Rejeição

778 - Informado NCM inexistente

Causa

Quando for emitida uma NF-e e o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não existir na tabela de NCM publicada pela SEFAZ ou estiver vencido, será retornado a rejeição "778 - Informado NCM inexistente".

Como resolver!


Inicialmente verificar se o NCM informado esta vigente ou consta na lista. A SEFAZ disponibiliza a consulta para validação através do link Portal da Nota Fiscal Eletrônica (fazenda.gov.br)



Pesquise o NCM no Excel que será aberto e confirme se o mesmo consta na lista e esta vigente, conforme exemplo indicando que esta vigente:



Após identificar, altere no sistema, conforme item da NF:


Se for um veículo. Veículos > Cadastros > Veículos Aba Impostos campo NCM


Se for uma peça. Peças > Cadastros > Itens Aba Impostos campo NCM. Onde são atribuídos a cada produto o NCM correspondente.



Após o ajuste do NCM, renegocie o atendimento e gere novamente. 


Na oportunidade informamos que o cadastro geral de NCM no sistema Linx DMS fica no menu:

Configuração > Cadastros > NCM

Você pode realizar a atualização da tabela e dos códigos CEST, pois o NCM informado pode estar obsoleto:

Selecionar o arquivo CSV para importação.

Selecionar os grupos para atualização.

Clicar em Iniciar Importação

Link atualizado para o atualização da tabela CEST:

https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=38521029

Observação: A importação deve ser realizada uma única vez em qualquer empresa pois a tabela é única.

Atenção!

Exceções à regra!

  1. A regra de validação 778 não se aplica, em produção, para NF-e com Data de Emissão anterior a 01/01/2016; 
  2. Para a NF-e, considerar nesta validação os códigos de NCM especiais definidos pela RFB para permitir o uso no Registro de Exportação (Anexo X.02).