Pré-Requisitos

      1. Solicitar os dados de integração à Rodobank/Troco Pay

os dados

:

  • ID do Cliente
e
  • Token para a integração

     2.

Verificar no portal da Rodobank/Troco Pay e com o cliente

, quais

:

  • Quais usuários e senhas de operadores
que tem
  • têm acesso ao portal.
Essa
  • Esta informação é
importante
  • essencial para definir quais operadores
poderão
  • terão permissão para cancelar vendas
com vínculo de
  • vinculadas ao Troco Pay.
Na configuração do operador do TAC, logo mais abaixo, esta informação é melhor detalhada.Utilizar a versão do TAC igual ou superior a

Observação: A configuração detalhada dos operadores no TAC será abordada na seção a seguir.

      3. Versões recomendadas:

  • TAC: Versão 3.1.0.420
e versão do EMSys
  • ou superior
  • EMSys: Versão 3.5.22.25
.
  • ou superior



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Configurações no EMSys

Siga os procedimentos abaixo para a configurar a Integração com Troco Pay.

Parâmetros Empresa

Acesse os Parâmetros Empresa no EMSys:

EMSys3 > Sistema > Parâmetros Empresa >

       Acesse EMSys3 → Sistema  →  Parâmetros Empresa  → Troco Pay.

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  1. Clique na opção Troco Pay no menu esquerdo da tela.
  2. Marque a opção
: "
  1. Ativar a Integração com Troco Pay.
"
  1. Informe o código ID Cliente Integração repassado pela Rodobank.
  2. Informe oToken de Integração repassado pela Rodobank
Clique
  1.  Informe o Favorecido.
  2. Inclua o tipo de despesa.
  3.  Informe o tipo de Mnemônico.
  4.  Clique no botão Confirmar para salvar as configurações.

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Cadastro Forma de Pagamento

Acesse o cadastro de Forma de Pagamento

através da tela

:

EMSys3 > Gerencial > PDV > Forma de Pagamento > Cadastro

EMSys3 →  Gerencial →  PDV →  Forma de Pagamento →  Cadastro Forma de Pagamento.

Pesquise a forma de pagamento que será utilizada na integração Troco Pay

. Marque

, e marque a opção Troco Pay conforme destacado na imagem abaixo:


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Cadastro de Pessoas

É possível

parametrizar

configurar o cliente para receber

somete

somente um tipo de troco e, se for um contratado, também para agendar o pagamento

caso seja um contratado

.

Esse processo não é obrigatório pois

Embora essa configuração não seja obrigatória, ao finalizar a venda no PDV, as

mesmas

opções de troco e pagamento agendado serão exibidas automaticamente na tela de finalização

de

da venda.

Mas caso seja configurado

Caso a opção de troco tenha sido configurada no cadastro de pessoa no EMSys para

esse

um motorista

/

ou contratado, somente

será possível finalizar uma venda com esta opção

essa opção ficará disponível para finalizar a venda no PDV TAC

, não sendo possível o operador

. O operador não poderá alterar para uma opção diferente

deste

da registrada no cadastro

no

do EMSys.

 

Essa

opção será melhor utilizada

funcionalidade é especialmente útil para grandes empresas e transportadoras

onde é possível ter

, que possuem um cadastro de

Contratado para vários motoristas,

"Contratado" que inclui múltiplos motoristas por exemplo.

Para isso é preciso informar no

No cadastro de Pessoas (Cliente), será necessário informar, a opção

do

de troco no momento da venda, o código do contratado, e a quantidade de

Dias

dias de

Depósito

depósito.

 

Acesse

a tela Gerencial > Pessoas > Pessoa > Pessoas > Outros > Troco Pay:

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: Gerencial Pessoa  Pessoas → Outros → Troco Pay.

1. Selecione uma das opções de troco para

ser realizado a baixa corretamente

garantir o correto processamento da baixa no momento da venda no PDV:

 

  • Troco para o Contratado
;
  • .
  • Troco para o Contratado com repasse ao Motorista
;
  • .
  • Troco para o Motorista
;
  • .
  • Definido no momento da venda
;
  • .

2. Se

optar por opção de troco

a opção desejada for Troco para o Contratadoé necessário selecionar o cadastro de pessoa do

Contratado através desta opção

contratado utilizando a opção correspondente.

3.

Se informar o campo

Caso informe a Quantidade de Dias de Depósito, a transferência bancária será realizada pela Troco Pay

na

para a conta destino

contado

, contando a partir dadata da venda, em dias corridos, conforme o período informado.

Exemplo: Se a venda

ocorreu no dia

foi realizada em e

foi informado neste campo

a quantidade de dias de depósito informada for 3, a transferência será

realizada no dia

feita em .


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Exportação de Dados

        TAC Online: Ao salvar os registros, os parâmetros

são

serão enviados automaticamente para o TAC via Web Service.

TAC Offline: Realizar

        TAC Off-line: Para realizar a exportação de dados

através do menu:Gerencial > PDV > Exportação

, acesse Gerencial → PDV → Exportação de Dados.

  1. Selecione o PDV que irá receber os dados
;
  1. .
  2. Marque a opção Cliente
;
  1. .
  2. Marque a opção Forma de Pagamento
;
  1. .
  2. Marque a opção Parâmetros
;
  1. .
  2. Clique no botãoExportar Dados e aguarde a conclusão do processo.


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Configurações no TAC 

Controle de Acesso Operador 

Por

       Por padrão, todos os operadores cadastrados no TAC

possuem

têm permissão para finalizar

venda

vendas com Troco Pay.

Porém

       No entanto, é necessário habilitar o(s) usuário(s) que terão permissão para cancelar uma venda com transação Troco Pay.

É

       É possível habilitar todos os operadores ou

somente o supervisor. Ao habilitar somente o suporte, ao efetuar o cancelamento da venda basta

restringir a permissão apenas aosupervisor. Caso seja habilitado apenas o supervisor, para cancelar a venda, será necessário informar os dados de acesso do supervisor e prosseguir com a liberação.

Acesse o

       Acesse: TG3Config > Selecionar o Operador > Configurar Operador.

  1. Na
nova
  1. tela
será exibido
  1. demonstrada abaixo, o botão Troco Pay aparecerá na parte superior
da tela
  1. . Clique
neste
  1. nesse botão e
informe
  1. forneça o usuário e a senha do operador cadastrado no portal Troco Pay (
verifique
  1. veja os Pré-
Requisito
  1. Requisitospara mais detalhes).
  2. Clique em
Ok
  1. OK para finalizar a configuração.


Nota
titleObservação

O usuário e senha

solicitado

solicitados nesta tela

deverá ser o mesmo repassado

devem ser os mesmos fornecidos pelo Troco Pay.

Se Informar incorretamente, impedirá

Caso sejam informados de forma incorreta, o cancelamento da venda será impedido.


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Funcionalidades no TAC 

Consulta Cadastro Troco Pay

      No TAC possui uma tela para realizar consultas de Motorista, Contratado e transações realizadas. O acesso a cada tela é feita através dos menus abaixo:

  • TAC
->
  • Administração
->
  • →  Troco Pay
->
  • →  Consultar Motorista
;
  • .
  • TAC
->
  • Administração
->
  • →  Troco Pay
->
  • →  Consultar Contratado
;
  • .

      Basta informar o CPF ou CNPJ do cliente/contratado/motorista no campo Identificação e clicar no botão pesquisar:


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Jornada de Venda com Troco Pay

Ao realizar uma venda com troco, será

exibido

exibida uma tela perguntando se deseja utilizar o Troco Pay

:

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Se

para o repasse do troco, conforme mostrado abaixo.

1. Se o usuário clicar em

"

Não

"

, o sistema

segue a

continuará com o processo de venda normal, e o operador

deve

deverá efetuar o troco em dinheiro.


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2. Se o usuário clicar em

"

Sim

"

, o sistema

segue

avançará para uma nova tela onde

é

será possível dividir o troco entre Dinheiro e Troco Pay

(

, caso deseje dividir o valor do troco

em dinheiro e troco pay):

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entre essas duas opções.

3. No campo Espécie, informe o valor que será repassado ao cliente em espécie. Se o valor total do troco for repassado à Troco Pay, deixe

esse

este campo com valor

0

zerado.

4. No campo Valor Troco Pay informe o valor que será repassado

à

ao Troco Pay.

Clique no botão OK. Uma nova tela onde será inserido o cpf/cnpj

Após isso, clique em OK.


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5. A tela de Forma de Pagamento será exibida. Nesse momento, deve ser inserido no campo de identificação deve ser inserido o CPF ou CNPJ de quem irá receber o

trocopay:

Troco Pay, clique na lupa para pesquisar.


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  1. No campo Identificação informe o CPF/CNPJ do motorista/contratado e clique no botão pesquisar.
Na pesquisa


6. Durante a pesquisa, se o motorista

/

ou contratado for encontrado, o sistema exibirá a tela abaixo

contendo

com os dados completos do motorista/

Contratado:

contratado.

Nota
titleObservação

Se o CPF ou CNPJ do motorista

/

ou contratado não for encontrado na pesquisa, será

exibido uma mensagem: Motorista / Contratado não encontrado. 

O operador poderá realizar o cadastro de uma nova ativação, preenchendo todos os dados na tela abaixo. Ao clicar em Ok para prosseguir, será enviado para a Troco Pay os dados desse novo cadastro.

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Após preencher e seguir

exibida a mensagem: "Nenhum Registro Encontrado" ao clicar OK, o sistema novamente exibirá uma mensagem "Realize um novo cadastro para o motorista e para o contatado".

O operador deverá preencher todos os dados solicitados e clicar em OK para prosseguir, os dados do novo cadastro serão enviados para o Troco Pay.


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7. Após preencher as informações e prosseguir com a venda, o

trocopay

Troco Pay será

realizado

processado e a venda será finalizada.


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8. Será emitido o comprovante do troco enviado

à

ao Troco Pay

:

.


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Consulta transações

É possível consultar todas as transações realizadas com Troco Pay diretamente no PDV. Basta acessar o menu:

TAC > Administração > Troco Pay > Transações.

Selecione uma das opções de filtros por Status, Período das transações ou um turno específico. Clique no botão pesquisar para exibir os dados na tela:

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Cancelamento Troco Pay 

Hoje o Cancelamento de um Troco Pay é vinculado ao cancelamento do documento fiscal, basta realizar o cancelamento da nota que o Troco Pay será cancelado automaticamente.

Para realizar o cancelamento é necessário ter um operador com um usuário Troco Pay que tenha permissão para realizar o cancelamento.

Para liberar o acesso de cancelamento do operador, volte e siga o passo 2.1

O cancelamento é possível ser feito completo e parcial:

  • Completo: é feito o estorno total do valor Troco Pay.
  • Parcial: é feito o estorno parcial do valor de acordo com o que existe disponível na conta do cliente (necessário acesso de supervisor).

Fechamento de Caixa no EMSys

Os caixas integrados no EMSys, online ou offline, exibirão as transações realizadas com Troco Pay. 

Ao acessar a tela de menu: Gerencial > PDV > Fechamento de Caixa, na árvore de menu esquerdo da tela, clique em Troco Pay. Todas as transações serão exibidas no lado direito da tela:

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Informações Técnicas

Ao realizar a exportação
  • No Menu Administração → Troco Pay → Transações, é possívelrealizar pesquisas detalhadas por período, status e turno das transações, facilitando a verificação e a conciliação de eventuais inconsistências no processo.


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  •  Caso haja algum erro no status da transação, há uma opção de Conciliar Pendências para garantir que o sistema atualize corretamente o status de cada operação.


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Cancelamento Troco Pay

O cancelamento do Troco Pay não pode ser feito de forma independente, pois está vinculado à venda. Para cancelar o Troco Pay, é necessário cancelar toda a venda, não sendo possível cancelar apenas o valor do troco.

O processo de cancelamento do troco exige que a nota fiscal associada seja cancelada primeiro. Após o cancelamento da nota, o sistema realizará automaticamente o cancelamento do Troco Pay. Para realizar essa ação, é necessário que o operador tenha um usuário Troco Pay com a permissão adequada para cancelamento. Usuários sem essa permissão não poderão realizar o cancelamento do Troco Pay. O administrador tem a possibilidade de remover ou alterar permissões de usuários, restringindo ou concedendo acesso para cancelar transações (conforme descrito nas orientações do item 2.1).

1. Para realizar o cancelamento, acesse o Gerenciado de Documentos Fiscais, clique no botãoCancelar, em seguida insira a Justificativa do Cancelamento, clique em OK para confirmar.


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           2. Caso o cancelamento seja efetuado, será exibida a mensagem "Troco Pay Cancelado com Sucesso",  esta transação será refletida no Portal do Rodobank, confirmando o cancelamento da operação.


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Informações Técnicas

Exportação de Parâmetros

  • Ao realizar a Exportação de Parâmetros para o PDV TAC, o indicativo de que a empresa está habilitada para realizar troco com Troco Pay é armazenado na tabela tab_parametro_sistema, conforme ilustrado na imagem abaixo
com os
  • . Os seguintes códigos de parâmetros são utilizados:

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    Exportação de Forma de Pagamento 

      Ao realizar a exportação

de

da Forma de Pagamento para o PDV TAC, o indicativo de que a forma de pagamento está habilitada para

TrocoPay

Troco Pay é armazenado na coluna ind_trocopay da tabela tab_forma_pagto. O valor será:

Recebe valores
  • 'S' paraSim
está
  • (habilitado
e
  • )
  • 'N' para Não
está habilitado.Ao
  • (não habilitado)

    Exportação de Cliente para o PDV TAC:

     Ao realizar a exportação de Cliente para o PDV TAC, o indicativo

de

das opções de troco

informada

informadas no EMSys é gravado na coluna ind_destino_trocopay da tabela tab_cliente,

de acordo com

conforme a opção

marcada

selecionada:

  • Troco para o Contratado = TC
  • Troco para o Contratado com Repasse ao Motorista = CM
  • Troco para o Motorista
:
  • = TM
  • Definido no momento da venda = DV
A informação

     Além disso, aQuantidade de Dias para

depósito

Depósito será

gravado

gravada na coluna dta_pagto_trocopay da tabela tab_cliente.