Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 8 Próxima »

Vídeo explicativo


Desde a versão 2.2.1.26 está disponível as alterações para adequação do SNGPC 2.0.

Essas modificações e alterações entram em vigor a partir do dia 16/04/2013 de acordo com notificação no site da ANVISA.

Através desse sistema (SNGPC), as farmácias e drogarias informam a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a compra/venda de medicamentos e insumos que estejam sujeitos a controle especial (Psicotrópicos) e agora também os "antimicrobianos", bem como os participantes dessa transação (Fornecedores, Médicos (prescritor), Paciente e Comprador).

Será necessário que o farmacêutico responsável (de preferência), através do cadastro de produto, informe quais produtos farão parte do controle antimicrobiano e seus respectivos registros no ministério da saúde (Registro MS).

Também será necessário que seja feito o inventário desses produtos afim de apurar a quantidade presente em estoque e seus respectivos lotes.

Essa operação deverá ser feita também para os produtos Psicotrópicos (controlados).

Para dar início ao novo SNGPC 2.0 será preciso acessar o site do SNGPC e iniciar um novo inventário.

Após isso deve ser informado a ANVISA todos os produtos controlados e antimicrobianos (lotes e quantidades).

Anteriormente, o processo de inventário era feito diretamente no site do SNGPC, porém, para essa nova versão será disponibilizado um recurso para geração do arquivo de inventário que será transmitido através do site.

 

Importante


É importante ressaltar que, no dia 16 NÃO PODERÁ HAVER movimentação de tais produtos (Entradas e Saídas de qualquer espécie).

Configurações no Linx Farma Big 

 Clique sobre os tópicos para visualizar os detalhes.

A primeira configuração a ser feita no Linx BIG dá-se no menu Configurações > Filiais > Livros Vigilância Sanitária, na seção Versão do Layout SNGPC.



Figura 01 - Configurações filiais aba livros vigilância sanitária


Esta configuração será necessária a partir da validação da ANVISA para o inicio do controle dos produtos Antimicrobianos, ou seja, até que não entre em vigor a determinação da ANVISA a versão do layout deverá permanecer como Versão 1.0, sendo gerados e transmitidos os arquivos de produtos Controlados normalmente.

Escolhendo a Versão 2.0 (Antimicrobiano) passa a ser gerado o arquivo no layout exigido pela ANVISA contendo não somente os produtos Controlados mas também os produtos Antimicrobianos, configurados na opção de controle especial no cadastro dos produtos.


Nota


O acerto do cadastro do produto, colocando-o como Controle Especial - Antimicrobiano (SNGPC) e também o Registro MS pode ser feito mesmo no Layout Versão 1.0.


Para colocar os produtos como antimicrobianos, entre no menu Cadastros > Produtos > Produtos, filtre o produto desejado e entre na aba Outros Dados, seção "Controle Especial".



Figura 02 - Cadastro de produtos com controle especial e registro MS


Pode-se fazer também uma alteração linear para essa configuração, para isso basta fazer a pesquisa com base nos princípios ativos, conforme segue o exemplo abaixo:



Figura 03 - Pesquisa por princípio ativo


Após esse processo é necessário localizar a coluna Controle Especial,  clicando no centro da tela com o botão direito do mouse e escolhendo a opção "Localizar campo na grade" para que seja feita a alteração linear, conforme mostra o exemplo abaixo:



Figura 04 - Coluna controle especial


Depois da localização, deve-se  clicar com o botão direito e escolher a opção Alteração Linear e será aberta a tela:



Figura 05 - Alteração linear


Escolha o valor Antimicrobiano (SNGPC) e como motivo pode-se colocar RDC 20-2011, que é referente ao controle desse tipo de medicamento, e depois  clique no botão  para que o valor da coluna seja alterado para a letra A, conforme o exemplo acima.

Ao escolher a opção Antimicrobiano (SNGPC) torna-se obrigatório o preenchimento do Registro MS, pois o mesmo é necessário na geração do arquivo enviado para a ANVISA.

Caso seja salvo o cadastro sem o preenchimento desse campo, será exibido a tela de inconsistências (tela habitual do cadastro de produtos), porém não permitirá que o cadastro seja salvo, sem antes preencher esse campo.



Figura 06 - Inconsistências no cadastro


Nota


Para acertar o cadastro de Princípios Ativos e os Registros MS no Cadastro de Produtos, pode ser usada a ferramenta de Atualização de Preços, lá existem as duas opções.

Inventário de psicotrópicos e antimicrobianos

Após a correção nos produtos, informando o controle especial e o registro MS, já poderá ser feito o inventário inserindo os lotes nos produtos tanto controlados como de antimicrobianos.

Para filtrar apenas produtos que entrarão nesse critério de Controlados e Antimicrobianos, foi criado uma nova opção de filtro, no menu Operacional > Inventário - Contagem de Estoque, no botão , opção Produtos Controlados / Antimicrobianos (SNGPC).



Figura 07 - Inventário contagem de estoque - filtro SNGPC


Essa marcação do Filtro trará na tela todos os produtos Psicotrópicos e os Antimicrobianos.

O procedimento para inventário é o mesmo utilizado habitualmente.

O mesmo procedimento adotado para o inventário de produtos Controlados é utilizado para os produtos Antimicrobianos, digitando as quantidades, e os lotes correspondentes.


Nota


Dúvidas sobre Inventário ?  Verifique o artigo Inventário Novo - Contagem de Estoque.

Geração do arquivo de inventário

Após ter acertado todos os produtos Psicotrópicos e Antimicrobianos, com seus estoques e lotes correspondentes, será possível gerar o arquivo do inventário.

Essa nova funcionalidade facilitará o envio do mesmo por meio de transmissão de arquivo, da mesma forma como é enviado o arquivo de movimentação.

Pois do contrário a digitação manual e individual de cada produto oneraria em muito o site e também usuários disponíveis para tal operação.

Para a geração do arquivo de inventário, entre no menu Operacional > Administração de Produtos Controlados, e  clique no botão  e escolha a opção Gerar Arquivo de Inventário.



Figura 08 - Geração de arquivo de inventário


Nota


Para essa opção aparecer, o layout 2.0 deve estar definido nas configurações de filiais, conforme mencionado no início do artigo.


Será exibida uma tela com os dados de todos os produtos Psicotrópicos e Antimicrobianos, com as validações necessárias para a transmissão do arquivo para a Anvisa



Figura 09 - Tela de geração do arquivo de inventário para Anvisa


Enquanto todos os produtos não estiverem corretos (Registro MS, Estoques e Lotes) o botão  não será habilitado.

Em vez disso fica habilitado o botão  para que possa ser acessada a tela de inventário para correção dos estoque/lotes.

Também  clicando 2 (duas) vezes na linha do produto abre-se o cadastro do mesmo para que possa ser acertado os dados exigidos, como o Registro MS.

Os itens que estiverem com o sinalizador , obrigatóriamente deverão ser acertados e validados para que fiquem com o sinalizador , e assim seja habilitado o botão para geração do arquivo do inventário.


 
Figura 10 - Geração do arquivo de inventário válidos


 Clicando no botão  será solicitado uma confirmação da geração, e aparecerá a tela de geração efetuada com sucesso, constando o caminho e o nome do arquivo gerado.



Figura 11 - Geração do arquivo com sucesso


Nota


O caminho para gravação do arquivo de inventário é o mesmo utilizado para a geração do arquivo de movimentação e se encontra no menu Configurações > Filiais aba Livros Vigilância Sanitária.

O nome do arquivo é composto pela Operação e Data com extensão .zip. Por exemplo: INVENTARIO_SNGPC_20130226.zip onde INVENTARIO_SNGPC significa a operação contida no arquivo e 20130226 é a composição da data constante nesse arquivo (AAAAMMDD).

A forma de envio desse arquivo de inventário é a mesma utilizada para o envio de movimentações, no mesmo caminho usado no site da Anvisa.

Geração do arquivo de movimentação

Para tal, entre no menu Operacional > Adminsitração de Produtos Controlados,  clique no botão  e na opção Gerar Arquivo de Movimentação.

A geração dos arquivos de movimentação não sofreram nenhum tipo de alteração. As validações permanecem as mesmas, tanto para produtos Psicotrópicos como para produtos Antimicrobianos.

Os campos alteráveis permanecem em amarelo e no campo Erro(s) do Registro a descrição do campo que é necessário corrigir.

A identificação dos produtos se dá com o Tipo Receita.



Figura 12 - Dados do arquivo SNGPC - validação das saídas por vendas

Alterações na tela de vendas

Os procedimentos na tela de vendas sofreram alterações apenas na digitação dos dados dos produtos antimicrobianos.

Nessa ocasião esses produtos passaram a exigir os dados de Paciente, CRM, Médico etc. e também agora com os campos Idade, Sexo e Uso Prolongado.



Figura 13 - Preenchimento dos dados de produtos antimicrobianos e psicotrópicos


Na seção Dados da Receita e do Medicamento existe agora a opção "5 - Receita Antimicrobiano em 2 vias".



Figura 14 - Dados da receita e do medicamento


A digitação dos lotes permanece da forma tradicional, com uma alteração que é a indicação se o produto trata-se de um Controlado, Antimicrobiano ou Controla Validade.



Figura 15 - Digitação de lotes na Venda

Entradas de produtos antimicrobianos

O procedimento de entradas permanece da mesma forma utilizada para produtos Controlados, sendo necessário digitar os lotes com sua validade e quantidade. 



Figura 16 - Digitação de lotes na entrada de produtos antimicrobianos

Lançamentos de perdas de produtos antimicrobianos

Para efetuar o lançamento de perdas acesse o menu Operacional > Lançamento de Perdas.

O lançamento de perdas de produtos sofreu uma inclusão de motivo, como segue abaixo:

  1. Furto/Roubo

  2. Avaria

  3. Vencimento

  4. Apreensão/Recolhimento

  5. Perda no processo

  6. Coleta para controle de qualidade

  7. Perda de exclusão da portaria 344

  8. Desvio de qualidade

  9. Recolhimento do Fabricante 


Desse modo, a partir da versão 2.0 do SNGPC permite-se os "9" motivos listados acima, anteriormente eram permitidos apenas "8".



Figura 17 - Lançamento de perda de produto antimicrobiano

Devoluções de produtos antimicrobianos

Para acessar a tela de devoluções entre no menu Operacional > Devolução (Fornecedor).

Não houve nenhum tipo de alteração para a devolução de produtos para fornecedores, sendo utilizado no mesmo formato dos produtos Controlados, digitando-se a quantidade devolvida e a quantidade de cada lote referente a devolução.

Transferências de produtos antimicrobianos

Ao iniciar uma transferência de produto Antimicrobiano o sistema emitirá um aviso para solicitar senha de supervisor para essa ação.



Figura 18 - Autorização de supervisor


Após a inclusão do usuário e senha do supervisor, será liberado a digitação dos lotes a serem transferidos conforme já é efetuado com os produtos Controlados.


Anexos



* * Leia os anexos para facilitar o entendimento de todos os procedimentos que deverão ser adotados na Loja.* *


Importante


Dúvidas sobre o processo explicado acima disponibilizamos o e-mail [email protected] para que nos sejam enviadas e respondidas à contento.

Dúvidas sobre o SNGPC podem ser enviadas para [email protected]

Dúvidas de Profissionais de Vigilância Sanitária podem ser enviadas para o e-mail: [email protected]

Dúvidas sobre desenvolvimento e toda parte de informática do SNGPC devem ser enviadas para o e-mail: [email protected]

  • Sem rótulos