Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.6.1.


O Linx Big Farma a partir dessa versão passou a ter uma nova tela para manutenção de boletos.


Para saber mais sobre a geração dos boletos acesse a página Geração de Boletos - Linx Conta Digital Integrada no Linx Big Farma.

Manutenção de Boletos

Para acessá-la vá em Financeiro > Manutenção de Boleto e será exibida a tela de manutenção de boletos.

Figura 01- Manutenção de Boletos


Nessa tela possui os filtros superiores, onde é possível realizar a busca do boleto, e ela pode ser feita por:

  • Período de vencimento - Pesquisa os boletos pela data de vencimento;
  • Nosso número - Pesquisa boletos pelo número gerado;
  • Status - É a situação do boleto, que podem ser:

Criado – referente os boletos com posição em criado;

Pedido de cancelamento – referente aos boletos com pedido de cancelamento;

Registrado – referente registro do boleto foi efetuado. O registro de boletos é automático e feito em até alguns poucos minutos após sua emissão;

Cancelado – referente aos boletos cancelados pela solicitação. Quando o emissor solicita a baixa de um boleto que ainda não foi pago e não chegou a data limite;

Liquidado – referente aos boletos com pagamento foi liquidado. Ao ser pago o boleto sofrerá baixa automática, impedindo novos pagamentos desse mesmo documento;

Expirado – referente aos boletos que passaram da data limite de pagamento do boleto;

Todos - referente aos boletos com todos os status.


Tem a funcionalidade para refinar a busca clicando no opção Outros filtros, e será apresentada a tela : 

Figura 02 - Outros Filtros


Nessa tela é possível realizar a busca especificando a Filial, a Empresa, o Cliente, para selecioná-los utilize as teclas de atalho F5(Marcar), F6(Marcar Todos), F7(Desmarcar Todos).

Com os botões inferiores é possível visualizar contas a receber, visualizar fatura, visualizar e imprimir boleto ou enviar por e-mail.


Figura 03 - Manutenção de Boletos


  • - É possível visualizar a tela do contas a receber do pagador vinculado. Este botão ficará visível para os status Criado, Registrado, Expirado (desde que a data cancelamento esteja em branco);
  • - É possível visualizar o relatório da fatura vinculado ao boleto do boleto escolhido. Ao clicar nesse botão será gerado um relatório contendo o período selecionado, número da fatura, data de vencimento, valor e o destinatário da fatura;
  • - É possível visualizar boleto, imprimir boleto e gerar PDF do boleto escolhido;



Figura 04 - Boleto


A partir da versão 3.0.14.0 - 23/06/2023 foi adicionado o preenchimento do campo Endereço do Pagador, desde que essa informação esteja preenchida no cadastro do cliente/empresa.


  • - Envia o boleto por e-mail, nessa opção é possível enviar o boleto e fatura em um mesmo e-mail e é possível selecionar o tipo analítico ou sintético.



Figura 05- Enviar E-mail


Notificação de Boletos

É uma central de alertas de notificação dos eventos com os boletos, será informada para cada usuário que abrir os alertas, após a visualização estes alertas não estarão mais disponíveis para o usuário, como mostra abaixo:


Figura 06 - Notificação 


  • Boletos com pagamento confirmado - Apresenta os boletos que tiveram o pagamento confirmado e liquidado na instituição;

  • Boletos com status expirado - Apresenta os boletos que entraram no status expirado;

  • Entrada de valor de boleto na conta  - Indica a entrada do valor do boleto na conta do beneficiário. É possível abrir a tela do Extrato Conta Digital para visualização dos boletos;

  • Devolução de valor de boleto na conta - Sinaliza que o pagamento do boleto foi devolvido. É possível abrir a tela do Extrato Conta Digital para visualização dos boletos.


Figura 07 - Extrato


Baixa de Boleto

As baixas dos boletos somente poderão se efetuadas para os que estão com o status Liquidado, e com o campo Data Baixa em branco, o que significa que o boleto não foi baixado até o momento no contas a receber.

A baixa poderá ser feita de modo manual ou automática.


O campo Data baixa será preenchido com a data que fora efetuado a baixa do boleto no sistema Linx Big Farma no Manutenção de Boletos.

No controle financeiro a data de lançamento da baixa será a data que ocorreu o evento na conta Stone.

  • Baixa Automática - Nessa opção refere-se a baixa de forma automática, ao receber o status Liquidado o sistema irá efetuar a baixa do contas a receber vinculado ao boleto.
    Nessa opção será necessário estar marcadas no
     Configuração > Filial > Financeiro > Boleto as opções abaixo:


Figura 08 - Configuração Filial


  • Baixa Manual - Nessa opção refere-se a baixa de forma manual, pois a configuração está desmarcada para efetuar de forma automática, sendo assim, será necessário marcar os boletos com Status Liquidado e com Data baixa em branco, o qual refere-se que este boleto não foi baixado no contas a receber até o momento.

Após marcar os boletos que estejam com o Status LIQUIDADO, clicar no botão .

Figura 09 - Baixar Boleto


Após selecionar os boletos e clicar em será apresentada a tela somente os boletos que serão baixados.


Figura 10 - Baixar Boletos


Nessa tela basta clicar em e será exibido um tela de confirmação da baixa.


Figura 11 - Confirmar Baixa


Clique em para confirmar a baixa.


Cancelamento de Boleto

Para realizar o cancelamento de um boleto o usuário deverá marcar um boleto, podendo ser um ou mais de um boleto, para efetuar o cancelamento, somente será possível cancelar boletos com status diferente de Liquidado, Pedido de cancelamento, Cancelado, caso seja marcado algum boleto com este status para o cancelamento, o mesmo não será levado na próxima tela.


Figura 12 - Cancelar Boleto


 Somente é possível cancelar boletos com status  Criado, Registrado ou Expirado.


Após clicar em será exibido a tela para confirmação do cancelamento.


Figura 13 - Confirmar Cancelamento


Clique em para confirmar o cancelamento.