A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para  somente para os clientes de Santa Catarina.

Existem várias situações que podem ocorrer a um arquivo.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos com falha na geração.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que apresentaram falha na geração do arquivo pelo Linx Big. Além da relação dos arquivos com falha, também podem ser apresentadas instruções para auxiliar na identificação e correção dessas falhas.

Ao acessar uma das opções de Arquivos com falha na geração, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01 - Exemplo de Falha na Geração


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que tiveram falha na geração;

 - Legenda com as teclas de atalho de seleção padrão do sistema;

 - Nessa seção são exibidos os detalhes da falha como: Data e Hora, Usuário, Detalhe da falha e, eventualmente, as possíveis ações que podem ser tomadas para lidar com a falha;

 - Opção para tentar gerar o arquivo novamente e enviá-lo para o fisco depois que a falha na geração for corrigida;

 - Copia para área de transferência o número de recibo associado ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).


Os detalhes da falha podem ser visualizados na seção Histórico de falhas.

No exemplo acima, o problema na geração ocorreu porque não havia certificado digital configurado para a filial.

É importante assegurar que os arquivos sejam gerados e transmitidos para o fisco o quanto antes. Não deixe acumular esse tipo de pendência.