Após realizar a ativação da rotina, deve-se acessar CRM > Crédito Avulso > Crédito ao Cliente ou Crédito com o Fornecedor e realizar o cadastro de crédito avulso. Esta rotina permite Pesquisar, Inserir, Adicionar, Zerar e Detalhar os créditos de clientes/Fornecedor.
Crédito ao Cliente
Para realizar a pesquisa de crédito basta informar a forma de pesquisa Código do Cliente/Fornecedor ou Nome do Cliente/Fornecedor. Ao clicar no botão "Inserir" será possível cadastrar um crédito avulso, para tanto, é necessário informar o cliente/fornecedor que receberá o crédito avulso, o valor do crédito gerado e o motivo da geração.
Inserir crédito avulso
Confirmação de cadastro
Se o cliente já possuir um valor de crédito/fornecedor, ao informa-lo será apresentado o saldo atual.
Crédito avulso
Outra forma de conceder um crédito a um cliente/fornecedor é através do ícone , ao acessar o link o cadastro do crédito deve ser realizado normalmente. Ao concluir, o crédito adicionado será somado ao crédito anterior.
Para zerar todos os créditos pertencentes ao cliente/fornecedor, basta clicar sobre o link "Zerar", o sistema questionará se o usuário deseja zerar todos os créditos, caso ele selecione a opção "Sim" os créditos serão zerados, porém o cliente/fornecedor continuará na listagem.
Zerar crédito
Cliente com crédito zerado
Através do ícone é possível visualizar todas as movimentações de crédito de um cliente/fornecedor. Após acessar o ícone será apresentada a página "Detalhes" com o ID do crédito, Data de geração, Empresa, Débito, Crédito, Motivo e as opções de Adicionar, Zerar e Excluir.
Detalhes
Nota | ||
---|---|---|
| ||
|
Informações | ||
---|---|---|
| ||
A geração de crédito também pode ser realizada através das seguintes rotinas:
|
UTILIZAÇÃO DE CRÉDITO AVULSO NO FATURAMENTO
Se a empresa utilizar a rotina de crédito avulso (CRM > Crédito Avulso > Crédito ao Cliente/Fornecedor), ao emitir uma nota de venda para um cliente que possua crédito, será apresentado o campo "Crédito" e ao seu lado será apresentado o saldo disponível, este crédito pode ser utilizado como forma de pagamento.
Crédito
Ao informar o valor do crédito a ser utilizado, serão apresentados todos os saldos disponíveis e o sistema rateará o valor informado entre os créditos pertencentes ao cliente utilizando sempre o mais antigo.
Crédito disponível e rateio
Mesmo tendo informado o valor total da Nota no campo "Crédito" ainda deve ser selecionada uma forma de pagamento, o indicado é selecionar "Dinheiro". Ao prosseguir, o sistema realizará a integração com o financeiro e contábil utilizando as operações padrões "Venda a Vista (6)" e "Crédito ao Cliente (64)". Ao acessar o documento interno (Faturamento > Relatórios > Movimento Diário) o valor pago com crédito estará especificado como "Dinheiro".
Documento Interno
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|