ASSUNTO

IntO.S. 2.0 (Nova Integração de O.S.) da FCA

Produto

LinxDMS

Menu

LinxDMSIntegrador

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS


FINALIDADE

Processo IntOS 2.0 com o objetivo de transmitir os registros de Ordem de Serviço para a montadora.

ABRANGÊNCIA

Este documento aplica-se a todas as concessionárias FCA.

APLICAÇÃO


Aplicação:

O objetivo é gerar informações de Ordem de serviço.

Serão enviadas também informações sobre alterações de Ordem de serviço.


Configuração do Linx DMS Integrador:

Cadastrar as configurações para execução dos serviços de geração das informações do INTOS 2.0.

Menu > Configuração > Integração OS 2.0 FCA

Configuração da Conexão

    • Selecione o Tipo do Banco de Dados.

    • Informe os campos “Host”, “Database”,” Usuário” e “Senha”.

    • Informe os dias de permanência do log nas tabelas do Banco de Dados.

    • Clique em testar a conexão para validar as informações inseridas.


Figura 1: Linx DMS Integrador - Configuração de Banco de Dados.

Configuração da Ordem de Serviço

Informe os dados para execução do serviço para geração das informações de Ordens de serviço.

    • Url

    • “Nome” e “Descrição” do Processo

    • Código da Empresa e Revenda

    • Dados de Acesso : DN, User ID e chave de Acesso

    • Url Token
    • Agendamento, definir um intervalo para ser processado o envio

Observação : As informações da Url, Url Token, User ID e Chave de Acesso são fornecidas pela FCA.

Clicar no botão Salvar,

No botão Incluir é possível adicionar configuração por DN.

Clique em “Next” para prosseguir.

Figura 2: Linx DMS Integrador - Configuração do envio da Ordem de Serviço

     


No menu Conclusão clicar no botão Finish.

Figura 3: Linx DMS Integrador - Conclusão


Configuração do Fabrica Fiat:

Marcar novo parâmetro no FabricaFiat.

Menu Fabrica Fiat > Parâmetros > Aba Geral > Botão Parâmetros FCA > Aba Geral

Marcar o campo "Utiliza integração IntOS 2.0".


 

Figura 4: Manutenção de Parâmetros FCA no Fabrica Fiat

Se parâmetro marcado “Utiliza integração IntOS 2.0”, serão utilizados os novos formulários do IntOS 2.0, caso contrário serão utilizados os formulários antigos. Os novos formulários serão tratados em um tópico específico deste manual.

Para consulta dos envios efetuados com a versão anterior, é possível verificar no menu Fabrica Fiat > Linx DMS Integrador > Aba Ordem de Serviço.


IMPORTANTE:

 - Após a configuração do IntOS 2.0 é necessário remover a configuração do IntOS 1.0 do Linx DMS Integrador.

Passos para a exclusão da configuração:

      • Acessar o LDIConfig, menu Configuração > Configura Geração de XML.
      • Selecionar a linha da grade referente à configuração de envio de Ordens de Serviço. Caso não seja possível identificar através do Nome ou Descrição, clicar em "Alterar". A configuração para exclusão deve possuir, no menu Identificação, o Módulo "eLDIXmlFiat" e, no menu Destino, o Tipo de Envio "Ordens de Servico". Após a identificação da configuração, clicar em Cancel, para sair da tela de alteração. 
      • Clicar em "Excluir". Dica: Faça um backup antes de remover a configuração, para caso precise enviar novamente informações no IntOS 1.0.
      • Reiniciar o serviço do Linx DMS Integrador.


  - Preencher o campo Previsão de Entrega, que é obrigatório para o envio das informações para a FCA.

Menu Oficina > Atendimento Oficina > Informações Gerais


Figura 5:  Atendimento Oficina - Data Previsão de Entrega

Consulta e Retransmissão de Informações:


Menu Fabrica Fiat > Linx DMS Integrador > Aba Int OS 2.0

Aba só fica habilitada se o parâmetro “Utiliza integração IntOS 2.0” estiver marcado.

Nessa aba é possível:

    • Realizar pesquisa de OS e selecionar as mesmas para serem enviadas pelo novo integrador do IntOS 2.0.

    • Pesquisar OS e Fichas que já foram enviadas e verificar nas colunas da grade (Cód. Retorno e Desc. Retorno) a informação com o retorno de sucesso ou inconsistência. 

Ao clicar no botão Transmitir, os registros da grade estarão disponíveis para envio pelo Linx DMS Integrador.

Na opção "Apenas OSs abertas", quando marcada e selecionado o período, é possível filtrar todas as ordens de serviço que não se encontram encerradas . Essa opção poderá ser usada na carga inicial. 


Figura 6: Linx DMS Integrador - Aba Int OS 2.0



No Fabrica Fiat > Linx DMS Integrador, ao clicar na tela com o mouse do lado direito é possível consultar o retorno detalhado dos registros transmitidos.

         
 Figura 7: Linx DMS Integrador - Aba Int OS 2.0 - Log Detalhado


Registros a serem transmitidos.

Qualquer inclusão, alteração e cancelamento da OS, será enviado pelo Linx DMS Integrador.

O botão “Transmitir” permite que as ordens de serviço selecionadas sejam enviadas/reenviadas para a montadora.

Esta opção é utilizada somente para a transmissão de informações históricas ou retransmissão de algum determinado grupo de registros.

As colunas “Cód. Retorno” e “Desc. Retorno”, apresentam a última informação referente à comunicação do processo com o retorno de sucesso ou inconsistência.

Caso o ajuste da informação for realizado na ordem de serviço, o registro será retransmitido automaticamente. Porém, se o ajuste for em outro local, no cadastro do cliente por exemplo, deve ser utilizado o botão “Salva Alterações” da tela Manutenção da Ordem de Serviço.


      • Status da Ordem de Serviço

                      Ao enviar as Ordens de Serviço para a FCA, as mesmas terão os seguintes Status, dependendo das condições :

                                 O.S. Aberta : ordens de serviços que ainda possuem um ou mais serviços não concluídos

                                          – status_ordem_serviço = Aberta 

– data_encerramento_OS = Em branco 

– data_fechamento_OS = Em branco 

– campo TMO com o conteúdo zerado 



 O.S. Encerrada: ordens de serviços que possuem todos os serviços concluídos, mas que ainda não foram faturados
          – status_ordem_serviço = Encerrada 

– data_encerramento_OS = Data de Conclusão da O.S. 

– data_fechamento_OS = Em branco  

– campo TMO com tempo do serviço


O.S .Fechada: ordens de serviços  que possuem todos os serviços concluídos e faturados

– status_ordem_serviço = Fechada 

– data_encerramento_OS = Em branco (se não for fechada para lançamentos) ou Data de Conclusão da O.S. (se for fechada para lançamentos) 

– data_fechamento_OS = Data de Encerramento da O.S.  

– campo TMO com tempo do serviço


Para uma ordem de serviços com Peças e Serviços, ao emitir as Notas Fiscais, quando gera a NF-e de Peças e se não emite a NFSe (nota fiscal de Serviço), 
os registro de envio do INTOS 2.0 ficarão como pendentes até ser corrigida a NFSe (nota fiscal de Serviço), e a Ordem de Serviço será enviada com o status 'Aberta'.
Quando a NFSe for emitida, os registros ficarão como enviados e a Ordem de Serviço será enviada com o status de 'Fechada'.


Para os envios efetuados com a versão anterior ao Int OS 2.0, será possível verificar no menu Fabrica Fiat > Linx DMS Integrador > Aba Ordem de Serviço.

 
Figura 8: Linx DMS Integrador - Aba Ordem de Serviço


Configuração do Fabrica Chrysler Jeep:

Marcar novo parâmetro no Fabrica.

Menu Fabrica > Chrysler > Parâmetros > Aba Geral > Botão Parâmetros FCA > Aba Geral

Marcar "Utiliza Integração IntOS 2.0".


                   
      Figura 9: Manutenção de Parâmetros FCA no Fabrica

Se parâmetro marcado “Utiliza integração IntOS 2.0”, serão utilizados os novos formulários do IntOS 2.0, caso contrário serão utilizados os formulários antigos. Os novos formulários serão tratados em um tópico específico deste documento.

Para consulta dos envios efetuados com a versão anterior, será possível verificar no menu Fabrica > Chrysler > Linx DMS Integrador > Aba Ordem de Serviço.


IMPORTANTE:

- Após a configuração do IntOS 2.0 é necessário remover a configuração do IntOS 1.0 do Linx DMS Integrador.

Passos para a exclusão da configuração:

        • Acessar o LDIConfig, menu Configuração > Configura Geração de XML.
        • Selecionar a linha da grade referente à configuração de envio de Ordens de Serviço. Caso não seja possível identificar através do Nome ou Descrição, clicar em "Alterar". A configuração para exclusão deve possuir, no menu Identificação, o Módulo "eLDIXmlChrysler" e, no menu Destino, o Tipo de Envio "Ordens de Servico". Após a identificação da configuração, clicar em Cancel, para sair da tela de alteração. 
        • Clicar em "Excluir". Dica: Faça um backup antes de remover a configuração, para caso precise enviar novamente informações no IntOS 1.0.
        • Reiniciar o serviço do Linx DMS Integrador.


    - Preencher o campo Previsão de Entrega, que é obrigatório para o envio das informações para a FCA.

Menu Oficina > Atendimento Oficina > Informações Gerais

Figura 10: Atendimento oficina - campo Previsão de Entrega de Parâmetros FCA no Fabrica


Consulta e Retransmissão de Informações:


Menu Fabrica > Chrysler > Linx DMS Integrador > Aba Int OS 2.0

Aba só fica habilitada se o parâmetro “Utiliza integração IntOS 2.0” estiver marcado.

Nessa aba é possível:

    • Realizar pesquisa de OS e selecionar as mesmas para serem enviadas pelo novo integrador do IntOS 2.0.

    • Pesquisar OS que já foram enviadas e verificar colunas da grade (Cód. Retorno e Desc. Retorno)  a informação com o retorno de sucesso ou inconsistência. 

Ao clicar no botão Transmitir, os registros da grade estarão disponíveis para envio pelo Linx DMS Integrador.

Na opção "Apenas OSs abertas" quando marcada e selecionado o período é possível filtrar todas as ordens de serviço que não se encontram encerradas . Essa opção poderá ser usada na carga inicial.


Figura 11: Linx DMS Integrador - Aba Int OS 2.0



No Fabrica > Chrysler > Linx DMS Integrador, ao clicar na tela com o mouse do lado direito é possível consultar o retorno detalhado dos registros transmitidos.

 

Figura 12: Linx DMS Integrador - Aba Int OS 2.0 - Log Detalhado


Registros a serem transmitidos.

Qualquer inclusão, alteração e cancelamento da OS , será enviado pelo Linx DMS Integrador.

O botão “Transmitir” permite que as ordens de serviço selecionadas sejam enviadas/reenviadas para a montadora.

Esta opção é utilizada somente para a transmissão de informações históricas ou retransmissão de algum determinado grupo de registros.

As colunas “Cód. Retorno” e “Desc. Retorno”, apresentam a última informação referente à comunicação do processo com o retorno de sucesso ou inconsistência.

Caso o ajuste da informação for realizado na ordem de serviço, o registro será retransmitido automaticamente. Porém, se o ajuste for em outro local, no cadastro do cliente por exemplo, deve ser utilizado o botão “Salva Alterações” da tela Manutenção da Ordem de Serviço.


      • Status da Ordem de Serviço

                      Ao enviar as Ordens de Serviço para a FCA, as mesmas terão os seguintes Status, dependendo das condições :

                                 O.S. Aberta : ordens de serviços que ainda possuem um ou mais serviços não concluídos

                                          – status_ordem_serviço = Aberta 

– data_encerramento_OS = Em branco 

– data_fechamento_OS = Em branco 

– campo TMO com conteúdo zerado


 O.S. Encerrada: ordens de serviços que possuem todos os serviços concluídos, mas que ainda não foram faturados
          – status_ordem_serviço = Encerrada 

– data_encerramento_OS = Data de Conclusão da O.S. 

– data_fechamento_OS = Em branco  

– campo TMO com tempo do serviço


O.S .Fechada: ordens de serviços  que possuem todos os serviços concluídos e faturados

– status_ordem_serviço = Fechada 

– data_encerramento_OS = Em branco (se não for fechada para lançamentos) ou Data de Conclusão da O.S. (se for fechada para lançamentos) 

– data_fechamento_OS = Data de Encerramento da O.S.  

– campo TMO com tempo do serviço


Para uma ordem de serviços com Peças e Serviços, ao emitir as Notas Fiscais, quando gera a NF-e de Peças e se não emite a NFSe (nota fiscal de Serviço), 
os registro de envio do INTOS 2.0 ficarão como pendentes até ser corrigida a NFSe (nota fiscal de Serviço), e a Ordem de Serviço será enviada com o status 'Aberta'.
Quando a NFSe for emitida, os registros ficarão como enviados e a Ordem de Serviço será enviada com o status de 'Fechada'.


Para os envios efetuados com a versão anterior ao Int OS 2.0, será possível verificar no menu Fabrica > Chrysler > Linx DMS Integrador > Aba Ordem de Serviço.


Figura 14: Linx DMS Integrador - Aba Ordem de Serviço


Novos Formulários IntOS 2.0 :

Quando o parâmetro “Utiliza integração IntOS 2.0” estiver marcado, serão utilizados os novos formulários de Pré-OS e Ordem de Serviço. Caso não esteja marcado, serão utilizados os formulários antigos.


  • Formulário Pré-OS

Figura 15: Novo formulário de Pré OS


  • Formulário Ordem Serviço

Figura 16: Novo formulário de Ordem de Serviço


Manutenção da Ficha de Acompanhamento:


  • Fiat

Acessada pela tela de Manutenção da Ordem de Serviço, botão “Acomp. O.S.”.

Foram incluídos dois campos:

      • Nº Caso Fiat
      • Nº TSO


Figura 17: Tela da manutenção da Ficha de Acompanhamento Fiat

   


    • Formulário Ficha Acompanhamento Fiat

Quando o parâmetro “Utiliza integração IntOS 2.0” estiver marcado, será utilizado o novo formulário de Ficha de Acompanhamento. Caso não esteja marcado, será utilizado o formulário antigo.

Figura 18: Novo formulário de Ficha de acompanhamento Fiat


  • Chrysler / Jeep

Acessada pela tela de Manutenção da Ordem de Serviço, botão “Acomp. O.S.”.

Foi incluído um campo:

      • Nº TSO

Figura 19: Tela da manutenção da Ficha de Acompanhamento Chrysler Jeep



    • Formulário Ficha Acompanhamento Fabrica Chrysler Jeep

 Quando o parâmetro “Utiliza integração IntOS 2.0” estiver marcado, será utilizado o novo formulário de Ficha de Acompanhamento. Caso não esteja marcado, será utilizado o formulário antigo.                   

                     Figura 20: Novo formulário de Ficha de acompanhamento Chrysler Jeep


DÚVIDAS

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