Assunto
Auxiliar no processo de Ajuste de Estorno referente a Remessas de Garantia recusadas pela Fábrica.

Produto

Linx DMS\BRAVOS

Menu

Faturamento  > Notas Fiscais > Notas Fiscais de Descrição Livre

Data

28/03/2019

Autor

Rhuan Linke

Área

Suporte DMS

Finalidade

Este documento tem por finalidade auxiliar aqueles que fazem integração de Solicitação de Garantia com sua Fábrica/Montadora.

Quando emitimos uma nota fiscal de Remessa de Garantia para a Fábrica, através dos caminhos:

Fábrica > (Sua fábrica) > Oficina > Remessa de Peças Defeituosas;

Fabrica MBB > Solicitação de Garantia > Remessa de Peças Defeituosas;

Fabrica Fiat > Oficina > Garantia > Remessa de Peças Defeituosas;

Fabrica Ford > Oficina > Nota Fiscal de Remessa;

Existe a possibilidade da Fábrica recusar esta nota fiscal por diversos motivos. Quando isto ocorre após ter passado o prazo de cancelamento para esta nota, devemos fazer um Ajuste de Estorno para que a nota seja corrigida no sistema, possibilitando então a emissão de uma nova nota fiscal de remessa.

Abrangência

Muitas montadoras fazem integração através do Linx DMS, para recebimento e remessas de garantia, como Ford, Fiat, Chrysler, KIA, Mitsubishi, entre outras.


Aplicação

Após realizar o processo de Geração das Solicitações de Garantia, importação do espelho/arquivo de retorno da fábrica, efetuar o recebimento das peças defeituosas, e então gerado a nota de remessa, caso a Fábrica recuse a nota fiscal e não seja mais possível cancela-la, siga os passos abaixo:

  1. Efetuando o Ajuste de Estorno.

    No Linx DMS/Bravos, Acesse o caminho Faturamento  > Notas Fiscais > Notas Fiscais de Descrição Livre, aba Manutenção, e inclua uma nova nota fiscal. O sistema questionará se você quer Emitir (Imprimir a Nota Fiscal), clique em "Yes"



  2. Após a inclusão da nota, informe uma transação válida no campo "Tipo de Transação" basta ser uma transação de entrada, que funcione em descrição livre e que tenha as referências de CFOP cadastradas corretamente. Agora marque o parâmetro "NF Ajuste de Estorno.".



  3. Ao marcar o parâmetro "NF Ajuste de Estorno", o sistema redirecionará para a aba N.F. Complementar. Nesta aba informe o número, série, contador e transação da nota fiscal de remessa que foi rejeitada pela fábrica. Após informar clique no botão de check, e o sistema questionará se você quer "Importar os dados desta nota?" clique em "Yes".



  4. Uma vez importada a nota fiscal, o sistema carregará todos os itens que constavam na nota de remessa emitida para a fábrica.


Agora basta Totalizar, selecionar a condição de pagamento, e consolidar a nota fiscal para que seja emitida no Frente de Caixa.

Uma vez que a nota fiscal de ajuste de estorno for emitida, será possível acessar os caminhos de remessa de garantia para emissão de uma nova nota fiscal de remessa:

Fábrica > (Sua fábrica) > Oficina > Remessa de Peças Defeituosas;

Fabrica MBB > Solicitação de Garantia > Remessa de Peças Defeituosas;

Fabrica Fiat > Oficina > Garantia > Remessa de Peças Defeituosas;

Fabrica Ford > Oficina > Nota Fiscal de Remessa;