Configurando o JDPrisma



CADA0900 –  Relacionamento entre Sisdia / Integrações

  • Inserir para todas as filiais, inclusive a matriz, no campo “Código integração = JD- FILIAL”, no campo “Informações Adicionais 1 = JDPRISM” e no campo “Informações Adicionais 2 = V2”.

  • Esta informação indica para o sistema que a filial está utilizando a V2 do JDPrism.

  • Ao ativar a V2 do JDPrism o sistema irá de forma automática atualizar os motivos de venda perdida parametrizados no CADP0115(balcão) e CADP0117(oficina), e a opção Parametrizar do CADP0110 de "997" e "998" para o novo motivo "101- Falta de estoque".

  • Irá gerar também dois arquivos de bkp das informações atualizadas do CADP0115 e CADP0117, no diretório raiz da aplicação, sendo: f_jdprism_cvvenper_filial_01.bkp e f_jdprism_csvenper_filial_01.bkp.

  • Caso exista transações de transferência que geram demandas, o sistema exibe uma caixa de alerta com essas transações.



CADP0110 – Motivos de Vendas Perdidas

  • Foram criados dois novos campos, “Ativo” e “Pede Justificativa”, sendo:
    • Ativo – Campo para indicar quais motivos de venda perdida estão ativos e podem ser utilizados;
    • Pede Justificativa – Campo para indicar quais motivos de venda perdida é obrigatório informar uma justificativa com no mínimo 5 caracteres.
  • Foram criados de forma automática os motivos de venda perdia que devem ser utilizados:
    • 101 – Falta de estoque;
    • 102 – Preço elevado;
    • 103 – Falta de crédito;
    • 104 – Erro de digitação;
    • 105 – Desistência.
    Obs. Os demais motivos de venda perdida devem ser desativados manualmente (não foi realizado de forma automática pois há clientes que utilizam mais de uma bandeira).


  • A opção “Parametrizar” ficará bloqueada, quando a V2 do JDPrism estiver ativa.



CADV0150 – Resultado de Orçamento

  • Foi criado o campo “Nível Atendimento”, para indicar quais resultados de orçamentos devem ser processados no PMJD1000.
  • E que podem utilizar o motivo de venda perdida 101 – Falta de estoque, no BALC2000 e OFIC3500.
  • IMPORTANTE – Utilizar o nível de atendimento apenas para os resultados “VDA” e “ENC”.
  • PRÉ-REQUISITO - A FILIAL DEVE ESTAR UTILIZANDO A V2 DO JDPRISM.



CADA0160 – Cadastro de Transação

  • Após passar o campo “Cálculo Demanda” caso esteja com valor diferente de ‘Não’, abre uma tela para informar se gera demanda ou não para DPM/JDPRISM, regra utilizada para:
    • Gravar/atualizar valores no CADA6000;
    • Utilizado no PMJD1000 para verificar se deve gerar nível de atendimento.
  • Deverá ser utilizado por clientes que trabalham com bandeira diferente de JDE/JDC e que utilizam transações de transferência gerando demanda.
  • Para clientes que utilizam apenas a bandeira JDE/JDC ajustar as transações de transferência para não gerar demanda, pois não devem contar nível de atendimento.

  • Obs.:
    • Para as demais transações não deverá ser informado nada na tela nova, dessa forma o sistema utilizará a regra do campo “Cálculo Demanda”.
    • Quando informado valor ou alterado grava log no COPE9000 referente a alteração (informar na consulta do COPE9000 campo Texto: “*f_jdtrcade*”).
  • PRÉ-REQUISITO - A FILIAL DEVE ESTAR UTILIZANDO A V2 DO JDPRISM.



CADP0010 – Agentes que Registram V.Perdida Automatica

•Utilizar somente o “Tipo Geração = O – Manual Obrigatório”, não pode utilizar os outros tipos de geração, pois se utilizar irá gravar todas as vendas perdidas do usuário como venda perdida por falta de estoque dessa forma o CADA6000 sempre vai gravar a quantidade e popularidade perdida e a geração dos arquivos pelos programas PMJD1000 e EDIJ1104 ficarão errados. 


Processo JDPrisma 


CADP0115 – Cadastro de Vendas Perdidas

  • O campo de observação foi aumentado para tamanho de 200 caracteres e foi incluído o campo “Data Cancelamento”.
    • Regra para gravação do campo data de cancelamento (cvvenper.dtcancel): a data de cancelamento da venda perdida é gravada quando no PEDC5100/ PEDC0500 é criado um pedido de compra para a fábrica que originou de um orçamento, que no enceramento foi informado que será realizada a compra da quantidade faltante (grava registro na tabela ccpcssol PEDC5100) e na reabertura de orçamento.
  • As opções de inclusão e exclusão foram ajustadas para:
    • Caso o motivo de venda perdida diferente de 101 – Falta de estoque, não atualiza a quantidade e popularidade perdida no CADA6000.
    • Não atualiza a popularidade perdida quando produto vendido parcialmente.
  • A opção de alteração foi alterada para:
    • Atualizar a quantidade e popularidade de venda perdida no CADA6000.
    • Caso o motivo informado atualmente e anteriormente forem diferente de 101 – Falta de estoque, não atualiza a quantidade e popularidade perdida no CADA6000.
    • Não atualiza a popularidade perdida quando produto vendido parcialmente.
    • Caso o motivo informado atualmente = 101 – Falta de estoque e anteriormente != 101 – Falta de estoque, atualiza a quantidade e popularidade perdida do CADA6000.
    • Caso o motivo informado atualmente != 101 – Falta de estoque e anteriormente = 101 – Falta de estoque, atualiza a quantidade e popularidade perdida do CADA6000.
  • Não permite utilizar a venda perdida 101 – Falta de estoque quando a quantidade solicitada for menor/igual a quantidade em estoque.

  • Não permite utilizar a venda perdida 101 – Falta de estoque quando informado um orçamento com resultado que está com o campo ‘Nível Atendimento = Não’ no CADV0150.

  • Na opção “Lista”, foi incluída a opção “Vendas Perdidas Canceladas” para imprimir as vendas perdidas canceladas.

  • PRÉ-REQUISITO - A FILIAL DEVE ESTAR UTILIZANDO A V2 DO JDPRISM.



CADP0117 – Vendas Perdidas na Oficina

  • Foi incluído o campo “Data Cancelamento”.
    • Regra para gravação do campo data de cancelamento (csvenper.dtcancel): a data de cancelamento da venda perdida é gravada quando no PEDC5100/PEDC0500 é criado um pedido de compra para a fábrica que originou de uma OS com produto pendente, e na reabertura de OS.
  • Foram incluídas as validações:
    • Não permite alterar o produto de uma venda perdida quando informado o motivo 101 - Falta de estoque.
    • Não permite alterar a quantidade de venda perdida quando informado o motivo 101 - Falta de estoque.
    • Não permite alterar o motivo de venda quando informado o motivo 101- Falta de estoque (de ou para).
    • Não permite incluir venda perdida com o motivo 101- Falta de estoque.
  • IMPORTANTE. O programa não inclui/atualiza dados de quantidade e popularidade perdida no CADA6000.

  • Na opção “Lista”, foi incluída a opção “Vendas Perdidas Canceladas” para imprimir as vendas perdidas canceladas.

  • PRÉ-REQUISITO - A FILIAL DEVE ESTAR UTILIZANDO A V2 DO JDPRISM.



CADA6000 – Resumo Mensal de Saldos e Demandas

  • Quando o parâmetro “Transação Cálculo Demanda – DPM/JDPRISM PMM = Não” no CADA0160, não grava demanda.

  • Grava quantidade e popularidade perdida apenas para as vendas perdidas com o motivo 101 – Falta de estoque.

  • Vendas perdidas parciais não contam popularidade perdida.

  • PRÉ-REQUISITO - A FILIAL DEVE ESTAR UTILIZANDO A V2 DO JDPRISM.


BALC2000 – Emissão de Orçamento / N. Fiscal 

  • Foi incluído os campo de observação e quantidade perdida na tela de motivos de venda perdia. O campo observação só fica disponível quando informada uma venda perdida que pede justificativa (CADP0110 – Pede Justificativa = Sim), é obrigatório informar no mínimo 5 caracteres na observação.

  • Só grava a quantidade e popularidade perdida no CADA6000 quando informado o motivo de venda perdida ‘101-Falta de estoque’.

  • Obs. Para vendas perdidas parciais, só irá atualizar a quantidade de venda perdida pois houve a venda parcial do item solicitado dessa forma não irá aumentar a popularidade perdida.

  • Só poderá utilizar a venda perdida 101- falta de estoque para orçamentos encerrados com o resultado com o parâmetro “Nível Atendimento = Sim“ CADV0150.

  • No encerramento ou geração de NF, mesmo quando informado que será realizada a compra da quantidade faltante, o sistema pede o motivo da venda perdida, pois caso não seja criado um pedido para a fábrica essa venda perdida não será contabilizada. Após o encerramento ou geração da NF, para cancelar a venda perdida é necessário realizar a solicitação de compra pelos programas PEDC5100 e PEDC0500, após a geração do pedido de compra o sistema cancela de forma automática a venda perdida, ajusta também os valores de quantidade e popularidade perdida do CADA6000.

  • No encerramento com o resultado ‘ENC’, quando o cliente desiste da compra não é possível informar o motivo 101- Falta de estoque para produtos com quantidade em estoque maior ou igual a quantidade solicitada.

  • PRÉ-REQUISITO - A FILIAL DEVE ESTAR UTILIZANDO A V2 DO JDPRISM.


OFIC3500 – Valorização de Ordem de Serviço

  • Foi incluído os campo de observação e quantidade perdida na tela de motivos de venda perdia. O campo observação só fica disponível quando informada uma venda perdida que pede justificativa (CADP0110 – Pede Justificativa = Sim), é obrigatório informar no mínimo 5 caracteres na observação.

  • Só grava a quantidade e popularidade perdida no CADA6000 quando informado o motivo de venda perdida ‘101-Falta de estoque’.

  • Obs. Para vendas perdidas parciais, só irá atualizar a quantidade de venda perdida pois houve a venda parcial do item solicitado dessa forma não irá aumentar a popularidade perdida.

  • Só poderá utilizar a venda perdida 101- falta de estoque para OS com orçamentos com encerramento que estiverem com o parâmetro “Nível Atendimento = Sim“ CADV0150 (atualmente o sistema encerra os orçamentos com o resultado ‘VDA’).

  • Para cancelar a venda perdida é necessário realizar a solicitação de compra pelos programas PEDC5100 e PEDC0500, informando a OS, após a geração do pedido de compra o sistema cancela de forma automática a venda perdida, ajusta também os valores de quantidade e popularidade perdida do CADA6000.

  • PRÉ-REQUISITO - A FILIAL DEVE ESTAR UTILIZANDO A V2 DO JDPRISM.


Cancelamento de venda perdida, PEDC5100 - PEDC0500

  • Para cancelar uma venda perdida:
    • Balcão, no encerramento do orçamento é necessário informar que será realizada a compra da quantidade faltante;
    • Oficina, no OFIC1400, o sistema cria automaticamente solicitação de peças faltantes.
  • Consultar pelo PEDC5100 o orçamento/OS, com produto faltante e criar o pedido de compra (o PEDC5100 chama o programa PEDC0500).

  • Ao criar um pedido de compra para o produto faltante, informando o orçamento/OS, o sistema irá de forma automática cancelar a venda perdida CADP0155/CADP0117 (incluir data de cancelamento) e voltar os valores de quantidade e popularidade perdida no CADA6000.

  • Ao excluir um pedido de compra pelo PEDC0500, o sistema reabre a venda perdida CADP0115/CADP0117 e atualiza a quantidade e popularidade perdida no CADA6000.

  • PRÉ-REQUISITO - A FILIAL DEVE ESTAR UTILIZANDO A V2 DO JDPRISM.


EDIJ1104 - Envio DPM - JDPrism

  • Programa ajustado para enviar a quantidade e popularidade perdida do CADA6000.

  • PRÉ-REQUISITO - A FILIAL DEVE ESTAR UTILIZANDO A V2 DO JDPRISM.


PMJD1000 - PMManage John Deere

  • Na apuração do nível de atendimento (informações dos layouts UL, UM, UN, UO, UP, UQ, UR, UT E UU), o sistema passa a processar somente os orçamentos encerrados com o resultado com o parâmetro “Nível Atendimento = Sim“ CADV0150.

  • Quando o parâmetro “Transação Cálculo Demanda – DPM/JDPRISM PMM = Não” no CADA0160, não conta nível de atendimento.

  • Produtos em promoção só conta o nível de atendimento quando o campo “Base p/ Demanda = Sim” no PROD1200 e no CADA0160 o campo “Cálculo Demanda = S (Sempre)”.

  • Passa a verificar as vendas perdidas canceladas

  • O programa passa a apurar as vendas perdidas sem orçamento (cadastradas no CADP0115).

  • No relatório “pmjd1000_dump_atend.txt”, foram incluídos os campos “DT.VEN.PERD.CAN” (data de cancelamento da venda perdida CADP0115/CADP0117) e “PED.FABRICA” (Nro. Do pedido de fábrica PEDC0500)

  • PRÉ-REQUISITO - A FILIAL DEVE ESTAR UTILIZANDO A V2 DO JDPRISM.
  • Sem rótulos