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Este programa é utilizado para realizar as vendas da farmácia quando esta possui impressora fiscal (ECF). Para que a impressão possa ser realizada, a impressora fiscal deve estar conectada diretamente no terminal que está faturando a venda, ou seja, no caixa. Devido à adequação do Linx Softpharma à fiscalização a impressão de cupom fiscal não pode ser feita em rede.

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento > Cupom Fiscal

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta de produtos e clientes
F3:Novo cupom fiscal
F4:Finalizar cupom fiscal
F5:Encomendas e Falteiros
F6:Consultar produtos por substância, farmacológico e terapêutico
F7:Vias adicionais
F8:Editar Cupom Fiscal
F9:Configurações da Impressora Fiscal
F10:Selecionar pessoas autorizadas
F11:Calculadora
F12:Consultar produtos com estoque positivo
ALT+NConsulta rápida de notas
ALT+MCompras por cliente
ALT+GControle de Tele Entregas
ALT+CCadastro de Clientes
ALT+TContas a Receber
ALT+PCadastro de Produtos
ALT+FSair do programa


CTRL+EAutorização do e-Pharma
CTRL+IFilial centralizadora Tele Entrega
CTRL+GAbrir gaveta de dinheiro
CTRL+FAutorização Funcional Card
CTRL+PInforma posologia
CTRL+OOpções de integração

Vendas Cupom Fiscal

Para gerar uma venda em Cupom Fiscal deverá efetuar os passos abaixo:

  • Informar/pesquisar o/pelo código de barras dos produtos, após carregar em tela será preenchida automaticamente a descrição do produto.

  • Informar a quantidade a ser dispensada, este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção "Pedir quantidade na venda" no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).

  • No campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.

  • O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto. Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, o ícone presente ao lado do campo permanecerá na cor verde, sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item e, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.

  • Na sequencia deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Em caso de tele entregas pode ser informado o telefone se o mesmo já estiver cadastrado no sistema, logo após carregar em tela as informações do cliente será preenchido automaticamente o convênio a qual pertence.

  • Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda.

    • Quando desmarcada a tabulação 02 (vide Configurações do Usuário): permitirá substituir a forma de pagamento, ao consultar as formas de pagamento, estarão habilitadas somente as condições de pagamento disponíveis para essa venda.

    • As condições de pagamento que poderão ser trocadas no caixa deverão ter os mesmos percentuais de descontos (com senha, sem senha ou cobertura de oferta) configurado entre ela.

    • A partir do release 150.0 a cobertura de ofertas não é aplicável em venda concomitante para aquelas farmácias que trabalham com venda diretamente em Cupom Fiscal.

  • Marque o parâmetro Tele Entrega quando a pré-venda for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 


Observações


Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a "pré-venda"  para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2,  será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial.


  • Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.

    • Observação: Ao lado de cada item inserido na fita detalhe, será exibido um indicador em formato de ( i ). Quando clicado com o mouse sobre esse indicador, será exibido uma mensagem informando qual o tipo de desconto aplicado para esse(s) produto(s) sem a necessidade de editar a venda.

  • Totalizadores: nesses campos são apresentados a somatória dos itens da pré-venda

    • Em Total bruto informa o total da compra do cliente sem os descontos dos produtos.

    • Em Promoção média informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção.

    • Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. Este percentual somente será sob os produtos que não estão na promoção e que estejam liberados no cadastro Tipo de Produto para dar desconto.

    • No campo total da compra mostra o valor final do orçamento do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém, este arredondamento segue algumas regras:

      • Se o valor informado pelo vendedor exceder o valor total da nota, o sistema mantém o valor original.

      • Se o valor informado for menor que o permitido nos parâmetros do sistema, é solicitada uma senha de liberação para desconto acima do permitido.

      • Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas)para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda.

      • Porém, permite o arredondamento da última casa dos centavos sem informar senha e sem respeitar o teto máximo de descontos da condição de pagamento.

      • Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período.

      • Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45– Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Importante: Alguns Estados da Federação não permitem o arredondamento do valor da venda.

  • O número de requisição é solicitado em todas as vendas a prazo para convênios que exigem o número de requisição de compra. Este número é enviado ao convênio no fechamento do mesmo para controle interno. Este campo somente é exibido se no Cadastro de Convênios estiver marcada a opção "Pedir número requisição na venda?".

  • Os campos Dólar/Peso/Guarani/Euro são exibidos somente quando o cliente configurar a cotação das moedas de câmbio nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). Neste caso o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai.

Observações gerais:

  • Acesse o programa Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > guia Vendas) e desmarque a opção "Pedir quantidade na venda", para que sejam emitidas vendas para quantidade igual a 01 (um) automaticamente.
  • Para bloquear os descontos por tipo de produto, deverá acessar o cadastro de tipos de produtos e selecione o tipo desejado e desmarque a opção de:
    • "Liberar desconto no balcão"  - Para bloquear os produtos cadastrados neste tipo de produtos a ganhar o desconto que o vendedor efetua no ato da venda.
    • "Liberar desconto no convênio tele entrega" - Para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas em clientes cadastrados como tele entregas.
    • "Liberar desconto no cheque pré-datado" - Para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas feitas na forma de cheque pré-datados.
  • Se o sistema estiver configurado para "repetir itens na venda", esse parâmetro será respeitado somente se o usuário logado no sistema estiver com a Guia 1 do programa "Cupom Fiscal" DESmarcada. Caso contrário, será sempre somado 01 (um) à quantidade do item já informado anteriormente.
  • A opção CTRL+O é utilizada para abrir a lista de opções que o Linx SoftPharma possui de integrações com outros softwares, para acessar a administradora de determinado cartão/convênio, iniciar uma venda PBM, entre outros. Observamos que, quando a descrição do PBM começar com "Iniciar", significa que a comunicação com o PBM ocorrerá apenas ao final do processo de venda. Para os os demais, a comunicação com o PBM iniciará após selecioná-lo.

Como realizar vendas (condição de pagamento)?

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