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Linx Estética > Agenda 2.0 > Agendamento
Esta rotina permite cadastrar os agendamentos da unidade.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Ambiente
O acesso a agenda deve ser realizado no ambiente Unidade.
Permissão de Usuário
- Para realizar o gerenciamento da agenda é necessário que o usuário esteja logado com o perfil "Recepcionista".
- Para a utilização da rotina é necessário que a permissão de usuário "Baixa de Insumos - Expedição" esteja marcada;
- Para a utilização da rotina é necessário que a permissão de usuário "Baixa de Insumos - Registro" esteja marcada;
- Para que seja possível realizar agendamento em múltiplas unidades é necessário que a permissão de usuário "Agendar em todas as unidades" esteja marcada;
Executando a Rotina
Para iniciar um agendamento é necessário clicar sobre o horário desejado e disponível na agenda, desta forma será exibida a página para preencher os dados necessários.
Iniciar Agendamento
Grupo Cliente
- Unidade: será exibida em qual unidade será realizado o agendamento;
- Cliente: permite buscar pelo cliente do agendamento, a pesquisa poderá ser realizada pelo Nome, CPF ou Telefone. Através do ícone é possível cadastrar um Prospect, inserindo apenas Nome e Telefone. Além disso, ao selecionar um cliente, através do ícone os dados do seu cadastro poderão ser alterados;
Adicionar Prospect
Editar Cadastro do Cliente
Nota | ||
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Ao selecionar um cliente para agendamento se ele estiver de aniversário no dia em questão, será exibida uma mensagem de lembrete do aniversário. Lembrete de Cliente Aniversariante |
- Telefone: apresentará a informação registrada para o cadastro;
- Data: correspondente ao agendamento, poderá ser alterada se necessário, apesar da seleção na agenda;
- Noiva: indica se o agendamento é corresponde ao dia da noiva;
- Ícone : através desta opção é possível imprimir a comanda do agendamento;
Ícone : através desta opção é possível criar um novo orçamento;
Confirmação para Criar um Novo Orçamento
Ícone : através desta opção serão exibidos todos os orçamentos salvos, para visualização, edição e aprovação;
Orçamentos Disponíveis para Aprovação
- Ícone : é possível realizar a aprovação de um orçamento, uma compra ainda não paga, liberando uma sessão para realização imediata. Para acessar o recurso é necessário inserir um cliente na tela de agendamentos e o ícone será exibido no topo da tela;
Tela de Orçamento do Cliente
- Ícone : é possível visualizar o histórico e o saldo dos serviços que o cliente em questão possui. Para acessar o recurso é necessário inserir um cliente na tela de agendamentos e o ícone será exibido no topo da tela;
Tela de saldo de Serviços do Cliente
No histórico será possível visualizar as informações de número de venda, a unidade em que foi contratado o serviço, o serviço contratado, a quantidade contratada, quantidade utilizada, quantidade agendada, saldo e a validade. Ao clicar no link constante na descrição dos serviços, será exibido o histórico de ações detalhadas em todas as sessões realizadas.
Tela de Histórico do Cliente
- Ícone : é possível visualizar as fichas de atendimentos de todos os serviços já agendados pelo cliente em questão;
Ficha de Acompanhamento do Cliente
No campo "Filtrar", poderá buscar por uma ficha em específico pesquisando pelo nome do serviço, pelo valor ou pela data de contratação.
Transferência de Pacotes
Quando o recurso de transferência de pacotes estiver configurado será possível realizar agendamentos de sessões pertencentes a pacotes adquiridos em outra franquia. Desta forma, clientes de outras franquias poderão ter seus dados e pacotes visualizados, além de histórico de compras, acompanhamentos e agendamentos em franquias diferentes. Através da rotina de Evolução do Tratamento poderá ser consultado as sessões executadas e qual foi a franquia responsável.
Sessões Executadas em Franquias Diferentes
Aviso | ||
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Grupo Serviços
- Avulso: indica que o serviço que está sendo vendido não faz parte de um pacote;
- Tipo: estará disponível apenas para vendas avulsas. Ao selecionar uma opção, serão apresentados os serviços vinculados à ela;
Nota | ||
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- Pacote: quando o cliente selecionado tenha contratado um pacote de serviços, será exibido nesta coluna quantos serviços já foram utilizados em relação ao total contratado. O número de serviços já utilizados do pacote será atualizado somente depois que a comanda for salva;
- Serviço: serão exibidos os serviços já adquiridos para o cliente em questão;
Pesquisa de Serviços
Dica | ||
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Ao digitar parte do nome do serviço serão listadas as combinações possíveis e será permitido selecioná-los para a inclusão. |
Nota | ||
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Aviso de agendamento |
- Preferencial: define que o cliente em questão tem preferência pelo profissional indicado;
- Profissional: indica o profissional selecionado para execução do procedimento;
- Espaço: permite indicar a sala em que ocorrerá o procedimento;
- Duração: indica o tempo para execução do serviço adquirido;
- Horário: correspondente ao agendamento;
- Situação: status do serviço (Agendado, Confirmado, Executado, etc.).
Após o preenchimento de todos os dados, ao acionar o botão , o serviço será inserido.
Serviços Inseridos
Na listagem poderão ser realizadas as seguintes ações:
- Alterar o espaço reservado para execução do serviço;
- Alterar o profissional responsável e incluir auxiliares;
- Declarar o profissional como preferencial;
- Alterar a duração e o horário agendado;
- Modificar o status do agendamento;
- Preencher as questões da ficha de atendimento. Quando o ícone estiver vermelho indicará que o preenchimento é obrigatório, se estiver amarelo será opcional e verde indicará que já teve as informações preenchidas;
- Excluir os serviços acrescentados.
Cortesia
Se no cadastro do serviço ele estiver configurado com a opção "Pode ser oferecido como cortesia", nas vendas avulsas será possível concedê-lo como cortesia. Para tantos, é necessário na coluna "Ações" acionar o botão "Conceder cortesia" .
Conceder Cortesia
Algumas regras serão consideradas:
- O serviço deve estar parametrizado para concessão como cortesia;
- Caso o serviço seja executado, mas a venda não seja finalizada o ícone ficará ativo;
- Quando a venda for finalizada, o ícone será bloqueado para alteração;
- Quando houver somente cortesia na venda os botões para concessão de desconto não serão exibidos;
- As vendas que possuírem somente serviços cortesia não gerarão ficha no Microvix POS;
- Os serviços concedidos como cortesia poderão ser consultados no Relatório de Cortesias em: Menu Relatórios > Cortesia;
- Caso a venda possua um serviço cortesia e ele seja desconfigurado para permitir cortesia, o ícone ficará bloqueado;
- Quando for concedida cortesia os valores dos serviços em questão serão desconsiderados do valor total da venda e será apenas exibido um total de cortesia no menu de valores.
Dica | ||
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Para configurar um serviço para que possa ser concedido como cortesia é necessário acessar o Ambiente Sede com perfil "Administrativo Sede" e em Menu Serviços > Consultar Serviços > Pesquisar o serviço desejado > Cadastro do serviço, habilitar o parâmetro. |
Nota | ||
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Destaque
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Grupo Produtos
- Tipo: permite indicar o tipo de produto que será comercializado junto ao serviço. Caso já tenha sido configurado um tipo de produto no parâmetro "Tipo de Produto padrão para exibição na agenda" ele deve estar previamente selecionado;
- Produto: permite selecionar o produto vinculado ao tipo selecionado, para localizá-lo basta digitar parte do nome no campo de descrição;
Pesquisa de produtos
Dica | ||
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Ao digitar parte do nome do produto serão listadas as combinações possíveis e será permitido selecioná-los para a inclusão. |
- Quantidade: desejada para o produto que será vendido.
Após o preenchimento de todos os dados, ao acionar o botão , o produto será inserido.
Produtos Inseridos
Na listagem será possível modificar a quantidade ou excluir o produto adicionado.
Grupo Baixa de Insumos
Sempre que o profissional for realizar um agendamento, caso utilize algum produto no serviço selecionado, poderá realizar a baixa de insumos manualmente junto do agendamento.
- Tipo: deverá selecionar qual o tipo do produto que será usado;
- Produto: deverá selecionar qual o produto que será usado;
- Quantidade: deverá informar qual a quantidade do produto que será usado no serviço;
- Profissional: deverá selecionar qual o profissional que utilizará o produto;
- Botão : selecionando este botão incluirá o produto selecionado para a utilização no serviço agendado;
Grupo baixa de insumos
Após selecionar o produto desejado, basta clicar no botão de que será incluso para o agendamento.
Produto incluído
Para excluir o produto basta clicar em .
Nota | ||
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No campo "Quantidade" será exibida a unidade de medida do produto conforme está em seu cadastro. |
Totalizadores e Desconto
Após inserir todos os serviços e/ou produtos do agendamento que ainda não foram adquiridos, o sistema apresentará totalizadores de valor e descontos aplicados.
Totalizadores
A opção de aplicar desconto permite conceder três modalidades de abatimento na venda, são elas:
Definir Desconto
- Descontar por porcentagem: permite definir um percentual de desconto para a venda;
Desconto por Percentual
- Descontar por valor: permite definir um valor monetário para venda;
Desconto por Valor
- Determinar valor final: permite definir o valor total da venda conforme o desejado.
Determinar Valor Final
Os descontos também poderão ser aplicados individualmente por serviço ou produto, clicando sobre o ícone do item que deseja conceder o desconto.
Desconto Unitário
Após aplicado, será apresentado o desconto concedido em cada item.
Desconto Concedido
Nota | ||
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Gorjeta
Através do botão de "Gorjeta" será possível incluir um valor ao valor total que será aplicado como gorjeta ao profissional que está realizando o atendimento. Ao abrir a janela de gorjeta, basta clicar sobre a coluna "Valor" e será apresentado um campo para inserir o valor da gorjeta. Após clicar em atualizar, basta fechar a janela que a gorjeta será aplicada aos totalizadores da comanda.
Inserir Gorjeta
Para remover a gorjeta clique sobre o ícone da coluna "Ações".
Observações e Botões de Ação
- Observações: permite incluir informações sobre o serviço agendado;
- Botão Histórico: através deste botão é possível visualizar todas as movimentações realizadas nas comandas;
Histórico de Movimento da Comanda
Clicando sobre o ícone da coluna "Ações" é possível visualizar mais detalhes da movimentação.
Detalhes do Histórico
- Botão Excluir: após salvar o agendamento, através desta opção é possível exclui-lo;
- Botão Histórico/Saldo: esta opção exibirá o histórico de compras do cliente e os saldos de cada uma;
- Botão Salvar e Finalizar: salva e já finaliza o agendamento criado;
- Botão Salvar: salva o agendamento criado. Não será possível salvar o agendamento sem um profissional selecionado, caso isso aconteça, será exibido um aviso.
Aviso de obrigatoriedade do profissional
Nota | ||
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Permissão para Salvar e Finalizar
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Após salvar, o agendamento já é exibido conforme o profissional escolhido.
Agendamentos Criados
Nota | ||
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Numerar Comanda Manualmente Se o número inserido for de uma comanda que já está em aberto, não será possível repeti-lo. Para empresas que possuem integração com o Linx Microvix POS, será possível finalizar as fichas buscando tanto pelo número gerado automaticamente, quanto manual;
Aviso de Pagamentos em Aberto
Serviços Contabilizados
Alterar Situação Se houver somente um serviço, a mensagem exibida será somente para confirmar a alteração. Finalizar comanda
Agendamento Não Permitido |
Controle de Aniversários
Quando um cliente agendado estiver de aniversário no dia corrente, será exibido um lembrete ao lado direito da página da agenda.
Lembrete de Clientes Aniversariantes do Dia
Âncora | ||||
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