Assunto

Processo para cancelar a nota fiscal de serviços no sistema Linx DMS/BRAVOS quando a mesma já está cancelada na prefeitura.

Produto

Linx DMS/BRAVOS

Menu

(52250) Faturamento > Consultas/Relatórios > Operações Fiscais

Data

 

Autor

Jessica Garcia Essvein

Área

Suporte Automotivo

Finalidade

Esta página tem por finalidade instruir no cancelamento da nota fiscal de serviços no sistema Linx DMS/Bravos quando a mesma já está cancelada na prefeitura.

Abrangência

Este documento é destinado a concessionárias que utilizam o sistema Linx DMS ou Bravos e utilizam a emissão de nota fiscal de serviços eletrônica.

Solução

Segue processo a ser realizado para cancelar a nota fiscal de serviços somente no sistema, sem comunicar com a prefeitura:

1. Após o expediente quando não houver nenhum usuário logado no sistema, acesse em menu Configuração> Cadastros> Empresas e Revendas > aba NFS-E > aba Principal, copie o endereço de Webservice de cancelamento e salve um notepad, após apague o endereço de Webservice de cancelamento;

2. Feche o sistema e abra novamente;

3. Em seguida acesse em menu Faturamento> Consultas/Relatórios> Operações Fiscais e Cancele a Nota Fiscal;

4. Acesse novamente em Configuração> Cadastros> Empresas e Revendas > aba NFS-E > aba Principal e informe o endereço de Webservice de cancelamento;

5. Feche o sistema e abra novamente;

Caso a nota fiscal possua nota de peças vinculada e tenha passado o prazo de cancelamento da DANFE, efetue o mesmo processo acima, porém no passo 3 ao tentar cancelar a nota o sistema mostrará uma mensagem informando sobre a nota de peças vinculada e dará a opção:

1 - Sim <Função 536>;
2 - Não;
3 - Cancelar a Nota Fiscal de serviços, desvinculando-a da nota de peças, para efetuar posterior NF de devolução das peças;


Neste caso selecione a terceira opção e efetue a devolução da nota de peças (no menu: Peças > Transações > Entradas > notas de entrada), dessa forma o sistema reabrirá a O.S. para que seja faturada novamente.

Observação: É muito importante que seja informado novamente o webservice de cancelamento após cancelar a nota (passo 4), pois se não informar quando cancelar alguma nota não irá comunicar com a prefeitura, por isso também a importância de realizar o processo sem usuários usando o sistema.