778 - Informado NCM inexistente
Quando for emitida uma NF-e e o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não existir na tabela de NCM publicada pela SEFAZ ou estiver vencido, será retornado a rejeição "778 - Informado NCM inexistente".
Como resolver!
Inicialmente verificar se o NCM informado esta vigente ou consta na lista. A SEFAZ disponibiliza a consulta para validação através do link Portal da Nota Fiscal Eletrônica (fazenda.gov.br)
Pesquise o NCM no Excel que será aberto e confirme se o mesmo consta na lista e esta vigente, conforme exemplo indicando que esta vigente:
Após identificar, altere no sistema, conforme item da NF:
Se for um veículo. Veículos > Cadastros > Veículos Aba Impostos campo NCM
Se for uma peça. Peças > Cadastros > Itens Aba Impostos campo NCM. Onde são atribuídos a cada produto o NCM correspondente.
Após o ajuste do NCM, renegocie o atendimento e gere novamente.
Na oportunidade informamos que o cadastro geral de NCM no sistema Apollo fica no menu:
Configuração > Cadastros > NCM
Você pode realizar a atualização da tabela e dos códigos CEST, pois o NCM informado pode estar obsoleto:
Selecionar o arquivo CSV para importação.
Selecionar os grupos para atualização.
Clicar em Iniciar Importação
Link atualizado para o atualização da tabela CEST:
https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=38521029
Observação: A importação deve ser realizada uma única vez em qualquer empresa pois a tabela é única.
Atenção!
Exceções à regra!
- A regra de validação 778 não se aplica, em produção, para NF-e com Data de Emissão anterior a 01/01/2016;
- Para a NF-e, considerar nesta validação os códigos de NCM especiais definidos pela RFB para permitir o uso no Registro de Exportação (Anexo X.02).