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Manual contendo o detalhamento dos processos de garantia da Chrysler no Linx DMS Apollo

Produto

Linx DMS Apollo

Menu

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia

Data

 

Autor

Monica de Oliveira Lamari

Área

P&D Automotivo


FINALIDADE

Manual contendo o detalhamento dos processos de garantia da Chrysler no Linx DMS Apollo

ABRANGÊNCIA

Este documento aplica-se a todas as concessionárias da bandeira CHRYSLER.

APLICAÇÃO

Abaixo serão descritos os processos existentes no módulo de Garantia.


Configuração - Geral

O programa para manutenção dos parâmetros do módulo está disponível no Fábrica Chrysler conforme menu a seguir:

Fábrica > Chrysler > Parâmetros
Inicialmente são apresentados os campos utilizados em todos os processos. Os demais campos serão apresentados nos respectivos tópicos descritos neste manual.
Aba Geral:

Figura 1 : Manutenção de Parâmetros da Chrysler


Campos:

  • Código Concessionária : Fornecido pela montadora.
  • Diretório de Entrada de Arquivos: Selecionar uma pasta existente para armazenamento dos arquivos de entrada.
  • Diretório de Saída de Arquivos: Selecionar uma pasta existente para armazenamento dos arquivos de saída.


 Garantia


Configuração Inicial
O programa de configuração está disponível no Fabrica conforme menu a seguir:
Fábrica Chrysler > Parâmetros
Aba garantia :

 

Figura 2 :Tela de Processamento Chrysler - Garantia


O campo "Último SIG10CJD Gerado" indica a numeração do último arquivo de garanta criado. No início da utilização do processo de garantia o campo pode ser mantido em branco pois o sistema grava automaticamente o número 1 na primeira geração.


Processo de Garantia

Abaixo é apresentado o fluxo de informações referentes ao processo de garantia:

Figura 3 : Fluxo do processo de Garantia




Detalhamento das etapas:

1. Seleção da O.S. de Garantia e Revisão

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Seletor
Programa que efetua a seleção das O.S. de Garantia ou Revisão.

Figura 4 : Seleciona O.S. Garantia


A opção "Selecionar Todas" desconsidera os demais filtros e seleciona todas as O.S. disponíveis.

A O.S. deve estar com a situação em aberto, em andamento ou encerrada, e o lançamento fechado,

ou encerrada com o lançamento em aberto, para iniciar o processo de garantia.

Figura 5 : Seleciona O.S. Garantia - Resultado


Clicar no botão "Abrir S.G." para incluir a O.S. no processo de garantia.


2.Manutenção da Solicitação de Garantia


Menu Fábrica Chrysler > Oficina > Garantia > Manutenção
Programa que efetua a manutenção das solicitações de garantia.

Figura 6 : Manutenção de Solicitações de Garantia


Ao acessar a manutenção através do Seletor, o programa é apresentado na aba Manutenção :

Figura 7 : Manutenção de Solicitações de Garantia


O primeiro passo consiste em clicar no botão "Gravar" para incluir a solicitação de garantia.
Ao clicar com o botão direito do mouse no grid de solicitações é apresentado o menu abaixo:

Figura 8 : Manutenção de Solicitações de Garantia - Menu


Opções disponíveis:

Nova solicitação

Efetua a inclusão de uma nova solicitação.

Manutenção de Solicitação

Efetua a manutenção de uma solicitação existente.
A manutenção é permitida somente para as solicitações com status "Faturada" ou anterior.

Reapresentação

Efetua a manutenção das informações de reapresentação da SG.
A reapresentação é permitida somente para as solicitações com status "Reapresentação" ou "Debitada".

Exclui Solicitação

Exclui uma solicitação.
A exclusão é permitida somente para as solicitações com status "Faturada" ou anterior.

Desmarca Solicitação

Desmarca uma solicitação com status "Transmitida", para efetuar manutenção ou nova transmissão.

Manutenção de Peças Consequência/M.O. Adicional

Acessa a tela de manutenção de Peças Consequência/M.O. Adicional.
Esta manutenção é permitida somente para as solicitações com status "Faturada" ou anterior.


Ao selecionar a opção Nova Solicitação é apresentada a tela abaixo:

Figura 9 : Manutenção de Solicitações


Campos:

Tipo de Garantia

O cadastro é inserido manualmente através do menu Fabrica < Chrysler < Oficina < Garantia < Cadastros < Tipo de Garantia

Letra Inconv.

Letra atribuída para cada solicitação. A informação é gerada automaticamente, mas pode ser alterada pelo usuário.

Data da Solicitação

Informação gerada automaticamente no cadastramento da solicitação.

Serviços Requisitados na O.S.

Listagem dos serviços existentes na O.S.

Aba Mão de obra Principal

Mão de obra Principal, é o serviço principal da solicitação de garantia.

Se o serviço estiver presente na O.S., deve ser selecionado no grid de Serviços Requisitados na O.S. através do botão "Selecionar Serviço".
Se o serviço não estiver presente na O.S., deve ser selecionado através do botão .


Os botões "Peça Consequência" e "M.Obra Consequência" estarão disponíveis após a gravação da solicitação.
São utilizados para selecionar as peças e mão de obra adicionais do processo.

Figura 10 : Manutenção de Peças Consequentes/ M.O. Adicional


Aba Detalhamento


Figura 11 : Manutenção de Peças Consequentes/ M.O. Adicional


Anomalia

O cadastro é inserido manualmente no menu Fabrica - Chrysler - Oficina - Garantia - Cadastros - Anomalia

Descrição do Inconveniente

Informação lida da solicitação existente na O.S.
Será enviado no arquivo de transmissão para a fábrica.

Observação do Inconveniente (Etiqueta da Peça)

Informação lida da solicitação existente na O.S.
Será utilizada na geração das etiquetas de peças.

Nro. Autorização

Campo obtido com a fábrica para determinados tipos de garantia.

N.F. Despesas Extras

Informações da nota fiscal de despesas extras com a solicitação de garantia. Ex.: Serviços de terceiros.
Utilizado também para garantias de reposição (garantia Balcão).

Cód. Espelho N.F.

Campos somente para consulta. A informação é atualizada na importação do arquivo de Espelho de Nota Fiscal de Transporte. Mais detalhes no item 7.

Aba Aceite

Informações sobre o Aceite / Rejeição da solicitação de garantia. Maiores informações no item 4.

Aba Crédito/Débito

Informações sobre o Crédito / Débito da solicitação de garantia. Maiores informações no item 5.

Totais – Valor requisitado

Valores totais de Mão de Obra e Peças referentes a mão de obra princopal e às peças e mão de obra adicionais.

Data de Transmissão

Informação gerada na transmissão do arquivo para a fábrica.

Núm. De Transmissão

Informação gerada na transmissão do arquivo para a fábrica. A cada nova transmissão o valor será incrementado.

Situação

Situação atual da solicitação de garantia.
Após preencher as informações necessárias é necessário consistir as informações através do botão "Consiste S.G.".


As seguintes consistências são realizadas:

  • Preenchimento do campo Tipo de Garantia
  • Dependendo do tipo de garantia selecionado:
  • Exige autorização

Verifica o preenchimento do campo Nro. Autorização

  • Classificação

Se a classificação é diferente de Campanha, verifica o preenchimento dos campos Localização / Inconveniente, Anomalia e Posição.
Se a classificação é Reposição (garantia Balcão), verifica o preenchimento do campo N.F. Despesas Extras.

  • Tipo de Intervenção

Se o tipo é "Pré-Venda (veículo em estoque)", verifica se o veículo está com a data da primeira venda em branco na Ficha de Seguimento.
Se o tipo é "Pós-Venda (veículo de terceiros)", verifica se o veículo está com a data da primeira venda preenchida na Ficha de Seguimento.

  • Preenchimento da Concessionária que vendeu o veículo (Ficha de Seguimento > Proprietários), quando o veículo for do cliente.
  • Preenchimento do campo Mão de Obra Principal
  • Dependendo da mão de obra principal selecionada
  • Verifica se o serviço exige a informação do motor e/ou do câmbio na ficha de seguimento.


O parâmetro que indica a exigência está presente no cadastro do serviço.

Figura 12 : Serviços da Oficina


Após a solicitação de garantia estar consistida, a situação passa para "Faturada" permitindo a transmissão para a fábrica.
Ao sair do programa de manutenção, é realizada uma verificação das peças e serviços existentes na O.S. Se algum não estiver presente em alguma solicitação de garantia será apresentada a mensagem abaixo:

Figura 13 : Mensagem de confirmação


3.Transmissão do arquivo de Garantia


Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Geração do Arquivo Transmissão
Programa que realiza a geração do arquivo de transmissão da garantia.

Figura 14 : Geração do arquivo de transmissão


Selecionar a opção "Solicitação de Garantia" e clicar em "Procurar".
Serão apresentadas todas as OS's disponíveis para envio.

Figura 15 : Geração do arquivo de transmissão - Resultado


O usuário deve selecionar as O.S.'s para envio e clicar no botão "Exportar" para a geração do arquivo contendo as solicitações.
O arquivo será gravado na pasta de saída configurada nos parâmetros do módulo com a seguinte nomenclatura: SIG10CJD.999, onde 999 corresponde a sequência de geração.

O valor da sequência de geração será gravado nos parâmetros do módulo conforme explicado no item Configuração Inicial.
Abaixo segue a tela apresentada no final do processamento:

Figura 16 : Geração do arquivo de transmissão - Log de execução

Após a geração os arquivos devem ser transmitidos para a fábrica para validação.


4. Atualizando a Rejeição

Todas as inserções/manutenções de "aceites" são manuais no DMS.

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Manutenção

Selecionar a Ordem de serviço transmitida

clicar com o mouse do lado direito

selecionar a opção - manutenção do aceite e inserir as informações

Atualizar os campos

  • Número do Aceite

Somente para as solicitações aceitas.

  • Data de Validação
  • Situação
    • 4 – Reapresentação: para as solicitações rejeitadas.
    • 5 – Aceita: para as solicitações aceitas.
  • Número da SG

Somente para as solicitações aceitas.

  • Valor pago

Somente para as solicitações aceitas.

  • Multa Penal
  • Diferença de horas
  • Diferença de peças
  • Erro de Validação

Somente para as solicitações rejeitadas.
OBS.: O cadastro de Erros de Validação também deverá ser inserido manualmente através do Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Códigos de Erro de Validação.
A manutenção das informações do Aceite da Solicitação deverá ocorrer de forma manual.
Para isso efetuar os seguintes passos:

  • Acessar a tela de Manutenção de Solicitações de Garantia
  • Localizar a O.S.
  • Selecionar a solicitação de garantia no grid de solicitações
  • Clicar com o botão direito no grid
  • Selecionar a opção Manutenção do Aceite da Solicitação


Será apresentada a tela abaixo:


Figura 17 : Manutenção do Aceite da Solicitação


Preencher com as informações solicitadas.
Ao confirmar no botão "OK", será efetuada a seguinte consistência para gravação do campo Situação:

  • Se o campo "Número da SG" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 5 – Aceita.
  • Se o campo "Erro de Validação" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 4 – Reapresentação.


5.Atualização do Crédito / Débito

Todas as inserções/manutenções de "Crédito/Débito" são manuais no DMS.
Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Manutenção
Depois que a SG é aceita pela fábrica, ela então realiza o pagamento ou estorno da mesma.

  • Acessar a tela de Manutenção de Solicitações de Garantia
  • Localizar a O.S.
  • Selecionar a solicitação de garantia no grid de solicitações
  • Clicar com o botão direito no grid
  • Selecionar a opção Manutenção do Crédito / Débito da Solicitação


Será apresentada a tela abaixo:

Figura 18 : Manutenção do Crédito / Débito da Solicitação


Preencher com as informações solicitadas.
Ao confirmar no botão "OK", será efetuada a seguinte consistência para gravação do campo Situação:

  • Se o campo "Número da Nota de Crédito" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 7 – Creditada;
  • Se o campo "Estorno" for preenchido, a solicitação será gravada com Situação 6 – Debitada.



6.Emissão da nota fiscal de recebimento de peças


Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Recebimento de Peças Defeituosas
Programa que efetua o recebimento das peças defeituosas das O.S.'s de garantia.

Figura 19: Recebimento de Peças Defeituosas


Informar o número da O.S. e clicar no "raio" para buscar os dados de Contato, Data de Emissão e Cliente.

Clicar em "4 – Ler O.S."
Neste momento serão lidos todos os itens da O.S. para recebimento. Por padrão o campo "Nro. SG" é gravado com o próprio número da O.S., mas é obrigatório que o número da SG real seja informado em cada item a ser devolvido para a fábrica. Esta informação é necessária para o programa de geração da Nota Fiscal de Transporte (item 8) conseguir efetuar as atualizações necessárias no processo.
Esta nota fiscal deve ser emitida no Frente de Caixa.
Observação: Caso o número da SG não esteja disponível no momento da emissão da nota fiscal, é possível informar depois que a nota for emitida neste mesmo programa. Para informar o número da SG o usuário deve clicar duas vezes na coluna do registro correspondente:

Figura 20: Recebimento de Peças Defeituosas

7.Importação do Espelho da Nota de Transporte


Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Processamento de Arquivos
Programa para importação do arquivo de Espelho da Nota Fiscal de Transporte.
Após a liquidação das SG's (crédito) a montadora gera diariamente um arquivo de Espelho da Nota Fiscal para a concessionária. Este arquivo contém as peças que deverão ser enviadas para o departamento de garantia da Fábrica e seus respectivos valores.
O arquivo deve possuir a seguinte nomenclatura:

  • Prefixo com o nome do sistema: DMS_
  • Código da concessionária, numérico, fixo com 6 caracteres.
  • Nome identificador da interface: ESPELHO.
  • Código do espelho, numérico, fixo com 7 caracteres.


Exemplo: DMS_111111.ESPELHO.0417442.DAT
Após a verificação do arquivo, é possível imprimir e/ou atualizar as informações.

Impressão:

Figura 21: Processamento de Arquivos


Modelo de relatório:


Figura 22: Processamento de Arquivos - Modelo de relatório


Atualização:

Figura 23: Processamento de Arquivos - atualização


Após o processamento é apresentada a tela de log com o resultado.

Figura 24: Processamento de Arquivos - Log de execução


É permitido importar o mesmo arquivo mais de uma vez.
Neste caso os novos itens serão incluídos e os já existentes serão atualizados, desde que estejam com status "Importado". Os itens que estiverem com status diferente, serão desconsiderados.


8.Emissão da Nota fiscal de remessa – Transporte


Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Remessa de Peças Defeituosas
Programa que efetua a geração da Nota Fiscal de Remessa para a montadora (Nota de Transporte).

Informar o Número do Espelho para a NF de transporte e clicar no botão "raio".

Figura 25 : Remessa de Peças de execução


Se o número do espelho estiver em branco, será apresentada um com os espelhos disponíveis para emissão da NF.

Figura 26 : Seleção do Espelho



Os itens são lidos automaticamente.

Figura 27 : Remessa de Peças


A geração da Nota Fiscal é por espelho e deve ser emitida no Frente de Caixa.



Programas complementares:


Relatórios

Espelho

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Relatório > Espelho

Figura 28 : Relatório de Espelho


Preencher os dados necessários e clicar em imprimir.
Abaixo é apresentado o modelo de relatório:

Figura 29 : Relatório de Espelho


Posição geral

Menu Fábrica Chrysler > Oficina > Garantia > Relatório > Posição geral

Figura 30 : Relatório de Posição Geral


Preencher os dados necessários e clicar em imprimir.
Abaixo é apresentado o modelo de relatório:

Figura 31 : Relatório de Posição Geral de Garantia

Cadastros

Anomalias


Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Anomalias

Figura 32 : Manutenção de Anomalias e Posições


O cadastro é manual de acordo com os códigos da montadora


Tipo de Garantia

Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Tipo de Garantia

Figura 33 : Manutenção Tipo de Garantia


O cadastro é manual de acordo com os códigos da montadora


Códigos de Erro de Validação


Menu Fábrica > Chrysler > Oficina > Garantia > Cadastros > Códigos de Erro de Validação

Figura 34: Manutenção Código de Erro de Validação


O cadastro é manual de acordo com os códigos da montadora



DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.


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