Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Atual »

EXTD0100
EXTRATOR DE DADOS
Este programa permite a extração de dados do SISDIA. Para isto, o mesmo utiliza-se do dicionário de dados (fornecido pela "Linx Informática divisão Dia System"). 

Apresenta duas opções para execução, lembrando que a abertura do arquivo só é permitida para SQL's que foram gerados através do extrator de dados.

Abrir

Abre uma tela solicitando o nome do arquivo com extensão '*.sql' que deve estar presente no diretório "sql/".

Montar

Abre uma tela onde devem ser informados os nomes das tabelas que irão compor o procedimento. <CTRL+E> para ajuda.


Opção - Abrir:


Opção - Montar:

Para selecionar as colunas da tabela:

  • <F7> para marcar ou desmarcar uma única coluna.
  • <F8> para marcar todas.
  • <F9> para desmarcar todas.



Filtro: No caso em que se deseja usar uma ou mais condições para separar os dados selecionados. Ex. somente um CPF/CNPJ, todos de uma cidade etc.
Para definir um filtro: tecle <F7> na coluna filtro para marcar ou desmarcar. Ao teclar <ENTER> é aberta uma tela onde são solicitados os critérios de filtragem.

Agrupamento: Traz apenas um registro agrupado pelo atributo marcado. Ex. Quero saber em qual cidade eu tenho clientes. Se eu não agrupar por cidade e tiver 100 clientes em uma determinada cidade o relatório ira me retornar 100 registros, porem se eu colocar agrupar por cidade vira apenas 1 registro para cada cidade, independente do número de clientes que eu tenha na cidade.
Definindo um agrupamento. Teclar <F7> para marcar ou desmarcar. Se a coluna for marcada gera uma sequência do agrupamento. Este número não pode ser alterado pelo usuário, pois identifica a sequência pela qual se deseja efetuar o agrupamento.

Ordenação: Define a ordem em que o relatório será apresentado. Ex. Primeiro em ordem de estado e dentro do estado às cidades em ordem alfabética e dentro da cidade os clientes em ordem alfabética
Definindo uma ordenação. Teclar <F7> para marcar ou desmarcar. Caso a coluna seja marcada é carregada uma sequência da ordenação. Este número não pode ser alterado, pois identifica a sequência pela qual se deseja efetuar a ordenação, além de informar também o sentido da ordenação (ASC = Ascendente ou DESC = Descendente.

Selecionados todos os atributos desejados da tabela selecionada o usuário dá um "esc" isso irá permitir que ele selecione uma nova tabela pra fazer uma junção com a primeira e selecionar dados das duas tabelas.
Definindo um relacionamento entre as tabelas. Só ocorre quando tiver mais de uma tabela no SQL. Neste caso o programa irá trazer automaticamente todos os relacionamentos disponíveis para a tabela em questão. É necessário teclar <F7> para marcar ou desmarcar o relacionamento que se deseja estabelecer.

Finalização do SQL: Para finalizar o SQL na relação das tabelas tecle <CTRL+G>. É aberta uma tela onde devem ser conter as seguintes informações:
O nome do arquivo SQL.
Deseja gerar um arquivo TXT com as informações extraídas do SISDIA através do SQL.
O nome do arquivo TXT que será gerado.
O delimitador que será utilizado para separar as colunas do arquivo texto.
E se deseja incluir o nome das colunas no arquivo texto.

  • Se o usuário deseja gerar um arquivo Excel e se responder "S" deverá informar o nome do nome do arquivo pra onde serão exportados os dados.


Modelo do SQL gerado pelo extrator de dados:

SELECT
cipessoa.cgccpf ,cipessoa.tppessoa ,cipessoa.nomepessoa ,
cipessoa.dtfundacao ,cipessoa.rg ,cipessoa.digitorg ,
cipessoa.ufemissor ,cipessoa.siglaemissor ,cipessoa.inscestadual ,
cipessoa.inscmunicip ,cipessoa.nrojunta ,cipessoa.dtjunta ,
cipessoa.nrocarteira ,ciendere.endereco ,ciendere.complemento ,
ciendere.bairro ,ciendere.cidade ,ciendere.cep ,
ciendere.endeletronic ,ciendere.cxpostal ,ciendere.fone ,
ciendere.celular ,ciendere.fax ,ciendere.contato ,
ciendere.ramal
FROM
cipessoa ,ciendere
WHERE
(cipessoa.cgccpf = '28740771186' OR
cipessoa.cgccpf = '0' ) AND
(cipessoa.tppessoa = '9' OR
cipessoa.tppessoa = '1' ) AND
ciendere.cgccpf = cipessoa.cgccpf AND
ciendere.tppessoa = cipessoa.tppessoa
ORDER BY
cipessoa.cgccpf
{
<TAB>1^cipessoa
<TAB>2^ciendere
<COL>cipessoa^*cgccpf^1^1^A
<COL>cipessoa^*tppessoa^2^^
<COL>cipessoa^*nomepessoa^3^^
<COL>cipessoa^nomeguerra^4^^
<COL>cipessoa^*dtfundacao^5^^
<COL>cipessoa^*rg^6^^
<COL>cipessoa^*digitorg^7^^
<COL>cipessoa^*ufemissor^8^^
<COL>cipessoa^*siglaemissor^9^^
<COL>cipessoa^*inscestadual^10^^
<COL>cipessoa^*inscmunicip^11^^
<COL>cipessoa^*nrojunta^12^^
<COL>cipessoa^*dtjunta^13^^
<COL>cipessoa^usogenerico^14^^
<COL>cipessoa^*nrocarteira^15^^
<COL>cipessoa^cgccpfoutros^16^^
<COL>cipessoa^tppessoaoutros^17^^
<COL>ciendere^nro_endere^1^^
<COL>ciendere^cgccpf^2^^
<COL>ciendere^tppessoa^3^^
<COL>ciendere^seqendereco^4^^
<COL>ciendere^tipoendereco^5^^
<COL>ciendere^*endereco^6^^
<COL>ciendere^*complemento^7^^
<COL>ciendere^*bairro^8^^
<COL>ciendere^*cidade^9^^
<COL>ciendere^*cep^10^^
<COL>ciendere^*endeletronic^11^^
<COL>ciendere^*cxpostal^12^^
<COL>ciendere^*fone^13^^
<COL>ciendere^*celular^14^^
<COL>ciendere^*fax^15^^
<COL>ciendere^*contato^16^^
<COL>ciendere^*ramal^17^^
<COL>ciendere^id_bancos^18^^
<COL>ciendere^produtorrural^19^^
<COL>ciendere^inscprodutor^20^^
<COL>ciendere^nro_cobranca^21^^
<COL>ciendere^ativo^22^^
<FIL>cipessoa^cgccpf^4^=^28740771186^OR
<FIL>cipessoa^cgccpf^5^=0
<FIL>cipessoa^tppessoa^6^=^9^OR
<FIL>cipessoa^tppessoa^7^=1
<REL>ciendere^cgccpf^cipessoa^cgccpf
<REL>ciendere^tppessoa^cipessoa^tppessoa
}
Modelo de um arquivo TXT gerado pelo extrator de dados:
cgccpf|tppessoa|nomepessoa|dtfundacao|rg|digitorg|ufemissor|siglaemissor|inscestadual|inscmunicip|nrojunta|dtjunta|nrocarteira|endereco|complemento|bairro|cidade|cep|endeletronic|cxpostal|fone|celular|fax|contato|ramal
28743779986,0|1|ABEIOSE DA SILVA|01/01/2003|34343434343|56||||||01/01/2004|121212121212121|R. ANTONIO RETTONDIM, 71||RESID. JABOTICABAL|4428|14870-000|[email protected]|1|32093209|32093209| ||0|
21770771144,0|1|ABEIOSE DA SILVA|01/01/2003|34343434343|56||||||01/01/2004|121212121212121|AV. MARECHAL DEODORO, 965|SALA 2|CENTRO|4428|14870-000|[email protected]||32093209| |32093209||25|
Observações: O programa foi alterado para rodar via Crontab, ou seja, sem interação com o usuário, via linha de comando. Para que isso ocorra, deve-se passar os parâmetros da forma correta e ter o Crontab ativado
Diretórios criados de forma automática:

  • sql/log (onde são armazenados os LOGs de geração dos arquivos);
  • sql/txt (onde são gerados os TXTs resultantes da execução dos SQLs).
  • Para ativação do Crontab no DMS Sisdia:
  1. Conecte-se ao servidor SISDIA com o usuário root, através de uma ferramenta de transferência de arquivos entre Windows e Linux;
  2. Obtenha o shell (clica n do aqui)*Cadastrar na página de aplicativos* e transfira o arquivo Run_EXTD0100.sh da estação Windows para o servidor SISDIA no diretório /root/bin;
  3. Entre no servidor SISDIA via putty usando o usuário root;
  4. Vá até o diretório /root/bin e edite o arquivo Run_EXTD0100.sh;

Obs: Somente edite o arquivo pelo ambiente Linux, pois se editar no ambiente Windows o arquivo fica com caracteres não aceitos no Linux.

  1. Para editar digite: vi Run EXTD0100.sh_

Procure pelo texto INFORMIXSERVER=ol_standard e caso necessário substitua a variável ol_standard pelo nome da sua instância de produção.
Procure pelo texto unset FGLGUI. Algumas linhas abaixo, você encontrará o comando: cd /sisdia/SisdiaEvolution, caso necessário deverá substituir por:
cd + o caminho do diretório de produção do SISDIA Evolution.
Procure pelo texto export PATH=$PATH:/sisdia/SisdiaEvolution, caso necessário alterar pelo diretório de produção do SISDIA Evolution.
Salve as alterações realizadas no arquivo Run_EXTD0100.sh e o feche. Para sair e salvar digite: <ESC> + :x

  1. Execute no prompt do Linux o comando

fglrun extd0100.42r 1 "AUTO" "Nome_Arquivo_SQL" "Delimitador_Arquivo_txt" "Inclui_Cabeçalho"
Onde:
"Nome_Arquivo_SQL" = nome do arquivo SQL;
"Delimitador_Arquivo_txt" = Delimitador do arquivo txt (recomendado | ou (piscar o olho);
"Inclui_Cabeçalho" = Incluir cabeçalho ou não no arquivo .txt





  • Sem rótulos