Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Manual do projeto E-Commerce da Nissan, contendo os passos de configuração e as funcionalidades no Linx DMS. |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Este documento tem a finalidade de detalhar a configuração e a operação do projeto E-Commerce da Nissan no Linx DMS. |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Este documento destina-se a todas as concessionárias da marca Nissan. |
Painel | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O projeto E-Commerce Nissan trata-se de um processo de troca de informações entre a Rede de Concessionárias com o Data Lake Nissan. Esta troca de informações contemplam os dados dos veículos novos disponíveis no estoque da concessionária que serão apresentados no portal do E-Commerce Nissan. Através do Portal, o cliente final Nissan poderá:
Os dados as reservas são integrados no Linx DMS, cadastrando o cliente e gerando uma negociação para o veículo e um adiantamento de cliente com o valor da reserva. A partir do recebimento destas informações no Linx DMS, toda comunicação do Status do pedido criado, também será comunicado via integração para a Montadora. Para Clientes que utilizam o CRM Linx: Após a confirmação do veículo selecionado no portal na Nissan pelo cliente, a Nissan gera um lead para a concessionária que será enviado através do Nissan DI na interface Hot Leads. O contato do Hot Lead nunca será o mesmo contato gerado quando houver uma reserva do veículo. Contatos gerados pelo Hot Lead são um alerta para a concessionária entrar em contato com o cliente que nem sempre vai reservar o veículo. Portanto, considerar os passos descritos abaixo para tratar as reservas realizadas. E caso de dúvidas na forma como tratar os Hot leads, pode ser observado o manual do processo Projeto NDI- Nissan Dealer Integration. Importante: Para a devida criação dos títulos de adiantamento no Linx DMS para os clientes que realizaram o pagamento do Sinal no portal Nissan, é fundamental que exista a referência cruzada gerada para as origens e bancos informados nos parâmetros, conforme detalhamento passado abaixo. A seguir , o detalhamento do processo. Configuração no Linx DMSA seguir são descritos os pontos de configuração do sistema para a utilização do processo. Parâmetros do Fábrica Menu: Fabrica > Nissan > Parâmetros Acessar a aba E-Commerce e preencher os campos solicitados para cada aba. Aba Estoque- Informações referentes ao envio do Estoque da concessionária. Figura : Manutenção de Parâmetros Nissan - E-commerceCampos:
Dica : o parâmetro ficando desmarcado, não haverá o envio da movimentação do veículo imediatamente a sua integração, somente na próxima Carga Full, portanto, será possível editar o cadastro do veículo e indicar o parâmetro "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan: Indica se este veículo será enviado para o portal do E-Commerce Nissan".
Ao confirmar, todos os veículos em estoque são atualizados como "Veículo Disponível para venda no portal E-Commerce". Os registros atualizados são enviados pelo Linx DMS Integrador. Aba Reserva -Informações referentes ao recebimento das reservas e adiantamento dos clientes. Figura: Parâmetros do Fabrica E-commerceCampos:
Quando a Reserva é recebida no Linx DMS, ela virá com a informação de como o cliente final pagou pelo valor do Sinal, podendo ser via Cartão de crédito das Bandeiras Master ou Visa, ou não vir informada a qual bandeira pertence. Ou poderá ser via Pix. Na integração com o Linx DMS, sempre será gerado o Adiantamento ao cliente e os títulos do Pagamento. Quando informado os campos da Origem e Banco no Fabrica, será respeitada estas informações portanto, para reservas realizadas via Cartão de crédito, independente da Bandeira, serão gerados os títulos com essa origem e esse banco. O mesmo para o PIX. Para concessionárias que desejam uma separação da Origem para cartões de crédito por Bandeira, podem deixar o parâmetro Cartão de Crédito no fábrica em Branco. Na integração com o Linx DMS, será realizada a verificação das condições de pagamento criadas que se encaixem dentro das seguintes regras: Para cartão de crédito: * outros será usado quando não vier a bandeira informado na reserva da Nissan . Para Pix: Deve haver uma condição de pagamento do tipo "Faturamento com duplicata", na descrição da condição não pode haver palavra "Debito". Importante: É fundamental que haja a Referência cruzada montada em Financeiro > Cadastros > Referência Cruzada. E ou no Integrador Contábil para clientes que o utilizam, No processo de integração das reservas, a primeira validação realizada será se o veículo está disponível e a segunda será a geração do Adiantamento ao cliente, então no caso de não haver Referência cruzada gerada para isso, será acusado no log do Integrador e também na mensagem enviada ao Gerente indicado nos parâmetros do Fabrica. Será indicado qual foi a Origem e o banco "encontrado" e que não tem a referência montada. Exemplo: O detalhamento de como realizar o processo de integração da reserva nestes casos, estará detalhado abaixo. Origem do Trafego Menu: CRM Plus > Cadastros > Origem de Tráfego Deve ser realizado o De > Para da da Mídia de Atração Nissan código "28. E-Commerce". Esse processo atenderá o Hot lead recebido via Nissan DI. Desta forma a Montadora irá controlar os leads gerados a partir do site o E-commerce. Figura : Mídia de Atração E-commercePermissão de Função Menu: Configuração > Cadastros > Menus / Usuários > Permissão por Menu / Função Para permitir a alteração do campo “Preço E-Commerce Nissan” nas telas do Linx DMS é necessário liberar a função “879 - ALTERAR PREÇO E-COMMERCE” aos usuários responsáveis. Instalação do Linx DMS IntegradorConfiguração no Linx DMS Integrador O Linx DMS Integrador é o processo responsável pelo envio e recebimento de dados do processo do E-commerce Nissan. A seguir são descritos os pontos de configuração para envio e recebimento das informações. Linx DMS Integrador Menu: LDIConfig > Configuração > E-Commerce Nissan Na aba Configuração, informar os dados de acesso ao banco de dados. Figura : Configuração E-Commerce NissanO campo “Permanência do log no Banco” controla a forma de gravação das informações do log. Valores possíveis:
Clicar em “Testar Conexão” para validar as informações. Clicar em “Next” somente se for apresentada a mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso!”. Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS. Na aba Configuração- E-Commerce – Estoque - informar os dados de acesso ao serviço do Envio do Estoque para o Portal Nissan Figura : Configuração E-commerce NissanCampos
(o endereço de comunicação foi fornecido pela Montadora portanto, pode ser alterada. Qualquer situação relacionada a isso, a própria montadora deve ser acionada.)
Importante: Mesmo a comunicação via integrador ocorrendo as 05:15 hrs para a carga full e a realização do envio dos gatilhos durante o dia, a Nissan tem horários pré-definidos para carregar as informações enviadas pelas concessionárias no portal E-commerce, estes horários são: 06Hrs, 12Hrs, 16Hrs e 20Hrs portanto, somente após estes horários os veículos irão ficar disponíveis no portal. Estes horários foram fornecidos pela própria Montadora portanto, qualquer alteração com relação a isso ou dificuldades em visualizar os veículos no portal, a Nissan deve ser acionada. Importante:
Na aba Configuração E-Commerce – Reserva - informar os dados de acesso ao serviço do Recebimento das Reservas realizadas no Portal da Nissan. Figura : Configuração E-commerce NissanCampos
(o endereço de comunicação foi fornecido pela Montadora portanto, pode ser alterada. Qualquer situação relacionada a isso, a própria montadora deve ser acionada.)
Na aba Configuração E-Commerce – Status - informar os dados de acesso ao serviço do Envio do Status dos pedidos de reserva gerados no Linx DMS para o Portal da Nissan. Figura : Configuração E-commerce NissanCampos
(o endereço de comunicação foi fornecido pela Montadora portanto, pode ser alterada. Qualquer situação relacionada a isso, a própria montadora deve ser acionada.)
Clicar em “Next” para acessar a aba Conclusão. Figura : Configuração E-commerce NissanClicar em “Finish” para salvar as informações. Para iniciar a comunicação é necessário reiniciar o serviço do Linx DMS Integrador. Durante a execução do processo, é possível consultar a comunicação através do menu Configuração > Monitor Log de Execução. Esta opção está disponível apenas quando a configuração estiver com o parâmetro “Permanência do Log no Banco” diferente de 0 (zero). Figura : Monitor do Log de Execução do Linx DMS IntegradorOs registros específicos do E-Commerce podem ser acessados filtrando pelo “Módulo – dll” igual a “eLDIECommerceNissan.exe”. Os registros com Tipo XML e SQL podem ser acessados através de dois cliques. Para o tipo XML é apresentada a requisição enviada/recebida e para o tipo SQL é apresentado o comando executado no banco. Para verificação de informações mais completas, poderá acessar o log que fica na pasta Linx DMS Integrador, nomeado com a data conforme exemplo: “LDIServer_20220517.log”, onde 20220517 corresponde à data invertida. Utilização no Linx DMSEnvio EstoqueO Linx DMS Integrador é responsável por enviar as informações dos veículos novos em estoque da concessionária para a o portal da Nissan. Será enviado diariamente uma carga Full contendo todos os veículos novos que estão Disponíveis conforme a situação, e também os eventos conforme detalhamento abaixo. O veículo é considerado disponível no estoque com base na Situação do veículo. São consideradas as seguintes Situações:
Menu Veículos > Cadastros > Tipo de Situação Figura : Manutenção de Tipos de Situação
O código padrão para a situação de Trânsito Montadora é informado nos parâmetros do módulo de Veículos, aba Faturamento da Fábrica, campo “Situação” Figura : Manutenção dos Parâmetros de Veículos - Dados do Veículo - SituaçãoImportante: Todos os veículos que estejam na situação acima serão enviados para a Nissan, tanto na Carga Full como nos eventos, porém o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” do cadastro do veículo é que vai indicar se ele deverá ser exibido ou não no portal do E-commerce. Este parâmetro será detalhado em um tópico específico deste manual. O Linx DMS Integrador efetua o envio do estoque nas seguintes situações:
Eventos:
A seguir, são detalhados os pontos de integração das informações com o Portal da Nissan. Cadastro de Veículos Menu Veículos > Cadastros > Veículos No cadastro do veículo é possível informar se ele será enviado a Nissan com a disponibilidade para venda no Portal E-commerce. Figura : Manutenção de VeículosOpções do processo:
Caso o valor estiver abaixo do limite determinado nos parâmetros do Fábrica será apresentada a mensagem a seguir e não será possível prosseguir: Figura : MensagemO preço apresentado é o valor mínimo conforme o parâmetro do Fábrica em relação à Ficha Gama do veículo. Para a mensagem acima, a Ficha Gama é de 97.390,00 e o parâmetro de % Mínimo é igual 80. Caso o valor estiver acima do valor da Ficha Gama do veículo, será a mensagem a seguir apenas como um alerta, ou seja, o Veículo será enviado para o portal com o valor acima da Ficha Gama. Figura : MensagemO preço apresentado é o valor da Ficha Gama do veículo. Importante: Se o campo “Preço E-Commerce Nissan” ficar em branco, será enviado o valor atual da Ficha Gama do veículo para o portal. Caso seja modificado algum dos campos a seguir, o registro do veículo será enviado para o Portal da Nissan como um evento:
O botão “Integra E-Commerce” permite enviar um veículo novamente para o portal sem que sejam alteradas as informações. Utilizado apenas para reenviar o veículo, ou seja, não é necessário utilizar a todo momento. Os seguintes campos, quando alterados na Ficha de Seguimento, também enviam uma atualização para o Portal da Nissan:
Os Campos "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan" e "Preço E-Commerce Nissan (879)", somente ficam habilitados para veículos novos em Estoque. Recebimento de Veículos Menu Veículos > Transações > Entradas > Recebimento de Veículos Durante o processo de efetivação da Nota de entrada de veículos Novos também é possível informar se o veículo ele será enviado a Nissan com a disponibilidade para venda no Portal E-commerce. Esta opção fica visível para os usuários que tem permissão para essa função. Figura : Recebimento Veículos
Atualização da Ficha Gama Nissan DI- Configuração (679)- Ficha Gama de Veículos. No processo de atualizada da Ficha Gama de Veículos, que é efetuado pelo Nissan DI, os valores dos modelos podem ser atualizados. A cada modelo atualizado é verificada a necessidade de envio de um Evento para a Nissan. Exemplo de cálculo realizado: Parâmetro do Fabrica indicando no campo %Mínimo da Ficha Gama para o Preço E-Commerce" = 70% Valor do modelo do veículo (ficha Gama) = 113.000,00 Valor do Mínimo da Ficha Gama para o Preço E-Commerce = 79.100,00 Veículo (Veículos > Cadastros > Veículos) Com o campo Preço E-Commerce Nissan(879) = 79.100,00 Veículo teve a atualização da Ficha Gama, passando o valor do modelo para um valor de R$ 125.000,00, o valor %Minimo da Ficha Gama passa a ser R$ 87.500,00, portanto o valor do veiculo no cadastro, será Zerado. Após a execução completa da atualização da Ficha Gama, é enviado um Correio Eletrônico para o usuário configurado no Nissan DI, contendo os veículos atualizados, conforme a seguir: Figura : CorreioManutenção de Preços E-Commerce Nissan Menu Veículos > Cadastros > Preço E-Commerce Nissan Figura : Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - FiltroPrograma criado para consultar os veículos novos disponíveis em estoque, respeitando os parâmetros de situação citados anteriormente. Opções de filtro:
Ao pesquisar os veículos, é apresentada uma grade com os registros selecionados. Figura : Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - ResultadoNa grade são apresentados os principais dados do veículo e as informações do último envio de "eventos" realizados para a Nissan. Na coluna "Tipo Inclusão" é apresentado qual evento específico disparou o envio. Ao clicar duas vezes no registro, é possível efetuar a manutenção dos seguintes campos:
O valor informado é validado da mesma forma que no Cadastro de Veículos.
Figura : Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - ManutençãoO registro será enviado automaticamente ao salvar as informações, respeitando a situação atual do veículo. A grade “Comunicação com o E-Commerce Nissan” apresenta uma consulta a todas as comunicações realizadas para o veículo com os respectivos valores de Tipo Estoque, Disponibilidade Venda, Tipo Reserva. Os valores possíveis para estas colunas são:
A coluna "Tipo Inclusão" indica o evento que ocasionou o envio da informação a Nissan. Os veículos com Status VE-Vendidos, também serão apresentados nesta tela como forma de consulta, nestes casos, os campos não ficam editáveis para nenhum tipo de manutenção. Figura : Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - ManutençãoReservas Todo veículo reservado é sinalizado para a Nissan, portanto, no envio da Carga full todo veículo que está marcado com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan”, é enviado a Nissan com o campo Disponibilidade para a Venda como "1-SIM". Quando ocorre uma reserva, será disparado um evento de envio da seguinte forma:
Mesmo que o veículo esteja marcado para ficar disponível para venda no portal E-commerce, quando é realizado uma Reserva no Linx DMS, esse veículo então é enviado com a Disponibilidade igual a "Não" porque não poderá mais ser visível no Portal. Enquanto a reserva ficar ativa, o veículo sempre será enviado desta forma na Carga Full. Caso a Reserva expire ou seja cancelada manualmente, também será enviado um evento, e então conforme a situação do veículo, será disparado um evento de envio da seguinte forma. Quando o veículo está com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” desmarcado.
Quando o veículo está com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” marcado:
No caso de ocorrer a Venda do veículo reservado, será enviado o evento conforme detalhamento do tópico "Emissão e Cancelamento de Notas Ficais" deste manual. Dica: Para as concessionária que utilizam o "Processo ApolloLinx DMS" para derrubar as reservas automaticamente, quando a reserva expirar, também será disparado para a Nissan Nissan as informações conforme detalhamento acima. Importante- Reserva recebidas pela Integração do E-commerce não são derrubadas pelo Processo Apollo e nem caem caem no tempo determinado informado nos parâmetros de Veículos. Reservas do E-commerce tem a duração duração (fixa) de 1 ano. Notas Fiscais de Veículos Faturados O Nissan DI é responsável por efetuar o recebimento das notas fiscais de veículos faturados da Nissan. A interface “NFE Nissan Concessionária (Atacado)” faz o recebimento das Notas Fiscais emitidas pela Nissan para a concessionária. Dentre estas notas, estão as notas referentes aos veículos novos. Ao receber a nota, caso o parâmetro do Fabrica "Envia Estoque em Trânsito Montadora ao Receber a Nota Fiscal no Nissan DI" esteja marcado, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Caso o parâmetro esteja desmarcado, o veículo será enviado na próxima Carga Full, seguindo as mesmas informações. A interface “Cancelamento NFE Nissan Concessionária (Atacado)” faz o recebimento dos dados de cancelamento das NF-e que foram previamente faturados para a concessionária. Ao receber o cancelamento, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Recebimento de Veículos Menu Veículos > Transações > Entradas > Recebimento de Veículos No recebimento dos veículos novos que estavam em trânsito da montadora, é possível atualizar o “Preço E-Commerce Nissan”, na aba Veículo. Ao confirmar a nota fiscal, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Manutenção de Movimento de Notas Fiscais Menu Faturamento > Notas Fiscais > Manutenção Ao excluir uma nota fiscal em andamento referente à veículos novos faturados pela fábrica, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:
Emissão e Cancelamento de Notas Ficais Na emissão e no cancelamento das notas fiscais referentes aos veículos novos, a informação será atualizada no portal da Nissan conforme a seguir:
Observações:
Reservas Recebidas via Portal NissanO Linx DMS Integrador é responsável por receber as reservas realizadas no portal da Nissan. A partir da integração dos dados no Linx DMS:
A ordem destas informações depende de algumas situações que serão detalhadas a seguir. Atendimento gerado e reserva realizada- Distribuição de Contatos Quando o recebimento da Reserva Nissan ocorre para um veículo que não possui reserva na concessionária, será criado o atendimento e enviado o e-mail e correio informando o nome do cliente, a criação do Adiantamento e a reserva realizada. O e-mail será sempre enviado para os usuários que estiverem informados nos parâmetros do Fabrica aba Reserva, neste caso será enviado para o "Usuário Gerente" . Quando houver a distribuição do Contato, será também enviado um e-mail para o vendedor que receber o contato. Importante: Para o correto funcionando do envio do e-mail, deverá ser configurado os dados na aba Agenda de processos do Cadastro de Empresas e Revendas Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas. Além disso, será pesquisado o e-mail dos usuários vendedores/gerentes no cadastro do vendedor em Faturamento > Cadastros > Vendedores. Para os usuários no qual não estiver preenchido, o e-mail não será enviado, somente o correio. Figura: Agenda de processos-Empresas e Revendas.Para um detalhamento maior a respeito dessa rotina, pode ser observado o Manual do Linx Dms. E-mail enviado com o recebimento da Reserva: Figura: CorreioReserva Ao consultar o veículo, a reserva já será apresentada com a observação que é uma Reserva Integração E-Commerce Nissan e tem a Duração de 1 ano a contar do dia da integração. Importante: Reservas recebidas pela Integração do E-commerce não são derrubadas pelo Processo Apollo e nem caem caem no tempo de terminado nos parâmetros de Veículos. Considerando que foi pago um sinal de adiantamento pelo cliente. Figura: Manutenção do Veículo-ReservaTodo veículo reservado é sinalizado para a Nissan, portanto, será gerado o evento informando sobre essa reserva, enviando para este chassi o campo Disponibilidade para Venda = 0-Não com o Tipo da Reserva = Venda Ecom.
Consultando o veículo através do Menu Veículos > Cadastros > Preço E-Commerce Nissan Figura : Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - ManutençãoAdiantamento do Cliente Consultando o Adiantamento do Cliente que foi gerado Menu Financeiro > Lançamentos > Adiantamentos Será apresentado o Adiantamento gerado automaticamente com a integração da reserva e o sinal informado pelo cliente. Dica: O valor será repassado pela Nissan as concessionárias através de processos Financeiros que não envolvem a Linx. Figura: Geração do AdiantamentoTambém poderá ser visualizada a Movimentação Financeira do Cliente, e identificar a Origem e banco que foram associados os pagamentos. Menu Faturamento > Consulta/Relatórios > Movimentação Fiscal de Clientes. Consultando a opção Movimentação Financeira (160) na opção Cartão de Crédito é apresentada a Origem e o Banco usados na criação do título. ( Reservas recebidas com a condição de pagamento via PIX também são apresentadas nessa opção.) Figura: Manutenção Financeira do ClienteDistribuindo o contato- Clientes que utilizam o CRM LinxQuando o processo for utilizado via Distribuição de contato, o usuário responsável pelo recebimento indicado no Fabrica, deve acessar: Gestão de Showroom > Acompanhamento (596) > Gestão de Leads (656) para encaminhar o Lead (contato) para o vendedor que irá atender o cliente. Nesta tela poderá ser observado os dados da Reserva Gerada com sucesso e o número do Pedido da Reserva na Nissan, associados ao contato. Figura: Distribuição de ContatoDeve ser habilitado os campos para que sejam exibidos. Figura: Habilitando campos gestão de ShowroomO atendimento segue para a fila do vendedor, que através do Gestão de Show Room realiza o atendimento ao cliente. Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1, indicando o vendedor que foi alocado para o atendimento ao cliente. e o número da Proposta gerada. É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador. Nissan DI Para clientes que utilizam o CRM da Linx, no momento da integração e criação do Atendimento, foi disparado o evento gerado via interface Registro e Atualização de Atendimento (FL001) do Nissan DI, com a origem do atendimento = 5- indicando que é um atendimento criado pelo E-commerce Nissan. Trabalhando o Atendimento No atendimento será apresentado a Proposta criada automaticamente com a integração da Reserva, mostrando o valor do sinal como parte da Negociação. Figura: Dados da Proposta-Gestão de ShowroomNa proposta, constará a condição de pagamento do Adiantamento. Importante: A proposta será sempre criada com o valor do veículo que consta o portal e portanto, o valor que foi apresentado ao cliente quando ele selecionou o veículo com a Nissan. Figura: Proposta de VendaAtendimento gerado e reserva realizada- Direto ao VendedorQuando o recebimento da Reserva Nissan ocorre para um veículo que não possui reserva na concessionária, será criado o atendimento, e enviado o e-mail e correio informando o nome do cliente para o vendedor que recebeu o contato, a criação do Adiantamento e a reserva realizada. O e-mail será sempre enviado para o vendedor da Vez selecionado pelo Linx DMS. O Contato será enviado diretamente para a fila do Vendedor no Gestão de Show Room na aba Agenda (487) para que seja realizado o atendimento. Para clientes que não usam o CRM Linx, o contato será encaminhado ao vendedor e a Proposta de Venda já estará disponível para ser continuada. Figura: Agenda-Gestão de Showroom Status da Reserva- Nesse caso será disparado para a Nissan o Status = 1 assim que o contato for criado, e será informado a Nissan o nome do vendedor que vai atender o cliente . Aprovação GerencialConsiderando o cenário de venda do veículo, ao completar a proposta com as demais condições de pagamento e enviar para aprovação gerencial / financeira será gerado um Status a montadora. Para concessionárias que utilizem o parâmetro de Veículos > Geral- "Emissão de Nota gerada ao financeiro" marcado, será gerado o Status após a aprovação financeira, para clientes que não utilizam esse parâmetro marcado, será gerado o Status após a Aprovação Gerencial. Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 2- Negociação confirmada. É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador. Emissão da Nota de vendaCom a Emissão da Nota Fiscal de Venda, será gerado um novo Status de envio a Nissan. Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 3- Nota fiscal Emitida, serão fornecidos os dados de emissão da Nota, incluindo a chave de acesso, número da Nota e data de emissão, permitindo que o cliente final tenha a acesso a estas informações no portal e possa consultar os dados da nota. No caso do Cancelamento da Nota onde a proposta é mantida, ao emitir a nova nota, será novamente disparado o Status = 3, enviando os dados da chave de acesso, número da Nota e data de emissão. Agenda de entregaApós a emissão da Nota, deverá ser efetuado a entrega do veículo. Para concessionárias que optaram pela geração automática da agenda de entrega após a emissão da Nota ( Parâmetro de Veículos- Agenda Entrega- "Gerar agenda de entrega de veículos automaticamente). Será disparado o Status referente ao agendamento da entrega. Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 4- Veículo em Preparação, informando a data prevista da entrega. Será considerado o campo para envio da Data prevista Original para envio a Nissan. Figura: Agendamento de EntregaAo realizar a entrega do veículo e preencher o campo, será disparado o Status referente a esse evento Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 5- Veículo entregue, informando a data da entrega. Figura: Agendamento de EntregaAtendimento gerado e reserva Não Realizada No caso do recebimento da Reserva e o Sinal para um determinado chassi que já possua ou uma proposta ou uma reserva gerada na concessionária. Será gravado o Atendimento e o Adiantamento, porém não será gerado a Proposta e a Reserva. Deverá então ser tomada uma ação pelo Gerente para dar andamento no atendimento ao cliente. Importante: Para a reserva automática do veículo e criação da proposta, será considerado o uso do parâmetro de Veículos-Geral-Bloquear veículo em Negociação, este parâmetro marcado, impede a geração de uma proposta para um veículo que já possui uma proposta em aberto. Neste caso, será gerado o adiantamento do cliente, mas não será gerada a proposta e a reserva. Mas caso o parâmetro esteja desmarcado, a Proposta será incluída, somente a reserva do veículo não será realizada. E-Mail e Correio eletrônico informando sobre a não geração da Proposta / Reserva: Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 0- Problemas na Reserva. O mesmo processo ocorrerá quando na integração da reserva houver a disponibilidade do veículo, porém não houver as Referências Cruzadas para a criação dos título do Adiantamento ao cliente e ou os títulos do pagamento. Neste caso será gravado o Atendimento, porém não será gerado o Adiantamento, nem a Reserva e nem a Proposta. Deverá então ser tomada uma ação pelo Gerente para dar andamento no atendimento ao cliente. E-Mail e Correio eletrônico informando sobre a não geração do Adiantamento/ Proposta / Reserva: Nestes casos, para dar andamento ao atendimento, realize os passos descritos no tópico abaixo. Distribuindo o contato- Reserva Não geradaQuando o processo for utilizado via Distribuição de contato, o usuário responsável pelo recebimento indicado no Fabrica, deve acessar: Gestão de Showroom > Acompanhamento (596) > Gestão de Leads (656) para realizar a ação de ou gerar uma proposta sem Chassi ou gerar uma proposta para o mesmo Chassi recebido originalmente na reserva, antes de encaminhar o Lead (contato) para o vendedor que irá atender o cliente. Na tela da distribuição do contato, poderá ser observado as indicações sobre o Status o Lead não OK e o Status da Reserva indicando que não foi gerada. Também pode ser marcada a opção "Contatos com Reserva Nissan não criada". Figura: Distribuição de Contato- Gestão de ShowroomPara associar um novo veículo, ou o mesmo veículo recebido na reserva original vinda do Portal, clicar com o botão direito para abrir as opções. Selecionar a opção "Gerar Reserva Nissan". Dica: Não será permitido distribuir o contato sem antes usar a opção Gerar Reserva Nissan e indicar qual ação será tomada com relação ao contato. Figura: Distribuição de Contato- Gestão de ShowroomQuando na integração da reserva houver a disponibilidade do veículo, porém não houver as Referências Cruzadas para a criação dos título do Adiantamento ao cliente e ou os títulos do pagamento. Nessa etapa, caso não tenha sido realizada ainda a Referência Cruzada informada no e-mail e no Correio, não será permitido realizar o passo de associar um chassi. Ao clicar em Gerar Reserva Nissan, será informado novamente sobre a falta da Referência cruzada. Após a montagem da referência cruzada, poderá ser executado os passos abaixo para associação do Chassi. Acessar novamente a opção Gerar Reserva Nissan e Selecionar qual ação vai ser realizada: Opção -Sem Chassi Ao selecionar a opção "Sem Chassi"- será gerado uma proposta sem associar a ela nenhum veículo. Com isso o atendimento poderá ser encaminhado para o Vendedor atender o cliente e dar andamento a venda. Será apresentado a mensagem informando da criação da Proposta sem chassi. Após realizar essa ação, deverá ser distribuído o contato para um vendedor. Somente após essa ação, será disparado o Status para a Nissan. O atendimento segue para a fila do vendedor, que através do Gestão de Show Room realiza o atendimento ao cliente. Nissan DI - Considerando que no momento da integração e criação do Atendimento, foi disparado o evento gerado via interface Registro e Atualização de Atendimento (FL001) do Nissan DI, com a origem do atendimento = 5- indicando que é um atendimento criado pelo E-commerce Nissan. No atendimento será apresentado a Proposta criada automaticamente com a integração da Reserva, mostrando o valor do sinal como parte da Negociação mas sem nenhum veículo associado. Figura: Negociação-Gestão de ShowroomNa proposta, deverá ser associado um veículo do Estoque. Figura: Proposta de VendaStatus- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1, indicando o vendedor que foi alocado para o atendimento ao cliente e o chassi novo que foi alocado a proposta. É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador. A partir deste ponto o atendimento ao cliente segue o fluxo normal e os Status enviados a Nissan seguem a mesma ordem descrita no passo acima "Atendimento gerado e reserva realizada". Opção -Para o Chassi do Portal Ao selecionar a opção "Para o Chassi do portal"- Deverá antes ter sido excluído a reserva já existente para o chassi. Importante: Para a reserva automática do veículo e criação da proposta, será considerado o uso do parâmetro de Veículos-Geral-Bloquear veículo em Negociação, este parâmetro marcado, impede a geração de uma proposta para um veículo que já possui uma proposta em aberto. Ao realizar essa operação, será gerado a Proposta associada ao veículo que foi recebido originalmente na reserva. Ao realizar essa ação, será enviado o Status para a Nissan. Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1, indicando o vendedor que foi alocado para o atendimento ao cliente e mantendo o chassi que foi originado com a reserva/sinal. Após realizar essa ação, deverá ser distribuído o contato para um vendedor. O atendimento segue para a fila do vendedor, que através do Gestão de Show Room realiza o atendimento ao cliente. Nissan DI - Considerando que no momento da integração e criação do Atendimento, foi disparado o evento gerado via interface Registro e Atualização de Atendimento (FL001) do Nissan DI, com a origem do atendimento = 5- indicando que é um atendimento criado pelo E-commerce Nissan. No atendimento será apresentado a Proposta criada automaticamente , mostrando o valor do sinal como parte da Negociação mas sem nenhum veículo associado. Figura: Negociação-Gestão de ShowroomA partir deste ponto o atendimento ao cliente segue o fluxo normal e os Status enviados a Nissan seguem a mesma ordem descrita no passo acima "Atendimento gerado e reserva realizada". Distribuição de Contatos- Clientes que não utilizam o CRM LinxPara clientes que não utilizam o CRM e desejem usar a opção de Distribuição de Contato, essa operação poderá ser efetuada através do programa Fabrica.exe Menu: Fabrica > Nissan > Processos > Fabrica-Rede > Distribuição de Reservas-Ecommerce Nissan Os atendimentos criados via integração estarão disponíveis para serem distribuídos e ou realizadas as ações para os atendimentos que forem gerados com alguma inconsistência. Na tela principal serão apresentados os Atendimentos integrados Figura: Distribuição de Contato-FabricaPara distribuir os Atendimentos gerados e reserva realizadas , que são destacados em Verde. Deverá selecionar o contato, informado o Vendedor que vai receber o contato, selecionar a aba Contatos Novos e usar a opção "Seleciona" para direcionar o atendimento para ser encaminhado. Figura: Distribuição de Contato-FabricaSerá apresentado o contato na aba Contatos Novos, para realizar a distribuição, clicar em "OK". Figura: Distribuição de Contato-FabricaPara efeito de Consulta nesta tela, a aba Contatos do Vendedor apresenta todos os atendimentos que estão na fila do Vendedor. Figura: Distribuição de Contato-FabricaPara distribuir os Atendimentos gerados e reserva Não Realizadas , que são destacados em Amarelo. Deverá realizar a ação de ou gerar uma proposta sem Chassi ou gerar uma proposta para o mesmo Chassi recebido originalmente na reserva, antes de encaminhar o Lead (contato) para o vendedor que irá atender o cliente. Marcar o contato e clicar com o Botão direto para apresentar a opção Gerar Reserva Nissan. As ações realizadas neste passo, seguem a mesma funcionalidade descritas no passo acima. Figura: Distribuição de Contato-FabricaQuando na integração da reserva houver a disponibilidade do veículo, porém não houver as Referências Cruzadas para a criação dos título do Adiantamento ao cliente e ou os títulos do pagamento. Nessa etapa, caso não tenha sido realizada ainda a Referência Cruzada informada no e-mail e no Correio, não será permitido realizar o passo de associar um chassi. Ao clicar em Gerar Reserva Nissan, será informado novamente sobre a falta da Referência cruzada. Após a montagem da referência cruzada, poderá ser executado os passos abaixo para associação do Chassi. Selecionar qual ação vai ser realizada:
Opção -Sem Chassi Ao selecionar a opção "Sem Chassi"- será gerado uma proposta sem associar a ela nenhum veículo. Com isso o atendimento poderá ser encaminhado para o Vendedor atender o cliente e dar andamento a venda. Será apresentado a mensagem informando da criação da Proposta sem chassi. Opção -Para o Chassi do Portal Ao selecionar a opção "Para o Chassi do portal"- Deverá antes ter sido excluído a reserva já existente para o chassi. Importante: Para a reserva automática do veículo e criação da proposta, será considerado o uso do parâmetro de Veículos-Geral-Bloquear veículo em Negociação, este parâmetro marcado, impede a geração de uma proposta para um veículo que já possui uma proposta em aberto. Ao realizar essa operação, será gerado a Proposta associada ao veículo que foi recebido originalmente na reserva. Após realizar essa ação, deverá ser distribuído o contato para um vendedor seguindo as orientações do passo acima. Dica: Todos os Status gerados usando o programa do fabrica, seguem as mesmas regras já destacadas nos tópicos acima. Cancelamento de Proposta.Nos casos onde a venda não se concretizar e a proposta for cancelada, será enviado para a Nissan o Status informando essa ação. Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva recebido- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 6-Venda cancelada. É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador. Com isso se encerra o processo de Reserva iniciado com o cliente no portal da Nissan e o Chassi volta a ser disponibilizado para o portal novamente. Dica: O tratamento referente a devolução do Sinal pago pelo cliente, devem ser tratados diretamente com a Montadora. Esse processo não envolve a Linx. Troca de Chassi na PropostaCaso concessionária efetue a troca chassi que foi recebido originalmente na Reserva via Nissan, por um outro veículo na Proposta de venda. São consideradas duas ações para envio do Status do pedido a Nissan:
Ao concordar, será cancelada a Proposta atual automaticamente e deve ser preenchido normalmente o motivo do cancelamento. Será Será Gerado outra Proposta ( e outro contato) que estará associada ao chassi novo escolhido. Será apresentado a mensagem com o número da Nova proposta e o usuário já será direcionando a ela para dar andamento se estiver trabalhando com o Apollo.exe. Para os usuários que estiverem trabalhando pelo Gestão de ShowRoom, com o cancelamento da proposta, o contato que está sendo trabalhado será encerrado. Será então necessário iniciar o atendimento ao cliente através do contato novo originado com a criação automática da Proposta feita por esse processo. Portanto acessar a aba Agenda (487) e filtrar pelo nome do cliente para localizar o novo contato e dar andamento no processo de venda. Na nova proposta, será mantida idêntica a anterior portanto, com a condição de pagamento do Adiantando do cliente, e o mesmo valor do veículo. O Chassi antes reservado será disponibilizado novamente a venda com o cancelamento da proposta e para o novo chassi associado a nova proposta, será gerada a reserva idêntica a anterior com a reservado por 1 ano, considerando que o adiantamento do cliente feito pelo site, segue em aberto nessa proposta. Mas a Reserva original caindo, a Nissan entende que o processo de venda segue diretamente com o cliente a partir desse ponto. Com isso será enviado a Nissan o Status dessa operação. Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 6-Venda Cancelada, indicando que a venda para o chassi originalmente selecionado , não vou confirmado a venda. E será enviado o número da Nova Proposta e o número do novo chassi associado a ela.
A proposta é preservada e será realizada a troca, porém o valor da proposta não mais apresentará o valor que foi originado pelo site e que pertencia ao chassi antes selecionado. No andamento do processo de venda, todos os passos descritos neste manual para os Status que se seguem, serão realizados normalmente. Pra a operação de troca do chassi, será enviado a Nissan o Status dessa operação. Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1-Veículo Reservado, indicando neste caso número do novo chassi que foi indicado na Proposta. |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br. |