Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
borderColorpurple
borderStylesolid

📑 CONCEITO

Na tela de vendas, a operação de troca é feita por meio do botão mediante o parâmetro Permitir Lançamento de Trocas que encontra-se disponível no Linx POS Manager, Configurações, Venda.


No Linx POS 7.8SPK2 foi implementada a opção de troca referenciada pela chave de acesso do documento fiscal (55- NF-e; 65- NFCe ou 59-CFe SAT), isto é, para ocasiões em que o cliente não apresenta o cupom para troca, é possível realizar a operação referenciando a chave de acesso (documento eletrônico de origem). Essa implementação está condicionado ao novo parâmetro ASSOCIA_TROCA_FISCAL=T (habilitado).

Caso ocorra o cenário supracitado será exibida a mensagem amigável "Não localizamos venda para associar todos os produtos da troca. Faça associação do documento fiscal na tela de nota fiscal."

O recurso para digitação da chave está disponível na tela de nota fiscal na aba "Doc. Referenciadas". A tela possui o campo "Documento (s) eletrônico(s) - Origem" e que possui as seguintes validações:

  1. Validação do digito validador (NFC-e, CF-e SAT e NF-e);
  2. Validação mínima de 44 caracteres;
  3. Validação para evitar duplicidade de digitação da chave;

No tópico passo a passo está exemplificando essa novidade e as demais.


No Linx POS 7.8 SPK5, foi criado o parâmetro

Âncora
IDENT_VENDA_ORIGEM_TROCA
IDENT_VENDA_ORIGEM_TROCA
IDENT_VENDA_ORIGEM_TROCA, com a finalidade de no momento de registrar um item de troca, selecionar o item de venda de origem, garantindo que esse item tenha o mesmo preço líquido utilizado na venda e também a referência correta do documento fiscal de saída na NF-e de entrada.

Critérios da funcionalidade:

- Se o novo parâmetro estiver desligado, quanto ao registro de itens de troca, o comportamento do sistema não deve ser alterado.

Os demais critérios são aplicáveis para quando o novo parâmetro estiver ligado, apenas na função de venda. Para pré-venda e orçamento, o desenvolvimento será feito posteriormente.

- Não deve poder alterar a quantidade na troca.

- Quando informar um novo item de troca, o sistema deve automaticamente identificar a venda de origem, ou deve exibir mensagem e entrar na tela de seleção de venda de origem, ou exibir mensagem informando que não há venda de origem disponível para associar.

- Uma vez selecionado e confirmada a unidade do item de venda origem, este não pode ser utilizado para outra troca, no mesmo terminal ou em outro, mesmo antes de concluir o processo de venda.

- Ao confirmar a seleção, saindo da tela de pesquisa, é possível que a mesma unidade de item de venda origem já tenha sido utilizada em outro terminal. Nesse caso, o sistema deve exibir mensagem informando, executar novamente a última pesquisa e permanecer na tela, para que o usuário selecione outro item.

- Supondo uma venda de origem com um item com 3 unidade (quantidade igual a três), cada unidade pode ser apontada por um item de troca diferente, ou seja, apenas a quarta troca não conseguiria apontar para o mesmo item de venda.

- Se o item de troca for excluído (de uma venda, pré-venda ou orçamento), sua unidade correspondente de venda origem deve ser liberada para ser utilizada em outra troca.

- Se uma venda com troca for cancelada em andamento, todos os itens de venda origem correspondentes aos itens de troca devem ser liberados.

- Se uma venda com troca for cancelada depois de concluída, todos os itens de venda origem correspondentes aos itens de troca devem ser liberados, mesmo que a NF-e de entrada já tenha sido emitida e ainda não esteja cancelada, pois ela terá que ser cancelada.

- A NF-e de entrada para as trocas/devoluções (emitida venda a venda ou de forma acumulada via consulta de vendas) deve referenciar os documentos fiscais das vendas origem. É importante validar todos os modelos fiscais (NF-e, NFC-e, CF-e SAT/MFE e cupom fiscal em ECF), inclusive quanto à possibilidade de existir, na mesma NF-e de entrada, referência a documento fiscal eletrônico e a cupom fiscal em ECF. 

Dica
titleDICA

  • Nesta forma de operar é considerado o saldo de itens da venda original.
    Em outras palavras uma venda que tenha um item com quantidade igual a 3.
    Caso seja efetuada uma troca utilizando uma quantidade desse item, será mantido um saldo de 2 unidades para outra troca caso seja necessário.

  • Também é utilizado o valor líquido do item na venda de origem.
    Numa venda origem aonde o valor líquido do item foi R$ 70 e o valor atual seja de R$100,00 na operação de troca o sistema retornará o valor original que é R$70,00.


Aviso
titleIMPORTANTE

Para configurar o prazo da troca de um produto em conformidade com os prazos estipulados por legislação estadual, deve-se utilizar o parâmetro MAXIMO_DIAS_TROCA (Disponível a partir do pacote Linx POS 7.10 SPK16), ressaltando que o valor default do parâmetro é de 45 dias.



Painel
borderColorgreen
borderStylesolid

✔️ PASSO A PASSO

Painel
titleTrocas


Expandir
titleTroca por produto de igual valor

Na tela Vendas, opção Nova Venda:

1.   Selecione o vendedor e em seguida informe os dados do cliente.

2.   No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.

3.   Clique no botão Troca. Observe que a cor dele mudará para vermelho.

Informações

Em uma situação de troca, pode-se ler ou informar primeiro o produto devolvido e depois o escolhido pelo cliente ou vice-versa. O detalhe é clicar no botão Troca antes de digitar o produto referente à troca.

4.   Informe o produto (de igual valor) que será devolvido pelo cliente.

5.   Os dados do produto de troca aparecerão em vermelho na tela e o valor de venda no sistema será apresentado como zero (0).


6.   Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento (F3).

7.   Entãoselecione uma forma de pagamento e clique no botão Finalizar (F2).

8.   Em versões anteriores à 7.5SPK7 ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS emite automaticamente a NF-e e a envia à SEFAZ, devendo os casos de rejeição ser ajustados para que as notas sejam reenviadas.

9.   Posteriores, ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS se comporta da seguinte maneira:

  • Nos casos em que o documento fiscal não seja localizado para ser vinculado à NF-e, será exibida uma mensagem na qual está sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Mensagem exibida:

Em outros casos, o sistema permite emitir a NF-e no momento da troca, mesmo com a possibilidade de haver rejeição pela SEFAZ. Essa possibilidade está  sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Sendo assim, é exibido o seguinte alerta:

a) Ao clicar na opção Sim, a NF-e será enviada à SEFAZ, mesmo com possibilidade de rejeição.

b) Ao clicar na opção Não, o procedimento será finalizado e a nota não será emitida.

10. Clique em Sim.

11. Preencha os dados dos campos do assistente de nota fiscal de devolução de troca.

12. Ao finalizar, a nota será enviada à SEFAZ.

13. Lembrando que a NF-e pode ser rejeitada pela SEFAZ. Para consultá-la, acesse o Linx POS Manager, Gerencial, Notas Fiscais.


Expandir
titleTroca por produto de valor superior


Aviso
titleAviso

É importante ressaltar que as NF-e devem ser emitidas no momento do registro da troca (quando o produto foi devolvido).

A emissão e o envio das notas à SEFAZ são fundamentais para que os impostos recolhidos na venda sejam devidamente recuperados na entrada dos produtos.

 Na tela Vendas, opção Nova Venda:

1.   Selecione o vendedor e em seguida informe os dados do cliente.

2.   No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.

3.   Clique no botão Troca. Observe que a cor dele mudará para vermelho.

Informações

Em uma situação de troca, pode-se ler ou informar primeiro o produto devolvido e depois o escolhido pelo cliente ou vice-versa. O detalhe é clicar no botão Troca antes de digitar o produto referente à troca.

4.   Informe o produto que será devolvido pelo cliente.

Observe, no campo Total, localizado no rodapé da tela, que haverá um saldo a ser pago pelo cliente.

5.   Os dados do produto de troca aparecerão em vermelho na tela.

6.   Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento (F3).

7.   Entãoselecione uma forma de pagamento e clique no botão Finalizar (F2).

8.   Em versões anteriores à 7.5SPK7, ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS emite automaticamente a NF-e e a envia à SEFAZ, devendo os casos de rejeição ser ajustados para que as notas sejam reenviadas.

9.   Posteriores,ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS se comporta da seguinte maneira:

  • Nos casos em que o documento fiscal não seja localizado para ser vinculado à NF-e, será exibida uma mensagem na qual está sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Mensagem exibida:

  • Em outros casos, o sistema permite emitir a NF-e no momento da troca, mesmo com a possibilidade de haver rejeição pela SEFAZ. Essa possibilidade está  sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Sendo assim, é exibido o seguinte alerta:

a) Ao clicar na opção Sim, a NF-e será enviada à SEFAZ, mesmo com possibilidade de rejeição.

b) Ao clicar na opção Não, o procedimento será finalizado e a nota não será emitida.

10. Clique em Sim.

11. Preencha os dados dos campos do assistente de nota fiscal de devolução de troca.

12. Ao finalizar, a nota será enviada à SEFAZ.

13. Em versões anteriores ao Linx POS Service Pack 7, ao registrar uma devolução, o Linx POS sempre emite automaticamente a NF-e e a envia à SEFAZ, devendo os casos de rejeição ser tratados para que as notas sejam reenviadas.

14. Para consultar uma NF-e rejeitada pela SEFAZ, acesse o Linx POS Manager, Gerencial, Notas Fiscais. 


Expandir
titleTroca de produto por valor inferior


Aviso
titleAviso

É importante ressaltar que as NF-e devem ser emitidas no momento do registro da troca (quando o produto foi devolvido).
A emissão e o envio das notas à SEFAZ são fundamentais para que os impostos recolhidos na venda sejam devidamente recuperados na entrada dos produtos.

Na tela Vendas, opção Nova Venda:

1.   Selecione o vendedor e em seguida informe os dados do cliente.

2.   No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.

3.   Clique no botão Troca. Observe que a cor dele mudará para vermelho.

Informações

Em uma situação de troca, pode-se ler ou informar primeiro o produto devolvido e depois o escolhido pelo cliente ou vice-versa. O detalhe é clicar no botão Troca antes de digitar o produto referente à troca.

4.   Informe o produto (de valor inferior) que será devolvido pelo cliente.

5.   Observe, no campo Total, localizado no rodapé da tela, que o valor da venda aparecerá negativo, que corresponde ao valor que o cliente tem a receber.

6.   Selecione uma forma de pagamento em Pagamento (F3).

7.   Então serão apresentadas as formas de pagamento para devolução.

§ Caso a forma seja em dinheiro, deve ser feita uma retirada do caixa para reembolso ao cliente.

§ Caso a devolução seja por vale produto, a loja pode entregar um cartão ou um comprovante no valor do reembolso, que pode ser utilizado posteriormente em uma nova compra como valor de crédito.

8.   Clique no botão Finalizar (F2).

9.   Em versões anteriores à 7.5SPK7, ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS emite automaticamente a NF-e e a envia à SEFAZ, devendo os casos de rejeição ser ajustados para que as notas sejam reenviadas.

10. Posteriores, ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS se comporta da seguinte maneira: Nos casos em que o documento fiscal não seja localizado para ser vinculado à NF-e, será exibida uma mensagem na qual está sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Mensagem exibida:

  • Em outros casos permite emitir a NF-e no momento da troca, mesmo com a possibilidade de haver rejeição pela SEFAZ. Essa possibilidade está  sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager,  Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).

Sendo assim, é exibido o seguinte alerta:

a) Ao clicar na opção Sim, a NF-e será enviada à SEFAZ, mesmo com possibilidade de rejeição.

b) Ao clicar na opção Não, o procedimento será finalizado e a nota não será emitida.

11. Clique em Sim.

12. Preencha os dados dos campos do assistente de nota fiscal de devolução de troca.

13. Ao finalizar, a nota será enviada à SEFAZ.

14. Lembrando que a NF-e pode ser rejeitada pela SEFAZ. Para consultá-la, acesse o Linx POS Manager, Gerencial, Notas Fiscais.



Painel
titleTrocas e devoluções referenciadas


Expandir
titleDocumento eletrônico origem - chave de acesso

Na tela Vendas, opção Nova Venda:

1.   Selecione o vendedor e em seguida informe os dados do cliente.

2.   No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.

3.   Clique no botão Troca. Observe que a cor dele mudará para vermelho.

4.   Informe o produto que será devolvido pelo cliente.

5.   Os dados do produto de troca aparecerão em vermelho na tela e o valor de venda no sistema será apresentado.

6.   Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento (F3).

7.   Entãoselecione uma forma de pagamento e clique no botão Finalizar (F2).

8.  Nos casos em que o documento fiscal não seja localizado para ser vinculado à nota, será exibida uma mensagem na qual está sujeita à ativação do novo parâmetro ASSOCIA_TROCA_FISCAL:

      "Não localizamos venda para associar todos os produtos da troca. Faça associação do documento fiscal na tela de nota fiscal."

 9.  Ao clicar na opção OK, a NF-e será enviada à SEFAZ.

Dica

Dica

Para ambientes que a emissão da nota não é obrigatória, conforme parâmetro TIPO_EMISSÃO_NF_RET, localizado em:  Linx POS Manager, Configurações, Pagamento, Notas fiscais de troca e cancelamento= não obrigatória. Mensagem que será exibida no Linx POS:

a) Ao clicar na opção Sim, deverá prosseguir com o preenchimento dos dados da nota.

b) Ao clicar na opção Não, a tela de vendas será finalizada e a nota deverá ser referenciada na tela Consulta de Vendas.

10. Então preencha os dados dos campos do assistente de nota fiscal de devolução de troca.

   (aviso) O recurso para digitação da chave está disponível na tela de nota fiscal na aba "Doc. Referenciadas". A tela possui o campo "Documento (s) eletrônico(s) - Origem" (conforme exemplo abaixo).

11. Ao finalizar, a nota será enviada à SEFAZ.

12. Para consultar o status da nota, acesse o Linx POS Manager, Gerencial, Notas Fiscais.

🎞️ EXEMPLO

Multimedia
nametroca referenciada LinxPOS.mp4
width80%
height80%


Expandir
titleVenda Origem Troca - Associação automática

Implementação disponível no Linx POS 7.8SPK5, via parâmetro IDENT_VENDA_ORIGEM_TROCA.

Na tela Vendas, opção Nova Venda:

1.   Selecione o vendedor e em seguida informe os dados do cliente.

2.   No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.

3.   Clique no botão Troca. Observe que a cor dele mudará para vermelho.

4.   Informe o produto que será devolvido pelo cliente.

Aviso
É importante salientar que neste processo, com o parâmetro IDENT_VENDA_ORIGEM_TROCA habilitado, a quantidade do produto ficará igual a 1, pois é um processo automático do sistema.

5.   Os dados do produto de troca aparecerão em vermelho na tela e o valor de venda no sistema será apresentado.

6.   Observe que o sistema irá localizar os dados do cliente e efetuará automaticamente a troca.

7.   Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento (F3).

8.   Entãoselecione uma forma de pagamento e clique no botão Finalizar (F2).

9.  Ao clicar na opção OK, a NF-e será enviada à SEFAZ.

🎞️ EXEMPLO - Troca com associação automática

Multimedia
name2 - Troca com associacao automatica - valor diferente.mp4
width90%
autostarttrue
height90%


Expandir
titleVenda Origem Troca - Não identificado item parar associar a troca

Implementação disponível no Linx POS 7.8SPK5, via parâmetro IDENT_VENDA_ORIGEM_TROCA.

Na tela Vendas, opção Nova Venda:

1.   Selecione o vendedor e em seguida informe os dados do cliente.

2.   No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.

3.   Clique no botão Troca. Observe que a cor dele mudará para vermelho.

4.   Informe o produto que será devolvido pelo cliente.

Aviso
É importante salientar que neste processo, com o parâmetro IDENT_VENDA_ORIGEM_TROCA habilitado, a quantidade do produto ficará igual a 1, pois é um processo automático do sistema.

5.   Os dados do produto de troca aparecerão em vermelho na tela e o valor de venda no sistema será apresentado.

6.   Então será apresentada a mensagem: "Não foi identificado um item para troca. A associação do item de troca não será efetuada, mas a venda será salva normalmente".

Clique em OK.

7.   Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento (F3).

8.   Entãoselecione uma forma de pagamento e clique no botão Finalizar (F2).

9.  Ao clicar na opção OK, a NF-e será enviada à SEFAZ.

🎞️ EXEMPLO - "Não identificou nenhum item parar associar a troca"

Multimedia
name20220502_123916.mp4
width90%
autostarttrue
height90%


Expandir
titleVenda Origem Troca - Nova tela de consulta para item não identificado

Implementação disponível no Linx POS 7.8SPK5, via parâmetro IDENT_VENDA_ORIGEM_TROCA.

Na tela Vendas, opção Nova Venda:

1.   Selecione o vendedor e em seguida informe os dados do cliente.

2.   No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.

3.   Clique no botão Troca. Observe que a cor dele mudará para vermelho.

4.   Informe o produto que será devolvido pelo cliente.

Aviso
É importante salientar que neste processo, com o parâmetro IDENT_VENDA_ORIGEM_TROCA habilitado, a quantidade do produto ficará igual a 1, pois é um processo automático do sistema.

5.   Os dados do produto de troca aparecerão em vermelho na tela e o valor de venda no sistema será apresentado.

6.   Então será apresentada a mensagem: "Não foi identificado um item para troca. Deseja abrir a tela de pesquisa? Atenção: ao responder NÃO, o item de troca será retirado da operação."

Clique em SIM.

7.  Efetue a pesquisa na nova tela. Ao localizar, selecione a chave do documento fiscal, correspondente à troca.

8.  Para finalizar a venda, clique no botão Pagamento (F3).

9.  Entãoselecione uma forma de pagamento e clique no botão Finalizar (F2).

10.  Ao clicar na opção OK, a NF-e será enviada à SEFAZ.

🎞️ EXEMPLO - "Nova tela de consulta quando item não foi localizado"

Multimedia
name3 - Nao achou item do cliente mas encontrou de outros entao abre a tela de pesquisa.mp4
width90%
autostarttrue
height90%



...