- Criado por Fernando Simoes, última alteração em set 13, 2023
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Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.6.1.
O Linx Big Farma a partir dessa versão passou a ter uma nova tela para manutenção de boletos Stone.
Para saber mais sobre a geração dos boletos acesse a página Geração de Boletos - Linx Conta Digital Integrada no Linx Big Farma.
Manutenção de Boletos
Para acessá-la vá em Financeiro > Manutenção de Boleto e será exibida a tela de manutenção de boletos.
Figura 01- Manutenção de Boletos
Nessa tela possui os filtros superiores, onde é possível realizar a busca do boleto, e ela pode ser feita por:
- Período de vencimento - Pesquisa os boletos pela data de vencimento;
- Nosso número - Pesquisa boletos pelo número gerado;
Status - É a situação do boleto, que podem ser:
Criado – referente os boletos com posição em criado;
Pedido de cancelamento – referente aos boletos com pedido de cancelamento;
Registrado – referente registro do boleto foi efetuado. O registro de boletos é automático e feito em até alguns poucos minutos após sua emissão;
Cancelado – referente aos boletos cancelados pela solicitação. Quando o emissor solicita a baixa de um boleto que ainda não foi pago e não chegou a data limite;
Liquidado – referente aos boletos com pagamento foi liquidado. Ao ser pago o boleto sofrerá baixa automática, impedindo novos pagamentos desse mesmo documento;
Expirado – referente aos boletos que passaram da data limite de pagamento do boleto;
Todos - referente aos boletos com todos os status.
Tem a funcionalidade para refinar a busca clicando no opção Outros filtros, e será apresentada a tela :
Figura 02 - Outros Filtros
Nessa tela é possível realizar a busca especificando a Filial, a Empresa, o Cliente, para selecioná-los utilize as teclas de atalho F5(Marcar), F6(Marcar Todos), F7(Desmarcar Todos).
Com os botões inferiores é possível visualizar contas a receber, visualizar fatura, visualizar e imprimir boleto ou enviar por e-mail.
Figura 03 - Manutenção de Boletos
- - É possível visualizar a tela do contas a receber do pagador vinculado. Este botão ficará visível para os status Criado, Registrado, Expirado (desde que a data cancelamento esteja em branco);
- - É possível visualizar o relatório da fatura vinculado ao boleto do boleto escolhido. Ao clicar nesse botão será gerado um relatório contendo o período selecionado, número da fatura, data de vencimento, valor e o destinatário da fatura;
- - É possível visualizar boleto, imprimir boleto e gerar PDF do boleto escolhido;
Figura 04 - Boleto
A partir da versão 3.0.14.0 - 23/06/2023 foi adicionado o preenchimento do campo Endereço do Pagador, desde que essa informação esteja preenchida no cadastro do cliente/empresa.
- - Envia o boleto por e-mail, nessa opção é possível enviar o boleto e fatura em um mesmo e-mail e é possível selecionar o tipo analítico ou sintético.
Figura 05- Enviar E-mail
Notificação de Boletos
É uma central de alertas de notificação dos eventos com os boletos, será informada para cada usuário que abrir os alertas, após a visualização estes alertas não estarão mais disponíveis para o usuário, como mostra abaixo:
Figura 06 - Notificação
- Boletos com pagamento confirmado - Apresenta os boletos que tiveram o pagamento confirmado e liquidado na instituição;
- Boletos com status expirado - Apresenta os boletos que entraram no status expirado;
- Entrada de valor de boleto na conta - Indica a entrada do valor do boleto na conta do beneficiário. É possível abrir a tela do Extrato Stone para visualização dos boletos;
- Devolução de valor de boleto na conta - Sinaliza que o pagamento do boleto foi devolvido. É possível abrir a tela do Extrato Stone para visualização dos boletos.
Figura 07 - Extrato
Baixa de Boleto
As baixas dos boletos somente poderão se efetuadas para os que estão com o status Liquidado, e com o campo Data Baixa em branco, o que significa que o boleto não foi baixado até o momento no contas a receber.
A baixa poderá ser feita de modo manual ou automática.
O campo Data baixa será preenchido com a data que fora efetuado a baixa do boleto no sistema Linx Big Farma no Manutenção de Boletos.
No controle financeiro a data de lançamento da baixa será a data que ocorreu o evento na conta Stone.
- Baixa Automática - Nessa opção refere-se a baixa de forma automática, ao receber o status Liquidado o sistema irá efetuar a baixa do contas a receber vinculado ao boleto.
Nessa opção será necessário estar marcadas no Configuração > Filial > Financeiro > Boleto as opções abaixo:
Figura 08 - Configuração Filial
- Baixa Manual - Nessa opção refere-se a baixa de forma manual, pois a configuração está desmarcada para efetuar de forma automática, sendo assim, será necessário marcar os boletos com Status Liquidado e com Data baixa em branco, o qual refere-se que este boleto não foi baixado no contas a receber até o momento.
Após marcar os boletos que estejam com o Status LIQUIDADO, clicar no botão .
Figura 09 - Baixar Boleto
Após selecionar os boletos e clicar em será apresentada a tela somente os boletos que serão baixados.
Figura 10 - Baixar Boletos
Nessa tela basta clicar em e será exibido um tela de confirmação da baixa.
Figura 11 - Confirmar Baixa
Clique em para confirmar a baixa.
Cancelamento de Boleto
Para realizar o cancelamento de um boleto o usuário deverá marcar um boleto, podendo ser um ou mais de um boleto, para efetuar o cancelamento, somente será possível cancelar boletos com status diferente de Liquidado, Pedido de cancelamento, Cancelado, caso seja marcado algum boleto com este status para o cancelamento, o mesmo não será levado na próxima tela.
Figura 12 - Cancelar Boleto
Somente é possível cancelar boletos com status Criado, Registrado ou Expirado.
Após clicar em será exibido a tela para confirmação do cancelamento.
Figura 13 - Confirmar Cancelamento
Clique em para confirmar o cancelamento.
- Sem rótulos