Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Atual »

 

   Configurações PBM

     Em releases anteriores para se realizar a parametrização do sistema para PBMs, era necessário acessar programa “Parâmetros da Empresa”, localizado no menu Parâmetros, e ir na aba “PBM” da guia “Vendas”, conforme apresentado na imagem abaixo:

 

 

     Visando agilizar esse processo no sistema, a partir deste release, foi desenvolvido o programa “Configurações PBM”, onde será centralizada todas as parametrizações necessários pertinentes aos PBMs. Estará localizado em “Parâmetros > Configurações PBM”.

 

 

     Desta forma, todas as configurações referentes aos PBMs ficarão centralizadas em um único local, tornando mais rápido o processo de configuração.

     Na atualização, esta nova ferramenta virá liberada apenas aos usuários que tenham acesso do tipo: Supervisor.

     O primeiro campo a ser apresentado nessa nova janela é o campo “PBM”. Nele serão listados apenas os PBM's que estão liberados a ao menos uma filial da rede. Após selecionado o PBM desejado, as demais configurações serão diferentes, sempre relacionados a ele.

     Observe, que logo abaixo do campo “PBM”, é exibido outras quatro guias nas quais serão descritas a partir de agora.

 

Projetos/Convênios

     Através dessa guia será possível realizar o Cadastro de Projetos/Convênios que funcionarão dentro de cada PBM, sendo que possui PBMs como o Farmácia Popular que não trabalha com projeto. Nesse caso, o PBM terá apenas um projeto que será ele mesmo. Aqui terá alguns campos cadastrais para os projetos de cada PBM, como:

  • Código: Este seguirá o mesmo padrão de numeração do sistema, será um número sequencial único para cada PBM e é obrigatório;

  • Projeto/Convênio: Utilizado para informação e identificação do Projeto/Convênio. Também é obrigatório;

  • Situação: Indicará se a situação está como ativo ou inativo;

  • Home Page: Utilizado para informar o endereço de um site.

  • Contato: Indicar aqui o nome do contato dentro do Projeto/Convênio.

  • E-mail: Campo para digitação de um e-mail caso seja necessário.

  • Telefone: Campo para digitação do número de telefone.

  • Observação: Campo digitável onde será permitido ao usuário adicionar informações que ele achar pertinente ao cadastro.

     Por padrão, para todos os PBMs já virá cadastrado o “Projeto 1” com descrição igual ao nome do PBM e com situação ‘Ativo’. Já os demais campos ficarão em branco.

 

 

Produtos

     Na guia Produtos, para cada PBM poderá ser montado uma lista de produtos que podem ser comercializados por Projeto. Com o PBM já selecionado, será possível selecionar o projeto e adicionar os itens pertinentes ao mesmo.

     Para facilitar a adição de itens pelo usuário, foi criado “Filtros Avançados” sobre os campos “Tipo de Produto” e “Laboratório”. Com isso, será permitido adicionar itens, em massa, para o projeto.

     Após selecionar o projeto através dos campos “Código” e “Projeto/Convênio”, o usuário poderá preencher os campos abaixo:

  • Tipo de Produto: Informe aqui o tipo de produto que fará parte desse projeto, ou selecione vários através do “Filtro Avançado”, indicado pelo sinal de mais ( + ) visível sobre o campo;

  • Laboratório: Da mesma forma que o tipo de produto, aqui o usuário também poderá adicionar ao projeto produtos específicos de um determinado laboratório (ou selecione vários através do “Filtro Avançado”, indicado pelo sinal de mais ( + ) visível sobre o campo);

  • Seção: Informe aqui a seção do produto conforme já registrado no programa Cadastro de Produtos;

  • Uso Contínuo: Indique aqui se os produtos pertencentes são de uso contínuo ou não.

     Logo abaixo desse campos, é apresentada a área de listagem onde será exibido os produtos do filtro selecionado. Os campos desse campo de listagem de itens são:

  • Código do Produto;

  • Descrição/Apresentação do Produto;

  • Preço de venda: sempre será carregado o preço atual da filial logada;

  • Preço de venda: sempre será carregado o preço atual da filial logada;

     As informações mencionados abaixo, poderão ser alteradas pelo usuário. Ao dar um duplo clique sobre o item, abrirá uma tela para as mesmas possam ser alteradas.

 

 

  • % Desconto: Inicialmente, estará preenchido com o valor 0,00, mas será editável. Caso seja inserido outro percentual, o valor da coluna seguinte “Valor aproximado” será recalculado.

  • Valor aproximado: Apresentará o valor aproximado de desconto pelo PBM, e será editável. Caso seja inserido outro valor, o percentual da coluna anterior "% Desconto" será recalculado.

  • Oferta item na venda: Por padrão, estará marcado e visível como “Sim”. Mas, poderá ser desmarcado, permitindo informar se deseja ou não ofertar esse item. Quando desmarcado, na tela inicial será visualizado como “Não”.

  • Valor referência (Apenas para o Farmácia Popular): Este também será editável e por padrão virá preenchido com o valor de referência, presente no Cadastro de Produtos. Se editado o valor, automaticamente será alterado o campo “Valor referência” presente no Cadastro de Produtos;

  • 100% Subsidiado (Apenas para o Farmácia Popular): Por padrão, estará desmarcado e visível como “Não”. Mas, poderá ser marcado, permitindo informar que o item é 100% subsidiado pelo PBM. Se marcado, será obrigatório informar um valor de referência. Além disso, se marcado na tela inicial será visualizado como “Sim”.

  • Qtde Embalagem (Apenas para o Farmácia Popular): Este campo será editável e por padrão virá preenchido com o valor do campo “Qtde Embalagem” do Cadastro de Produtos. Se editado o valor, automaticamente será atualizado o campo “Qtde Embalagem” do Cadastro de Produtos; 

     Os “Atalhos da tela” serão:

  • F2: Possibilitará a inserção de itens manualmente. Abrirá a janela de “Consulta de Produtos” e o item selecionado será adicionado na lista;

  • F3: Permitirá iniciar o processo novamente;

  • F4: Realizará a gravação dos passos executados na tela;

  • F5: Permitirá acessar o Cadastro de Produtos;

  • ENTER: Utilizado para editar valores nos campos permitidos para edição;

  • Del: Deletará o item selecionado da lista de produtos.

 

       Na tela de cadastro de produto, no botão de informações da tela quando não tem nenhum PBM vinculado ao item uma mensagem será apresentada com esta informação. Caso este produto esteja vinculado há algum PBM esta informação será apresentada.



Fornecedores

     Para um bom controle das reposições de produtos, precisará criar um vínculo entre os PBMs, e quem são os fornecedores que fazem a reposição dos produtos. Isso será possível a partir desta guia, onde o usuário adicionará os fornecedores que atenderá cada PBM.

     Esse processo é necessário para facilitar a identificação das entradas de mercadorias que são de reposição de estoque. Dessa forma, foi criado uma lista permitindo ao usuário adicionar vários fornecedores.

     O primeiro campo a ser indicado é o “Fornecedor”. Ao pressionar a tecla “F2” você poderá selecionar um fornecedor já cadastrado no sistema. Após selecionar e pressionado a tecla Enter, o mesmo será adicionado na área de listagem.

     Essa área de listagem é composta pelos seguintes campos:

  • Código do fornecedor;

  • Nome do fornecedor;

  • CNPJ do fornecedor;

  • Cidade do fornecedor;

  • UF do fornecedor.

     Os “Atalhos da tela” serão:

  • F2: Consulta o Fornecedor quando selecionado o filtro de fornecedor;

  • F3: Reinicia o processo nessa guia;

  • F4:Grava as informações realizadas nessa guia;

  • F5: Acessa o Cadastro de Fornecedores;

  • Del: Deletará/Excluirá o fornecedor da lista de produtos.

       Quando o PBM selecionado for Farmácia Popular a guia “Fornecedor” não estará visível, pois este PBM trabalha apenas com Subsidio.

     

 

Parametrização

     Nesta guia, foi centralizado todas as configurações de Negócio dos PBMs. Inclusive os parâmetros que, nos releases anteriores, estavam em “Parâmetros > Parâmetros > Aba Vendas > Sub-aba PBM”, também serão migrados para essa tela de configuração conforme PBM.

     Veja logo abaixo, a descrição de cada parâmetro.

  • Filiais: Aqui o usuário selecionará a filial em que deseja que as configurações sejam aplicadas. Este menu foi criado pois cada loja da rede pode trabalhar de forma diferente com clientes subsidiados e plano de contas distintos. Sendo assim, facilitará o processo. Neste campo “Filiais” devem ser listadas apenas as filiais que tenham o PBM selecionado liberado.

  • Incentivar Vendas PBM: Ao marcar este parâmetro, na venda, ao adicionar um item que pertença a um PBM, será exibida uma mensagem ao usuário incentivando a venda pelo PBM. Este campo vem por padrão desmarcado.

     Ao realizar uma pré-venda Novartis de item configurado para “Incentivar Venda PBM” deverá mostrar uma mensagem informando que o item pode ser vendido através do PBM Novartis, mas a venda deve ser realizada diretamente no caixa. Caso além do Novartis o item possa ser vendido por outro PBM na mesma mensagem que aparece deve conter além do Novartis os demais PBM's que são incentivados a venda. A mensagem que deve aparecer é a abaixo: 

     


  • PBM Controle Reposição de Itens: para que seja garantido que ao realizar o pedido de compras e o parâmetro “Deduzir as quantidades de pedidos” valide corretamenteQuando marcado a geração de saldo para reposição de estoque será realizada corretamente. Quando desmarcada ao realizar vendas e entrada de notas para este PBM não irá gerar o saldo para reposição.Também quando desmarcado a opção “Controlar Itens de Reposição na Importação da Nota” deve estar desmarcado e bloqueado para alteração.   Esta opção ficará desmarcada e bloqueada para alteração quando utilizado o PBM Farmacia popular.
  • Controlar Itens de Reposição na Importação de Nota: Quando estiver marcado na importação de nota, o sistema solicitará se o usuário deseja apontar os itens que são de reposição naquele momento. Se “Sim”, será aberta a tela de “Entrada por Reposição” para dar continuidade no processo. A tela de Importação de Nota, que nos referimos aqui, se trata de uma nova funcionalidade que será implementada em um release futuro.
  • Não Aceitar Entrada na Venda A PRAZO Para Esse PBM: Marque este parâmetro, sempre que não desejar que haja entrada nas vendas a prazo para o PBM selecionado. Ao selecionar os PBM's Pharmalink e Novartis o campo “Não aceitar Entrada na Venda a Prazo Para este PBM” deve estar bloqueada não permitindo que a mesma seja marcada.

  • Cliente Subsídio: Este campo só ficará habilitado para PBMs que trabalharem com subsídio, como: Farmácia Popular, Vidalink, Funcional Card, E-Pharma e o PrevSaúde. Aqui, será vinculado um cliente para receber o subsídio do PBM em questão. Por padrão, será apresentado os mesmos clientes cadastrados em “Parâmetros > Parâmetros”. Para não existir a possibilidade de duplicidade, será gravado o Código do cliente e o Código de convênio.

  • Plano de Contas Subsídio: Este também será habilitado somente para PBMs com subsídio, e deve ser utilzado para vincular o plano de contas com a aplicação do subsídio. Será de preenchimento opcional. Caso não seja adicionado um plano de contas, o sistema utilizará o plano de contas configurado para a venda.

  • Código de Barras Fixo para Vendas Manipulação: Este é um campo digitável e quando preenchido, o sistema enviará esse código para as vendas de item do Grupo Principal “Manipulação”, nas vendas PBM. Esta opção não ficará disponível para o Farmácia Popular, pois os PBMs que trabalham com itens manipulados possuem um código único informando que é Manipulação.

  • Imprimir Convênio como “Programa Farmácia Popular” em Vendas Farmácia Popular?: Este campo somente será habilitado quando o PBM selecionado for o Farmácia Popular, e fará com que seja impresso dados do convênio Farmácia Popular quando forem vendas Farmácia Popular.

  • Permitir Desconto Adicional nas Vendas Farmácia Popular?: Este campo será habilitado quando o PBM selecionado for o Farmácia Popular. Deverá ser marcado, somente quando for permitido desconto adicional em vendas Farmácia Popular.

  • Gerar Título do Contas a Receber ao Cliente PBM nas Vendas Vidalink?: Este somente será habilitado quando o PBM selecionado for o Vidalink. Deverá ser marcado, quando for necessário gerar títulos no Contas a Receber para o cliente PBM em vendas Vidalink.

 

Vencimentos

     Aqui será apresentado as regras de vencimentos para os PBMs, onde será possível criar uma regra para o cliente subsídio. Esta guia será visível apenas para os PBMs que trabalharem com subsídio como: Farmácia Popular, Funcional Card, E-Pharma, Vidalink e PrevSaúde.

     O primeiro campo “Regras para Cálculos” apresentará as seguintes opções:

  • Período: Quando selecionado essa opção o usuário poderá digitar o “Dia Início” até o “Dia Fim” do cálculo, e terá o campo “Dias Cálculo” com as seguintes opções de seleção: Somar dias; Dia fixo próximo Mês; Dia fixo no mês subsequente.

    • Se selecionado “Somar dias”, liberará o campo “Dia Base” com as opções: “Fim do Período” e “Dia da Venda”. Esta informação será utilizada para saber, a partir de que data começará a contar os dias a faturar. No campo “Dias Faturar”, poderá ser selecionado até 90 dias.

    • Se selecionado “Dia fixo próximo Mês”, liberará o campo “Dia do Mês” com a opção de seleção até o dia 31 (trinta e um). Se selecionado um dia, que não tenha em determinado mês, como por exemplo o dia 31, o sistema verificará o último dia de cada mês e comparará com o dia selecionado, assim, valerá o menor dia entre os dois.

    • Se selecionado “Dia fixo no mês subsequente”, liberará o campo “Dia do Mês” com a opção de seleção até o dia 31. Se selecionado um dia, que não tenha em determinado mês, como por exemplo o dia 31, o sistema verificará o último dia de cada mês e comparará com o dia selecionado, assim, valerá o menor dia entre os dois.

     As informações serão apresentadas no campo de listagem, à esquerda da tela, conforme a configuração realizada.

 

 

  • Ciclo Semanal: Deverá selecionar o dia inicial e final da semana, podendo abranger mais de uma semana na seleção, como por exemplo o início na Quarta e término na Terça. Ao selecionar o intervalo de dias poderá ser escolhido a quantidade de dias a faturar no campo “Dias Faturar”, com a opção de selecionar até 90 (noventa) dias. Os dias a faturar serão calculados a partir do próximo dia pós o término do período selecionado. Por exemplo, se o intervalo for de Segunda até Domingo e for selecionado 30 (trinta) dias, começará a calcular os 30 (trinta) dias a partir da Segunda-feira, após o Domingo. Ao passar o cursor do mousesobre o campo “Dias Faturar”, será apresentado uma mensagem informativa: “O cálculo de dias a faturar será sobre o próximo dia pós o término do intervalo selecionado”.

 

 

Controle de Acesso - Guias

     Para definir quais ações o usuário conseguirá executar, este programa terá os seguintes controles de acesso:

  • Guia 1: Desmarque essa guia para que o usuário não tenha acesso à guia “Projetos”.

  • Guia 2: Desmarque essa guia para que o usuário não tenha acesso à guia “Produtos”.

  • Guia 3: Desmarque a guia para que o usuário não tenha acesso à guia “Fornecedores”.

  • Guia 4: Desmarque a guia p ara que o usuário não tenha acesso à guia “Configurações Gerais”.

  • Guia 5: Desmarque essa guia para que o usuário não tenha acesso à guia “Vencimentos”.

     


  • Sem rótulos