ÍNDICE

Assunto

Este documento descreve o processo de instalação e configuração de integração com centrais telefônicas. 


Abrangência

Este processo é destinado aos clientes que possuem as centrais Dígitro, Planetfone ou ForIP, e que possuam os respectivos módulos de integração contratados.


Aplicação

Configurando o Linx DMS/BRAVOS

  • No Linx DMS/BRAVOS, acesse o menu "CRM Plus > Parâmetros > Módulo":

Vá até a aba CRM Plus, subaba "Central Telefônica", e marque a opção "Utilizar serviços de integração com centrais telefônicas (Dígitro, Planetfone, ForIP, etc)";



  • No menu "CRM Plus > Cadastros > Centrais Telefônicas", inclua os dados da central:


    • Tipo da Central: Marque a opção conforme a central telefônica contratada;
    • Para centrais Dígitro: Preencha os campos "IP/Endereço", "Porta", "Conta" e "Rota", que são fornecidos pelo fornecedor do sistema. Os dados do EasyCall Record devem ser preenchidos apenas caso o módulo tenha sido contratado;
    • Para centrais Planetfone e ForIP: O campo "IP/Endereço" deve conter o IP ou o endereço no formato _http://_ e o caminho do servidor, conforme indicado pelo fornecedor. Exemplo: 192.168.111.222 ou http://pf.central.com.br. Indique a porta de comunicação no campo "Porta". Os demais campos não precisam ser preenchidos;
    • Central Ativa: Marque este checkbox caso a central esteja ativa.

  • Associe os ramais aos vendedores:

Acesse "Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro Vendedores", e na aba "Central Telefônica", indique o ramal e senha correspondente:



Instalação do serviço de integração

Para realizar a comunicação com centrais Planetfone e ForIP, é necessário eleger um servidor que realizará a comunicação entre o banco de dados do sistema Linx e a plataforma de integração da central.
Um único serviço será responsável pela integração entre todos os ramais.
Para centrais Planetfone apenas, o primeiro passo é copiar o arquivo libmysql.dll para a pasta Windows\System32 (ou Syswow64, em sistemas 64 bits), que consta no pacote de instalação.
O serviço utiliza algumas bibliotecas compartilhadas do sistema Linx DMS/BRAVOS.
Sendo assim, é necessário montar a estrutura de pastas, onde o Linx DMS/BRAVOS esteja conectando normalmente ao sistema.
Copie o arquivo SrvPlanetfone.exe ou SrvForIP.exe para este diretório.
Execute o prompt de comando em módulo Administrador, e vá até o diretório do executável.
Execute o comando SrvPlanetfone.exe /install (Planetfone) ou SrvForIP.exe /install (ForIP)
O programa irá exibir a janela de configuração do serviço:



Informe os parâmetros de conexão com o banco de dados.
A guia MySQL irá aparecer apenas para centrais Planetfone. Informe nesta guia o servidor, usuário e senha fornecidos pelo fornecedor da central.
Clique em "Testar" e "Testar MySQL" (Planetfone) para verificar se as conexões são estabelecidas com sucesso.
Uma vez que os testes foram concluídos com sucesso, clique em "Ok" para concluir a instalação.
Iniciando a integração
Acesse os serviços do Windows (services.msc) e inicie o serviço Linx Planetfone Serviço de Integração ou Linx ForIP Serviço de Integração.


Central de Agendamentos Avançada

Com a integração ativa, o módulo CAA passa a apresentar novas informações na tela.
Os campos de telefone passam a ser apresentados em azul, e sublinhados.
Caso exista algum número informado, é possível iniciar uma chamada, clicando sobre o tipo de telefone correspondente.
Exemplo: para discar para o celular do cliente abaixo, clique em "Celular", que a chamada será iniciada automaticamente.



A tarja acima exibe a situação atual do ramal do usuário.
Toda vez que houver uma chamada em andamento, o programa irá exibir os detalhes relacionados ao atendimento:



Além dos detalhes da chamada ativa, é possível dar alguns comandos, como desconectar a chamada, transferência, etc:
Para acessar as funções extras, clique no ícone +, conforme indicado abaixo:




Observações: Nem todas estas funções estão disponíveis para todas as centrais. Verifique junto ao suporte Linx ou junto ao fornecedor da central quais funções estão disponíveis.

Monitoramento do Ramal

Foi disponibilizado, também, a aba "Central Telefônica", dentro do módulo CAA.



No caso de ligações recebidas, o usuário irá acessar esta aba.
O programa irá exibir, automaticamente, o cliente identificado, juntamente com seu histórico, veículos, etc, caso seu número esteja cadastrado no sistema. Feito isso, acesse a aba "Veículos" e faça um novo agendamento. Consulte o Ciclo de Vida ou agende um novo contato através da aba "Registrar".
Se houver mais de um cliente relacionado ao mesmo número de telefone, serão listados ambos os clientes.
Caso um deles esteja incorreto, o usuário pode alterar as informações, na própria tela.
Se nenhum cliente for identificado, clique em "Incluir Novo Cliente".
Nesta tela, existem duas opções possíveis:

  • Incluir um novo cliente:

Preencha os dados do cliente, sendo que o telefone já é alimentado automaticamente;



  • Associar o telefone a um cliente existente:

Nesse caso, o usuário busca um cliente cadastrado e marca qual dos telefones será atualizado com o número que está ativo na ligação.



Funcionalidades da aba Central Telefônica

O usuário pode realizar qualquer tipo de chamada a partir desta tela.



No campo "Discar", informe o número desejado e clique no ícone de telefone ou pressione a tecla "Enter".
Outras funções estão disponíveis ao clicar no botão + Funções.
Estas funcionalidades variam conforme os recursos que a sua central disponibiliza para integração.

Histórico de Ligações

Para consultar o histórico de ligações, acesse, na aba "Central Telefônica", a aba "Histórico de Ligações".



Nesta tela, é possível visualizar todas as chamadas relacionadas ao ramal.
Para cada ligação é possível identificar se é de entrada ou saída, o tempo de duração, se a ligação não foi atendida e qual o número associado.
No caso de ter sido aberto um contato durante a chamada, este número será exibido automaticamente, juntamente com o nome do cliente atendido.
Ao dar duplo clique sobre uma chamada, é possível abrir um novo contato caso ainda não exista algum associado à chamada.
Ao clicar, com o botão direito do mouse, sobre um dos registros do histórico, é possível:

    • Chamar este número;
    • Localizar Cliente;
    • Reproduzir Gravação * (verifique o seu fornecedor de central se esta funcionalidade está disponível).



No caso da reprodução de gravações, o sistema irá questionar qual número deseja ouvir a gravação.
Uma chamada será iniciada, e, ao atender a ligação, a gravação será reproduzida automaticamente.

DDR

A integração com a central telefônica PlanetFone permite identificar qual número discado pelo cliente, para contatar a concessionária.
Neste caso, se a empresa realizar um anúncio no jornal, com o fone (51) 2101-0001, e um anúncio em redes sociais, com fone (51) 2101-0002, será possível identificar qual foi a origem de tráfego.
Uma vez que cada origem de tráfego possua o código do DDR, o sistema irá cruzar estes dados, e a origem será selecionada automaticamente.
Para cadastrar, acesse:
CRM > Cadastros > Origem de Tráfego
No campo "DDR", informe o número do telefone correspondente à origem de tráfego.



Uma vez que a integração estiver ativa e a ligação foi recebida a partir do número de DDR cadastrado, a origem de tráfego será selecionada automaticamente durante a criação de um novo contato e não será possível alterar esta informação.