Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 10 Próxima »

Através deste programa é possível emitir um pré-faturamento, que posteriormente será enviado para o programa Caixa On-line (Lançamentos > Caixa) para a concretização da venda. É utilizado em empresas que tem vários terminais de venda e um ou mais caixas, desta forma os vendedores emitem o pré-faturamento e o cliente se desloca até o caixa para o pagamento da venda.

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento > Pré-venda

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta de produtos e clientes
F3:Nova pré-venda
F4:Finalizar Pré-venda
F5:Encomendas e Falteiros
F6:Consultar produtos por substância, farmacológico e terapêutico
F7:Vias adicionais
F8:Editar Pré-venda
F10:Selecionar pessoas autorizadas
F11:Calculadora
F12:Consultar produtos com estoque positivo
ALT+NConsulta rápida de notas
ALT+MCompras por cliente
ALT+GControle de Tele Entregas
ALT+CCadastro de Clientes
ALT+TContas a Receber
ALT+PCadastro de Produtos
ALT+FSair do programa


CTRL+EAutorização do e-Pharma
CTRL+IFilial centralizadora Tele Entrega
CTRL+GAbrir gaveta de dinheiro
CTRL+FAutorização Funcional Card
CTRL+PInforma posologia
CTRL+OOpções de integração

Pré-vendas

Para gerar uma Pré-venda acesse o programa através do menu Lançamentos > Faturamento > Pré-vendas:

Figura 01: Pré vendas

Na sequência informe o código de barras do item e a quantidade a ser dispensada. Este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção Pedir quantidade na venda no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).

Através do campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.

  • Ao lado de cada item inserido na fita detalhe, será exibido o ícone. Ao clicar sobre esse indicador, será exibido uma mensagem informando qual o tipo de desconto aplicado para esse(s) produto(s) sem a necessidade de editar a venda.

Figura 02: Identificando descontos

O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto.

  • Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, será apresentado o ícone , sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item.
  • E, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.

Na sequencia deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Para fidelização de clientes Linx Conecta,  clique em , para maiores informações acesse: Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta.

Em caso de tele entregas pode ser informado o telefone se o mesmo já estiver cadastrado no sistema, logo após carregar em tela as informações do cliente será preenchido automaticamente o convênio a qual pertence.

Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda. Marque o campo como Tele Entrega quando a pré-venda for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 

Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a "pré-venda"  para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2,  será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial.

Quando a farmácia utiliza cartão de pré-venda, ou seja, efetua a pré-venda e entrega ao cliente para apresentação no caixa, é solicitado o campo para que seja informado o número do cartão ao finalizar a pré-venda. Para que este campo seja exigido é necessário marcar a opção "Cartão pré-venda", em Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).

  • Código do Cartão: No uso de cartão de código de barras no pré-venda, o sistema solicita o número do cartão, que pode ser digitado ou leitura óptica.

Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.

Nos campos de totalizadores são apresentados a somatória dos itens da pré-venda

  • Em Total bruto informa o total da compra do cliente sem os descontos dos produtos.
  • Em Promoção média informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção.
  • Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. Este percentual somente será sob os produtos que não estão na promoção e que estejam liberados no cadastro Tipo de Produto para dar desconto.
  • No campo total da compra mostra o valor final do orçamento do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém, este arredondamento segue algumas regras:
    • Se o valor informado pelo vendedor exceder o valor total da nota, o sistema mantém o valor original.

    • Se o valor informado for menor que o permitido nos parâmetros do sistema, é solicitada uma senha de liberação para desconto acima do permitido.

    • Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas)para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda.

    • Porém, permite o arredondamento da última casa dos centavos sem informar senha e sem respeitar o teto máximo de descontos da condição de pagamento.

    • Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período.

      • Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45– Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Importante: Alguns Estados da Federação não permitem o arredondamento do valor da venda.

  • Os campos Dólar/Peso/Guarani/Euro são exibidos somente quando o cliente configurar a cotação das moedas de câmbio nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). Neste caso o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai.

Observações gerais

  • Após o processamento das pré-vendas as mesmas são disponibilizadas no programa Caixa On-line (Lançamentos > Caixa).
  • Em caso de bloqueio do produto na pré-venda, deverá verificar a configuração no cadastro de clientes ou convênios, favor contatar o administrador para que proceda com a informação ou ajuste a configuração para continuar a venda.

  • O atalho CTRL +  I - Filial Centralizadora Tele-entrega permite selecionar a Filial Centralizadora de Tele-Entrega, porém o mesmo somente estará disponível quando no programa "Parâmetros" na aba Tele Entrega estiver parametrizado "Tele Entrega centralizada em qual Filial?", e no programa "Pré-venda" estiver marcada a opção Tele Entrega. 

Quando a farmácia estiver configurada para trabalhar com "Tele Entregas Centralizadas", na tela de vendas quando o usuário pressionar o atalho "Ctrl+L" será disponibilizado e considerado o estoque da FILIAL CENTRALIZADORA e não da filial logada. 

  • Quando estiver configurado para "Imprimir automático ao finalizar pré-vendaParâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Tele-entrega), imprimirá o controle de expedição ao finalizar a pré-venda. A impressão não ocorrerá quando a trabalhar com Tele Entrega Centralizada e a farmácia não for a centralizadora.

  • O atalho CTRL +  P - Posologia abrirá a tela para informar os dados referente a receita disponibilizada pelo profissional de saúde, como por exemplo: nome do cliente, telefone, posologia, CRM do médico e número da receita da venda. Em caso de medicamentos controlados pela ANVISA/VISA o número da receita é obrigatório e no caso do usuário não informar o número da receita, o sistema numerará automaticamente a receita entendendo que seja uma receita "branca" que necessite dessa numeração. Também será solicitada nessa tela caso a farmácia utilize, se a venda deve ser enviada via arquivo texto para a PrevSaúde, Vida Link ou ambas as empresas. Clique aqui para mais informações sobre posologia.

  • E o atalho CTRL + O - Opções de integração é utilizado para acessar as funções de edição de pré-vendas e também integrações com terceiros, como por exemplo, vendas PBM. 

Editando a pré-venda

Para utilizar o processo de edição de pré-venda basta que, ao abrir a tela de pré-vendas o vendedor tecle Ctrl + O e selecione a opção "Editar pré-venda". Será mostrada a tela do Caixa On-line para que o mesmo selecione qual pré-venda deseja editar e tecle ENTER para carregá-la para a tela de edição. Feito isso, basta efetuar os lançamentos necessários e finalizar novamente a pré-venda.

Figura 03: Editando pré-vendas

  • Na edição, pode ser alterado normalmente o cliente e a modalidade de pagamento da pré-venda. Quando utiliza Desconto por Item, pode ser utilizado o processo de F8 (Edição dos dados da pré-venda). 

  • Quando o produto da pré-venda possuir um desconto pré-definido, e o mesmo for alterado, esse será tratado como um desconto manual, e quando o caixa alterar a condição de pagamento, o sistema não reprocessará a hierarquia de desconto, mantendo o desconto informado pelo vendedor, exceto se para a mesma não for possível aplicar o desconto informado nem mediante a senha de liberação. 

Vejamos alguns exemplos:

  • Situação 01: Se no Produto a Promoção for igual a 50%; - A Condição de Pagamento "à Vista" for igual a 50% com senha; - A Condição de Pagamento "Cartão" for igual a 50% com senha; - Ao aplicar 40% de desconto manual, ao invés de voltar aos 50%, será mantido os 40% de desconto manual.

  • Situação 02: Se no Produto a Promoção for igual a 40%; - A Condição de Pagamento "à Vista" for igual a 50% com senha; - A Condição de Pagamento "Cartão" for igual a 50% com senha; - Ao aplicar 30% de desconto manual, ao invés de voltar aos 40%, será mantido os 30% de desconto manual.

  • Situação 03: Se no Produto a Promoção for igual a 40%; - A Condição de Pagamento "à Vista" for igual a 50% com senha; - A Condição de Pagamento "Cartão" for igual a 50% com senha; - Ao aplicar 50% de desconto manual, ao invés de voltar aos 40%, será mantido os 50% de desconto manual e nesse caso será solicitado senha do usuário supervisor para liberação dos 50%.

  • Situação 04: Se no Produto a Promoção for igual a 70%; - A Condição de Pagamento "à Vista" for igual a 50% com senha; - A Condição de Pagamento "Cartão" for igual a 25% com senha; - Ao aplicar 20% de desconto manual, ao invés de voltar aos 70%, será mantido os 20% de desconto manual.

  • Situação 05: Se no Produto a Promoção for igual a 70%; - A Condição de Pagamento "à Vista" for igual a 50% com senha; - A Condição de Pagamento "Cartão" for igual a 15% com senha; - Ao aplicar 20% de desconto manual, ao invés de voltar aos 70%, será mantido os 20% de desconto manual. Neste caso a condição não permite, porém em venda direta sim, por ser menor do que o sugerido.

  • Situação 06: Se no Produto a Cesta Básica for igual a 3%; - Ao aplicar 20% de desconto manual, será mantido os 20% se informado senha de liberação. Caso não informado, volta para os 3%. Porém para essa condição se for uma venda direto em cartão, não é permitido, caracterizando um erro. Sendo assim, se a Condição de Pagamento a Cartão estiver com 15%, será mantido essa porcentagem de 15% desde que informado a senha de liberação, que deve ficar com o percentual máximo permitido para a condição de pagamento. Se não informado senha, manterá o funcionamento atual que é deixar os 3%.

Posologia

Como imprimir a posologia?

Pré-vendas PBM

Mais informações sobre pré-vendas PBM.

Pré-vendas de Psicotrópicos

Mais informações sobre pré-vendas Psicotrópicos

Pré-vendas com Lotes e Vencimentos

Mais informações sobre pré-vendas com lotes e vencimentos

Pré-vendas com Marka Fidelidade

Mais informações sobre pré-vendas com Marka Fidelidade

PRÉ-VENDAS COM LINX CONECTA

Mais informações sobre pré-vendas com Linx Conecta

PAF-ECF

Quando a farmácia é legislada pelo PAF-ECF há algumas regras sobre a emissão de pré-vendas:

  • A impressão das pré-vendas deve respeitar o modelo estabelecido no Ato COTEPE 09/13; (Verificar legislação do PAF-ECF).
  • Na impressão da pré-venda, os únicos campos que a identificam são o nome e CPF/CNPJ do cliente e o número da pré-venda. De acordo com a legislação, esta não deve possuir valores nem os itens registrados; (Verificar legislação do PAF-ECF).

  • TODA pré-venda deve ser concretizada em Cupom Fiscal, mesmo nos casos em que o cliente "desistiu" da compra. Neste caso a Pré-Venda deve ser cancelada (faturada em cupom fiscal seguida de cancelamento do cupom); (Verificar legislação do PAF-ECF).

  • Na impressão do Cupom Fiscal que concretiza ou cancela a Pré-Venda é impresso o número da mesma, para que seja possível "cruzar" o número da Pré-Venda com o COO do cupom fiscal. Esta informação é impressa na segunda linha do cupom fiscal (na primeira linha é impresso o MD5), com a seguinte nomenclatura: "PV: XXXXXXXXXX". (Verificar legislação do PAF-ECF).

  • Ajustada numeração de pré-vendas da seguinte forma (somente para laudo 2.4):

    • Para pré-vendas realizadas na própria loja física, a numeração da pré-venda é sequencial, com prefixo "00" e contendo 8 dígitos para a sequência, podendo atingir até 99.999.999 pré-vendas (apenas como estimativa, se uma loja emite 3000 pré-vendas ao dia, esta numeração é suficiente para 91 anos).

    • Para as pré-vendas com TELE-ENTREGA CENTRALIZADORA, a numeração segue outra lógica, visto que não se sabe exatamente o número que será utilizado na filial destino. Para tanto, utiliza o prefixo "0" + FG_FISICA + DATA + SEQUENCIAL, totalizando 10 dígitos. Esta numeração é apenas TEMPORÁRIA, visto que será atribuída uma nova numeração após a chegada da pré-venda na filial destino.

  • Quando no programa Configuração de ECF (Parâmetros) na opção "Utilizar este terminal" estiver marcado como PDV não será possível acessar o programa "Pré Venda".

  • Conforme as exigências de cada Estado poderá ocorrer de ao cancelar um itens da pré-venda o mesmo não será excluído da tela, e sim será destacado em vermelho e taxado, e não será permitido alterar um item já lançado em fita detalhe.

Configurações por usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa Pré-venda - FAT108 e clique em Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 1 para que o usuário não possa editar a pré-venda através do atalho CTRL+O.

  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário possa editar a pré-venda (F8) sem precisar informar senha de liberação.

  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário do caixa não tenha acesso a alterar o desconto que foi negociado e informado na pré-venda pelo vendedor.

  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a alterar o campo Tele-entrega (marcando/desmarcando) informado na pré-venda ao finalizá-la pelo caixa on-line.

  • Desmarque a tabulação 7 para que o vendedor não tenha acesso a atualizar os dados do cliente na venda com tele-entrega. Neste tipo de venda, ao lançar informações de tele-entrega diferentes das cadastradas no sistema, o mesmo solicita se deseja atualizar o cadastro do cliente de acordo com as novas informações.

  • Desmarque a tabulação 8 para que não seja solicitado o número do cartão pré-venda quando marcada a opção tele-entrega na venda. Essa configuração é utilizada nas farmácias que desejam utilizar cartão pré-venda, mas não querem que essa informação seja solicitada nas vendas tele-entrega, pois o cliente não está presencialmente na farmácia. Atenção: Esta tabulação somente é válida para os usuários que estão configurados como "Tele-entrega padrão" no Cadastro de Usuários.

  • Desmarque a tabulação 9 para que o usuário do caixa não consiga alterar nenhuma informação da pré-venda ao finalizá-la. Com essa tabulação desmarcada a pré-venda fica totalmente engessada, não sendo possível alterar quantidades, valores, remover ou adicionar itens, etc.

  • Na venda de produtos para o "cliente balcão" e que a farmácia utiliza o parâmetro de desconto por item, quando a tabulação 10 estiver desmarcada, o sistema trás o percentual de desconto zerado para que o vendedor possa informar. Essa opção é para que o vendedor não "veja" o percentual máximo de desconto que pode ser liberado, desta forma o vendedor vai tentando um percentual até que o sistema avise que está acima do limite. Com isso, pretende-se que a média de desconto baixe nas farmácias.

  • Caso o percentual de descontos liberados na venda não aparecer na fita detalhe da venda para impressão e aparecer um asterisco, isso é devido ao bloqueio feito pelo EST198 guia 5 para não mostrar os descontos liberados ao cliente na consulta de produtos e na tela de vendas.

Guias

  • Quando a guia 01 estiver desmarcada solicitará a senha de liberação para poder excluir algum item da Fita Detalhe durante a edição da Pré-venda. E com um duplo clique em um item do view e a mesma estiver desmarcada, apenas os campos % Desconto e Quantidade podem ser editados, porém o item não pode ser excluído.

  • Desmarque a guia 2 para que o usuário que está finalizando a venda não tenha acesso a inserir novos itens na fita detalhe. NÃO UTILIZADA NA EDIÇÃO DE PRÉ-VENDA.

  • Desmarque a guia 3 para que o usuário, ao finalizar a venda, não tenha acesso a alterar o percentual de desconto de venda originado de uma pré-venda, ou seja, o desconto dado no balcão pelo vendedor será mantido.

  • Desmarque a guia 4 para que, ao deletar um item da fita detalhe no lançamento da pré-venda seja solicitada a senha de liberação.

  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a reprocessar a venda no caixa, alterando as informações iniciais (F8).

  • Desmarque a guia 7 para que, na venda cheque pré-datado, os dados do cheque sejam solicitados no momento da realização da pré-venda e não no caixa, ao finalizá-la. Dessa forma agiliza a finalização da venda evitando filas no caixa.

  • Sem rótulos