No sistema há duas formas de identificar se para determinado cliente há restrições de vendas à prazo ou cheque, sendo elas: Bloqueado e Suspenso. Durante a venda o sistema consulta se há títulos pendentes para o cliente, então:
quando está bloqueado e não tiver mais títulos em aberto a situação cadastral do cliente voltará para normal, sem a necessidade de intervenção do usuário.
e quando o cliente estiver suspenso essa troca da situação não ocorre automaticamente, sendo necessário acessar o cadastro do mesmo para realizar a alteração.
Bloqueado
O cliente é sinalizado como bloqueado quando o mesmo possuí títulos em atraso, durante as vendas a prazo e cheque o sistema apresentará uma mensagem informativa ao usuário, porém permite vender mediante senha de liberação, e na consulta de clientes o mesmo é destacado com uma bolinha vermelha antes do nome.
Bloqueio automático: ocorre se o convênio, a qual o cliente pertence, estiver configurado para bloquear X dias após vencimento, então a situação será alterada automaticamente para bloqueada no momento da venda, caso o cliente possuir título em atraso que esteja dentro do prazo de vencimento, conforme dias a bloquear. Quando cliente não possuir mais títulos em atraso, o desbloqueio também será feito de forma automática.
Bloqueio manual: o usuário poderá acessar o cadastro de clientes, na aba convênios e efetuar a alteração do status de forma manual, bloqueando ou desbloqueando o mesmo, no entanto prevalece o funcionamento automático, ou seja, se desbloqueado manual e houver título vencido, será bloqueado automático novamente.
Abaixo segue as telas de consulta de clientes e vendas para clientes que estão com seu status como bloqueado.
Suspenso
A suspensão de um cliente ocorre quando há devolução de cheques, durante as vendas a prazo e cheque o sistema apresentará uma mensagem ao usuário e não permite continuar a venda, e na consulta de clientes é destacado com uma bolinha preta antes do nome.
- Suspensão automática: ocorre quando há devolução de cheques do cliente.
- Suspensão manual: o usuário poderá acessar o cadastro de clientes, na aba convênios e efetuar a alteração do status de forma manual, suspendendo ou não o cadastro do mesmo, normalmente é utilizada quando os títulos em atraso estão em negociação e que sinaliza que o cliente está suspenso até que a dívida seja quitada.
Abaixo segue as telas de consulta de clientes e vendas para clientes que estão com seu status como suspenso.
Configurações
Convênio
Para que sejam bloqueadas as vendas para determinado convênio quando houver títulos vencidos, deverá preencher o número de dias que será permitido vendas após o vencimento, após esse período os clientes vinculados ao convênio terão a situação alterada para bloqueado.
Esse campo está localizado no programa Cadastro de Convênios (Cadastros > Convênios) na aba Convênio > Movimentação > Quantos dia(s) para bloquear após o vencto?.
Cadastro de clientes
Para bloquear ou suspender o cliente manualmente o usuário poderá fazer através do Cadastro de Clientes, localizado no menu Cadastros > Clientes, essa configuração é realizada por convênio.
No Cadastro de clientes, deverá pesquisar pelo cliente desejado, e após acessar a aba Vincular Convênios selecionar o convênio para o qual será bloqueado/suspenso e clicar em Editar, desta forma os campos estarão abertos para manutenção, no campo "Situação" poderá escolher se o cliente está "Bloqueado" ou "Suspenso", e então deverá clicar em Aplicar para que as alterações sejam realizadas nos cadastros.
Cadastro de colaboradores
Quando o sistema estiver parametrizado para que os controles de liberação seja utilizada a senha do colaborador, deverá ser configurado no cadastro do colaborador para que ele tenha permissão para efetuar liberações de clientes.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
A configuração de controle de liberações, é realizada através do programa Parâmetros > aba Controle de Filial no campo "Controle de Liberação". |