Causa

Quando for emitida uma NF-e e a Inscrição Estadual do Destinatário (Campo: dest / IE - ID: E17) informada não estiver vinculada ao CNPJ (Campo: dest / CNPJ - ID: E02) do mesmo, será retornado a rejeição "234 - IE do destinatário não vinculada ao CNPJ".

Exemplo:

Foi emitida uma NF-e com CNPJ do Destinatário igual à "99.999.999/9999-99" e IE "0123456789", mas na Sefaz, o CNPJ está vinculado a uma Inscrição Estadual diferente. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 234.

Como resolver!

Para solução desta rejeição deverá realizar o seguinte procedimentos:

1) Acessar o NOTA2400 / Capa / Controle e consultar o CNPJ do destinário da NF que foi informado no campo "Responsável"


2) Consultar o CNPJ do Destinatário identificado no SINTEGRA ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes para verificar qual a IE vinculada.


3) Identificado a Inscrição Estadual correta do Destinatário, altere essa informação no cadastro do destinatário no CADA0380.


4) Após corrigido, basta reenviar a NF pelo NOTA4000