IntO.S. 2.0 (Nova Integração de O.S.) da FCA
Produto | LinxDMS |
---|---|
Menu | LinxDMSIntegrador |
Data |
|
Autor | Distribuição Linx DMS |
Área | P&D DMS |
Processo IntOS 2.0 com o objetivo de transmitir os registros de Ordem de Serviço para a montadora.
Este documento aplica-se a todas as concessionárias FCA.
Aplicação:
O objetivo é gerar informações de Ordem de serviço.
Serão enviadas também informações sobre alterações de Ordem de serviço.
Configuração do Linx DMS Integrador:
Cadastrar as configurações para execução dos serviços de geração das informações do INTOS 2.0.
Menu > Configuração > Integração OS 2.0 FCA
Configuração da Conexão
Selecione o Tipo do Banco de Dados.
Informe os campos “Host”, “Database”,” Usuário” e “Senha”.
Informe os dias de permanência do log nas tabelas do Banco de Dados.
Clique em testar a conexão para validar as informações inseridas.
Figura 1: Linx DMS Integrador - Configuração de Banco de Dados.
Configuração da Ordem de Serviço
Informe os dados para execução do serviço para geração das informações de Ordens de serviço.
Url
“Nome” e “Descrição” do Processo
Código da Empresa e Revenda
Dados de Acesso : DN, User ID e chave de Acesso
- Url Token
Agendamento, definir um intervalo para ser processado o envio
Observação : As informações da Url, Url Token, User ID e Chave de Acesso são fornecidas pela FCA.
Clicar no botão Salvar,
No botão Incluir é possível adicionar configuração por DN.
Clique em “Next” para prosseguir.
Figura 2: Linx DMS Integrador - Configuração do envio da Ordem de Serviço
No menu Conclusão clicar no botão Finish.
Figura 3: Linx DMS Integrador - Conclusão
Configuração do Fabrica Fiat:
Marcar novo parâmetro no FabricaFiat.
Menu Fabrica Fiat > Parâmetros > Aba Geral > Botão Parâmetros FCA > Aba Geral
Marcar o campo "Utiliza integração IntOS 2.0".
Figura 4: Manutenção de Parâmetros FCA no Fabrica Fiat
Se parâmetro marcado “Utiliza integração IntOS 2.0”, serão utilizados os novos formulários do IntOS 2.0, caso contrário serão utilizados os formulários antigos. Os novos formulários serão tratados em um tópico específico deste manual.
Para consulta dos envios efetuados com a versão anterior, é possível verificar no menu Fabrica Fiat > Linx DMS Integrador > Aba Ordem de Serviço.
IMPORTANTE:
- Após a configuração do IntOS 2.0 é necessário remover a configuração do IntOS 1.0 do Linx DMS Integrador.
Passos para a exclusão da configuração:
- Acessar o LDIConfig, menu Configuração > Configura Geração de XML.
- Selecionar a linha da grade referente à configuração de envio de Ordens de Serviço. Caso não seja possível identificar através do Nome ou Descrição, clicar em "Alterar". A configuração para exclusão deve possuir, no menu Identificação, o Módulo "eLDIXmlFiat" e, no menu Destino, o Tipo de Envio "Ordens de Servico". Após a identificação da configuração, clicar em Cancel, para sair da tela de alteração.
- Clicar em "Excluir". Dica: Faça um backup antes de remover a configuração, para caso precise enviar novamente informações no IntOS 1.0.
- Reiniciar o serviço do Linx DMS Integrador.
- Preencher o campo Previsão de Entrega, que é obrigatório para o envio das informações para a FCA.
Menu Oficina > Atendimento Oficina > Informações Gerais
Figura 5: Atendimento Oficina - Data Previsão de Entrega
Consulta e Retransmissão de Informações:
Menu Fabrica Fiat > Linx DMS Integrador > Aba Int OS 2.0
Aba só fica habilitada se o parâmetro “Utiliza integração IntOS 2.0” estiver marcado.
Nessa aba é possível:
Realizar pesquisa de OS e selecionar as mesmas para serem enviadas pelo novo integrador do IntOS 2.0.
Pesquisar OS e Fichas que já foram enviadas e verificar nas colunas da grade (Cód. Retorno e Desc. Retorno) a informação com o retorno de sucesso ou inconsistência.
Ao clicar no botão Transmitir, os registros da grade estarão disponíveis para envio pelo Linx DMS Integrador.
Na opção "Apenas OSs abertas", quando marcada e selecionado o período, é possível filtrar todas as ordens de serviço que não se encontram encerradas . Essa opção poderá ser usada na carga inicial.
Figura 6: Linx DMS Integrador - Aba Int OS 2.0
No Fabrica Fiat > Linx DMS Integrador, ao clicar na tela com o mouse do lado direito é possível consultar o retorno detalhado dos registros transmitidos.
Figura 7: Linx DMS Integrador - Aba Int OS 2.0 - Log Detalhado
Registros a serem transmitidos.
Qualquer inclusão, alteração e cancelamento da OS, será enviado pelo Linx DMS Integrador.
O botão “Transmitir” permite que as ordens de serviço selecionadas sejam enviadas/reenviadas para a montadora.
Esta opção é utilizada somente para a transmissão de informações históricas ou retransmissão de algum determinado grupo de registros.
As colunas “Cód. Retorno” e “Desc. Retorno”, apresentam a última informação referente à comunicação do processo com o retorno de sucesso ou inconsistência.
Caso o ajuste da informação for realizado na ordem de serviço, o registro será retransmitido automaticamente. Porém, se o ajuste for em outro local, no cadastro do cliente por exemplo, deve ser utilizado o botão “Salva Alterações” da tela Manutenção da Ordem de Serviço.
- Status da Ordem de Serviço
Ao enviar as Ordens de Serviço para a FCA, as mesmas terão os seguintes Status, dependendo das condições :
O.S. Aberta : ordens de serviços que ainda possuem um ou mais serviços não concluídos
– status_ordem_serviço = Aberta
– data_encerramento_OS = Em branco
– data_fechamento_OS = Em branco
– campo TMO com o conteúdo zerado
O.S. Encerrada: ordens de serviços que possuem todos os serviços concluídos, mas que ainda não foram faturados
– status_ordem_serviço = Encerrada
– data_encerramento_OS = Data de Conclusão da O.S.
– data_fechamento_OS = Em branco
– campo TMO com tempo do serviço
O.S .Fechada: ordens de serviços que possuem todos os serviços concluídos e faturados
– status_ordem_serviço = Fechada
– data_encerramento_OS = Em branco (se não for fechada para lançamentos) ou Data de Conclusão da O.S. (se for fechada para lançamentos)
– data_fechamento_OS = Data de Encerramento da O.S.
– campo TMO com tempo do serviço
Para uma ordem de serviços com Peças e Serviços, ao emitir as Notas Fiscais, quando gera a NF-e de Peças e se não emite a NFSe (nota fiscal de Serviço),
os registro de envio do INTOS 2.0 ficarão como pendentes até ser corrigida a NFSe (nota fiscal de Serviço), e a Ordem de Serviço será enviada com o status 'Aberta'.
Quando a NFSe for emitida, os registros ficarão como enviados e a Ordem de Serviço será enviada com o status de 'Fechada'.
Para os envios efetuados com a versão anterior ao Int OS 2.0, será possível verificar no menu Fabrica Fiat > Linx DMS Integrador > Aba Ordem de Serviço.
Figura 8: Linx DMS Integrador - Aba Ordem de Serviço
Configuração do Fabrica Chrysler Jeep:
Marcar novo parâmetro no Fabrica.
Menu Fabrica > Chrysler > Parâmetros > Aba Geral > Botão Parâmetros FCA > Aba Geral
Marcar "Utiliza Integração IntOS 2.0".
Figura 9: Manutenção de Parâmetros FCA no Fabrica
Se parâmetro marcado “Utiliza integração IntOS 2.0”, serão utilizados os novos formulários do IntOS 2.0, caso contrário serão utilizados os formulários antigos. Os novos formulários serão tratados em um tópico específico deste documento.
Para consulta dos envios efetuados com a versão anterior, será possível verificar no menu Fabrica > Chrysler > Linx DMS Integrador > Aba Ordem de Serviço.
IMPORTANTE:
- Após a configuração do IntOS 2.0 é necessário remover a configuração do IntOS 1.0 do Linx DMS Integrador.
Passos para a exclusão da configuração:
- Acessar o LDIConfig, menu Configuração > Configura Geração de XML.
- Selecionar a linha da grade referente à configuração de envio de Ordens de Serviço. Caso não seja possível identificar através do Nome ou Descrição, clicar em "Alterar". A configuração para exclusão deve possuir, no menu Identificação, o Módulo "eLDIXmlChrysler" e, no menu Destino, o Tipo de Envio "Ordens de Servico". Após a identificação da configuração, clicar em Cancel, para sair da tela de alteração.
- Clicar em "Excluir". Dica: Faça um backup antes de remover a configuração, para caso precise enviar novamente informações no IntOS 1.0.
- Reiniciar o serviço do Linx DMS Integrador.
- Preencher o campo Previsão de Entrega, que é obrigatório para o envio das informações para a FCA.
Menu Oficina > Atendimento Oficina > Informações Gerais
Figura 10: Atendimento oficina - campo Previsão de Entrega de Parâmetros FCA no Fabrica
Consulta e Retransmissão de Informações:
Menu Fabrica > Chrysler > Linx DMS Integrador > Aba Int OS 2.0
Aba só fica habilitada se o parâmetro “Utiliza integração IntOS 2.0” estiver marcado.
Nessa aba é possível:
Realizar pesquisa de OS e selecionar as mesmas para serem enviadas pelo novo integrador do IntOS 2.0.
Pesquisar OS que já foram enviadas e verificar colunas da grade (Cód. Retorno e Desc. Retorno) a informação com o retorno de sucesso ou inconsistência.
Ao clicar no botão Transmitir, os registros da grade estarão disponíveis para envio pelo Linx DMS Integrador.
Na opção "Apenas OSs abertas" quando marcada e selecionado o período é possível filtrar todas as ordens de serviço que não se encontram encerradas . Essa opção poderá ser usada na carga inicial.
Figura 11: Linx DMS Integrador - Aba Int OS 2.0
No Fabrica > Chrysler > Linx DMS Integrador, ao clicar na tela com o mouse do lado direito é possível consultar o retorno detalhado dos registros transmitidos.
Figura 12: Linx DMS Integrador - Aba Int OS 2.0 - Log Detalhado
Registros a serem transmitidos.
Qualquer inclusão, alteração e cancelamento da OS , será enviado pelo Linx DMS Integrador.
O botão “Transmitir” permite que as ordens de serviço selecionadas sejam enviadas/reenviadas para a montadora.
Esta opção é utilizada somente para a transmissão de informações históricas ou retransmissão de algum determinado grupo de registros.
As colunas “Cód. Retorno” e “Desc. Retorno”, apresentam a última informação referente à comunicação do processo com o retorno de sucesso ou inconsistência.
Caso o ajuste da informação for realizado na ordem de serviço, o registro será retransmitido automaticamente. Porém, se o ajuste for em outro local, no cadastro do cliente por exemplo, deve ser utilizado o botão “Salva Alterações” da tela Manutenção da Ordem de Serviço.
- Status da Ordem de Serviço
Ao enviar as Ordens de Serviço para a FCA, as mesmas terão os seguintes Status, dependendo das condições :
O.S. Aberta : ordens de serviços que ainda possuem um ou mais serviços não concluídos
– status_ordem_serviço = Aberta
– data_encerramento_OS = Em branco
– data_fechamento_OS = Em branco
– campo TMO com conteúdo zerado
O.S. Encerrada: ordens de serviços que possuem todos os serviços concluídos, mas que ainda não foram faturados
– status_ordem_serviço = Encerrada
– data_encerramento_OS = Data de Conclusão da O.S.
– data_fechamento_OS = Em branco
– campo TMO com tempo do serviço
O.S .Fechada: ordens de serviços que possuem todos os serviços concluídos e faturados
– status_ordem_serviço = Fechada
– data_encerramento_OS = Em branco (se não for fechada para lançamentos) ou Data de Conclusão da O.S. (se for fechada para lançamentos)
– data_fechamento_OS = Data de Encerramento da O.S.
– campo TMO com tempo do serviço
Para uma ordem de serviços com Peças e Serviços, ao emitir as Notas Fiscais, quando gera a NF-e de Peças e se não emite a NFSe (nota fiscal de Serviço),
os registro de envio do INTOS 2.0 ficarão como pendentes até ser corrigida a NFSe (nota fiscal de Serviço), e a Ordem de Serviço será enviada com o status 'Aberta'.
Quando a NFSe for emitida, os registros ficarão como enviados e a Ordem de Serviço será enviada com o status de 'Fechada'.
Para os envios efetuados com a versão anterior ao Int OS 2.0, será possível verificar no menu Fabrica > Chrysler > Linx DMS Integrador > Aba Ordem de Serviço.
Figura 14: Linx DMS Integrador - Aba Ordem de Serviço
Novos Formulários IntOS 2.0 :
Quando o parâmetro “Utiliza integração IntOS 2.0” estiver marcado, serão utilizados os novos formulários de Pré-OS e Ordem de Serviço. Caso não esteja marcado, serão utilizados os formulários antigos.
Formulário Pré-OS
Figura 15: Novo formulário de Pré OS
Formulário Ordem Serviço
Figura 16: Novo formulário de Ordem de Serviço
Manutenção da Ficha de Acompanhamento:
Fiat
Acessada pela tela de Manutenção da Ordem de Serviço, botão “Acomp. O.S.”.
Foram incluídos dois campos:
- Nº Caso Fiat
- Nº TSO
Figura 17: Tela da manutenção da Ficha de Acompanhamento Fiat
Formulário Ficha Acompanhamento Fiat
Quando o parâmetro “Utiliza integração IntOS 2.0” estiver marcado, será utilizado o novo formulário de Ficha de Acompanhamento. Caso não esteja marcado, será utilizado o formulário antigo.
Figura 18: Novo formulário de Ficha de acompanhamento Fiat
Chrysler / Jeep
Acessada pela tela de Manutenção da Ordem de Serviço, botão “Acomp. O.S.”.
Foi incluído um campo:
- Nº TSO
Figura 19: Tela da manutenção da Ficha de Acompanhamento Chrysler Jeep
Formulário Ficha Acompanhamento Fabrica Chrysler Jeep
Quando o parâmetro “Utiliza integração IntOS 2.0” estiver marcado, será utilizado o novo formulário de Ficha de Acompanhamento. Caso não esteja marcado, será utilizado o formulário antigo.
Figura 20: Novo formulário de Ficha de acompanhamento Chrysler Jeep
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.